Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: Su-35 News

#3706 Mensagem por Bender » Seg Ago 29, 2011 11:30 pm

Acho que tudo é válido,se não não haveria parâmetro algum de comparação.

A questão está delimitada pela realidade das especificações técnicas,estas são o que são e ponto. Outra são as supostas performaces prometidas por fabricantes sejam quais forem,onde reside o super trunfo.

Agora:Se um caça desloca 17 toneladas,outro 27 e outro 37,como mascarar estas especificações? nem tem como,um é pequeno faz "coisas" como pequeno,outro é medio faz "coisas" como médio e outro é grande faz as "coisas" como grande.

As forças aéreas tem o que lhes convem e lhes apetece. Dados técnicos são fundamentais.

Desculpe o: "coisas" Alberto,é que eu não entendo porra nenhuma de caças. :mrgreen:

SDS.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3707 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Ago 29, 2011 11:33 pm

Bender escreveu:Acho que tudo é válido,se não não haveria parâmetro algum de comparação.

A questão está delimitada pela realidade das especificações técnicas,estas são o que são e ponto. Outra são as supostas performaces prometidas por fabricantes sejam quais forem,onde reside o super trunfo.

Agora:Se um caça desloca 17 toneladas,outro 27 e outro 37,como mascarar estas especificações? nem tem como,um é pequeno faz "coisas" como pequeno,outro é medio faz "coisas" como médio e outro é grande faz as "coisas" como grande.

As forças aéreas tem o que lhes convem e lhes apetece. Dados técnicos são fundamentais.

Desculpe o: "coisas" Alberto,é que eu não entendo porra nenhuma de caças. :mrgreen:

SDS.
Bender, eu também não entendo, mas acho que você está certíssimo. :mrgreen: [009]

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3708 Mensagem por Penguin » Seg Ago 29, 2011 11:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas é você quem mais vive replicando dados de fabricantes aqui. :roll:
A última foi da SAAB. Esqueceu?

Replica também as promessas dos fabricantes, vezes e vezes, repetidamente. Mais notadamente de alguns fabricantes.

Replica também todas as notícias ruins à respeito do Rafale. Apesar de que você deu um tempo com a sua pesquisa .

Então meu camarada, estamos eu e você, ambos no mesmo barco do super-trunfo. :lol:

Ah!
E eu já sei que você "não defende caça nenhum, nem país nenhum, você só replica as coisas, inocentemente".

Você joga bem o jogo Santiago, muito bem. :wink: 8-]

Eu é que sou bobinho mesmo. :roll: :lol:
Ueh! Pirou!?
Eu ate "gosto" de debater super trunfo como entusiasta, mas nuca me iludi com relacao a isso.

Nunca escondi minhas simpatias. Mas sempre tive plena consciencia que sao baseadas em leituras de informacoes publicas. Por isso, mesmo simpatizando com A, B ou C, nunca defendi caca especifico algum para a FAB. Nunca coloquei caca algum como avatar ou assinatura.

Como entusiata, nao tenho que ser neutro. Nao sou juiz. No maximo o que fiz e faco eh debater em torno da validade da participacao daquilo que tenho simpatia na disputa. Por exemplo, eu nao acho errada a SL, se ela se baseou nas respostas ao RFI (partindo do principio que nao houve maracutaia). Mas dai a afirmar que o SH ou Gripen NG sejam as melhores opcoes do SL vai uma grande distancia. E isso eu nunca fiz. Se o Rafale for o melhor avaliado e o escolhido (inclusive com o peso da inevitavel dimensao politica), vou me tornar um apreciador do caca francês com toda a certeza. Sem nenhum esforco. Sem nenhuma lamentacao ou chorumela.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Ter Ago 30, 2011 7:40 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#3709 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 29, 2011 11:36 pm

Como eu disse e repito, você joga bem o jogo. :wink: :mrgreen:
É de se admirar. :D

Bender

#3710 Mensagem por Bender » Seg Ago 29, 2011 11:44 pm

Beleza Santiago,vou entender então a sua resposta ao meu post la no tópico Gripen,somente como uma provocação básica e saudável a um colega,quiçá uma bricadeirinha, :twisted: nada de super trunfo :mrgreen:

