TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47431 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Nov 08, 2010 8:29 am

AlbertoRJ escreveu:Mestre, desculpe comentar apenas esse trecho do seu post, mas gostaria de acrescentar que as preocupações do ministro e do governo estão relacionadas com as possíveis/prováveis emendas parlamentares que "engordariam" o Orçamento União de forma não sustentável. Não se trata de cortar e sim de evitar aumento de gastos. É o que eu entendo.

Novamente, me desculpe por editar e aproveitar seu post para essa observação.

Um abraço
Bender escreveu:Exato.

SDS.
Vale ressaltar um ponto: há consenso no governo e no Congresso (concordo que o Paulo Bernardo é exceção) de que é necessário investir nas FFAA. Por incrível que pareça, os ex-guerrilheiros são os que mais dão apoio à Defesa. A oposição concorda, embora discorde de COMO gastar o dinheiro.

Abraços

Pepê




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47432 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Nov 08, 2010 8:34 am

Em verdade, o NG nasce sem mercado. Quem vai comprar um caça que pouco acrescenta ao F-16 quando o mercado está prestes a ser inundado por aviões baratos devido à chegada da 5ª geração?
delmar escreveu:É isto aí! Nada como ser uma pessoa bem informada. :lol: Já estou vendo milhares de F-35, F-22, PAK FA et caterva chegando em tudo que é lugar. Em 10 anos só teremos os caças de 5ª geração nas melhores forças aéreas do mundo. :lol:
Crise econômica? Redução dos investimentos militares? Cortes de gastos? É tudo invenção para despistar os trilhonários investimentos que estão sendo feitos em novos aviões. Em breve teremos a 6ª geração. :roll:

Quem sabe, sabe e defende o Rafale com tudo que é argumento. A realidade deve render-se aos argumentos.
Vc não LEU o que escrevi. Vão chegar ao mercado F-18 (ABCDEF), Mirage 2000, F-16 (ABCDEF) e F-15 (ABCDEF) a preços baratos e competitivos. Se o que vale é redução de investimentos, por quê gastar US$ 50 milhões num avião se pode gastar US$ 10 milhões e resolver o seu problema?

Claro, para quem quer agredir sem raciocinar, qualquer argumento vale. Deixe de ser estúpido.

Pepê




Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47433 Mensagem por Hader » Seg Nov 08, 2010 8:40 am

delmar escreveu:
Em verdade, o NG nasce sem mercado. Quem vai comprar um caça que pouco acrescenta ao F-16 quando o mercado está prestes a ser inundado por aviões baratos devido à chegada da 5ª geração?
É isto aí! Nada como ser uma pessoa bem informada. :lol: Já estou vendo milhares de F-35, F-22, PAK FA et caterva chegando em tudo que é lugar. Em 10 anos só teremos os caças de 5ª geração nas melhores forças aéreas do mundo. :lol:
Crise econômica? Redução dos investimentos militares? Cortes de gastos? É tudo invenção para despistar os trilhonários investimentos que estão sendo feitos em novos aviões. Em breve teremos a 6ª geração. :roll:
Quem sabe, sabe e defende o Rafale com tudo que é argumento. A realidade deve render-se aos argumentos.
Delmar

Acho que você não entendeu a colocação do Pepê. Com a chegada dos caças de quinta geração em seus inventários, diversas forças aéreas do mundo colocarão à venda caças em muito bom estado tecnológico, por preços bastante atraentes. E este processo atinge justamente o mercado do Gripen NG.

Esta foi a minha leitura.

