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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 1:35 am
por prp
Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu:Os P-3 estarão equipados com Harpoon, não?
PRick escreveu:Um míssil que nunca operamos e que será incompátivel com o FX-2, caso o vencedor seja o Rafale. Na verdade só o F-18E poderia usar o Harpoon, a MB usa o Am-39.

Mas uma coisa difícil de entender em nossas FA´s, o P-3 deveria vir com provisão para o Am-39. 8-] 8-]

[]´s
Jin Jones escreveu:Deixar de usar de usar o Harpoon para usar o Exocet :lol: :lol: :lol: , só vc mesmo !

Dizem que teriamos a capacidade de integrar qualquer equip. que a FAB queira no Rafale, se isso for verdade ( DUVIDO ! ) ai poderiamos integrar o Harpoon nesse pavão voador.
O Exocet e o SCALP constam da proposta francesa. Se os EUA permitissem fabricar o Harpoon, seria interessante integrá-lo ao Rafale, mas há uma proposta bem melhor que ambos. A Índia topa repassar o Brahmos para o Brasil... No entanto, acho que vamos acabar com o Exocet genérico que a MB está desenvolvendo com o apoio da MBDA...

Pepê
:mrgreen: E o Rafale dá conta de carregar o bixo? :?:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 2:06 am
por Carlos Lima
sapao escreveu:
Pois é Pepe...

E são essas lições que eu não entendo como é que tal tarefa ultra importante (considerando o tamanho do nosso litoral) era "associada" aos P-95, ao "ELO" e aos "P16"...

Eu sempre achei isso mal demais...

(estamos aqui falando do passado que mesmo depois das Malvinas somente agora "parece" que vai mudar... mas essa história de deixar a Amazônia "azul" para a MB... Arfffff Maria.

[]s
CB_Lima

Lima,
da mesma maneira que a defesa aerea do pais inteiro era feita por tucanos armados com 7.62 adaptadas e visor de tiro fixo (pior que a 2 guerra), e a primeira linha tinha aeronaves com radares com alcances fantasticos de umas 7 milhas equipados com AIM-9B.
Felizmente essa fase esta passando e acho que não volta tão cedo.
O A-1 foi um projeto muito atingido por essa fase negra, tanto que ano passado na Salitre ele foi o unico avião a ter 100% de disponibilidade, logo ele que sempre foi considerado uma rainha de hangar por muitos...
A FAB não vai largar a amazonia azul, ate porque esta investindo muito dinheiro para proteger nosso mar territorial (façam as contas de quanto voces acham que vai ficar cada P-3 modernizado e multiplica por 10 so para começar, sem contar o armamento).
Agora com certeza ela vai dividir essa responsabilidade com a MB, coisa que na outra amazonia ela não pode fazer com o exercito porque ele ira contar com a FAB para quase todo o apoio aereo. Ou seja, definir uma prioridade não quer dizer que voce vai abandonar a outra.
Sobre o A-1M, para finalizar, quando ele entrar em operação vai valer a pena integra-lo ou o FX, que em tese vai substituir o A-1M?

SDS
Olá Sapao...

Em primeiro lugar obrigado pela paciência para responder os meus posts [100]

E realmente concordo sobre o "momento" do A-1 na história da FAB e o fato de ser sempre "aquém" (na minha opnião) do potencial existente (ou seja, com os equipamentos e investimentos corretos faria muito melhor).

O meu entendimento é que em algum momento após o M2k e o F-5M o A-1 também seria substituído pelo F-X... mas esse é o meu entendimento.

[]s e espero também dias melhores para a FAB [100]
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 5:49 am
por soultrain
Santiago escreveu:
sapao escreveu:Parece que vão vir com "provision for", ou seja, com capacidade para, mas sabemos que dai para te-los e uma looooonga historia!
Grana, né?
Hehehehe, o optimismo do Santiago... :mrgreen:

Desde que as condições do vendedor agradem ao Brasil, não me parece que seja preço não.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 8:50 am
por Marino
O Exocet e o SCALP constam da proposta francesa. Se os EUA permitissem fabricar o Harpoon, seria interessante integrá-lo ao Rafale, mas há uma proposta bem melhor que ambos. A Índia topa repassar o Brahmos para o Brasil... No entanto, acho que vamos acabar com o Exocet genérico que a MB está desenvolvendo com o apoio da MBDA...

Pepê
De 6 a 16 de agosto o Comte da MB estará em visita a Índia.
Será que podemos sonhar?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 8:52 am
por Benke
edit

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 9:16 am
por guilhermecn
Marino escreveu:
O Exocet e o SCALP constam da proposta francesa. Se os EUA permitissem fabricar o Harpoon, seria interessante integrá-lo ao Rafale, mas há uma proposta bem melhor que ambos. A Índia topa repassar o Brahmos para o Brasil... No entanto, acho que vamos acabar com o Exocet genérico que a MB está desenvolvendo com o apoio da MBDA...

