Governo reabre plano de compra de novos caças

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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3rdMillhouse
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#46 Mensagem por 3rdMillhouse » Ter Nov 21, 2006 11:47 pm

Bronco escreveu:Ao analisar o texto só digo para vocês aí não o levarem a sério. Talvez sirva para desviar atenções ou baralhar ainda mais qualquer jogada. Tou a ver muita coisa sem sentido. Também pergunto, só 12 aviões? :? :? :?

Cumprimentos


Já foi dito: 12 aeronaves inicialmente.




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Brasileiro
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#47 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 22, 2006 8:40 am

Bom, pelo que eu sei, a intenção agora é 14 a 16 caças....todo mundo está falando isso.
Realmente 12 é muito pouco.


abraços]




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artenobre
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#48 Mensagem por artenobre » Qua Nov 22, 2006 3:04 pm

vejham que matéria interessante EM: http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art459.htm




AlbertoRJ
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#49 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 22, 2006 3:20 pm

artenobre escreveu:vejham que matéria interessante EM: http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art459.htm


O Jauro postou esse documento ontem no tópico de Notícias. É interesante sim.
Que tal comentarmos no tópico do Confirem/Mirage 2000?

[]'s




Alberto -
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Adriano
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#50 Mensagem por Adriano » Qua Nov 22, 2006 3:54 pm

Interessante!

Talvez esse seja o "plano B" da FAB caso o executivo continue a vetar o FX... Tem lá a sua lógica.... mas só não concordo com os 80 F-5M´s...
Não é muito F-5???

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
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#51 Mensagem por Alitson » Qua Nov 22, 2006 7:01 pm

Adriano escreveu:Interessante!

Talvez esse seja o "plano B" da FAB caso o executivo continue a vetar o FX... Tem lá a sua lógica.... mas só não concordo com os 80 F-5M´s...
Não é muito F-5???

Abraços!


Não, p q???
com 80 caças a Fab poderá formar mais ma unidade, ou mesmo deslocar o Pif-Paf para outra região... mas com 80 caças é pssivel formar até 4 esquadrões, sendo a vontade da FAB, um em Santa Cruz, um em Canoas, um em XXXXX e o ultimo responsável por LIFT em Fortaleza...
Provavelmente um GDA em Anapolis e outro em Boa Vista e os 3 esquadrões de ataque e reconhecimento em Santa Cruz e Santa Maria, certo seria deslocar pelo menos um, depois da modernização para o Norte, quem sabe em Manaus, mais os possiveis 4s do 3o, em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e de como é intenção da FAB, mais um em São Gabriel da Cachoeira ou mesmo Caçador em Santa Catarina...
especulaçãoes, apenas isso...

abraços...




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Luís Henrique
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#52 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 22, 2006 10:00 pm

Até aceito essa opção de M2000M + F-5M + A-1M. Até sugeri isso a algum tempo, mas contei U$ 15 mi cada modernização pois falava da -5Mk2. Mas uma modernização a la BR seria até mais interessante, pelo custo e pela padronização.

A minha única ressalva é a seguinte:

Se um M2000-M custar cerca de U$ 15,4 mi a unidade e sabendo que o F-5M custa cerca de U$ 8,8 mi a unidade; eu acho que vale mais a pena gastar um pouquinho mais e ficarmos com uma quantidade maior de M2000M.

Pra que ter duas aeronaves... :?: ou pior, 3 :?: :?

Creio que achariamos muitos países dispostos a pagar U$ 9 ou U$ 10 mi em cada F-5BR, principalmente depois da última Cruzex. A Argentina seria um exemplo.

Precisamos de 5 bases (2 no norte + 1 no centro-oeste + 1 no sul + 1 no sudeste) além da base no nordeste para treinamento.

O A-1M seria uma boa aeronave, mas apenas para ataque. Um M2000M seria com certeza melhor. Além de polivalente a aeronave tem velocidade muito superior, maior alcance, é mais manobrável, leva mais armamentos, etc.

Também analiso que um A-1M custaria cerca de U$ 10 mi no mercado internacional e muitos países gostariam de ter uma aeronave moderna, capaz e barata.

Então na minha opinião, operar apenas 24 M2000M não seria o ideal. Como tampão, tudo bem, mas por 20 - 25 anos, ai fica difícil.

Eu sugiro a aquisição de uma quantidade maior de M2000 e a venda de todas as outras aeronaves ditas de primeira linha :?.

Se a coisa partir para o FX B, no lugar de 157 aeronaves, sendo 102 de caça porém a maioria cAÇA com c minúsculo colocaria 100 M2000M. Isso nos daria uma ótima capacidade de defesa aérea e ataque.

Com relação a custos da para fazer uma aproximação:

100 x 15,4 = U$ 1,54 bi
+ amamentos para 100 aeronaves.