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Marino
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47434 Mensagem por Marino » Seg Nov 08, 2010 8:43 am

Valor:
Lula anunciará compra de caças para poupar Dilma de desgaste com militares

Mon, 08 Nov 2010 06:43:29 -0300


Raymundo Costa

A escolha do caça francês Rafale para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) tem um preço político que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende deixar para a sucessora, Dilma Rousseff, uma ex-guerrilheira vista ainda com desconfiança por militares de gerações mais antigas.
Lula deve anunciar a opção pelos Rafale antes da conclusão de seu mandato para evitar que Dilma assuma uma demanda de forte potencial de crise na área da Defesa, um ministério de apenas 11 anos, mas pelo qual já passaram seis ministros civis e uma dezena de interinos militares.
A decisão de Lula será tomada com base em parecer do Ministério da Defesa. A FAB nunca escondeu sua preferência pelo caça de fabricação sueca Gripen. O ministro Nelson Jobim vai assumir o custo político da decisão, mas está cotado para permanecer no cargo no próximo governo.
A compra de um lote de 36 caças para a FAB é apenas uma de muitas outras questões que envolvem a sucessão no Ministério da Defesa. Entre elas está a afirmação do poder civil, um processo que teve início efetivo quando Jobim aceitou comandar a Pasta, em julho de 2007.
Jobim tem defensores no PMDB, seu partido de origem, e no PT. Mas está na Defesa como sendo da "cota pessoal" do presidente. Neste período os comandos das três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) passaram de fato a seguir a linha de comando: antes as forças faziam suas peças orçamentárias, e o Ministério da Defesa apenas homologava. Agora a formulação é feita pelo ministério. Há troca de ideias com a tropa, mas o MD é quem define as prioridades e a política de compras.
Também neste período foi aprovada a Estratégia Nacional de Defesa, em torno da qual havia igualmente dúvidas entre os militares. É o marco legal que rege toda a política de defesa e que, em última análise, justifica a opção pelos Rafale, mesmo o caça francês custando mais caro que alguns dos concorrentes.
De fato, o avião francês, na proposta inicialmente oferecida ao governo brasileiro, sairia por quase o dobro do preço do Gripen sueco, o avião preferido da FAB. Mas a Defesa argumenta que há mais em jogo do que apenas o valor de compra do caça.
Estariam em jogo, também, questões como a transferência de tecnologia e parcerias estratégicas. Um exemplo muito citado, ultimamente, é a negociação para a venda de seis aviões de transporte KC-390, a ser fabricado pela Embraer para a Argentina: Buenos Aires condicionou a compra à transferência de tecnologia. Este é um item hoje presente em qualquer negociação relativa a material de defesa.
O anúncio a ser feito por Lula é o da decisão de comprar os 36 caças Rafale. Mas a conversa terá desdobramentos nas negociações dos termos contratuais. A tecla que o governo Lula insiste em bater é a da intransigência na questão relativa à transferência tecnológica.
Externamente, também há um reposicionamento do país em termos de Defesa. No caso da aliança do atlântico, por exemplo, o Brasil tem se posicionado contrário à tentativa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar um novo novo conceito de soberania compartilhada Atlântico Norte-Atlântico Sul.
O pré-sal ajuda a explicar as restrições brasileiras. A camada está dentro da faixa de soberania reconhecido pelo tratado do mar, que é de 350 milhas milhas. Os EUA não são signatários da convenção, portanto, do ponto de vista do direito internacional - segundo avaliação feita no Brasil -, se quiserem podem arrumar um pretexto para intervir na região para explorar o petróleo do pré-sal.
No momento, Jobim se encontra na Europa. Em compromissos na Itália e na Alemanha, o ministro vai dizer que de maneira alguma o Brasil concorda com a internacionalização do Atlântico porque os EUA não são signatários do tratado do mar. Sem esta adesão, os brasileiros não se sentem seguros em relação ao respeito à soberania do país: esta seria uma garantia que ninguém poderia dar, do ponto de vista do direito internacional.
