TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47926 Mensagem por marcelo bahia » Sex Nov 12, 2010 2:17 pm

Eu já esperava esse tipo de ação desesperada de algumas pessoas com interesses dentro da FIESP. A medida que a eleição do FX-2 vai chegando ao fim os desesperados, aqueles que sabem que agora é tudo ou nada, vão mostrando cada vez mais seus caracteres sujos.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47927 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 2:31 pm

Vamos lá...

Em função do fuso-horário só cheguei para a discussão agora, mas isso me deu tempo de selecionar alguns posts extremamente relevantes!! (existiram outros, mas estou só fazendo um "resumo")

Sobre o que vem sido dito que a ToT da SAAB é a "melhor":
Marino escreveu:Americano e oriundo de outros países, os quais o Brasil deveria negociar separadamente, ponto a ponto, para termos alguma ToT, ou licença de fabricação.
Bender escreveu:Enquanto não enxergarmos a questão dos caças diante do aspecto temporal do curto,médio e longo prazo,continuaremos a ter uma visão míope do que como será formada a Força aérea brasileira de combate.

A idéia francesa e sueca do multi-role,se deu em função de redução de custos de logística e simplificação necessária de operação e por uma conjuntura imposta pelas opiniões públicas locais,de redução dos orçamentos militares.

A doutrina brasileira de organização da Força Aérea de combate,sempre teve como referência a formatação norte-americana de caças diferentes, para funções diferentes,os Gavcas e o Gda são o espelho dessa formatação.

A possível chegada do novo avião traz consigo o restabelecimento deste formato,devendo o novo vetor,ficar alocado no Gda e os Gavcas ficarem até o período de desativação, com AM1 e F5M,estabelecendo o curto prazo.

O médio prazo,seria conformado com a substituição paulatina dos vetores dos Gavcas pelo mesmo utilizado pelo Gda,,e quando se desse essa uniformização de meios se iniciaria novo processo,que estabelecesse novamente a diferenciação de meios entre eles.

Este processo daria formato ao longo prazo,onde uma nova chamada ou projeto feito em parceria elevaria o status do Gda então 5.a geração.

Aceitando estas idéias como “lógicas”,independente da vontade muitos (inclusive a minha)que esta etapa que se inicia agora pudesse contemplar desde já a adoção da 5.a geração,poderíamos afirmar com certeza que o caça que comprarmos agora, será nada mais que a “massa” da estrutura da aviação de caça ou “low” como gostam de dizer alguns.

Independente da questão dos custos,que são até o momento uma incógnita e mera suposição do que virá a ser a operação do dia a dia,o que fica claro é que a aposta da compra atual é feita simplesmente com o pensamento decantado aos quatro ventos, de adquirir conhecimento tecnológico e iniciar uma nacionalização do vetor durante espaço temporal que durará a substituição dos meios antigos até o inicio do novo salto do Gda para o 5.a geração,portanto é necessário que esta idéia seja levada as ultimas conseqüências no processo de negociação,visando que ao longo prazo consigamos o maior beneficio tecnológico possível,pois é para nós mesmos que deveremos fabricar este caça,não para exportá-lo como insistem alguns .

A necessidade de absorção tecnológica de um projeto 4G mais avançado possível,também fica evidente neste processo FX2,que revela mais ambição que os outros,se pensarmos que se formássemos nossa massa ou low com caças F16 por exemplo,conseguiríamos possivelmente operá-los a custos muito mais baixos,que os 3 da short-list,com farta quantidade de peças de reposição ou spares,já que a quantidade de caças deste modelo operados no mundo é a maior existente,em contra posição ao Gripen NG oferecido pela sueca Saab,as vantagens de operá-lo em vez do Gripen seriam desmoralizantes em todos os sentidos,sendo que ainda ousaria dizer que o primeiro possui muito mais capacidade que o segundo no conjunto da obra,alem de eliminar a temerária idéia de nos tornarmos operadores únicos de um modelo,em vez da criatura, iríamos negociar diretamente ao criador.

