PRick escreveu:Creio que aqui é questão de tempo histórico, primeiro copiamos e fazemos sob-licença, depois projetamos em conjunto, por último fazemos sozinhos ou como controladores do projeto.
O tempo histórico até que estaria correto, teremos começar a substituir os F-5M e AMX-M daqui a uns 15 anos, e um caça leve nacional poderia ser a solução. Um projeto que começasse agora estaria pronto bem a tempo.
Mas não se fala de nada disso, o que se anuncia é a compra do FX-2, com posterior aquisição de mais unidades para a substituição mencionada acima. Com muita sorte podemos esperar montar aqui as unidades adicionais, daqui a uns 15 anos. Depois disso a janela para o desenvolvimento de um caça nacional estará fechada por pelo menos 30 anos.
Ou seja, não estaremos desenvolvendo caça nenhum pelos próximos 45 anos, e após isto qualquer tecnologia adquirida agora estará obsoleta. E para aplicações outras a Embraer está muito bem obrigado em termos de tecnologia, se todos os países mais desenvolvidos que nós se recusassem a nos ajudar daqui para a frente e apenas nos vendessem as peças e sistemas como já fazem hoje, ainda assim projetos como o C-390 sairiam sem problemas.
Então, porquê estamos pagando a mais para obter tecnologia para fabricação de caças afinal? A resposta é: Não estamos, estamos no máximo adquirindo a capacidade de dar a manutenção básica e de integrar alguns armamentos nacionais, e isso é tudo. A questão real é: Quanto vale pagar só por isso?
Leandro G. Card