O discurso que Jobim levou para os europeus é o de quem trabalha a médio e longo prazos. O ministro deve lembrar que alguns integrantes da Otan são parceiros do processo de reaparelhamento das Forças Armadas e que há grandes possibilidades de cooperação neste campo entre Brasil e Europa. Possibilidades que serão "tanto maiores quanto menor for o apoio da Europa a esquemas diplomáticos-militares que venhamos a entender como tentativas de reduzir a margem de autonomia do Brasil", como afirmou numa recente manifestação.
Há outro tema na agenda não-oficial do ministro da Defesa: tentar desmitificar algumas teses em curso no velho continente sobre o Brasil e a América do Sul.
Uma delas é a de que o programa nuclear brasileiro está passando por um desvirtuamento. Em resumo, que o país teria voltado a namorar a ideia de construir a bomba. Jobim vai insistir no discurso brasileiro: o programa tem fins pacíficos. A própria Constituição do país veda o uso bélico da energia nuclear.
A outra tese é a de que há uma corrida armamentista na América do Sul. O reaparelhamento das forças, no Brasil e em outros países da região, decorreria, na realidade, do momento econômico favorável vivido por esses países. No entendimento da Defesa da "vida útil dos equipamentos militares se perdeu" e há uma necessidade premente de modernização tecnológica. Na realidade, além da penúria financeira, havia o receio dos civis de fortalecerem o poder militar que os afastou durante anos do poder.
Jobim está cotado para ficar no cargo. O próprio Lula já lhe disse que gostaria que ele permanecesse. O coordenador da transição da equipe de Dilma já lhe telefonou para marcar uma conversa. Antes de aceitar comandar a Defesa, em julho de 2007, Jobim já fora abordado por emissários de Lula em cinco ocasiões.
A primeira vez por Tarso Genro, seu conterrâneo e governador eleito do Rio Grande do Sul, outra por Franklin Martins, ministro da Comunicação de Governo, além de uma sondagem feita pelo próprio Lula e duas mais pelo ex-deputado Sigmaringa Seixas, em uma delas acompanhado do ministro do STF, Gilmar Mendes.
O problema é que Jobim montara um escritório de advocacia, a cada dia mais bem sucedido ao deixar o Supremo, e como ex-presidente do STF já recebe, na aposentadoria, o teto salarial do servidor público. Ou seja, ele não ganha nada para ser ministro.
Mas essa é uma decisão a ser tomada na volta do ministro, á partir da próxima quarta-feira. No PT e em setores próximos à equipe de Dilma há o entendimento de que a consolidação do poder civil no Ministério da Defesa é um um processo de no mínimo cinco anos. A base legal está pronta, mas ainda há muito o que fazer em termos de reestruturação. Ou seja, Jobim seria necessário pelo menos por mais dois anos. É quem detém este quebra-cabeças na memória.
Há também demandas políticas por concluir. São os casos dos questão dos desaparecidos da guerrilha do Araguaia, a abertura dos arquivos e a instalação da Comissão da Verdade, pelo Congresso. Assuntos que estiveram na origem da maioria das crises que envolveram o Ministério da Defesa no governo Lula, além do caos do setor aéreo.
Ironicamente, o programa de direitos humanos do governo Lula deu a Nelson Jobim a oportunidade de impor a autoridade de um civil num ministério refratário ao comando de um sem-farda (que ele, aliás, tratou de vestir em operações das três forças). Ex-presidente do Supremo, ele visitou cada um dos 11 ministros do tribunal para expor a defesa da tese de que a anistia concedida em 1979 era recíproca, ou seja, se aplicava também a militares acusados de envolvimento na tortura. Ganhou. Mas no processo teve de demitir um general de quatro estrelas que criticara o projeto de criação da Comissão da Verdade, a qual chamou de "comissão da calúnia". Com o reconhecimento da reciprocidade da lei da anistia, a comissão agora pode ser instalada sem que nenhum militar ou civil que reconheça ter vivido nos porões da tortura venha a ser por isso processado e condenado.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47435 Mensagem por delmar » Seg Nov 08, 2010 9:31 am

