.
.
.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Zavva escreveu:Eu não sei qual é o valor da hora/voo das aeronaves do F-X2, não sou um homem de informações privilegiadas.
Só sei o que a Folha de São Paulo disse.
Mas fiquei sabendo que a hora/voo do F-5 é algo em torno de US$ 4.000,00.
Abs
DELTA22 escreveu:Estão zoando a moderação!!! Pode isso, Arnaldo???
.
.
.
![]()
![]()
Pois caro Bender, eu pensando aqui com meus botões..., acho que a FAB vai ser obrigada a ter uma aeronave low(monomotor em um futuro próximo em virtude do custo operacional do Rafa. Duvido de um segundo lote. Só se for para a MB.Bender escreveu:Sei lá,as vezes parece haver uma inversão de valôres.
Será que sou só eu aqui,que acha que o Brasil está numa puta posição para estuprar a França?
Se o Brasil jogar a aposta dele lá em cima,a França paga ou está em condição da fazer beicinho e passa.
Qual vai ser a crise aqui no Brasil se não comprarem mais uma vez esses benditos caças? Uma vai ser no DB e outra na FAB,e mais um choro de alguem que ficou na mão e só.
Na França nem sei se vai fazer diferença também...
Quando teremos outra oportunidade de arrancar até os pentelhos dos franceses?Comprando um segundo lote? Não creio,tem que encostar na parede agora e se não rolar um sexo selvagem(@ Bourne)com a França por baixo,viramos as costas e saimos fora,a França que se lixe.
É muito cara essa transa.pra ficar no papai e mamãe.
Este troço é dá ou desce. E nós que estamos no volante.
SDS.
"Feios"?Passei anos com avatares pessoais propositadamente FEIOS e ninguém disse nada
Oi Tulio,Túlio escreveu:Zavva escreveu:Eu não sei qual é o valor da hora/voo das aeronaves do F-X2, não sou um homem de informações privilegiadas.
Só sei o que a Folha de São Paulo disse.
Mas fiquei sabendo que a hora/voo do F-5 é algo em torno de US$ 4.000,00.
Abs
Olhes, meu cupincha, não estou tentando de modo algum te desqualificar mas, convenhamos, a FSP não é exatamente a melhor fuente por aqui, tri? Imprensa não-especializada, sacumé...![]()
![]()
Também não tenho infos privilegiadas mas creio ser apenas questão de bom senso: um avião TURBOJATO (turbinas dos anos 50 modernizadas nos anos 60) feito para voar normalmente com um peso 'x' e uma potência 'Y' passa por uma modernização após QUASE TRINTA E CINCO ANOS DE OPERAÇÃO e passa a ter um peso 'z' (por conta dos equipamentos extras instalados, além de maior e melhor capacidade de armas) com a mesma potência e superfícies alares, há ou não um esforço extra aí? Quanto pesa um F-5MBR na configuração CAÇA? O F-5E que a FAB comprou em meados dos anos 70 pesava cerca de 14.500 lbs com piloto, um radarzinho de pontaria Emerson, tanques cheios, canhões carregados e um par de Sidewinders 'bravo' e isso tudo era empurrado por um par de turbininhas J85 que perfaziam juntas umas 10.000 lbs full afterburner; o MBR deve pesar bem mais. Tudo isso acarreta esforços não cogitados no projeto original, além de alguma alteração no centro de gravidade. Lembres que ele já era originalmente, nas palavras de Bill Gunston, "meio preguiçoso no pitch", ou seja, muito peso à frente para pouca asa/LERX. O nariz foi aumentado para acomodar o novo radar, não bastou tirar um Pontiac 20mm. Mexeram muito no avião, aumentaram-lhe o peso, complicaram a aerodinâmica e isso tudo mantendo a propulsão original. A hora de voo de um F-5 ORIGINAL eu até acredito que seja de até menos de US$ 4.000,00, agora a do MBR...
Mass tá tri, não sei tanto de caça quanto a FSP, reconheço, sou apenas um AP...