No outro caso:
24 x 15,4 = 369,6
+ 80 x 8,8 = 704 mi
+ 53 x 10 = 530 mi
TOTAL = 1,603 bi
+ armamentos para 157 aeronaves.

Ou seja, praticamente o mesmo custo. Mas teriamos caças com C maiúsculo e apenas uma aeronave na linha logística. Além disso, seria mais fácil negociar a modernização e repasses para uma quantidade dessas (100).

Também poderiamos padronizar com o Meteor em vez do Derby.
O Exocet BIII deve chegar em breve e por ai vai.




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#53 Mensagem por juarez castro » Qua Nov 22, 2006 10:03 pm

Luís Henrique escreveu:Até aceito essa opção de M2000M + F-5M + A-1M. Até sugeri isso a algum tempo, mas contei U$ 15 mi cada modernização pois falava da -5Mk2. Mas uma modernização a la BR seria até mais interessante, pelo custo e pela padronização.

A minha única ressalva é a seguinte:

Se um M2000-M custar cerca de U$ 15,4 mi a unidade e sabendo que o F-5M custa cerca de U$ 8,8 mi a unidade; eu acho que vale mais a pena gastar um pouquinho mais e ficarmos com uma quantidade maior de M2000M.

Pra que ter duas aeronaves... :?: ou pior, 3 :?: :?

Creio que achariamos muitos países dispostos a pagar U$ 9 ou U$ 10 mi em cada F-5BR, principalmente depois da última Cruzex. A Argentina seria um exemplo.

Precisamos de 5 bases (2 no norte + 1 no centro-oeste + 1 no sul + 1 no sudeste) além da base no nordeste para treinamento.

O A-1M seria uma boa aeronave, mas apenas para ataque. Um M2000M seria com certeza melhor. Além de polivalente a aeronave tem velocidade muito superior, maior alcance, é mais manobrável, leva mais armamentos, etc.

Também analiso que um A-1M custaria cerca de U$ 10 mi no mercado internacional e muitos países gostariam de ter uma aeronave moderna, capaz e barata.

Então na minha opinião, operar apenas 24 M2000M não seria o ideal. Como tampão, tudo bem, mas por 20 - 25 anos, ai fica difícil.

Eu sugiro a aquisição de uma quantidade maior de M2000 e a venda de todas as outras aeronaves ditas de primeira linha :?.

Se a coisa partir para o FX B, no lugar de 157 aeronaves, sendo 102 de caça porém a maioria cAÇA com c minúsculo colocaria 100 M2000M. Isso nos daria uma ótima capacidade de defesa aérea e ataque.

Com relação a custos da para fazer uma aproximação:

100 x 15,4 = U$ 1,54 bi
+ amamentos para 100 aeronaves.

No outro caso:
24 x 15,4 = 369,6
+ 80 x 8,8 = 704 mi
+ 53 x 10 = 530 mi
TOTAL = 1,603 bi
+ armamentos para 157 aeronaves.

Ou seja, praticamente o mesmo custo. Mas teriamos caças com C maiúsculo e apenas uma aeronave na linha logística. Além disso, seria mais fácil negociar a modernização e repasses para uma quantidade dessas (100).

Também poderiamos padronizar com o Meteor em vez do Derby.
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A imaginação e o teclado permitem coisas assim.......

Grande abraço




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#54 Mensagem por Alcantara » Qua Nov 22, 2006 10:25 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu:Até aceito essa opção de M2000M + F-5M + A-1M. Até sugeri isso a algum tempo, mas contei U$ 15 mi cada modernização pois falava da -5Mk2. Mas uma modernização a la BR seria até mais interessante, pelo custo e pela padronização.

A minha única ressalva é a seguinte:

Se um M2000-M custar cerca de U$ 15,4 mi a unidade e sabendo que o F-5M custa cerca de U$ 8,8 mi a unidade; eu acho que vale mais a pena gastar um pouquinho mais e ficarmos com uma quantidade maior de M2000M.

Pra que ter duas aeronaves... :?: ou pior, 3 :?: :?

Creio que achariamos muitos países dispostos a pagar U$ 9 ou U$ 10 mi em cada F-5BR, principalmente depois da última Cruzex. A Argentina seria um exemplo.

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Se a coisa partir para o FX B, no lugar de 157 aeronaves, sendo 102 de caça porém a maioria cAÇA com c minúsculo colocaria 100 M2000M. Isso nos daria uma ótima capacidade de defesa aérea e ataque.

Com relação a custos da para fazer uma aproximação:

100 x 15,4 = U$ 1,54 bi
+ amamentos para 100 aeronaves.

No outro caso:
24 x 15,4 = 369,6
+ 80 x 8,8 = 704 mi
+ 53 x 10 = 530 mi
TOTAL = 1,603 bi
+ armamentos para 157 aeronaves.

Ou seja, praticamente o mesmo custo. Mas teriamos caças com C maiúsculo e apenas uma aeronave na linha logística. Além disso, seria mais fácil negociar a modernização e repasses para uma quantidade dessas (100).

