TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47941 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 3:30 pm

AlbertoRJ escreveu:
In early 2010 it was reported that ATE Aerospace Group had been selected by the PAF to integrate various French avionics and weapons systems which would be supplied by other partners including Thales, Sagem and MBDA. Rival bids from Astrac, Finmeccanica and a Thales-Sagem joint venture were beaten by the ATE bid to upgrade 50 JF-17, with 50 more optional, at a cost of up to 1.36 billion dollars. The upgraded aircraft would go into production in 2013. The Thales RC-400 radar and MBDA MICA air-to-air missiles, as well as various air-to-surface weaponry, are believed to be included in the contract. The PAF is also in contact with South Africa for the supply of Denel A-darter air-to-air missiles.[53]
The deal was reported to have been suspended in April 2010 after 18 months of negotiations due to various concerns of the French government. These were cited as being related to Pakistan's financial situation, worries regarding the protection of sensitive French technology and "intense" lobbying by the Indian government which had also selected France to upgrade some of its French-origin fighters.[54][55] It was also reported that France wanted the PAF to purchase a number of French-built Mirage 2000-9 fighters from the United Arab Emirates Air Force, a sale which would be made unnecessary if the JF-17 upgraded with French systems.[56] However in July 2010 these reports were stated to be false by the PAF's Chief of Air Staff, Air Chief Marshal Rao Qamar Suleman. According to ACM Suleman, "I saw the report quoting unnamed sources or any French government official. I have had discussions with French Government officials who have assured me that this is not the position of their government." ACM Suleman went on to speculate that he thought "someone was trying to cause mischief - to put pressure on France not to supply the avionics we want." [57]
Parece que o "Portal Em tempo Real" está requentando boatos com objetivos não muito claros...

[]'s

Quer dizer, se cria um boato, que é desmentido por uma autoridade oficial, depois alguém pega o boato, e distorce ele completamente.

Só discordo de uma coisa de você, os objetivos são muito claros, claríssimos, o problema é a gente ter que lidar ainda com esse tipo de abobrinha. Não querem elevar o nível do debate, querem confundir, desinformar, fazer intrigas, se isso não é lobie profissional, é de uma leviandade e de uma incompetência impar!!

[]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6878 vezes
Agradeceram: 7159 vezes
Contato:

#47942 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 3:34 pm

E eu só fico pensando: DE QUE ADIANTA FAZER LOBBY AQUI? Seremos nós a decidir o FX? :?: :?: :?: :?:

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
PRick

#47943 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 3:37 pm

Túlio escreveu:E eu só fico pensando: DE QUE ADIANTA FAZER LOBBY AQUI? Seremos nós a decidir o FX? :?: :?: :?: :?:
Mas estou falando lá do portal, aqui isso não vai para a frente, agora, também não soma nada, porque aqui esse tipo de "noticia" não vai a lugar nenhum, porém, ela empobrece o debate, dado que é feita sobre bases irreais.

[]´s

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#47944 Mensagem por crubens » Sex Nov 12, 2010 3:38 pm

pois é [009]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#47945 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 3:38 pm

suntsé escreveu:Quem postou esta materia no site é uma equipe de webdesigners, O forte deles não é assuntos militares, ou vocês acham que a FAB vai colocar um Brigadeiro para administrar um portal?
Quem usualmente seleciona notícias é a assessoria de comunicação.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
DELTA22
Sênior
Sênior

#47946 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 3:45 pm

Túlio escreveu:E eu só fico pensando: DE QUE ADIANTA FAZER LOBBY AQUI? Seremos nós a decidir o FX? :?: :?: :?: :?:
Tática de marketing. Você vai onde estão os "formadores de opinião" e os tenta convencer (usa-se diferentes argumentos, aqui é de confundir). Estes, se caírem na lorota, disseminam para seu circulo de influência que vai retransmitindo e assim por diante, até que uma quantidade de pessoas suficientemente interessante passa a pressionar ou exigir explicações sobre o assunto em questão. No caso do F-X2, o objetivo é constranger o Governo Federal.

E já ia me esquecendo: passa-se recados para a imprensa via fóruns, blogs, etc...