Imagem

Imagem

SDS. 8-]

Penguin
Sênior
Sênior

#3711 Mensagem por Penguin » Seg Ago 29, 2011 11:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Como eu disse e repito, você joga bem o jogo. :wink: :mrgreen:
É de se admirar. :D
A maioria aqui joga CM. Incluindo vc, certamente :wink:
Para mim eh o jogo da diversao e da troca de ideias.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3712 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Ago 29, 2011 11:49 pm

Bender, continuando, eu penso que existe sim uma proporcionalidade do avião em relação aos seus requisitos bélicos. Basicamente a definição desses requisitos de carga bélica x alcance determinará a potência e peso da aeronave. É o que entendo sobre isso.
Portanto, nesse aspecto, creio que a FAB nivelou por baixo ao afirmar que todos os finalistas atendem aos seus requisitos. Só não entendo motivo do F-16 ter ficado fora dessa. Poderia ter entrado no lugar do Rafale, por exemplo, e resultaria em uma short list perfeita no quesito "RayBan"..... :roll:

Abraços

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#3713 Mensagem por Penguin » Seg Ago 29, 2011 11:58 pm

Bender escreveu:Beleza Santiago,vou entender então a sua resposta ao meu post la no tópico Gripen,somente como uma provocação básica e saudável a um colega,quiçá uma bricadeirinha, :twisted: nada de super trunfo :mrgreen:

Imagem

Imagem

SDS. 8-]
Nao Bender.
Eu dicordo da sua colocacao que o Gripen NG nao serveria para o Brasil devido ao seu alcance.
Eu concordaria que ele pode nao servir para o Brasil por outras razoes, se elas se provassem reais, como a falta de compromisso do Governo sueco com o desenvolvimento do NG ou a ausencia de encomendas por parte da Flygvapenet ou se apresentassem dificuldades e complicacoes para se manter o caca.

Veja, em momento nenhum eu disse que o Gripen NG era a melhor opcao para a FAB. Acho sim, que ele eh uma opcao valida, assim com os outros 2 do SL.

Os mapinhas mostram que utilizando-se apenas 3 bases, qq intruso estaria muito dentro do raio de acao maximo com um tempo on station de 30 minutos divulgado pelo fabricante. Ou seja, o intruso estaria a bem menos de uma hora de voo ate ser interceptado. Se o caca estivesse baseado em Anapolis, quando ele chegasse perto da fronteira depois de algumas horas de voo, o intruso ja teria indo embora ha muito tempo. A menos que a interceptacao fosse de algo se deslocando na direcao de BSB.

A vezes uma grama de imagem vale mais do que um kilo de letras.

[]s

Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#3714 Mensagem por Penguin » Ter Ago 30, 2011 12:05 am

AlbertoRJ escreveu:Bender, continuando, eu penso que existe sim uma proporcionalidade do avião em relação aos seus requisitos bélicos. Basicamente a definição desses requisitos de carga bélica x alcance determinará a potência e peso da aeronave. É o que entendo sobre isso.
Portanto, nesse aspecto, creio que a FAB nivelou por baixo ao afirmar que todos os finalistas atendem aos seus requisitos. Só não entendo motivo do F-16 ter ficado fora dessa. Poderia ter entrado no lugar do Rafale, por exemplo, e resultaria em uma short list perfeita no quesito "RayBan"..... :roll:

Abraços
Partindo do principio de que as analises das respostas ao RFI foram realizadas com seriedade, a LM pode nao ter atendido ou nao ter sido classificada entre os 3 melhores quanto aos requerimentos (que ate hoje pouquissimo se sabe) da FAB. Nao estou me referindo ao desempenho da aeronave, pois o RFI era amplo e envolvia questoes operacionais, logisticas, custos, ToT.