Claro, para quem quer agredir sem raciocinar, qualquer argumento vale. Deixe de ser estúpido
È claro que não tenho a capacidade do companheiro, tivesse ela seria eu agora um bem gratificado assessor, defensor das políticas públicas do governo, e não um simples e pobre usuário. Tenho baseado minhas observações nas leituras dos artigos publicados na Internet e em jornais. Esqueço as vezes que a maioria dos jornalistas e da imprensa são vendidos, são PIGs, como bem tem alertado os "comissários do povo" em suas intervenções aqui no DB. É claro que eles não estão falando dos honestos profissionais que assessoram o atual governo, pessoas isentas e responsáveis.
Assim, erradamente, pensei que o Mirage 2000 estava fora de linha, que o F-16 novo custava uma nota, assim como F-15. Que o F-18 tinha restrição de venda por ser americano. Mas se está a dizer que serão baratos e competitivos, quem sou eu para questionar. Voce como assessor deverá ter todas as respostas.
Por fim a minha estupidez não é tanta que torna-me incapaz de perceber que tens atuado aqui no forum como defensor obstinado do Rafale, autêntico jornalista "chapa branca.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47436 Mensagem por PRick » Seg Nov 08, 2010 9:45 am

Marino escreveu:Valor:
Lula anunciará compra de caças para poupar Dilma de desgaste com militares

Mon, 08 Nov 2010 06:43:29 -0300


Raymundo Costa

A escolha do caça francês Rafale para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) tem um preço político que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende deixar para a sucessora, Dilma Rousseff, uma ex-guerrilheira vista ainda com desconfiança por militares de gerações mais antigas.
.......................
A tática continua a mesma, repetem o mesmo mantra para ver se cola, Lula e o NJ falaram várias vezes que iriam decidir os caças antes do final do governo, apenas deixaram o anúncio para após as eleições, então como aceitar essa argumentação de que vai decidir para evitar desgaste de Dilma frente ao militares. :roll: :roll:

E quem disse que a compra dos caças tem preço político ruim? E que trará alguns ônus?

Depois o mesmo papo que a FAB prefere Gripen, que o relatório do MD é do NJ, etc... Será que esses caras não conseguem dar uma notícia de forma objetiva, tem que fazer uma salada danada!

E que os caças tem haver com os problemas do MD? Com Lei da Anistia, etc...?

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47437 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 08, 2010 10:11 am

Os animos voltaram a subir...mas, acho que remanesce na discussão até hoje alguns pontos:

- Dúvidas quanto a viabilidade de venda para exterior do Gripen;

- Razões da Suécia trocar os seus gripen por NG, afinal tudo indica que haverá lá uma redução no número de caças, por isso também temos qual será a escala,

- Se é sensato apostar em um único caça como o gripen para opção HI, já que do short-list ele em termos de superioridade aérea ele não é o mais indicado,

- O Rafale fica o preço, manutenção, e a logística francesa que parece ser um pé, e desconfianças quanto aos franceses repassarem o que prometem em contrato,

- F-18, o problema é ToTs e confiabilidade dos americanos que em cada crise ameaçam com embargos militares como fizeram com a Turquia.

A principal é que vamos gastar uma nota em um caça de quarta geração em um momento que a maioria das forças aéreas estão diminuindo seus efetivos para entrada da 5 geração, esta opção de agora vai deixar o Brasil atrás em 2030 em diante...em termos de estratégia pensando nos problemas futuros eu não vejo por que ter mais de 100 aviões dessa geração, o Brasil passada a compra desse lote, no máximo compraria mais um...entrar em projeto de 5 geração se houver algum gap comprar caças usados e baratos para opção LO.

Mas, é apenas uma idéia e colocações do leio aqui :wink:




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47438 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 08, 2010 10:20 am

delmar escreveu:
Claro, para quem quer agredir sem raciocinar, qualquer argumento vale. Deixe de ser estúpido
È claro que não tenho a capacidade do companheiro, tivesse ela seria eu agora um bem gratificado assessor, defensor das políticas públicas do governo, e não um simples e pobre usuário. Tenho baseado minhas observações nas leituras dos artigos publicados na Internet e em jornais. Esqueço as vezes que a maioria dos jornalistas e da imprensa são vendidos, são PIGs, como bem tem alertado os "comissários do povo" em suas intervenções aqui no DB. É claro que eles não estão falando dos honestos profissionais que assessoram o atual governo, pessoas isentas e responsáveis.
Assim, erradamente, pensei que o Mirage 2000 estava fora de linha, que o F-16 novo custava uma nota, assim como F-15. Que o F-18 tinha restrição de venda por ser americano. Mas se está a dizer que serão baratos e competitivos, quem sou eu para questionar. Voce como assessor deverá ter todas as respostas.
Por fim a minha estupidez não é tanta que torna-me incapaz de perceber que tens atuado aqui no forum como defensor obstinado do Rafale, autêntico jornalista "chapa branca.
Delmar, acho que você ainda não entendeu o ponto do Pepê, e está misturando a questão da preferência de uns ou outros pelo caça A, B ou C com a avaliação do mercado específico para o gripen NG.


