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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 4:21 pm
por PRick
Bolovo escreveu:Eu duvido que França e etc vão ajudar em KC-390. É um projeto nacional, da Embrazuca. Alguém chama o Cássio!!!
Ajudar a nós? Já viu a confusão que estava lá na Assembléia Nacional, com a aprovação de uma nova Lei Previdenciária? Eles estão se ajudando, porque precisam aumentar a renda nacional, e o Governo Francês quer algum retorno nos billhões que colocou na Dassault. É interesse deles, tanto quanto o nosso.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 4:30 pm
por J.Ricardo
tflash escreveu:Mas o que é que a agricultura tem a ver com aviões?
A abertura dos mercados agrícolas põe em perigo a auto suficiência europeia na produção de alimentos e isso é tão estratégico na Europa como é no Brasil. Basta ver o que é que a politica agricola comum na europa fez à independência agricola de paises como Portugal. São as multas por as vacas portuguesas produzirem mais leite do que as outras, são os subsidios para não produzir e os produtos que vão fora para manter preços ou porque não tem o calibre adequado.
Chamar os produtos do Mercosul de lixo é demais e os respectivos lideres deviam frisar que não aceitam negociar com estes senhor e digo uma pressão tão forte que obrigasse a ele ser demitido.
Volto a perguntar. O Brasil quer o melhor avião e a melhor transferência de tecnologia ou qualquer um serve, desde que o vendedor compre picanha brasileira?
O pior é que os russos transferem a tecnologia e ainda compram a picanha, mas o pessoal aqui tem aversão a rosquar os parafusos ao contrário... O duro é saber que o Viegas até tentou colocar o Brasil no programa PAK-FA...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 4:56 pm
por Túlio
J.Ricardo escreveu: mas o pessoal aqui tem aversão a rosquar os parafusos ao contrário... O duro é saber que o Viegas até tentou colocar o Brasil no programa PAK-FA...
O pior não é isso: o PIOR é que o pessoal aqui tem aversão é a PESQUISAR E DESENVOLVER um parafuso, não importa para que lado ele rosqueie. Afinal, sempre há ToTs de parafusos nos SOFAs da vida, onde tradicionalmente ganhamos o mesmo que a Sofia ganhou do Janjão no SOFA da vovó caduca que cochilava no quarto ao lado...
PRick, o Esperançoso escreveu:Creio que aqui é questão de tempo histórico, primeiro copiamos e fazemos sob-licença, depois projetamos em conjunto, por último fazemos sozinhos ou como controladores do projeto.
Taí a MB que concorda contigo e não abre! Pagou caro a Ingleses e Alemães nos 70/80 para aprender a fazer fragata e sub; agora está pagando mais caro ainda a Italianos e Franceses para...aprender a fazer fragata e sub; na próxima geração, mais grana ainda e vai ser, claro, para...aprender a fazer fragata e sub, só não se sabe ainda COM QUEM. Ah, se o SOFA falasse (porque a Sofia é que não vai falar)...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:22 pm
por LeandroGCard
PRick escreveu:A Embraer não tem tecnologia para a junção da asa do KC-390, nem algumas outras partes, desenvolver isso do zero vai custar grana e tempo que não temos. Isso virá de fora.
[]´s
Prick, de onde você tirou isso? A Embraer é perfeitamente auto-suficiente no projeto estrutural dos seus aviões, tem departamentos inteiros dedicados a isto desde a concepção até o teste prático da estrutura tanto em vôo quanto com atuadores. Ela JÁ GASTA uma grana para fazer isso há tempos, e pelo que sei o faz com pelo menos tanta competência quanto a Dassault.
