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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 1:56 pm
por czarccc
A última pérola... :roll:

Sobrou até pro KC-390...
Imagem

Para que técnica?


Edgar Lisboa, repórter de Brasília


A decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) pode sair ainda em junho. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto), após recebimento do parecer do Conselho de Defesa Nacional, o presidente Lula escolherá o modelo. Sim, nosso maior especialista em aeronaves militares fará a escolha. Às favas com que pensam os técnicos aeronáuticos, quem entende bem de avião é Lula, que ao que me lembre, nunca pilotou nem teco-teco. O presidente tem reforçado que ele dará a palavra final na compra dos caças, como se isso não fosse um acintoso disparate.

Enquanto toda a administração, no Brasil e no mundo, tanto pública, quanto privada, caminha para licitar todos os contratos de aquisição de bens e prestação de serviços, diminuindo sensivelmente a corrupção nestes procedimentos, nosso estadista diz que a compra de aviões é uma decisão política. Comprar aviões é decisão técnica, por mais que nosso governante possa insistir no contrário. Toda essa polêmica gerada por essas declarações vergonhosas, já fizeram com que a compra dos aviões fosse interrompida três vezes, e a FAB teve que se contentar com 12 Mirages 2000 usados para substituir os velhos Mirage III. Tem mais: caso o governo petista perdure, também serão substituídos, até 2014, nossos Hércules C-130, com mais uma decisão política, é claro. Para que técnica quando se tem a maior aprovação popular da história?
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... notimpol#8

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 2:54 pm
por prp
Eu queria saber qual pais do mundo compra caça atraves de licitação, tipo menor preço :roll:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 3:17 pm
por Marino
Interessante se na compra de um segundo lote outro fabricante apresenta menor preço na licitação (obrigatória), forçando o país a ter vários tipos de aeronaves diferentes, com todas as consequências logísticas decorrentes.
Só aqui no Brasil existe este tipo de "jornalismo" e "articulistas".

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 3:24 pm
por Loki
Quem nasceu para jornal do commercio nunca vai ser diário de Pernambuco :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 3:43 pm
por Penguin
Marino escreveu:Interessante se na compra de um segundo lote outro fabricante apresenta menor preço na licitação (obrigatória), forçando o país a ter vários tipos de aeronaves diferentes, com todas as consequências logísticas decorrentes.
Só aqui no Brasil existe este tipo de "jornalismo" e "articulistas".
O articulista é leigo no tema.

Para ampliação de frota o processo é distinto.

Esquecendo o artigo, os princípios licitatórios não levam em conta apenas menor preço:
§ 1o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:
I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;
II -a de melhor técnica;
III - a de técnica e preço.
IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso."
Técnica e preço = análise custo/benefício ou custo/eficácia.
A FAB já avaliou os aspectos técnicos.

Os aspectos políticos deveria ter sido pesados e ponderados antes do País enviar pedidos de ofertas (RFI/RFP) a fabricantes de países com os quais há claramente restrições poliíticas (EUA). Evitaria-se desgates, atrasos e haveria uma disputa real entre os proponentes. Nessa situação, os critérios técnicos e operacionais contrastados com os respectivos custos iriam ser preponderantes na escolha da melhor opção.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:12 pm
por Marino
Eu não entendo nada de processo licitatório. Peço que isto fique registrado ao início de meu post.
Mas usando somente bom senso, e o mínimo conhecimento que ACHO ter, vc não pode licitar ítens diferentes sob um mesmo processo.
Um avião monomotor possui descrição técnica em uma licitação totalmente diferente de um bimotor.
São características distintas, objetos diferentes, demandando processos licitatórios diferentes.
Se o FX fosse um processo licitatório, o que NÃO É, a FAB teria que optar previamente por um mono, ou um bi.
Não poderia tentar comparar, em uma licitação, laranja com banana, pois o mono será, SEMPRE, mais barato que o bimotor, caracterizando processo viciado.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:36 pm
por Penguin
Marino escreveu:Eu não entendo nada de processo licitatório. Peço que isto fique registrado ao início de meu post.
Mas usando somente bom senso, e o mínimo conhecimento que ACHO ter, vc não pode licitar ítens diferentes sob um mesmo processo.
Um avião monomotor possui descrição técnica em uma licitação totalmente diferente de um bimotor.
São características distintas, objetos diferentes, demandando processos licitatórios diferentes.
Se o FX fosse um processo licitatório, o que NÃO É, a FAB teria que optar previamente por um mono, ou um bi.
Não poderia tentar comparar, em uma licitação, laranja com banana, pois o mono será, SEMPRE, mais barato que o bimotor, caracterizando processo viciado.
O critério não pode e não é apenas custo. Diria custo-benefício, desde que atenda aos requerimentos estabelecidos.