O que foi colocado é que com a entrada em operação dos aviões de quinta geração (principalmente o F-35), diversas forças aéreas deverão estar nos próximos anos disponibilizando M-2000, F-16 e outros caças equivalentes USADOS para venda, com disponibilidade de MLU's e modernizações que os colocariam no mesmo patamar de eficiência de um Gripen NG novo de fábrica, mas por uma fração do seu custo. Não seriam exemplares novos de fábrica destes aviões, que estão saindo de linha (ou já estão fora). Assim as forças aéreas menores, as maiores candidatas à aquisição do Gripen NG, provavelmente prefeririam adquirir um destes outros aviões USADOS ao invés de comprar um avião novo que seria mais caro, que teria menor disponibilidade de peças e manutenção mais cara (devido à pouca quantidade de exemplares existentes) e que não acrescentaria praticamente nada em termos de desempenho.

Ou seja, o mercado potencial para o gripen NG seria muito difícil, e ele provavelmnete acabaria tendo a mesma sina do AMX. Se a FAB quiser operá-lo é outra história (afinal ela opera o AMX), mas sonhar com mercado externo provavelmente ficará mesmo só no sonho.


Um grande abraço,


Leandro G. Card




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47439 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 08, 2010 10:53 am

No PT e em setores próximos à equipe de Dilma há o entendimento de que a consolidação do poder civil no Ministério da Defesa é um um processo de no mínimo cinco anos. A base legal está pronta, mas ainda há muito o que fazer em termos de reestruturação. Ou seja, Jobim seria necessário pelo menos por mais dois anos. É quem detém este quebra-cabeças na memória.
E o pessoal quer resultados prá ontem.
Cinco séculos de esculhambação, acho que cinco anos é até bem pouco tempo.
No caso da aliança do atlântico, por exemplo, o Brasil tem se posicionado contrário à tentativa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar um novo novo conceito de soberania compartilhada Atlântico Norte-Atlântico Sul.
O pré-sal ajuda a explicar as restrições brasileiras. A camada está dentro da faixa de soberania reconhecido pelo tratado do mar, que é de 350 milhas milhas. Os EUA não são signatários da convenção, portanto, do ponto de vista do direito internacional - segundo avaliação feita no Brasil -, se quiserem podem arrumar um pretexto para intervir na região para explorar o petróleo do pré-sal.
Aqui os gripados e marimbondos não entendem porque não dá prá ir de Gripen ou F-018, nem de graça.
Mais desenhado do que isso, impossível.
E essa é apenas uma das muitas pendengas que já existem, e que só aumentarão.
O ministro deve lembrar que alguns integrantes da Otan são parceiros do processo de reaparelhamento das Forças Armadas e que há grandes possibilidades de cooperação neste campo entre Brasil e Europa. Possibilidades que serão "tanto maiores quanto menor for o apoio da Europa a esquemas diplomáticos-militares que venhamos a entender como tentativas de reduzir a margem de autonomia do Brasil", como afirmou numa recente manifestação.
Outro desenho claro e específico.
Quem quiser entrar na dança, tem de vir sem o parceiro que gosta de entrar na festa prá tomar as prendas alheias.
Uma ou duas portas estão sendo deixadas abertas, como quem observou atentamente já percebeu.

E então eu me pergunto.
Diante deste jogo de interesses realmente globais, de luta diplomática por continentes e regiões inteiras da Terra, o "custo" é o principal argumento?