Por diversos motivos já debatidos a exaustão aqui neste fórum,a opção pelos norte-americanos foi descartada pelo governo,assim como de caças que não possa atender simultaneamente a MB,assim como é notório que a opção pelo “filhote” desta mesma origem tecnológica também,desde antes da publicação da END,em preâmbulos do que viria a ser a nova orientação da condução do processo FX2,mais de um ano já se passou e diria que em nenhum momento do processo de seleção poderíamos dizer que os norte-americanos ou franceses tenham se excedido ou extrapolado o senso,ao defender suas posições e propagar suas qualidades,ao contrário dos suecos que usaram de toda ordem e formas de propaganda marrom,desqualificações,insinuações rasteiras de mentiras sujas contra autoridades governamentais e militares da força aérea,semeando a insegurança a cizânia e a dúvida, se fazendo aliados ideológicos de parte da imprensa com interesses próprios e políticos usando estas bocas de terceiros na consecução de seus objetivos de lobie .

Este tipo de comportamento na minha opinião,levará os Suecos da Saab a nunca mais venderem sequer um grampo de cabelo nesta terra de “corruptos”,o que para eles sairá até barato,e mais uma propaganda enganosa de que darão uma esmola de US$50 paus,para supostamente catequizar uns índios daqui,não mudará este fato,deste mato não sai cachorro bom,só vira latas sarnentos.

SDS
AlbertoRJ escreveu:
In early 2010 it was reported that ATE Aerospace Group had been selected by the PAF to integrate various French avionics and weapons systems which would be supplied by other partners including Thales, Sagem and MBDA. Rival bids from Astrac, Finmeccanica and a Thales-Sagem joint venture were beaten by the ATE bid to upgrade 50 JF-17, with 50 more optional, at a cost of up to 1.36 billion dollars. The upgraded aircraft would go into production in 2013. The Thales RC-400 radar and MBDA MICA air-to-air missiles, as well as various air-to-surface weaponry, are believed to be included in the contract. The PAF is also in contact with South Africa for the supply of Denel A-darter air-to-air missiles.[53]
The deal was reported to have been suspended in April 2010 after 18 months of negotiations due to various concerns of the French government. These were cited as being related to Pakistan's financial situation, worries regarding the protection of sensitive French technology and "intense" lobbying by the Indian government which had also selected France to upgrade some of its French-origin fighters.[54][55] It was also reported that France wanted the PAF to purchase a number of French-built Mirage 2000-9 fighters from the United Arab Emirates Air Force, a sale which would be made unnecessary if the JF-17 upgraded with French systems.[56] However in July 2010 these reports were stated to be false by the PAF's Chief of Air Staff, Air Chief Marshal Rao Qamar Suleman. According to ACM Suleman, "I saw the report quoting unnamed sources or any French government official. I have had discussions with French Government officials who have assured me that this is not the position of their government." ACM Suleman went on to speculate that he thought "someone was trying to cause mischief - to put pressure on France not to supply the avionics we want." [57]
Parece que o "Portal Em tempo Real" está requentando boatos com objetivos não muito claros...

[]'s
Hader escreveu:
orestespf escreveu:Como apanha e não toma emenda... :evil: :evil: :evil:
Quem é profissional remunerado faz sua parte. Apanha, mas no final vai para casa contar o vil metal. O difícil de entender é quem apanha de graça e ainda vai ficar com a fama... O inocente útil raramente é inocente, na medida que chega uma hora que fica óbvia a trama.
Será que o silêncio dos que realmente tem algum interesse no processo ($$$$) não diz nada a eles? Observem os profissionais e parem para refletir. Tem pessoas boas sendo tragadas para este bojador que eu gostaria que escapassem...

Agora retorno, de forma definitiva, para a varanda.

Abraços


Excelente posts Srs...