Pepê
De 6 a 16 de agosto o Comte da MB estará em visita a Índia.
Será que podemos sonhar?
Bem, sonhar não custa nada.Não é mesmo? :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 9:51 am
por Booz
To dream the impossible dream
To fight the unbeatable foe
To bear with unbearable sorrow
To run where the brave dare not go

To right the unrightable wrong
To be better afar than you are
To try when your arms are too weary
The reach the unreachable star

This is my quest, to follow that star
No matter how hopeless,
No matter how far
To fight for the right
Without question or pause
To be willing to march into hell
For a heavenly cause

And I know if I'll only be true
To this glorious quest
That my heart will lie peaceful and calm
When I'm laid to my rest

And the world would be better for this
That one man scorned and covered with scars
Still strove with his last ounce of courage
To reach the unreachable star
[012]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 9:55 am
por sapao
quote]
Pelo que andaram falando o MAN-1 deverá ter compatibilidade com o Am-39, afinal é a MBDA que está cooperando com ele, a MB deverá continuar operando os diversos Exocets. Creio que do ponto de vista mecânico e aerodinâmico, não existe muita diferença em colocar Harpoon ou Am-39 no P3. Quanto aos sistemas, o FIT´s nunca lançou nada, nenhum míssil anti-navio, estão fazendo a integração do Harpoon agora, então seria mais lógico fazer logo para o Am-39.
[]´s[/quote]

Prick, uma homologação desse tipo vai muito mais alem do aerodinamico, teria que haver toda uma campanha passando por varios estagios desde o missil inerte na asa ate varios disparos para validar o desmpenho do missil, como esta sendo feito com o MAR-1, e isso leva muuuito tempo(e $$$$$$$).
Isso permite que a aeronave continue com as garantias e que voce tenha todo o envelope operacional do missil, ou pelo menos a faixa de operação que lhe interessa.
Se você coloca algo que ja esta ensaiado e homologado, ja pode operar imediatamente; ou seja, ganha em operacionalidade.
Na segunda opção a desvantagem e que voce vai ter que confar no que foi feito por outros, e a gente sabe que nesse negocio de guerra ninguem passa tudo o que sabe, porem ganha-se em tempo, no segundo voce demora muito mais tempo mas fica sabendo se tudo o que o fabricante lhe disse e verdade ou não, porem demora-se muito tempo e custa mais, muito mais.
Qual a solução? Começa comprado de fora e depois escolhe um modelo para ser ensaiado, dai voce não fica durante os primeiros anos de operação com o aeroclube mais caro de salvador (o israelense diz que uma força aerea sem armamento não passa de um aeroclube).
Qual seria o missil eu não sei, agora se vamos desenvolver um modelo nacional eu acredito que ele deveria estar no pacote, essa é minha opinião, não que a gente depois não possa homologar tambem outros modelos do AM ou do Brahmos.
Sobre as bases no nordeste ainda temos Recife, Salvador e Alcantara (eu sei, ta na divisa mas acho que tambem serviria para cobrir o NE).

sds



ps: acho que a maioria ja conhece esse video, mas vou deixar o link para ressaltar a importancia do ensaio em vôo.


Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:07 am
por Marino
Plano Brasil:
Mais F X2 desta vez especulações Suiças
05/08/2010

Imagem

Thierry Vareillles de Paris – França para o Plano Brasil

Tradução e adaptação

E.M.Pinto

O governo do Brasil deve anunciar nos próximos dias a compra de 36 caças Rafale da Francesa Dassault. As primeiras aeronaves poderiam ser entregues ao Brasil, já a partir de 2013. De acordo com as fontes do governo. A empresa francesa teria logrado a vitória num contrato de US$ 6,2 bi para o fornecimento de 36 caças do tipo “Rafale”.


“Nos próximos dias, será emitido o contrato de aquisição dos caças Rafale, que incluie a transferência de tecnologia”, informou fonte do Ministério da Defesa. Razões técnicas e estratégicas foram cruciais para a decisão em favor dos aviões de combate da Franceses.

O lucrativo contrato foi disputado entre as SAAB, Suécia, Boeing, EUA, e Dassault França. Segundo a nota o fabricante françês saiu em vantagem desde o inicio por oferecer as melhores contrapartidas e garantias aos parceiros no Brasil, bem como asegurando a transferência de tecnologia e a construção de aviões em solo Brasileiro.

