cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 04, 2022 7:31 am
FCarvalho escreveu: Dom Jul 31, 2022 12:07 pm
Sei que o pessoal não gosta muito de material chinês, mas, se for para dar conta de todas as necessidades que temos e a custo razoável para o nosso bolso, o AH-4 da Norinco é uma opção muito séria a considerar.
O pessoal não gosta muito do material Chinês... eu diria que EU não gosto deste material em questão porque ao contrário do M777 que usa partes em titânio de forma a reduzir o peso e aumentar a robustez do mesmo, os chineses usaram ligas de alumínio no AH-4, alumínio!
Em questão de material militar, eu vou com S Tomé, só acredito vendo. Se eles usaram alumínio no AH4 e isto pode ser um fator contra o obuseiro, o melhor a fazer, para nós, é trazer alguns aqui e testar até o limite das suas capacidades dentro daquilo que o EB espera sejam adequados, ou não, as suas necessidades.
Por aqui eles teriam emprego certo nas AD e talvez nas nada Pqdt e Amv.
Diz-se que eles desenvolveram uma versão de 3,5 Ton para tropas leves e de montanha. Nunca vi tal versão e muito menos propaganda da mesma.
De qualquer forma, um M-777 novo está fora de cogitação para o EB, seja pelo preço, seja pela natural falta de vontade dos norte americanos em prover todo o apoio logístico e tecnológico requeridos pelo EB em uma compra como esta. Ademais, as quantidades de obuseiros que precisamos, no caso de aumento do número de Gac AD sequer seriam disponibilizado, já que a política de "equilíbrio militar" para a vizinhança abaixo do rio grande não permite este tipo de liberalidade conosco e nem com ninguém por estas bandas.
Assim, é melhor nós olharmos por aí testar o que vale a pena o investimento.