[100] [009]

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47928 Mensagem por crubens » Sex Nov 12, 2010 2:36 pm

Penguin escreveu:
crubens escreveu: Notícia sem pé nem cabeça, como é que a França veta a venda do JF-17 Thunder ao Paquistão se nem françes ele é, foi o próprio Paquistão que desenvolveu o avião com ajuda da china e ainda vai vetar a venda para ele mesmo. Sem falar no resto da notícia :roll:
A frase deveria ser:
O Governo francês vetou a venda de pacote de aviônicos e armas para equipar o avião militar JF-17 Thunder do Paquistão

A França vetou na última hora a venda do pacote de aviônicos e armas (radar Thales RC400, MBDA Mica, etc.) para o JF-17, negóciou acertado há algum tempo.

O Paquistão era um tradicional cliente da indústria bélica francesa.

http://pakobserver.net/detailnews.asp?id=24706
http://www.indianexpress.com/news/India ... Pak/600042
http://www.reuters.com/article/idUSLDE6310ER20100402
Então posta a noticia direito. :evil: Compra de pratileira da nisso mesmo :roll:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47929 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 12, 2010 2:37 pm

Penguin escreveu:Portal Em Tempo Real

Governo francês veta venda de avião militar ao Paquistão

O Governo francês vetou a venda de um avião militar JF-17 Thunder ao Paquistão. A Comissao Interministerial para os Estudos de Exportações de Materiais de Guerra (CIEEMG) inicialmente autorizou a empresa francesa ATE em 2008 para efetuar a venda ao governo do Paquistão.

No decorrer de 2010. A CIEEMG mudou de idéia e ordenou que a ATE cancelasse a venda de US$ 1.6 bilhão de dólares ao Paquistão. De acordo com fontes da imprensa francesa, o Governo vetou a venda ao Paquistão a fim de não prejudicar as relações diplomáticas e comerciais com a Índia.

A notícia não pegou bem no meio industrial brasileiro. O Rafale, caça francês fabricado pela Dassault é o preferido do Ministro da Defesa Nelson Jobim, apesar da Força Aérea Brasileira optar pelo sueco Gripen. Representantes da indústria brasileira temem que se o Brasil comprar o Rafale, o governo francês poderá vetar futuras vendas do avião pelo Brasil, afim de não prejudicar sua geopolítica global.

Amanhã em Seul, Nicholas Sarkhozy vai tentar insistir com o presidente Lula, pela enésima vez, que a decisão do Brasil na compra de novos caças para a FAB seja em favor dos Rafales.

A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
WHAT HELL IS THAT????????? :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :?: :?: :?: :?: :shock: :shock: :?

O jornalistazinho que escreveu esta "matéria" deve ter comprado o diploma lá na feira da praça Mauá... :evil: [002] [002] [002]
[002] [002] [002] [002] :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:




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Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47930 Mensagem por crubens » Sex Nov 12, 2010 2:42 pm

Penguin escreveu:
crubens escreveu:Cara não devia nem ter trazido essa noticia pra cá, coisa mais esdrúxula. Lê primeiro pra vê se tem fundamento.
A notícia foi postada no site da FAB.
Não é porque estar no site da FAB que vai ser verdadeira, o pessoal de lá apenas "recorta" qualquer notícia que sai na imprensa que envolva a FAB sem emitir parecer nenhum, pois não é esse o intuito. E aposto que o pessoal desse setor da FAB se diverte muito com o que sai de noticia mambembe na dita grande imprensa.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47931 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 2:44 pm

Já foi esclarecido no post do Alberto...

Não passou de mais um episódio da central de boatos que são esses jornais obscuros com essas notícias 'estranhas'.

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47932 Mensagem por crubens » Sex Nov 12, 2010 2:46 pm

Tô sabendo, mas tem gente que adora postar este tipo de coisa.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47933 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 2:48 pm

faterra escreveu:As matérias colocadas no Notimp são da própria FAB? O que o Notimp publica é informação oficial da FAB?
Esta afirmação da matéria de que a FAB não escolheu o Rafale e vai melar o processo caso ele seja o escolhido, para mim, é fajuta.
Caso afirmativo, a FAB resolveu peitar o MD e o Governo? Mijar para cima? :shock: :shock: :shock:
D U V I D O
Se a FAB posta uma notícia no seu NOTIMP, pq essa noticia não poderia ser postada aqui?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47934 Mensagem por bcorreia » Sex Nov 12, 2010 2:54 pm

DELTA22 escreveu:
Zavva escreveu:(...) Depende do precessador, os de fácil aquisição no mercado não são importantes, mas existem aqueles feitos exclusivamente para determinado componentes, as vezes para fins exclusivamente militares, com sua venda estratégicamente controlada. Se o fornecedor não nos venderem, teremos problema.

