TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47881 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 11:23 am

prp escreveu:
DELTA22 escreveu:O retorno das "bandeirinhas"... Era só o que faltava! :roll: :x :evil:

Mas, por outro lado, é positivo! Sinal que o fim se aproxima... :wink: :wink:
A volta dos que não foram.
:lol: :lol:

A propósito, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, está sendo mais cortejado que viúva rica... Até a Boeing entrou na "dança do acasalamento" com o paulista. :shock: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#47882 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:23 am

O Zavva quer dizer que todas as propostas se equivalem quanto à ToT....nivelando tudo pela pior que a da Saab.

[]'s

Alberto -
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#47883 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Nov 12, 2010 11:28 am

Amigos, uma pequena questão sobre os processadores.

Penso eu que os processadores não são itens que devemos almejar, afinal eles executam linhas de código de forma sistemática. Não é o processador que define como o avião vai se comportar e sim o código fonte.
Sendo Intel, Sparc, PowerPC, AMD, Motorola, etc. O que realmente interessa não é como se faz e sim como se controla.
Acho que existe uma confusão sobre isso. Por exemplo hoje se compra processador Intel em lotes de 1000 unidades por 999,00 doláres a unidade, estou falando do TOP dos processadores Intel. E isso qualquer empresa pode comprar. Isso é assim pra AMD, PowerPC e Sparc.

As foudries de processadores não vão repassar a construção de nada pra ninguém. Um exemplo a Nvidia queria produzir um processador X86, mas ela é proibida de fazer porque a patente do x86 não pertece a ela e a detentora da patente (intel) não a vende por nada.

Porque acham que só existem duas fabricantes de processadores x86? Intel e AMD.

Então amigos aprender a fazer o processador não interessa EMBRAER e nem a FAB quer isso, e nem temos tecnologia no país pra absorver tal conhecimento.

Agora controlar esse processador, ai sim, essa é a questão.

Abraços

DELTA22
Sênior
Sênior

#47884 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 11:29 am

AlbertoRJ escreveu:O Zavva quer dizer que todas as propostas se equivalem quanto à ToT....nivelando tudo pela pior que a da Saab.

[]'s
Não sei se isso é o Zavva que está fazendo, ou se é a Saab que anda "plantando" isso por ai e contaminando os foristas, mas é notório que a tática é desqualificar, ou melhor, minimizar as ToTs como fator principal para a escolha do F-X2 e empurrar o debate para um campo que seja mais "confortável" para eles (Saab). :wink:

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Nov 12, 2010 11:36 am, em um total de 2 vezes.
DELTA22
Sênior
Sênior

#47885 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 11:33 am

Juliano Lisboa escreveu:Amigos, uma pequena questão sobre os processadores.

Penso eu que os processadores não são itens que devemos almejar, afinal eles executam linhas de código de forma sistemática. Não é o processador que define como o avião vai se comportar e sim o código fonte.
Sendo Intel, Sparc, PowerPC, AMD, Motorola, etc. O que realmente interessa não é como se faz e sim como se controla.
Acho que existe uma confusão sobre isso. Por exemplo hoje se compra processador Intel em lotes de 1000 unidades por 999,00 doláres a unidade, estou falando do TOP dos processadores Intel. E isso qualquer empresa pode comprar. Isso é assim pra AMD, PowerPC e Sparc.

As foudries de processadores não vão repassar a construção de nada pra ninguém. Um exemplo a Nvidia queria produzir um processador X86, mas ela é proibida de fazer porque a patente do x86 não pertece a ela e a detentora da patente (intel) não a vende por nada.

Então amigos aprender a fazer o processador não interessa EMBRAER e nem a FAB quer isso, e nem temos tecnologia no país pra absorver tal conhecimento.

Abraços
Como disse em um post anterior, o que interessa é o que está dentro dos uP's (software) e o nível de acesso que teremos à eles, incluindo ai tudo o que é uProcessável, inclusive o FADEC.

[]'s.

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#47886 Mensagem por marcelo l. » Sex Nov 12, 2010 11:38 am

AlbertoRJ escreveu:O Zavva quer dizer que todas as propostas se equivalem quanto à ToT....nivelando tudo pela pior que a da Saab.