:wink:

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6878 vezes
Agradeceram: 7159 vezes
Contato:

#47947 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 3:52 pm

Para mim basta que decidam por algum dos caças. Vai ser feio ficar só de F-5 e AMX até 2020...

E tem umas kôzaz que me intrigam:

:arrow: os Italianos estão desenvolvendo uma versão de um carro blindado que eles já produzem e que supostamente será vendido aos montes às FFAA do Brasil, não da Itália. Ninguém diz nada.

:arrow: os Franceses VÃO desenvolver um casco de SSN para nós do qual não existe nem maquete e com o qual o ÚNICO compromisso que eles têm é de desenvolver, não de ADQUIRIR. Ninguém diz nada.

:arrow: estamos bancando o A-Darter, que é um projeto sobre o qual eu lia já em meados dos anos 90. A África do Sul está quebrada e tem poucos caças, não irá comprar grande kôza. Sobre exportação, estaremos entrando em um mercado saturadíssimo e ninguém ainda diz nada.

:arrow: Já o Gripen NG é o patinho feio. AÍ SIM, TODO MUNDO FALA! E BEM MAL!!!

Onde a lógica?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#47948 Mensagem por Boss » Sex Nov 12, 2010 4:02 pm

Fico feliz pelo investimento da Saab em um centro desses no Brasil. Eu não estou torcendo pelo Gripen, mas sempre aprovo investimentos do naipe.

Espero que não seja balão de ensaio deles para tentar reverter o quadro, que acho eu, já é irreversível a favor do Rafale. Felizmente, pois acho a melhor escolha dentre as 3 disponíveis.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#47949 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 4:12 pm

Pois é, penso a mesma coisa.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#47950 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 4:12 pm

Túlio escreveu:Para mim basta que decidam por algum dos caças. Vai ser feio ficar só de F-5 e AMX até 2020...

:arrow: os Italianos estão desenvolvendo uma versão de um carro blindado que eles já produzem e que supostamente será vendido aos montes às FFAA do Brasil, não da Itália. Ninguém diz nada.

:arrow: os Franceses VÃO desenvolver um casco de SSN para nós do qual não existe nem maquete e com o qual o ÚNICO compromisso que eles têm é de desenvolver, não de ADQUIRIR. Ninguém diz nada.

:arrow: estamos bancando o A-Darter, que é um projeto sobre o qual eu lia já em meados dos anos 90. A África do Sul está quebrada e tem poucos caças, não irá comprar grande kôza. Sobre exportação, estaremos entrando em um mercado saturadíssimo e ninguém ainda diz nada.

:arrow: Já o Gripen NG é o patinho feio. AÍ SIM, TODO MUNDO FALA! E BEM MAL!!!

Onde a lógica?
Bom Túlio...

No caso dos italianos, como você disse eles "já produzem"... já faz uma diferença, além do mais existe, não é tão caro quanto um avião de caça e o Brasil vai comprar mais do que 36. Além disso a "parceria" com os italianos como você vê lá no Tópico Naval é bem mais extensa do que esses carros de combate...

No caso dos franceses a MB desenvolveu já diversas partes críticas... já estão desenvolvidas no Brasil... daí para o casco e mais umas outras coisas os franceses vão ceder tecnologias que ninguém passa... e no meio dessa história ainda levamos mais 4 submarinos e uma base de submarinos novinha em folha... etc etc

No caso do A-Darter, novamente sabemos que no mundo dos mísseis o que importa é possuir determinados conhecimentos e continuar pesquisando constantemente... os sul-africanos podem estar mal das pernas hoje, mas eles já possuem tecnologias "hoje" que não possuímos e inclusive nos ajudaram a dar "saltos" no nosso atual programa de mísseis... ou seja... a parceria mais do que conveniente para nós...

O Gripen não é o "Patinho feio"... a maneira como o NG é colocado como "solução do mundo" quando é mais do que claro que é + 1 aeronave de 4 Geração quando o mercado está saturado de tais aeronaves aonde dependendo do dia e da posição da lua o que dizem é que "vamos desenvolver juntos", ou "vamos passar tecnologias", vamos construir fábricas' para ajudar as populações tupiniquins... e no fim vamos comprar 36 aeronaves e os suecos necas aonde partes críticas vamos precisar ir lá "sozinhos" e pedir autorizações ao ITAR por um produto projetado por terceiros... cheira mal...