[]s

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3715 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Ago 30, 2011 12:14 am

Penguin, se a maravilhosa LM e a operacionalidade do F-16 não atenderam os requisitos da FAB eu realmente fico na dúvida que se espera em termos logísticos, de custos e ToT, comparando esta proposta com a do SH. Ao menos o F-16 é o avião norte-americano que foi fabricado ou montado em diversos países e até adaptado com equipamentos de origem diversa, como o caso dos F-16I. Porque ao Brasil a tecnologia seria mais restrita que a do SH? Não entendo essa short-list.

P.S.: Sobre as imagens de alcance, por mais que mostrem um alcance considerável para o Gripen elas não tem como provar que um avião com 16 t de MTOW vai cumprir a mesma missão em termos de alcance e carga de um avião com 25 ou 30 t. Isso é irreal.

Essa for sim é real, com a configuração do Gripen C na Líbia:

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/04/Gripen-Libya.jpg

Mas tudo bem, vamos deixar o super trunfo de lado.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Ter Ago 30, 2011 12:19 am, em um total de 2 vezes.
Alberto -
Bender

#3716 Mensagem por Bender » Ter Ago 30, 2011 12:17 am

AlbertoRJ escreveu:Bender, continuando, eu penso que existe sim uma proporcionalidade do avião em relação aos seus requisitos bélicos. Basicamente a definição desses requisitos de carga bélica x alcance determinará a potência e peso da aeronave. É o que entendo sobre isso.
Portanto, nesse aspecto, creio que a FAB nivelou por baixo ao afirmar que todos os finalistas atendem aos seus requisitos. Só não entendo motivo do F-16 ter ficado fora dessa. Poderia ter entrado no lugar do Rafale, por exemplo, e daria lugar uma short list maravilhosa (no quesito "RayBan" by CM)..... :roll:

Abraços
Sim,sem dúvida Alberto e concordo que nivelou por baixo.

O que me causa espanto,e como disse anteriormente,mesmo não entendendo porra nenhuma de caças e não precisando de 22000 páginas para tirar esta conclusão,é não ter havido uma relativização deste "tamanho" de pesoxpotência com o tamanho territorial a ser atendido,o primeiro e mais importante, e básico quesito.

A Suécia desenvolveu seu caça e seu pesoxpotência baseada nas suas nescessidades territoriais a serem atendidas. O mesmo se pode dizer da França e da nescessidade fundamental de seu caça poder ser operado embarcado.

Os EUA não são parâmetro de comparação,mas como parâmetro de ilustração possuem desde bombardeiros de longo curso a mitingas de treinamento Talon. Ou seja a especialização de funções e parâmetros pesoxpotência é levada ao extremo do detalhe.Não só para atender seu grande teritório e quantidade de bases de serviço,mas para atender a todas as suas guerras. [002] :mrgreen:

Estamos comprando em uma prateleira com bijous crocantes de tot,não conseguimos nesta prateleira sequer enxergar o que atende melhor as necessidades de nosso enorme território de forma mais ampla possivel para montar uma short list?,já que não podemos nos dar ao luxo de ter inumeras bases e especialização tão detalhada de equipamentos? O Gripen é um contra senso nesta short list sobre este parâmetro.

Bem,voltamos a outra tese, se for só pra treinar tá tudo bem de Gripe,até de ST,mas se for para defender o país de verdade e dissuadir de forma crível,dentro da short list ou é Rafale ou SH e providenciam logo umas 250 unidades (É mais ou menos o que a França quer para si,para sua aeronáutica e Marinha(?) )para um território do tamanho da Bahia+RdNorte,e um litoral do tamanho de Santos e sem o pré sal,ou melhor não comprar nada e deixar como está que fica mais barato.

Fora da short list 120 Porretões SU35 já dariam um inicio a uma força aérea de guerra com poder de dissuadir e maior independência do bloco das coalizões de sempre.

SDS.

Penguin
Sênior
Sênior

#3717 Mensagem por Penguin » Ter Ago 30, 2011 12:21 am

AlbertoRJ escreveu:Penguin, se a maravilhosa LM e a operacionalidade do F-16 não atenderam os requisitos da FAB eu realmente fico na dúvida que se espera em termos logísticos, de custos e ToT, comparando esta proposta com a do SH. Ao menos o F-16 é o avião norte-americano que foi fabricado ou montado em diversos países e até adaptado com equipamentos de origem diversa, como o caso dos F-16I. Porque ao Brasil a tecnologia seria mais restrita que a do SH? Não entendo essa short-list.