[]'s
Não acho nenhuma proposta ruim ou boa, tudo vai depender do Contrato Final, aqui é prometido pelos defensores de A, B e C o céu, mas a realidade é terra. Apesar da discordância do Luiz Henrique ainda acho que ós mais honestos foram os americanos, quem quer seja escolhido teremos problemas contratuais quando os congressos verem que estão repassando tecnologia e estamos utilizando-a, por que temos massa crítica e mais ainda fonte de financiamento para negócios menores que venda dos caças :twisted:

Se colocarem as bandeirinhas para cada caso e pensarem em fabrica-lo no Brasil, por causa de escala boa parte dos componentes terão que vir de fora, a menos que o governo queira bancar esse custo e lembrando se isso ocorrer terá um impacto no custo da hora de voo.

Editado pela última vez por marcelo l. em Sex Nov 12, 2010 11:40 am, em um total de 1 vez.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#47887 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Nov 12, 2010 11:38 am

DELTA22 escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Amigos, uma pequena questão sobre os processadores.

Abraços
Como disse em um post anterior, o que interessa é o que está dentro dos uP's (software) e o nível de acesso que teremos à eles, incluindo ai tudo o que é uProcessável, inclusive o FADEC.

[]'s.

Perfeito

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#47888 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 11:44 am

Portal Em Tempo Real

Governo francês veta venda de avião militar ao Paquistão

O Governo francês vetou a venda de um avião militar JF-17 Thunder ao Paquistão. A Comissao Interministerial para os Estudos de Exportações de Materiais de Guerra (CIEEMG) inicialmente autorizou a empresa francesa ATE em 2008 para efetuar a venda ao governo do Paquistão.

No decorrer de 2010. A CIEEMG mudou de idéia e ordenou que a ATE cancelasse a venda de US$ 1.6 bilhão de dólares ao Paquistão. De acordo com fontes da imprensa francesa, o Governo vetou a venda ao Paquistão a fim de não prejudicar as relações diplomáticas e comerciais com a Índia.

A notícia não pegou bem no meio industrial brasileiro. O Rafale, caça francês fabricado pela Dassault é o preferido do Ministro da Defesa Nelson Jobim, apesar da Força Aérea Brasileira optar pelo sueco Gripen. Representantes da indústria brasileira temem que se o Brasil comprar o Rafale, o governo francês poderá vetar futuras vendas do avião pelo Brasil, afim de não prejudicar sua geopolítica global.

Amanhã em Seul, Nicholas Sarkhozy vai tentar insistir com o presidente Lula, pela enésima vez, que a decisão do Brasil na compra de novos caças para a FAB seja em favor dos Rafales.

A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#47889 Mensagem por joao fernando » Sex Nov 12, 2010 11:51 am

Perfeito Juliano, perfeito. Nesse ponto, em tese, é gripen na cabeça (mas como não existe, não posso afirmar nada)

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#47890 Mensagem por marcelo l. » Sex Nov 12, 2010 11:51 am

"A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido."

A FAB é algo complexo, se não quisesse não estaria no short-list e mais ainda desde antes de setembro sabia-se que o governo preferia o Rafale. Parte da FAB tem preferência pelo F-18 e outra pelo gripen, mas dúvido que também não exista uma minoritária a favor do Rafale, principalmente se vier com recursos, é difícil pensar que alguém vai preferir o Gripen em opção HI ao Rafale ou F-18.

O importante da nota não que pega mal, até por que o Brasil converge nessa política de não vender ao Paquistão por causa da India :roll:

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Zavva
Avançado
Avançado

#47891 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 11:52 am

[]'s
Lógico que haverão proposta que são melhores que outras, mas eu realmente acho que as diferenças não serão tão significativas, pelas proprias caracteristicas deste tipo de processo.
É ironico dizer isso, mas as melhores ToTs que eu conheço foram as que os americanos fizeram com os israelenses e japoneses, e mesmo assim não resultaram em grande coisa. É com base neste histórico que estabeleço a minha crença. Mas pode ser que no caso do Rafale para o Brasil, venhamos a inaugurar uma nova era de transferencias de tecnologias...quero acreditar nisso tanto quanto vocês.