Nem mesmo o apoio da secretária de Estado Hillary Clinton Embora e a oferta da boeing para a entrega de 36 Boeing F / A -18 Super Hornet no equivalente a US$5,7 bi mudaram a posição do governo brasileiro que decidiu-se pelos aviões de combate Rafale para renovar a frota da Força Aérea Brasileira .

O governo brasileiro continua a enfatizar que as recentes aquisições de material militar destinam-se apenas modernizar as forças armadas. O fato é que tanto no Brasil como na América Latina, especialmente Peru, Chile e Venezuela, tem marcha programas de aquisição d material militar e que para muitos analistas trata-se de uma corrida às armas na região.

Fonte:Latina Press

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:17 am
por prp
“Nos próximos dias, será emitido o contrato de aquisição dos caças Rafale, que incluie a transferência de tecnologia”
Será se já vai sair com o contrato?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:25 am
por kirk
kirk escreveu:Fabricar peças não acrescenta ABSOLUTAMENTE NADA à indústria brasileira, não envolve trabalhos de cálculos, de engenharia ou de criação de soluções ... ou seja outra BOBAGEM que o senhor adora divulgar para os leigos.
Pepê Rezende escreveu:Vc realmente acredita que a Akaer, com a imensa experiência que tem a partir do AT-29 tem condição de colaborar, realmente, com o projeto da asa de um avião supersônico? Faça-me o favor...
Se eu acredito ???
Não Pepê ... a empresa mantém, há mais de um ano, 20 Engenheiros na suécia só de "BRINCADEIRA" ... estão lá a turismo ...
Então essa será a desculpa oficial do MD pela falta de TT francesa ??? ... que as empresas brasileiras não tem "experiência" ???
Pepê Rezende escreveu:Em primeiro lugar, para me acusar, mostre a cara. Em segundo, vc se embasa em propagandas. Eu me embaso na documentação entregue à FAB A QUAL LI. Sabe qual a possibilidade da ATMOS desenvolver algo concreto para a SELEX? NENHUMA. A experiência dela se resume a radares atmosféricos. É o mesmo que dizer que um bebê de seis meses é capaz de fazer parte da seleção brasileira ou de dirigir um fórmula um. Para fins publicitários, ótimo. Na realidade, seriam necessáriuos uns cinco anos para a empresa brasileira ser capaz de ENTENDER a documentação recebida.
Mais do MESMO argumento "as empresas brasileiras são inexperientes e inaptas ... argumento francês adotado pelo MD pra não transferir porr nenhuma ... de CONCRETO temos que na proposta do Gripen as empresas brasileiras já estão contratadas e trabalhando ... na proposta do Rafale temos blá, blá, blá, e mais NADA.
Prefiro a proposta CONCRETA.
Pepê Rezende escreveu:A montagem do RBE2 no Brasil pela Omnisys e a revisão da turbina em Xerém, além do repasse de tecnologia para o CTA para a fabricação de um turbofan de pequeno porte, constam da proposta entregue à FAB e fazem parte do offset francês. Se quiser propagandas, confie nos links da SAAB. Se quiser informação, ela começa a aparecer em matérias no Inforel, site que não tem nenhuma publicidade dos concorrentes, e no Correio Braziliense
Não temos interesse NENHUM em MONTAGEM ... a revisão do GE-414 será na Celma.
Pepê Rezende escreveu:Certo, vc acredita em palavrório vazio, talvez porque desconheça a complexidade de um projeto supersônico. O avião deve voar em um ano. Vc acredita que ainda está em projeto? É óbvio que não. A Akaer se prestou a um belo jogo de cena em troca de uma fábrica de estruturas compostas, campo no qual a Suécia está ATRÁS da França. Quer um exemplo? A Dassault foi a única a oferecer tecnologia de caixões de asas em compostos para o KC-390. A tecnologia que a SAAB dispõe não pode ser cedida em sua maior parte, porque pertence ao consórcio Airbus. Aliás, parte do material composto das asas do F/A-18E/F é Fait en France, sabia? Muito cá entre nós, a derrota da Gripen joga a SAAB na beira da cova. SEM COMPRAS SUECAS, o NG não passará de um sonho (ou pesadelo).
Na entrevista, em Farnborough, amplamente divulgada, Orlando Neto (Embraer) e o Cmte. Saito deixaram claro e transparente que estamos aptos ao desenvolvimento do KC-390, não precisamos dos tais “caixões” franceses ... diga aos franceses que podem ficar com seus “caixões” e utilizá-los no enterro da JACA invendável ... em tempo, a JACA ainda não venceu aqui no Brasil ... deixe pra comemorar a derrota do Gripen e F/18 E/F, após a assinatura do contrato ... a vontade do Ministro, por enquanto não passa disso “escolha do Ministro”.
Pepê Rezende escreveu:Não estão mentindo. Falaram isso claramente na entrevista dada na Embaixada da Suécia. Coloquei a íntegra no Base Militar para que desmemoriados como vc parassem de dizer algo que eles não se comprometeram a fazer. Montagem a partir da 10ª célula e fabricação de itens no Brasil a partir da 36ª. Tem mais, não se comprometeram a adquirir KC-390s e Super Tucanos. A papelada entregue à FAB confirma esses pontos.
Te perguntei se vc acha que os suecos estão mentindo ... pois em entrevista postada aqui mesmo no DB fica claro que a Fabricação e montagem desde a 1ª célula envolve a indústria brasileira.
Pepê Rezende escreveu:Ninguém quer lhe calar. Seus posts desesperados dão cor ao fórum e servem como fonte de grande diversão, como os do Prick, aliás, o outro lado da moeda. A gente percebe em ambos a cegueira da paixão. Nem a COPAC, ao defender o limitado aviãozinho sueco foi tão cega. Cito: "O Gripen, por seu limitado espaço interno e pequena reserva energética terá menor capacidade de desenvolvimento que os outros concorrentes." Aliás, Kirk cai-lhe melhor do que Spock. A lógica não é o seu forte.
Pepê
A única atitude desesperada que eu vejo é a grande massa de manobra engendrada pelo Ministério da Defesa para justificar a injustificável JACA ... aliás vc que tem acesso a toda a documentação, qual peso foi atribuído ao CUSTO de manter as aeronaves por 30 anos, no tal relatório do Jobim a tal “exposição dos motivos” pra levarmos a JACA pra FAB ?????
Acho que essa pergunta INTERESSA a todos os foristas daqui e será um gentileza de sua parte nos esclarecer este item !
Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:42 am
por delmar
Pepê Rezende escreveu:
GDA_Fear escreveu:E nessas 2906 páginas que conclusão se tira...?
Que os gripeiros e os botafoguenses têm algo em comum:

