Até aceito essa opção de M2000M + F-5M + A-1M. Até sugeri isso a algum tempo, mas contei U$ 15 mi cada modernização pois falava da -5Mk2. Mas uma modernização a la BR seria até mais interessante, pelo custo e pela padronização.
A minha única ressalva é a seguinte:
Se um M2000-M custar cerca de U$ 15,4 mi a unidade e sabendo que o F-5M custa cerca de U$ 8,8 mi a unidade; eu acho que vale mais a pena gastar um pouquinho mais e ficarmos com uma quantidade maior de M2000M.
Pra que ter duas aeronaves...

ou pior, 3
Creio que achariamos muitos países dispostos a pagar U$ 9 ou U$ 10 mi em cada F-5BR, principalmente depois da última Cruzex. A Argentina seria um exemplo.
Precisamos de 5 bases (2 no norte + 1 no centro-oeste + 1 no sul + 1 no sudeste) além da base no nordeste para treinamento.
O A-1M seria uma boa aeronave, mas apenas para ataque. Um M2000M seria com certeza melhor. Além de polivalente a aeronave tem velocidade muito superior, maior alcance, é mais manobrável, leva mais armamentos, etc.
Também analiso que um A-1M custaria cerca de U$ 10 mi no mercado internacional e muitos países gostariam de ter uma aeronave moderna, capaz e barata.
Então na minha opinião, operar apenas 24 M2000M não seria o ideal. Como tampão, tudo bem, mas por 20 - 25 anos, ai fica difícil.
Eu sugiro a aquisição de uma quantidade maior de M2000 e a venda de todas as outras aeronaves ditas de primeira linha

.
Se a coisa partir para o FX B, no lugar de 157 aeronaves, sendo 102 de caça porém a maioria cAÇA com c minúsculo colocaria 100 M2000M. Isso nos daria uma ótima capacidade de defesa aérea e ataque.
Com relação a custos da para fazer uma aproximação:
100 x 15,4 = U$ 1,54 bi
+ amamentos para 100 aeronaves.
No outro caso:
24 x 15,4 = 369,6
+ 80 x 8,8 = 704 mi
+ 53 x 10 = 530 mi
TOTAL = 1,603 bi
+ armamentos para 157 aeronaves.
Ou seja, praticamente o mesmo custo. Mas teriamos caças com C maiúsculo e apenas uma aeronave na linha logística. Além disso, seria mais fácil negociar a modernização e repasses para uma quantidade dessas (100).
Também poderiamos padronizar com o Meteor em vez do Derby.
O Exocet BIII deve chegar em breve e por ai vai.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.