"Ah, mas não tem rancho nem blá, blá, blá...".

Acima eu já citei, no mínimo, no mínimo cinco anos. Até lá, vai faltar rancho ainda, mas os programas estratégicos já estarão encaminhados, apesar do rancho, do salário e etc.

Acho que ainda vamos comer arroz com ovo por um certo tempo, pelo menos até termos uma casa própria e pararmos de pagar aluguel prá morar no que é nosso.

É o que eu acho.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47440 Mensagem por Penguin » Seg Nov 08, 2010 12:04 pm

LeandroGCard escreveu:
delmar escreveu: È claro que não tenho a capacidade do companheiro, tivesse ela seria eu agora um bem gratificado assessor, defensor das políticas públicas do governo, e não um simples e pobre usuário. Tenho baseado minhas observações nas leituras dos artigos publicados na Internet e em jornais. Esqueço as vezes que a maioria dos jornalistas e da imprensa são vendidos, são PIGs, como bem tem alertado os "comissários do povo" em suas intervenções aqui no DB. É claro que eles não estão falando dos honestos profissionais que assessoram o atual governo, pessoas isentas e responsáveis.
Assim, erradamente, pensei que o Mirage 2000 estava fora de linha, que o F-16 novo custava uma nota, assim como F-15. Que o F-18 tinha restrição de venda por ser americano. Mas se está a dizer que serão baratos e competitivos, quem sou eu para questionar. Voce como assessor deverá ter todas as respostas.
Por fim a minha estupidez não é tanta que torna-me incapaz de perceber que tens atuado aqui no forum como defensor obstinado do Rafale, autêntico jornalista "chapa branca.
Delmar, acho que você ainda não entendeu o ponto do Pepê, e está misturando a questão da preferência de uns ou outros pelo caça A, B ou C com a avaliação do mercado específico para o gripen NG.


O que foi colocado é que com a entrada em operação dos aviões de quinta geração (principalmente o F-35), diversas forças aéreas deverão estar nos próximos anos disponibilizando M-2000, F-16 e outros caças equivalentes USADOS para venda, com disponibilidade de MLU's e modernizações que os colocariam no mesmo patamar de eficiência de um Gripen NG novo de fábrica, mas por uma fração do seu custo. Não seriam exemplares novos de fábrica destes aviões, que estão saindo de linha (ou já estão fora). Assim as forças aéreas menores, as maiores candidatas à aquisição do Gripen NG, provavelmente prefeririam adquirir um destes outros aviões USADOS ao invés de comprar um avião novo que seria mais caro, que teria menor disponibilidade de peças e manutenção mais cara (devido à pouca quantidade de exemplares existentes) e que não acrescentaria praticamente nada em termos de desempenho.

Ou seja, o mercado potencial para o gripen NG seria muito difícil, e ele provavelmnete acabaria tendo a mesma sina do AMX. Se a FAB quiser operá-lo é outra história (afinal ela opera o AMX), mas sonhar com mercado externo provavelmente ficará mesmo só no sonho.


Um grande abraço,


Leandro G. Card
A grande totalidade da frota de F-16 está nas últimas e serão usados até o osso. Os Hornets também. Principalmente levando-se em conta as prolongadas campanhas do Iraque e Afeganistão e os sucessivos atrasos no programa F-35. Quanto aos Mirage 2000, não há nenhum disponível no mercado de usados, são de manutenção cara e de upgrade mais caro ainda. A Índia está pagando USD50mi/unidade para transformar seus Mirage 2000H em -5. Poucos países podem se dar a esse luxo.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47441 Mensagem por Bender » Seg Nov 08, 2010 12:19 pm

Carlos Mathias disse:
E então eu me pergunto.

Diante deste jogo de interesses realmente globais, de luta diplomática por continentes e regiões inteiras da Terra, o "custo" é o principal argumento?

"Ah, mas não tem rancho nem blá, blá, blá...".