Mas eu não vou mais polemizar esta questão.
Acho que eu já disse o que eu podia dizer.

Espero que no final a gente possa conhecer os resultados, para verificarmos quem esta certo, já que no momento, nem eu e nem você temos condições de saber se as ToTs serão tão boas quanto as espectativas criadas a este respeito.

Eu sempre digo: no final a verdade se impoem.
Depende do precessador, os de fácil aquisição no mercado não são importantes, mas existem aqueles feitos exclusivamente para determinado componentes, as vezes para fins exclusivamente militares, com sua venda estratégicamente controlada. Se o fornecedor não nos venderem, teremos problema.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#47892 Mensagem por Tchelo » Sex Nov 12, 2010 11:55 am

Penguin escreveu:Portal Em Tempo Real

Governo francês veta venda de avião militar ao Paquistão

O Governo francês vetou a venda de um avião militar JF-17 Thunder ao Paquistão. A Comissao Interministerial para os Estudos de Exportações de Materiais de Guerra (CIEEMG) inicialmente autorizou a empresa francesa ATE em 2008 para efetuar a venda ao governo do Paquistão.

No decorrer de 2010. A CIEEMG mudou de idéia e ordenou que a ATE cancelasse a venda de US$ 1.6 bilhão de dólares ao Paquistão. De acordo com fontes da imprensa francesa, o Governo vetou a venda ao Paquistão a fim de não prejudicar as relações diplomáticas e comerciais com a Índia.

A notícia não pegou bem no meio industrial brasileiro. O Rafale, caça francês fabricado pela Dassault é o preferido do Ministro da Defesa Nelson Jobim, apesar da Força Aérea Brasileira optar pelo sueco Gripen. Representantes da indústria brasileira temem que se o Brasil comprar o Rafale, o governo francês poderá vetar futuras vendas do avião pelo Brasil, afim de não prejudicar sua geopolítica global.

Amanhã em Seul, Nicholas Sarkhozy vai tentar insistir com o presidente Lula, pela enésima vez, que a decisão do Brasil na compra de novos caças para a FAB seja em favor dos Rafales.

A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Só pela frase acima já dá pra ignorar completamente tal notícia. Fala sério!

brisa

#47893 Mensagem por brisa » Sex Nov 12, 2010 11:58 am

O Santiago..... essa noticia aí não esta no link que voce citou..... :?

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#47894 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Nov 12, 2010 11:59 am

marcelo l. escreveu:"A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido."

A FAB é algo complexo, se não quisesse não estaria no short-list e mais ainda desde antes de setembro sabia-se que o governo preferia o Rafale. Parte da FAB tem preferência pelo F-18 e outra pelo gripen, mas dúvido que também não exista uma minoritária a favor do Rafale, principalmente se vier com recursos, é difícil pensar que alguém vai preferir o Gripen em opção HI ao Rafale ou F-18.

O importante da nota não que pega mal, até por que o Brasil converge nessa política de não vender ao Paquistão por causa da India :roll:
só se a "tenentada" dos GAvCa for minoria... :lol:

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
DELTA22
Sênior
Sênior

#47895 Mensagem por DELTA22 » Sex Nov 12, 2010 11:59 am

Zavva escreveu:(...)
Depende do precessador, os de fácil aquisição no mercado não são importantes, mas existem aqueles feitos exclusivamente para determinado componentes, as vezes para fins exclusivamente militares, com sua venda estratégicamente controlada. Se o fornecedor não nos venderem, teremos problema.

Abs
Todos tem restrições. Uns mais, outros menos. O Brasil NÃO tem capacidade de construir/desenvolver uP's de qualquer tipo que seja. É um fato, infelizmente. Assim, vamos reclamar com quem? Com o Papa?? [003]

O importante é ter acesso irrestrito aos códigos-fonte em todos os níveis, inclusive o do FADEC (restrito por alguns, como sabemos). O software é que controla, o uP's só executa, nada mais.

[]'s.

Responder