Abs
Todos tem restrições. Uns mais, outros menos. O Brasil NÃO tem capacidade de construir/desenvolver uP's de qualquer tipo que seja. É um fato, infelizmente. Assim, vamos reclamar com quem? Com o Papa?? [003]

O importante é ter acesso irrestrito aos códigos-fonte em todos os níveis, inclusive o do FADEC (restrito por alguns, como sabemos). O software é que controla, o uP's só executa, nada mais.

[]'s.
Em termos, pessoalmente acho que citar algo assim é um tanto um desmerecimento dos esforços que alguns tem feito com a Ceitec e o mais de meio Bilhão já investido nessa fábrica, o que falta hoje em dia é uma "Design House" (a AMD, Nvidia e Via são exemplos desse tipo de empresa) para desenvolver outros produtos além dos integrados para TV Digital e RFID que são os únicos produtos comercializados por ela.

Só acho essa discussão de quais integrados e arquiteturas são usadas em vetor X, Y ou Z meio batida, se os componentes usados não possuem nenhuma regulamentação e podem ser comprados sem maiores problemas acho essa discussão meio tola, apesar de crer que se o país realmente quer no futuro vir a desenvolver sistemas sem ficar dependente de outros, creio que seria interessante um maior investimento nessa área.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47935 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 3:04 pm

DELTA22 escreveu:
Zavva escreveu:(...) Depende do precessador, os de fácil aquisição no mercado não são importantes, mas existem aqueles feitos exclusivamente para determinado componentes, as vezes para fins exclusivamente militares, com sua venda estratégicamente controlada. Se o fornecedor não nos venderem, teremos problema.

Abs
Todos tem restrições. Uns mais, outros menos. O Brasil NÃO tem capacidade de construir/desenvolver uP's de qualquer tipo que seja. É um fato, infelizmente. Assim, vamos reclamar com quem? Com o Papa?? [003]

O importante é ter acesso irrestrito aos códigos-fonte em todos os níveis, inclusive o do FADEC (restrito por alguns, como sabemos). O software é que controla, o uP's só executa, nada mais.

[]'s.
Zavva escreveu:O Brasil fabrica processadores sim.
Processadores não são usados apenas para PCs e Laptops e são estes que o Brasil não fabrica.

Abs
Ah, é? Qual?

Isso é novidade para mim!

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47936 Mensagem por faterra » Sex Nov 12, 2010 3:11 pm

Penguin escreveu:
faterra escreveu:As matérias colocadas no Notimp são da própria FAB? O que o Notimp publica é informação oficial da FAB?
Esta afirmação da matéria de que a FAB não escolheu o Rafale e vai melar o processo caso ele seja o escolhido, para mim, é fajuta.
Caso afirmativo, a FAB resolveu peitar o MD e o Governo? Mijar para cima? :shock: :shock: :shock:
D U V I D O
Se a FAB posta uma notícia no seu NOTIMP, pq essa noticia não poderia ser postada aqui?
Eu não disse nada disto. Veja o post novamente. :roll:
Eu perguntei se o Notimp é a voz oficial da FAB.
Porque eu D U V I D O que a FAB iria cometer um ato deste!




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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47937 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 3:11 pm

bcorreia escreveu:Em termos, pessoalmente acho que citar algo assim é um tanto um desmerecimento dos esforços que alguns tem feito com a Ceitec e o mais de meio Bilhão já investido nessa fábrica, o que falta hoje em dia é uma "Design House" (a AMD, Nvidia e Via são exemplos desse tipo de empresa) para desenvolver outros produtos além dos integrados para TV Digital e RFID que são os únicos produtos comercializados por ela.