Quanto à concorrência com na área executiva, a Embraer oferece versões executivas de todas as famílias de jatos que produz, não é apenas nas categorias do VLJ e LJ que ela atua (veja a lista de aviões executivos no link abaixo). Como então dizer que as empresas não concorrem neste segmento?
http://www.embraer.com.br/portugues/content/aeronaves/
Leandro G. Card
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:25 pm
por Túlio
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:32 pm
por PRick
LeandroGCard escreveu:PRick escreveu:A Embraer não tem tecnologia para a junção da asa do KC-390, nem algumas outras partes, desenvolver isso do zero vai custar grana e tempo que não temos. Isso virá de fora.
[]´s
Prick, de onde você tirou isso? A Embraer é perfeitamente auto-suficiente no projeto estrutural dos seus aviões, tem departamentos inteiros dedicados a isto desde a concepção até o teste prático da estrutura tanto em vôo quanto com atuadores. Ela JÁ GASTA uma grana para fazer isso há tempos, e pelo que sei o faz com pelo menos tanta competência quanto a Dassault.
Quanto à concorrência com na área executiva, a Embraer oferece versões executivas de todas as famílias de jatos que produz, não é apenas nas categorias do VLJ e LJ que ela atua (veja a lista de aviões executivos no link abaixo). Como então dizer que as empresas não concorrem neste segmento?
http://www.embraer.com.br/portugues/content/aeronaves/
Leandro G. Card
Não acredito em tecnologia de quem nunca fez, por mais que você tenha o conhecimento teórico, quando começar a fazer é que são elas, a Embraer quando tiver os protótipos voando vai poder dizer alguma coisa, que o diga alguns programas que atrasaram muito.
Por sinal, a Dassault diz bem claro a respeito da configuração do Typhoon, está errada, porque não tinham experiência em caças canard´s. E conhecimento teórico é o que não faltava para Ingleses e Alemães.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:35 pm
por LeandroGCard
PRick escreveu:Creio que aqui é questão de tempo histórico, primeiro copiamos e fazemos sob-licença, depois projetamos em conjunto, por último fazemos sozinhos ou como controladores do projeto.
O tempo histórico até que estaria correto, teremos começar a substituir os F-5M e AMX-M daqui a uns 15 anos, e um caça leve nacional poderia ser a solução. Um projeto que começasse agora estaria pronto bem a tempo.
Mas não se fala de nada disso, o que se anuncia é a compra do FX-2, com posterior aquisição de mais unidades para a substituição mencionada acima. Com muita sorte podemos esperar montar aqui as unidades adicionais, daqui a uns 15 anos. Depois disso a janela para o desenvolvimento de um caça nacional estará fechada por pelo menos 30 anos.
Ou seja, não estaremos desenvolvendo caça nenhum pelos próximos 45 anos, e após isto qualquer tecnologia adquirida agora estará obsoleta. E para aplicações outras a Embraer está muito bem obrigado em termos de tecnologia, se todos os países mais desenvolvidos que nós se recusassem a nos ajudar daqui para a frente e apenas nos vendessem as peças e sistemas como já fazem hoje, ainda assim projetos como o C-390 sairiam sem problemas.
Então, porquê estamos pagando a mais para obter tecnologia para fabricação de caças afinal? A resposta é: Não estamos, estamos no máximo adquirindo a capacidade de dar a manutenção básica e de integrar alguns armamentos nacionais, e isso é tudo. A questão real é: Quanto vale pagar só por isso?