"Pois ninguém para, esse chororô.
Chora o presidente, chora o torcedor chora o jogador"...
Isso depois de baixarem a botinada durante mais de 90 minutos e perderam legitimamente.
Abraços
Pepê
PS: Neste ano, apenas os gripeiros irão exercer seu direito ao choro...
Nós, os gripeiros, somos realmente uns pobres diabos. Não temos CC, nem FG, não moramos em Brasilia, a ilha da fantasia, em resumo somos uns fod#$@os. E ao contrário do que apregoam os arautos do planalto central jamais recebemos um mísero vintém dos cofres da SAAB, nem sequer uma carta ou cartão de agradecimento pelo nossa posição. Continuamos de teimosos. O que nos norteia talvez seja aquilo que Kipling colocou em seu poema "if".que atrevo-me a colocar aqui.
SE

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.


Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!


Rudyard Kipling
Tradução de Guilherme de Almeida

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:48 am
por soultrain
qual peso foi atribuído ao CUSTO de manter as aeronaves por 30 anos
isso é de extrema importância. Tenho muita curiosidade em saber como a SAAB respondeu a isso!? Se os únicos NG que vender forem os 36 do Brasil, como garante os upgrades? Quem os vai pagar? A SAAB (uma empresa civil e se ainda existir) daqui a 10 anos vai propor do bolso dela, o desenvolvimento de upgrades?

Do SH e do Rafale existem calendários precisos de capacidades a introduzir e melhoramentos a médio/longo prazo e têm sido cumpridos, mas ninguem, repito, ninguém assina um contrato para 30 anos a pensar cumpri-lo, isso não existe no mundo real. Portanto cabe tudo em papel.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:49 am
por kirk
Pepê Rezende escreveu:
GDA_Fear escreveu:E nessas 2906 páginas que conclusão se tira...?
Que os gripeiros e os botafoguenses têm algo em comum:

"Pois ninguém para, esse chororô.
Chora o presidente, chora o torcedor chora o jogador"...

Isso depois de baixarem a botinada durante mais de 90 minutos e perderam legitimamente.

Abraços

Pepê

PS: Neste ano, apenas os gripeiros irão exercer seu direito ao choro...
Há um ditado que diz : "Não conte com o ovo no fiofó da galinha" ... deixe pra comemorar deois do apito final ... o Presidente não me parece muito intusiasmado com a JACA ...

Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 05, 2010 10:54 am
por crubens
Eu queria saber do por quê da palavra "jaca" no contexto da discussão e tanto ódio no coração pela dita "jaca" ? :roll: Alias jaca é uma ótima é uma saborosa fruta. :mrgreen: