TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47596 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 09, 2010 9:42 pm

Estão zoando a moderação!!! Pode isso, Arnaldo???

.
.
.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

#47597 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 09, 2010 9:43 pm

Pô, mas com aquela carranca de assustar neném! :roll: :mrgreen: :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6905 vezes
Agradeceram: 7185 vezes
Contato:

#47598 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 10:00 pm

Zavva escreveu:Eu não sei qual é o valor da hora/voo das aeronaves do F-X2, não sou um homem de informações privilegiadas.

Só sei o que a Folha de São Paulo disse.

Mas fiquei sabendo que a hora/voo do F-5 é algo em torno de US$ 4.000,00. ;)

Abs

Olhes, meu cupincha, não estou tentando de modo algum te desqualificar mas, convenhamos, a FSP não é exatamente a melhor fuente por aqui, tri? Imprensa não-especializada, sacumé... :wink: 8-]

Também não tenho infos privilegiadas mas creio ser apenas questão de bom senso: um avião TURBOJATO (turbinas dos anos 50 modernizadas nos anos 60) feito para voar normalmente com um peso 'x' e uma potência 'Y' passa por uma modernização após QUASE TRINTA E CINCO ANOS DE OPERAÇÃO e passa a ter um peso 'z' (por conta dos equipamentos extras instalados, além de maior e melhor capacidade de armas) com a mesma potência e superfícies alares, há ou não um esforço extra aí? Quanto pesa um F-5MBR na configuração CAÇA? O F-5E que a FAB comprou em meados dos anos 70 pesava cerca de 14.500 lbs com piloto, um radarzinho de pontaria Emerson, tanques cheios, canhões carregados e um par de Sidewinders 'bravo' e isso tudo era empurrado por um par de turbininhas J85 que perfaziam juntas umas 10.000 lbs full afterburner; o MBR deve pesar bem mais. Tudo isso acarreta esforços não cogitados no projeto original, além de alguma alteração no centro de gravidade. Lembres que ele já era originalmente, nas palavras de Bill Gunston, "meio preguiçoso no pitch", ou seja, muito peso à frente para pouca asa/LERX. O nariz foi aumentado para acomodar o novo radar, não bastou tirar um Pontiac 20mm. Mexeram muito no avião, aumentaram-lhe o peso, complicaram a aerodinâmica e isso tudo mantendo a propulsão original. A hora de voo de um F-5 ORIGINAL eu até acredito que seja de até menos de US$ 4.000,00, agora a do MBR...

Mass tá tri, não sei tanto de caça quanto a FSP, reconheço, sou apenas um AP... :|

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#47599 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 10:08 pm

DELTA22 escreveu:Estão zoando a moderação!!! Pode isso, Arnaldo???

.
.
.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não estão zoando a Moderação, estão apenas INVEJANDO UM MODERADOR! Há diferenças aí. Por exemplo, estou pensando em fazer uma horta aqui em casa, poderias perguntar ao CARLOS MATHIAS quanto ele me cobraria para trabalhar como ESPANTALHO? Nem urubu ia querer voar por estas bandas... [003] [003] [003] [003]

Quanto ao Soul véio, tá certo, seu padrão de beleza se espelha em seu ÍDOLO, o nosso eterno D. Sócas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Aliás, tanto o Soul véio quanto o JP nem mostram as caras de medo de queimarem o PC e/ou serem criminalmente acusados de TERRORISMO VIRTUAL & quetales... :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
DELTA22
Sênior
Sênior

#47600 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 09, 2010 10:09 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

#47601 Mensagem por Bender » Ter Nov 09, 2010 10:12 pm

Sei lá,as vezes parece haver uma inversão de valôres.

Será que sou só eu aqui,que acha que o Brasil está numa puta posição para estuprar a França?

Se o Brasil jogar a aposta dele lá em cima,a França paga ou está em condição da fazer beicinho e passa.

Qual vai ser a crise aqui no Brasil se não comprarem mais uma vez esses benditos caças? Uma vai ser no DB e outra na FAB,e mais um choro de alguem que ficou na mão e só.

Na França nem sei se vai fazer diferença também...

Quando teremos outra oportunidade de arrancar até os pentelhos dos franceses?Comprando um segundo lote? Não creio,tem que encostar na parede agora e se não rolar um sexo selvagem(@ Bourne) :shock: com a França por baixo,viramos as costas e saimos fora,a França que se lixe.

É muito cara essa transa.pra ficar no papai e mamãe.

Este troço é dá ou desce. E nós que estamos no volante.

SDS.

PRick

#47602 Mensagem por PRick » Ter Nov 09, 2010 10:30 pm

:shock: :shock: Esse fórum tá virando bagunça! O Tulio entrando para a turma do Bourne [054] [054] , o pessoal querendo arrancar pentelhos dos franceses! [049] [049]

Só eu que continuo preocupado com a Carla Bruni. [106] [106]

[]´s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#47603 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 09, 2010 10:36 pm

Bender escreveu:Sei lá,as vezes parece haver uma inversão de valôres.

Será que sou só eu aqui,que acha que o Brasil está numa puta posição para estuprar a França?

Se o Brasil jogar a aposta dele lá em cima,a França paga ou está em condição da fazer beicinho e passa.

Qual vai ser a crise aqui no Brasil se não comprarem mais uma vez esses benditos caças? Uma vai ser no DB e outra na FAB,e mais um choro de alguem que ficou na mão e só.

Na França nem sei se vai fazer diferença também...

Quando teremos outra oportunidade de arrancar até os pentelhos dos franceses?Comprando um segundo lote? Não creio,tem que encostar na parede agora e se não rolar um sexo selvagem(@ Bourne) :shock: com a França por baixo,viramos as costas e saimos fora,a França que se lixe.