Afinal, por um inercialzinho aqui e um GPS zico ali os americanos dão sempre a sacaneadinha deles aqui e ali... depois concertam... sem problemas... mas quando você tem somente 36 aviões "únicos" no mundo... e que ainda disputam um mercado já saturado com inclusive versões da própria aeronave (Gripen ABCD)... Boa Sorte para quem entrar nessa história.

Como muitos dizem e eu concordo... se a coisa estivesse girando em torno do Gripen C/D eu pelo menos entendia e até concordaria que pelo menos tá aí voando e não temos que pagar o pato do desenvolvimento "entre aspas".

Ainda em cima disso tem todas as questões referentes a parcerias estratégicas, geopolíticas etc que tem lá aqueles tópicos ótimos sobre isso lá no Conflitos Passados,etc. Temos que parar de ter uma visão "Micro" da coisa e ver a famosa "Big Picture". :wink:

Honestamente, e falo por mim, gostar "por não gostar" eu não concordo e não acho que eles fariam uma aeronave ruim (NG)... isso é bobagem... eu só acho que as circunstâncias e os riscos de tal empreitada são maiores que as demais.

Enfim... é como eu vejo e ainda dava para escrever mais sobre isso, mas paro por aqui :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#47951 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 4:13 pm

Túlio escreveu:Para mim basta que decidam por algum dos caças. Vai ser feio ficar só de F-5 e AMX até 2020...

Tulio, você acabou de fazer uma salada gigantesca.

:arrow: os Italianos estão desenvolvendo uma versão de um carro blindado que eles já produzem e que supostamente será vendido aos montes às FFAA do Brasil, não da Itália. Ninguém diz nada.Na verdade o que nós queríamos era um produto já testado, adaptado para nossa realidade, feito por alguém com experiência, e fabricado no Brasil. Não existe aqui um componente tecnológico muito forte, afinal, esse tipo de blindado está muito longe de representar algo de ponta em tecnologia. Para o EB era importante deter o projeto, sua planta e os direitos de fabricação, e isso foi feito.

:arrow: os Franceses VÃO desenvolver um casco de SSN para nós do qual não existe nem maquete e com o qual o ÚNICO compromisso que eles têm é de desenvolver, não de ADQUIRIR. Ninguém diz nada.Aqui é o campo oposto, não se exporta projeto pronto de submarino nuclear, o que se quer é oposto do caso acima, quer se desenvolver sob medida para nosso reator nuclear, porém, no caso dos subs convencionais se optou por fazer um tipo modificado ao já existente, as escolhas foram da MB, e isso é o importante, que nós seja repassado e vendido, o que queremos e precisamos.

:arrow: estamos bancando o A-Darter, que é um projeto sobre o qual eu lia já em meados dos anos 90. A África do Sul está quebrada e tem poucos caças, não irá comprar grande kôza. Sobre exportação, estaremos entrando em um mercado saturadíssimo e ninguém ainda diz nada.Neste caso estamos comprando capacitação tecnológica, é isso, é claro além de um míssil excelente, como nos casos acima, não estamos pensando em exportação, porém, acho que dos 03, este é o item de maior probabilidade de ser exportado.

:arrow: Já o Gripen NG é o patinho feio. AÍ SIM, TODO MUNDO FALA! E BEM MAL!!!O Gripen NG é uma mistura dos defeitos maiores dos 03 itens acima :mrgreen: :mrgreen: , quer dizer, não tem interesse do vendendor em comprar e usar, não tem desenvolvimento nosso, e o desenvolvimento não será nossa propriedade. A possibilidade de exportação é quase inexistente. O Gripen NG só é vantajoso aos lucros de determinadas empresas brasileiras. :twisted: :twisted:

Onde a lógica?

Editado pela última vez por PRick em Sex Nov 12, 2010 4:15 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#47952 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 4:14 pm

Boss escreveu:Fico feliz pelo investimento da Saab em um centro desses no Brasil. Eu não estou torcendo pelo Gripen, mas sempre aprovo investimentos do naipe.