Leandro G. Card
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:41 pm
por Túlio
Se tivéssemos um mínimo de juízo conquanto NAÇÃO, comprávamos umas dezenas de M2000-5 ou F-16 ou Su-27 de segunda mão e usávamos a grana do FX para desenvolver o máximo de tecnologia possível, trabalhando em turbinas, radar e aviônicos, ECM/ECCM, materiais, armamentos & quetales. Depois de ver para onde o vento ia soprar, aí sim, trataríamos de mandar a EMBRAER fazer a fuselagem e integrar a bagulhama toda nela...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:43 pm
por Penguin
Túlio escreveu:A verdade é que o Brasil NÃO SABE o que quer, sabe apenas o que NÃO QUER: ter de desenvolver sua própria tecnologia! ISSO É GASTO, ToT é que é INVESTIMENTO. Que o diga a MB, que no último quarto do século XX INVESTIU uma nota preta em ToT para aprender a fazer fragata e sub; hoje, na primeira década do século XXI, está INVESTINDO uma nota preta em ToT para...aprender a fazer fragata e sub. Até patrulheiro o desenho vem de fora. É que antes se projetava na prancheta, agora é no computador. Na próxima geração, adivinhem: a MB vai ter que INVESTIR uma nota mais preta ainda para aprender a fazer...fragata e sub. É porque agora se projeta por hologramas neurônicos ou algo assim...
E de ToT em ToT lá se vai o Brasil, faceiro da vida, vendendo montes de commodities porque é mais fácil e mais simples do que agregar-lhes valor. Para o resto, sempre há as...ToTs...

X2
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:46 pm
por Penguin
LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:A verdade é que o Brasil NÃO SABE o que quer, sabe apenas o que NÃO QUER: ter de desenvolver sua própria tecnologia! ISSO É GASTO, ToT é que é INVESTIMENTO. Que o diga a MB, que no último quarto do século XX INVESTIU uma nota preta em ToT para aprender a fazer fragata e sub; hoje, na primeira década do século XXI, está INVESTINDO uma nota preta em ToT para...aprender a fazer fragata e sub. Até patrulheiro o desenho vem de fora. É que antes se projetava na prancheta, agora é no computador. Na próxima geração, adivinhem: a MB vai ter que INVESTIR uma nota mais preta ainda para aprender a fazer...fragata e sub. É porque agora se projeta por hologramas neurônicos ou algo assim...
E de ToT em ToT lá se vai o Brasil, faceiro da vida, vendendo montes de commodities porque é mais fácil e mais simples do que agregar-lhes valor. Para o resto, sempre há as...ToTs...

Como engenheiro que trabalha diariamente com projetos e tecnologia devo confessar que os programas de reequipamento das nossas FA's me dão exatamente esta impressão, desde as especificações até os volumes das encomendas.
Para mim parece mesmo claro que o que importa é apenas produzir/montar aqui o que já é utilizado lá fora, com o mínimo de riscos possíveis ou seja, sem alterações. O desenvolvimento de doutrinas próprias, da capacidade de criar novos sistemas e plataformas adequados a elas e de tecnologias inovadoras que maximizem o desempenho destes sistemas/plataformas sequer é cogitado. E nem mesmo parece haver preocupação da fabricação independente dos ítens desejados, pois nem se fala em nacionalição das peças e sistemas mais importantes, que continuariam sendo importados (motores, radares, armamento, etc...).
Sinceramente, nestas condições ainda estou tentando entender porque se fala tanto em ToT's afinal.
Leandro G. Card
X2
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:50 pm
por LeandroGCard
PRick escreveu:Não acredito em tecnologia de quem nunca fez, por mais que você tenha o conhecimento teórico, quando começar a fazer é que são elas, a Embraer quando tiver os protótipos voando vai poder dizer alguma coisa, que o diga alguns programas que atrasaram muito.
Como assim nunca fez, ficou louco? Olha só o portifólio de aviões da Embraer, a quantidade de aviões que ela vende, você acha que os caras só vendem aviões na teoria? Se ninguém pode usar a vasta experiênccia que tem para desenvolver algo não tenha feito antes, então como é que a tecnologia avança não só na Embraer, mas no mundo? Será que só os franceses conseguem, só eles tem o “elàn”?
Por sinal, a Dassault diz bem claro a respeito da configuração do Typhoon, está errada, porque não tinham experiência em caças canard´s. E conhecimento teórico é o que não faltava para Ingleses e Alemães.