É muito cara essa transa.pra ficar no papai e mamãe.

Este troço é dá ou desce. E nós que estamos no volante.

SDS.
Pois caro Bender, eu pensando aqui com meus botões..., acho que a FAB vai ser obrigada a ter uma aeronave low(monomotor em um futuro próximo em virtude do custo operacional do Rafa. Duvido de um segundo lote. Só se for para a MB.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
soultrain
Sênior
Sênior

#47604 Mensagem por soultrain » Ter Nov 09, 2010 10:44 pm

Se o tulio não muda o avatar (custa olhar um homem, ainda por cima esse), vou fazer campanha contra.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#47605 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 10:53 pm

E as VOCAÇÕES continuam a se revelar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Passei anos com avatares pessoais propositadamente FEIOS e ninguém disse nada, daí recebi um email do Vin Diesel dizendo que viu uma foto minha no Ork e que vai fazer OUTRA plástica para ficar mais parecido comigo e olha só, xiliques por todos os lados... :roll: :twisted: 8-]

Quanto ao que falei do F-5, nem sal nem água... :|

Morpheus
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#47606 Mensagem por faterra » Ter Nov 09, 2010 10:59 pm

Aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!! Esta é a intenção! Querendo ficar bem parecido com Vin Diesel para crescer o olho em cima do Bourne! :shock: :twisted: :mrgreen:
Muito sorrateiro!

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

#47607 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 09, 2010 11:02 pm

Passei anos com avatares pessoais propositadamente FEIOS e ninguém disse nada
"Feios"?
Que pessoa modesta!
Esse aí tá parecendo ator de filme nacional dos anos 70. :roll:

soultrain
Sênior
Sênior

#47608 Mensagem por soultrain » Ter Nov 09, 2010 11:17 pm

Homem não é feio nem bonito, ai está o primeiro erro. Homem tem ar ameaçador ou gerreiro ou seja macho, o resto é frifulas...

Será que a conta do Tulio foi hackada ou ele passou mesmo de lado?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#47609 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 11:32 pm

Nunca vi tanta celeuma por uma simples FOTO, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Imaginem se eu mostrasse a guasca, ia haver um surto de taquicardias aqui... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De qualquer modo, se conformem: o Túlio Diesel vai ficar bastante tempo por aí, sugiro que passem a impedir o acesso de namoradas/esposas/amantes/ficantes/filhas totosas ao DB, sob pena de passarem vergonha ao ouvirem:

ISSO É QUE É HOMEM! Como a gente se registra nesse Fórum? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Morpheus
Zavva
Avançado
Avançado

#47610 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 11:43 pm

Túlio escreveu:
Zavva escreveu:Eu não sei qual é o valor da hora/voo das aeronaves do F-X2, não sou um homem de informações privilegiadas.

Só sei o que a Folha de São Paulo disse.

Mas fiquei sabendo que a hora/voo do F-5 é algo em torno de US$ 4.000,00. ;)

Abs

Olhes, meu cupincha, não estou tentando de modo algum te desqualificar mas, convenhamos, a FSP não é exatamente a melhor fuente por aqui, tri? Imprensa não-especializada, sacumé... :wink: 8-]

Também não tenho infos privilegiadas mas creio ser apenas questão de bom senso: um avião TURBOJATO (turbinas dos anos 50 modernizadas nos anos 60) feito para voar normalmente com um peso 'x' e uma potência 'Y' passa por uma modernização após QUASE TRINTA E CINCO ANOS DE OPERAÇÃO e passa a ter um peso 'z' (por conta dos equipamentos extras instalados, além de maior e melhor capacidade de armas) com a mesma potência e superfícies alares, há ou não um esforço extra aí? Quanto pesa um F-5MBR na configuração CAÇA? O F-5E que a FAB comprou em meados dos anos 70 pesava cerca de 14.500 lbs com piloto, um radarzinho de pontaria Emerson, tanques cheios, canhões carregados e um par de Sidewinders 'bravo' e isso tudo era empurrado por um par de turbininhas J85 que perfaziam juntas umas 10.000 lbs full afterburner; o MBR deve pesar bem mais. Tudo isso acarreta esforços não cogitados no projeto original, além de alguma alteração no centro de gravidade. Lembres que ele já era originalmente, nas palavras de Bill Gunston, "meio preguiçoso no pitch", ou seja, muito peso à frente para pouca asa/LERX. O nariz foi aumentado para acomodar o novo radar, não bastou tirar um Pontiac 20mm. Mexeram muito no avião, aumentaram-lhe o peso, complicaram a aerodinâmica e isso tudo mantendo a propulsão original. A hora de voo de um F-5 ORIGINAL eu até acredito que seja de até menos de US$ 4.000,00, agora a do MBR...

Mass tá tri, não sei tanto de caça quanto a FSP, reconheço, sou apenas um AP... :|
Oi Tulio,

Bom, quem me passou esta informação do custo da hora/voo do F-5 foi um amigo da FAB, mas entendo sua duvida e seus argumentos, que fazem sentido.
Como não tenho uma fonte confiavel para te repassar pela internet, resolvi, a título de comparação, pegar um exemplo de uma aeronave que sofreu grandes modificações em relação ao projeto original e o seu respectivo custo da hora/voo estimada:

EA-18G US$ 7.400,00

http://www.globalsecurity.org/military/ ... /f-18g.htm

Continuo achando esta hora voo de US$ 10.000,00 para o F-5 muito alta. :|

Com relação a FSP, eu não disse que acredito neles, mas é a unica informação que eu conheço que saiu na imprensa. E mesmo que eles estivessem certos, muito coisa mudou de lá pra cá.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Responder