Espero que não seja balão de ensaio deles para tentar reverter o quadro, que acho eu, já é irreversível a favor do Rafale. Felizmente, pois acho a melhor escolha dentre as 3 disponíveis.
x2! [100]

Que venham mais centros desses para o Brasil do mundo todo e sem necessariamente requerer nada em troca... só vai atestar as nossas capacidades.

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#47953 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 4:15 pm

Nós somos a Mídia que fala sobre o assunto... então quem gosta do assunto por motivos profissionais ou mesmo academicos ou fãs faz uso desse veículo... sendo assim... é melhor falar aqui do que no Fórum da Revista Contigo.

[]s
CB_Lima

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#47954 Mensagem por crubens » Sex Nov 12, 2010 4:16 pm

marcelo bahia escreveu:publicado em 12/11/2010 às 12h55:

Saab reforça lobby por caça e lança centro aeroespacial

Unidade será construída em São Bernardo do Campo

Agência Estado

A empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen - que concorre na escolha para venda de aviões ao Brasil com a francesa Dassault e a norte-americana Boeing -, vai instalar em São Bernardo do Campo (SP) um centro de tecnologia e desenvolvimento de engenharia aeroespacial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo diretor da companhia, Bengt Janér, o vice-presidente Dan Jangblad e o prefeito Luiz Marinho (PT).

O petista, que já fez defesa pública dos caças suecos, disse que voltará a falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar influenciá-lo na escolha. Por mais de uma vez, Lula demonstrou que prefere o Rafale, da Dassault.

Segundo o prefeito, a Saab está um passo à frente das demais.

Confira também:

* Sarkozy confia na venda de avião Rafale

Marinho disse ter sido procurado também pelas duas concorrentes, mas elas não se comprometeram a investir na cidade sem ter a certeza da vitória na licitação. A Saab promete implantar o centro de tecnologia em abril de 2011 independentemente do resultado da escolha, que deve ser anunciado pelo presidente até o fim do ano.

São previstos investimentos de R$ 85,8 milhões (US$ 50 milhões) em cinco anos por parte da Saab e de fundos nacionais e internacionais.
Se isso for verdade melhor ainda para o Brasil, que pode escolher o F-18 ou o Rafale e ainda ficar com esse centro de tecnologia da SAAB. Ou seja fica com duas coisas em vez de uma.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Zavva
Avançado
Avançado

#47955 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 4:17 pm

DELTA22 escreveu:
Tática de marketing. Você vai onde estão os "formadores de opinião" e os tenta convencer (usa-se diferentes argumentos, aqui é de confundir). Estes, se caírem na lorota, disseminam para seu circulo de influência que vai retransmitindo e assim por diante, até que uma quantidade de pessoas suficientemente interessante passa a pressionar ou exigir explicações sobre o assunto em questão. No caso do F-X2, o objetivo é constranger o Governo Federal.

E já ia me esquecendo: passa-se recados para a imprensa via fóruns, blogs, etc...

[]'s.
Já que você tocou neste assunto de contrangimento, eu estava pensando:

O Presidente Lula tem que ter a liberdade de escolher o que ele achar melhor, certo ?

Eu tambem penso assim.

Então se todo mundo só ficar falando bem do Rafale, isso não irá constrange-lo tambem ?

O melhor para o Presidente nesta hora, é que haja diversidade de opiniões, pois assim haverá defensores para qualquer decisão que o Presidente tomar. Por isso que a democracia é boa.

Da minha parte, apoiarei qualquer decisão que o Presidente tomar. O problema, é que querem vender a idéia de que o Presidente já escolheu. A escolha se dará quando ele anuncia-la.
Até acho que o Presidente se empolgou com as promessar do Sarkozy em 07/07/2009, mas fiquei com a impressão de que as promessas não se concretizaram. Porem acredito que ele esteja trabalhando para que o Rafale seja a melhor opção, pois politicamente, é o que ele gostaria de escolher, mas tambem acho que se o Sarkozy não chegar a onde ele quer, ele poderá mudar de opinião, para o bem da nação.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Responder