Pela cotação de hoje:Pepê Rezende escreveu:Preços reais (segundo a documentação do MinDef)Franz Luiz escreveu:Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).
Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões
Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros
Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
Rafale 54 milhões de euros = U$ 75 mi.
50% mais caro que o Gripen. Longe de ser 2 por 1.
É uma parceria de muito menor risco, não envolve sistemas americanos, teremos transferências de tecnologias e emplacaremos uma boa venda de KC-390 para uma potência europeia, a França. Acho que vale a pena.
Com a recente queda do dólar, o valor do Rafale ficou um pouco salgado. Mas trata-se de um vetor superior quando comparado ao Gripen e com relação ao americano creio que devido ao histórico de bloqueios e vetos e os recentes acontecimentos, nem merece comparativo algum.
Convertendo direto para o Real:
Gripen NG R$ 84,7 mi
Super Hornet R$ 93,17
Rafale F3+ R$ 127,44
Eu acho que se o Brasil não ver problema em usar turbinas americanas, tecnologia americana, o Super Hornet vale mais a pena que o Gripen. A diferença de preço mínima contrasta com a grande diferença de tamanho, potência, etc.