Só acho essa discussão de quais integrados e arquiteturas são usadas em vetor X, Y ou Z meio batida, se os componentes usados não possuem nenhuma regulamentação e podem ser comprados sem maiores problemas acho essa discussão meio tola, apesar de crer que se o país realmente quer no futuro vir a desenvolver sistemas sem ficar dependente de outros, creio que seria interessante um maior investimento nessa área.
Caro Correia,

Não estou desmerecendo a CEITEC, apenas estou falando a realidade brasileira. Não construimos/desenvolvemos microprocessadores! É um fato!

A Ceitec engatinha na tecnologia de CI's (Circuitos Integrados), apesar de todos os esforços louváveis, assim é que é.

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47938 Mensagem por marcelo bahia » Sex Nov 12, 2010 3:13 pm

publicado em 12/11/2010 às 12h55:

Saab reforça lobby por caça e lança centro aeroespacial

Unidade será construída em São Bernardo do Campo

Agência Estado

A empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen - que concorre na escolha para venda de aviões ao Brasil com a francesa Dassault e a norte-americana Boeing -, vai instalar em São Bernardo do Campo (SP) um centro de tecnologia e desenvolvimento de engenharia aeroespacial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo diretor da companhia, Bengt Janér, o vice-presidente Dan Jangblad e o prefeito Luiz Marinho (PT).

O petista, que já fez defesa pública dos caças suecos, disse que voltará a falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar influenciá-lo na escolha. Por mais de uma vez, Lula demonstrou que prefere o Rafale, da Dassault.

Segundo o prefeito, a Saab está um passo à frente das demais.

Confira também:

* Sarkozy confia na venda de avião Rafale

Marinho disse ter sido procurado também pelas duas concorrentes, mas elas não se comprometeram a investir na cidade sem ter a certeza da vitória na licitação. A Saab promete implantar o centro de tecnologia em abril de 2011 independentemente do resultado da escolha, que deve ser anunciado pelo presidente até o fim do ano.

São previstos investimentos de R$ 85,8 milhões (US$ 50 milhões) em cinco anos por parte da Saab e de fundos nacionais e internacionais.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47939 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 3:14 pm

cb_lima escreveu:Já foi esclarecido no post do Alberto...

Não passou de mais um episódio da central de boatos que são esses jornais obscuros com essas notícias 'estranhas'.

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A matéria foi mal feita mesmo.
Na verdade ela se referia ao veto dos franceses ao Paquistão na venda de avionicos e misseis para o caça chines JF-17 que seriam customizados.

Estou surpreso da FAB ter colocado uma matéria tão cheia de erros !
India inks Mirage deal, France says no to Pak

India last week finalised a $2.2 billion deal with France to upgrade its fleet of Mirage 2000 fighters, even as reports from Paris say the country has suspended the sale of electronics and missiles for Pakistan’s JF 17 fighters, supposedly under “Indian pressure”.

While the IAF deal for upgradation of 51 fighters had been hanging fire for the past two years, sources said the Price Negotiation Committee last week finalised the cost. The deal is likely to be signed shortly.

At $2.2 billion, the cost of the upgrade is considered to be on the higher side, given that several countries are offering new fighters for that price. However, the French argue that the upgrade, which will give the aircraft new radar systems, a new weapon suite, missiles, electronic warfare system and modern electronic warfare, will convert the combat-proven aircraft into next-generation fighters.

The final price negotiations were held even as reports from Paris, carried by French newspapers and agencies, said that its plans to sell $1.6 billion worth of military equipment for Pakistan’s JF 17 fighters had been put on hold.

The reports said that the contract was suspended under Indian pressure and doubts over Pakistan’s ability to pay for the systems.

http://www.indianexpress.com/news/India ... Pak/600042




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47940 Mensagem por suntsé » Sex Nov 12, 2010 3:20 pm

Quem postou esta materia no site é uma equipe de webdesigners, O forte deles não é assuntos militares, ou vocês acham que a FAB vai colocar um Brigadeiro para administrar um portal?




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