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A imaginação e o teclado permitem coisas assim.......

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:lol: [018] [018] [018] [018] [018] [018] :lol:




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#55 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 22, 2006 10:37 pm

A imaginação e o teclado permitem coisas assim.......

Grande abraço


E a falta de educação e de respeito permite coisas assim.

Pequeno abraço. :evil:




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#56 Mensagem por Booz » Qua Nov 22, 2006 11:01 pm

Cifras espantosas para um governo (o antecessor também) que deixou as FFAA à míngua. Sem dizer que teríamos de montar uma fábrica de "caçadores", do tipo "linha de produção". (mais din-din, mais din-din, rss). A AFA iria à bancarrota.
Mas que ficou bonito... ah! Ficou! :lol:




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#57 Mensagem por Alcantara » Qua Nov 22, 2006 11:03 pm

Luís Henrique escreveu:
A imaginação e o teclado permitem coisas assim.......

Grande abraço


E a falta de educação e de respeito permite coisas assim.

Pequeno abraço. :evil:


Oh rapaz, não leve o comentário tão a sério. :wink:

Acredito que o Juarez estava só brincando.



Abraços!!!




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#58 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 22, 2006 11:26 pm

Oh rapaz, não leve o comentário tão a sério.

Acredito que o Juarez estava só brincando.


Eu também estou brincando. Estou levando na esportiva.
Por enquanto.... :twisted:

Cifras espantosas para um governo (o antecessor também) que deixou as FFAA à míngua. Sem dizer que teríamos de montar uma fábrica de "caçadores", do tipo "linha de produção". (mais din-din, mais din-din, rss). A AFA iria à bancarrota.
Mas que ficou bonito... ah! Ficou!


O plano atual da FAB é modernizar 55 F-5 + 53 A-1.
A aquisição de 12 M2000C ja ocorreu e cogita-se a aquisição de um segundo lote.
Não acho tão irreal as suposições da matéria.

O dinheiro do FX2 ja foi cogitado em ser de U$ 2,2 bi e agora cogitam em mais de U$ 1 bi.

Agora, substituir essa miscelânea por apenas M2000M é um devaneio, mas não é algo absurdo.
Ja temos 12, estamos pensando em mais 12. Existe opção para +4 aeronaves por lote, totalizando 32 M2000C.

Se você pegar o dinheiro do FX você consegue comprar e modernizar quase 100 M2000M. Dai depois é so cancelar a modernização dos A-1, vender os F-5M e os A-1 para recuperar uma parte do dinheiro.

Basta vontade. Nada impossível. A França tende a substituir cerca de 20 M2000 por ano.

A possibilidade de 32 unidades esta muito próxima ou que seja 24. As outras 68 ou 76 aeronaves poderiam surgir em 5 anos mais.

Ou seja, até no máximo 2015 poderiamos ter as 100 aeronaves M2000M ou 80 aeronaves modernizadas e prontas para o combate.

O problema é que o Juarez é grande defensor da FFAB, Fraca Força Aérea Brasileira.

Em todos os lugares que eu vejo, falam em 120 aeronaves. Falam no interesse de 2 ou 3 GDA´s novos, etc. mas o Juarez insiste em ter no máximo 60 aeronaves. Por isso, tudo que eu escrevo é um absurdo pra ele. :lol:




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#59 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 22, 2006 11:37 pm

Basta vontade. Nada impossível. A França tende a substituir cerca de 20 M2000 por ano.

A possibilidade de 32 unidades esta muito próxima ou que seja 24. As outras 68 ou 76 aeronaves poderiam surgir em 5 anos mais.

Ou seja, até no máximo 2015 poderiamos ter as 100 aeronaves M2000M ou 80 aeronaves modernizadas e prontas para o combate.


Essa parte de teu post é estremamente plausível.

Até porque, poderíamos aproveitar a situação para conseguirmos uns Bônus franceses.

Veja, existe essa história da queda da FAB pelo Rafale, poderíamos erntão condicionar a compra de cada Rafale zero, a transfer~encia dpelo menos 2 mirrage usados a serem modernizados nopadrão M 200BR ou coisa semelhante.(de prefer~encia obrigatoriamente com um míssil BVR muito mais atual que o Super-530)

Sds.

Walter




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Bronco
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#60 Mensagem por Bronco » Qua Nov 22, 2006 11:50 pm

Bem e usou um estratega pura e simplesmente amador e com uma grau de conhecimentos que não dá para acertar num alvo a 20 metros sequer!!!! No entanto, acho que o Brasil não deve ficar por menos de 50 caças, no mínimo dos mínimos. Não só para manter a supermacia contra eventualmente 2 países e também para manter sempre os opurtunistas dentro dos limites!! Se conseguirem uma versão naval se for o RAFALE o escolhido, então será optimo. Será um salto de gigante na MB para proteger os seus interreses.

Cumprimentos




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