Ah sim, claro, a Dassault afirma que o avião do concorrente está errado, tudo bem. Considerando então o sucesso de vendas de cada um, o que a Eurofighter poderia dizer sobre o projeto do Rafale?
Leandro G. Card
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:52 pm
por Túlio
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:54 pm
por Penguin
Túlio escreveu:PRick escreveu:
Você está analisando pelo mercado, eu estou fazendo uma análise da estrutura de produção, a estrutura de produção da Embraer é igual a da SAAB, não são complementares, a estrutura de produção da Dassault é oposto a nossa, quer dizer, eles tem uma alta verticalização na produção, desenvolvem tudo que produzem nacionalmente. Nós precisamos aprender fazer os sistemas, além do projeto da aeronava e sua estrutura, a Dassault e os franceses dominam tudo, e os suecos não.
Daí os franceses podem oferecer a tecnologia de junção da asa do KC-390, e outras partes estruturais do KC-390, e os suecos? Já fizeram alguma aeronave da porte do KC-390?
Não queremos estrutura de produção, nem mercado, queremos tecnologia e capacitação de um projeto já provado.
[]´s
Quem é esse 'nós', cara-pálida? VOSMEÇÊS, Franceses? Tô fora!
Eu sou BRASILEIRO e odeio desenvolver tecnologia, gosto é de ToT, matar índio e mico-leão e tacar fogo em floresta e mereço tudo o que vai acontecer por causa disso. Me orgulho de a economia estar crescendo que nem abóbora graças à fome Chinesa por commodities porque me poupa de ter de pesquisar para agregar-lhes valor, além do que os Chinas podem não querer comprar produtos com valor agregado.
E vou comprar caça da França porque ela produz 100% do caça e seus armamentos, o que me poupa de ser boicotado por mais de um, se e quando for o caso. Seria mais tri fazer os meus caças em casa mas isso dá trabalho, a gente tem que GASTAR (leia-se DESPERDIÇAR) em P&D, isso é muito chato, melhor é ToT, porque a gente SABE que no SOFA tudo se resolve e aquilo que os caras levaram décadas e gastaram bilhões para aprender eles são tão trouxas que vão nos passar de mão beijada, só pelos nossos belos olhos e uma pequena fração de tudo o que lhes custou chegarem aonde chegaram.
Sou Brasileiro e sempre levo vantagem em tudo. Pobres dos Franceses, não têm idéia da fria em que estão entrando...
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X100
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 5:58 pm
por Boss
Túlio escreveu:Se tivéssemos um mínimo de juízo conquanto NAÇÃO, comprávamos umas dezenas de M2000-5 ou F-16 ou Su-27 de segunda mão e usávamos a grana do FX para desenvolver o máximo de tecnologia possível, trabalhando em turbinas, radar e aviônicos, ECM/ECCM, materiais, armamentos & quetales. Depois de ver para onde o vento ia soprar, aí sim, trataríamos de mandar a EMBRAER fazer a fuselagem e integrar a bagulhama toda nela...
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Isso sim, seria perfeito. Produtos nacionais sinalizariam que aí sim, estaríamos em vias de se tornar potência.
Mas a mania da grama do vizinho ser mais verde pelo visto nunca deixará isso. É mais fácil pegar lá fora do que criar investir para criar a própria

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Qua Set 15, 2010 6:08 pm
por Matheus
Para mim o problema foi a falta de continuidade nos programas pois já nos anos 80 tínhamos uma boa indústria bélica(blindados, astros, corvetas, AMXs, etc). Como reiniciar esta indústria quebrada? é só chegar e injetar 10 bilhões de reais numa indústria falida e com pouco knowhow na área de defesa que ela vai sair desenvolvendo caça?
Acho que o caminho é este, Tots com particpação em futuros projetos de caça de 5/6ª. Atuar à moda India (ficar anos desenvolvendo um caça conceitualmente obsoleto) no caso de caças, hoje, está longe de ser interessante.