[]'s
Penguin disse: ...a LM pode nao ter atendido ou nao ter sido classificada entre os 3 melhores quanto aos requerimentos (que ate hoje pouquissimo se sabe)...

De repente atendeu a tudo, mas nao entre os 3 melhores. E a FAB preferiu se aprofundar apenas nos 3 melhores avaliados.

De repente a FAB nao o quis por estar em final de carreira no pais de origem.

Podem haver muitas explicacoes. Resta a nosotros especular.

[]s

Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#3718 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 30, 2011 12:22 am

Os mapinhas mostram que utilizando-se apenas 3 bases, qq intruso estaria muito dentro do raio de acao maximo com um tempo on station de 30 minutos divulgado pelo fabricante. Ou seja, o intruso estaria a bem menos de uma hora de voo ate ser interceptado. Se o caca estivesse baseado em Anapolis, quando ele chegasse perto da fronteira depois de algumas horas de voo, o intruso ja teria indo embora ha muito tempo. A menos que a interceptacao fosse de algo se deslocando na direcao de BSB.

E aqui pegamos o USAntiago com as calças na mão. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Acabou de se valer de dados de fabricante, que a dois posts atrás ele falou que é coisa de bobo acreditar neles.

É verdade, uma imagem valem mais do que mil palavras mesmo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Penguin
Sênior
Sênior

#3719 Mensagem por Penguin » Ter Ago 30, 2011 12:42 am

Carlos Mathias escreveu:

E aqui pegamos o USAntiago com as calças na mão. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Acabou de se valer de dados de fabricante, que a dois posts atrás ele falou que é coisa de bobo acreditar neles.

É verdade, uma imagem valem mais do que mil palavras mesmo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vc esta sendo apressado amigo!
Eu nao estou utilizando essas informacoes divulgadas pelo fabricante para chegar a incrivel conclusao que o Gripen NG eh a melhor opcao para a FAB ou que eh o melhor do SL. Isso eh totalmente insuficiente para esse proposito. Seria estapafurdio de minha parte e apenas lembrando, coisa que nunca fiz.

Na minha visao, acho que para a defesa aerea adequada e efetiva do territorio nacional, seria necessario a presenca de cacas em algumas/diversas bases relativamente proximas do TO ou das fronteiras, para que se tenha um tempo adequado de reacao. Cacas baseados em Anapolis nao terao tempo de reagir frente a intrusos no Pre-Sal ou sobre alguma capital da Regiao Norte por exemplo.

O Pre-sal esta a bem menos de 500km do litoral. Totalmente dentro do alcance ate dos F-5 "perna curta", desde que, obviamente, baseados em alguma base do litoral.
Imagem

O interessante da posicao geografica do Brasil eh que de certas bases/aerodromos, como Boa Vista, Porto Velho, Sao Gabriel da Cachoeira, Campo Grande, Canoas e Sta Maria praticamente boa parte da AS estaria ao alcance ate dos pequenos Super Tucanos. Agora esta claro porque o AMX eh considerado estrategico. :mrgreen:
Imagem

[]s

OBS.: Seriam as Bases de Boa Vista, Porto Velho e Sao Gabriel da Cachoeira por estarem proximas da fronteira as que prioritariamente receberiam os novos sistemas AA?

Editado pela última vez por Penguin em Ter Ago 30, 2011 7:45 am, em um total de 2 vezes.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3720 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Ago 30, 2011 12:50 am

Santiago, me parece que você não leva em consideração que todos os aviões podem ser desdobrados em bases remotas, que existem missões ofensivas de ataque em profundidade e que se precisa de persistência em ação. Por essas e outras é que as diversas forças desenvolveram aviões maiores, inclusive foi o caso do SH.

Por quantos minutos o F-5M poderia ficar em ação no pré-sal?

[]'s

Alberto -
Responder