A FAB estabeleceu requerimentos de desempenho, dentre outros não relacionados diretamente com isso (off sets, por exemplo). Se caças monomotores atendem a esses requerimentos, não vejo problemas.

Em diversos países, caças monomotores disputam concorrências com outros bimotores.

O critério de motorização é complexo...

O F-5E é bimotor, pequeno e pouco potente.
O F-20 é monomotor, pequeno e potente.
O F-106 era monomotor, grande e potente.
O F-35 é monomotor, médio e mais potente que a atual geração de caças bimotores.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:39 pm
por Marino
Mas critérios de outros países não tem absolutamente nenhuma relevância para a lei brasileira.
Se fosse uma licitação, que devemos insistir que não é, banana não poderia ser licitada com laranja.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:54 pm
por soultrain
Nenhum país do mundo, que eu conheça, faz licitações (ou equivalente) para comprar caças.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:55 pm
por Marino
soultrain escreveu:Nenhum país do mundo, que eu conheça, faz licitações (ou equivalente) para comprar caças.
Perfeito.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:04 pm
por Wellington
Quanto mais o tempo passar , mais proximo a eleição ficar, mais teremos articulistas a "merda" falar.....rimou.
Tá faltando a Eliane, alguem tem notícias dela?? :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:14 pm
por Penguin
Marino escreveu:Mas critérios de outros países não tem absolutamente nenhuma relevância para a lei brasileira.
Se fosse uma licitação, que devemos insistir que não é, banana não poderia ser licitada com laranja.
Os legisladores brasileiros nunca estabeleceram que o criterioso de licitação de aeronaves seria a quantidade de motores.

Eles estabeleceram que os critérios podem ser custo, técnica ou ambos. Quem estabelece os critérios técnicos é o órgão competente. Neste caso a FAB. E a FAB não estabeleceu o número de motores com um criterio, assim como a Índia e os países que irão adquirir o F-35 (monomotor).

Apenas acho que o critério político deveria ser prévio ao inicio do processo.

Por exemplo, você acha factível que solicitemos propostas a fabricantes norte-americanos para a futura escolta da MB? Eu acho que não deveríamos, pois não será escolhida. Melhor ter uma disputa na qual realmente o melhor custo-beneficio vença (pois todas atenderiam às demandas políticas).

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:21 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Nenhum país do mundo, que eu conheça, faz licitações (ou equivalente) para comprar caças.
Os que podem se dar ao luxo avaliam e escolhem aquele que melhor lhes convém, como a Índia e o Brasil, por exemplo.

Países com a Austrália, Coréia do Sul, Israel, Canadá, etc. isso é bem mais fácil, pois são aliados militares muito próximos dos EUA e tendem a escolher a opção made in USA.

Para o Brasil, que não possui nada semelhante com nenhuma potência estrangeira, suas possibilidades são amplas. Sendo amplas, pode-se dar ao luxo de selecionar aquele que trás mais benefícios.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:24 pm
por Marino
Sobre a MB, ela não solicitou proposta de americanos. Recebeu uma proposta fajuta, e propostas podem ser enviadas, de um navio da Guarda-Costeira, que não atende ao REM.
Sobre os legisladores brasileiros, é claro que eles não estabeleceram que o criterio de licitação de aeronaves seria a quantidade de motores. Eles estabeleceram uma lei de licitações, em que o objeto a ser licitado, o que não é o caso, devemos frizar, deve ser detalhadamente especificado e não pode haver objetos de características diferentes concorrendo em um mesmo processo.
De antemão saberíamos que o critério de menor preço já teria um ganhador e qualquer juiz de primeira instância invalidaria a licitação.
Mas como não estamos fazendo nenhuma licitação, é bom repetir, tudo isto que debatemos fica no campo da teoria.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:32 pm
por Penguin
Marino escreveu:Sobre a MB, ela não solicitou proposta de americanos. Recebeu uma proposta fajuta, e propostas podem ser enviadas, de um navio da Guarda-Costeira, que não atende ao REM.
Sobre os legisladores brasileiros, é claro que eles não estabeleceram que o criterio de licitação de aeronaves seria a quantidade de motores. Eles estabeleceram uma lei de licitações, em que o objeto a ser licitado, o que não é o caso, devemos frizar, deve ser detalhadamente especificado e não pode haver objetos de características diferentes concorrendo em um mesmo processo.
De antemão saberíamos que o critério de menor preço já teria um ganhador e qualquer juiz de primeira instância invalidaria a licitação.
Mas como não estamos fazendo nenhuma licitação, é bom repetir, tudo isto que debatemos fica no campo da teoria.
Não estou me referindo às propostas que chegam espontaneamente. Me refiro àquelas que o Brasil solicita aos fabricantes estrangeiros, através de processos estruturados e oficiais e que podem ser comparados.

[]s