Acima eu já citei, no mínimo, no mínimo cinco anos. Até lá, vai faltar rancho ainda, mas os programas estratégicos já estarão encaminhados, apesar do rancho, do salário e etc.

Acho que ainda vamos comer arroz com ovo por um certo tempo, pelo menos até termos uma casa própria e pararmos de pagar aluguel prá morar no que é nosso.

É o que eu acho.

Agora desenhou :)

Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47442 Mensagem por Booz » Seg Nov 08, 2010 12:29 pm

A permanência do NJ não deixa de ser uma charada de uma democracia ainda em amadurecimento. Se fosse em uma democracia consolidada nada demais, afinal ele fez uma boa administração e de longe foi o melhor dos MD. Só que o rabo do macaco fica a balançar a dúvida, que a permanência exponha a fraqueza de ser conveniente (critico) mexer ou não em um ministério. Cria-se, ainda que não seja o caso, a imagem de um pequeno ditador ou recipiendário excessívo de poder concentrado.
Mas isto são apenas ilações minhas.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47443 Mensagem por soultrain » Seg Nov 08, 2010 12:35 pm

Bender escreveu:Carlos Mathias disse:
E então eu me pergunto.

Diante deste jogo de interesses realmente globais, de luta diplomática por continentes e regiões inteiras da Terra, o "custo" é o principal argumento?

"Ah, mas não tem rancho nem blá, blá, blá...".

Acima eu já citei, no mínimo, no mínimo cinco anos. Até lá, vai faltar rancho ainda, mas os programas estratégicos já estarão encaminhados, apesar do rancho, do salário e etc.

Acho que ainda vamos comer arroz com ovo por um certo tempo, pelo menos até termos uma casa própria e pararmos de pagar aluguel prá morar no que é nosso.

É o que eu acho.

Agora desenhou :)

Abraços!
É o que venho dizendo há muito tempo...





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47444 Mensagem por orestespf » Seg Nov 08, 2010 12:40 pm

jp escreveu:A permanência do NJ não deixa de ser uma charada de uma democracia ainda em amadurecimento. Se fosse em uma democracia consolidada nada demais, afinal ele fez uma boa administração e de longe foi o melhor dos MD. Só que o rabo do macaco fica a balançar a dúvida, que a permanência exponha a fraqueza de ser conveniente (critico) mexer ou não em um ministério. Cria-se, ainda que não seja o caso, a imagem de um pequeno ditador ou recipiendário excessívo de poder concentrado.
Mas isto são apenas ilações minhas.
A mesma dicotomia que existe entre alternância do poder maior e a continuidade do que aparentemente está dando certo. Realmente difícil...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47445 Mensagem por delmar » Seg Nov 08, 2010 1:18 pm

O que foi colocado é que com a entrada em operação dos aviões de quinta geração (principalmente o F-35), diversas forças aéreas deverão estar nos próximos anos disponibilizando M-2000, F-16 e outros caças equivalentes USADOS para venda, com disponibilidade de MLU's e modernizações que os colocariam no mesmo patamar de eficiência de um Gripen NG novo de fábrica, mas por uma fração do seu custo.
Caro companheiro Leandro. Eu entendo a tua argumentação mas não concordo com ela e isto, creio eu, não me torna um estúpido. Na minha avaliação a vinda dos caças de 5ª geração vai demorar muito, muito mais mesmo, que o previsto. Até lá as forças aéreas vão utilizar os atuais meios até o fim. Não haverá este derrame de aeronaves usadas. E pensar que será possível voltar a fabricar aviões da 4ª geração com um custo muito pequeno também é ilusão.
Os países que tem condições de desenvolverem o 5ª geração estão com graves problemas na economia Nenhum está em condições de investir bilhões de dolares num novo avião e nem a população destes países aceitaria isto. Lá como cá os governantes precisam de votos. Ao contrári,o o que nota-se é uma diminuição dos investimentos em defesa. Veja as notícias de economia e veja as expectativas que alguns tem quanto ao desenvolvimento de novos aviões. Uma coisa não fecha com a outra. Respeito a opinião dos demais, mas a minha é esta.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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