Su-35 News
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Re: Su-35 News
O maior problema não são os americanos mas sim os brasileiros que jogam contra quando suas vontades não são atendidas. Isso aconteceu na época do Mirage III, por exemplo.
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Alberto -
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Re: Su-35 News
Até que eles tentam.Penguin escreveu:Se os americanos têm realmente esse poder aqui, estamos então mais para um país satélite, tal qual Portugal, Japão, Austrália, etc, do que para um assemelhado ao BRIC.P44 escreveu:Mas alguma vez os americanos iriam permitir que o Brasil adquirisse material Russo?
Se os gringos têm realmente esse poder, porque não o utilizaram para vencer o F-X2 de uma vez?
Mais, se os gringos têm realmente esse poder, por que não vetam os N movimentos diplomáticos brasileiros que colidiram e segume colidindo com seus interesses? Isso é muito mais sensível do que a aquisição de equipamentos russos.
Eu acredito que deveríamos sempre escolher o que fosse melhor para nós, aquilo que traga mais vantagens, de quem quer que seja.
O México (isso, o México, o vizinho dos gringos...) e a Colômbia (aquele país que é um dos principais recebedores de ajuda militar americana...) estão qualhados de equipamentos militares russos. Como eles podem e nós, os "obedientes", não?
Sei, lá. Me parece que por razões similares, o Typhoon e o F-16 tb ficaram fora do SL: não responderam tão bem ao RFI quanto a Dassault, Saab e Boeing. Talvez não tenham levado o RFI muito a sério. Talvez acreditaram que propostas "por fora do script" seriam mais efetivas.
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Alberto -
- cabeça de martelo
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Re: Su-35 News
Penguin escreveu:Se os americanos têm realmente esse poder aqui, estamos então mais para um país satélite, tal qual Portugal, Japão, Austrália, etc, do que para um assemelhado ao BRIC.P44 escreveu:Mas alguma vez os americanos iriam permitir que o Brasil adquirisse material Russo?

Portugal?
Penguim, que eu saiba em grande parte dos programas de reequipamento militar que sairam nos últimos anos, grande parte do material escolhido NÃO é norte-americano. Vê as fragatas, os helicopteros, VBTP, etc.
- Penguin
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Re: Su-35 News
O Mirage III foi o recomendado pelo COPAC da época (o CEPAI). Surpresa?! O COPAC daquela época selecionou um caça não americano depois de avaliar Draken, F-5A (não existia F-5E), F-104 e Lightning.AlbertoRJ escreveu:O maior problema não são os americanos mas sim os brasileiros que jogam contra quando suas vontades não são atendidas. Isso aconteceu na época do Mirage III, por exemplo.
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Em 1967...
Haviam leis impedindo a venda de caças supersônicos americanos para a América Latina. Restrição que caiu em 1970. Dessa forma, depois de avaliados, os F-104 e F-5A foram eliminados.A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F-5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F-104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Sabem quais pilotos do CEPAI avaliaram o Mirage III na França?
Ten. Cel. Av. MENEZES, LN
Maj. Eng. OSIRES, S
interessante, não?
Quiseram entubar o Lightning devido ao financiamento da Ponte Rio-Niteroi, mas a escolha técnica do CEPAI acabou prevalendo e o Brasil adquiriu o Mirage III.
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.htmlPara apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
"Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
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Carlo M. Cipolla
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- Penguin
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Re: Su-35 News
E equipamentos russos? Pq não são considerados?cabeça de martelo escreveu:Penguin escreveu: Se os americanos têm realmente esse poder aqui, estamos então mais para um país satélite, tal qual Portugal, Japão, Austrália, etc, do que para um assemelhado ao BRIC.![]()
Portugal?
Penguim, que eu saiba em grande parte dos programas de reequipamento militar que sairam nos últimos anos, grande parte do material escolhido NÃO é norte-americano. Vê as fragatas, os helicopteros, VBTP, etc.
O último caça militar americano adquirido pela FAB ocorreu na 1a metade da década de 70.
O último míssil ar-ar americano adquirido foi o AIM-9B.
A MB adquiriu os Garcia e os A-4, compras de oportunidades e o EB os M60, tb compra de oportunidade.
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Carlo M. Cipolla
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Re: Su-35 News
Quando não se deixa dobrar por pressões indevidas a short list seria exatamente essa.Bender escreveu:Paisano,esta tua lista não existiria nunca! Porque ela não é uma das melhores que se imaginaria para o país? Não:,porque não seria possível uma lista sem um caça norte americano,nem ontem,nem hoje,nem nunca. E na minha opinião em tendo este caça,nunca seria o F18,eu prefiro o velho puro sangue F15 ao lado destes do que o atual.Paisano escreveu:A short list deveria ter sido: Su-35, Rafale e EF-2000
A realidade está ai para quem quiser ver,se pudessem faziam uma lista com F16,F18 e F35 para ter pelo menos um protótipo...
Sds.
Já o F-18, este na realidade foi uma concessão dos EUA.
Ou seja, já que não colou o F-16, então, foram de F-18.
- cabeça de martelo
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Re: Su-35 News
Imagina que Portugal comprava os SU-35, por causa dessa compra teria comprar novas munições, novas bombas e novos misseis. A mesma questão coloca-se em quase tudo. Só um aparte, é bem possível que os helicopteros da EMA vão passar para o controlo da FAP. Ou seja há uma possibilidade veres os Kamov Ka32A11BC com a Cruz de Cristo.Penguin escreveu:E equipamentos russos? Pq não são considerados?
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Re: Su-35 News
Eita amnésia seletiva... O Mirage III só foi o escolhido pois o preferido foi vetado...O Vaticano se opôs à venda de equipamento de ponta para um país eminentemente protestante.
Outra coisa: nem Colômbia e nem México usam equipamento de ponta russo. Não tentemos comparar helos, fuzis e meias de lã com caças. É forçar muito a barra. O dia que o México ou a Colômbia comprarem Su-35 ou coisa equivalente o argumento é válido.
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Outra coisa: nem Colômbia e nem México usam equipamento de ponta russo. Não tentemos comparar helos, fuzis e meias de lã com caças. É forçar muito a barra. O dia que o México ou a Colômbia comprarem Su-35 ou coisa equivalente o argumento é válido.
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- faterra
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Re: Su-35 News
Na época dos Mirages III os EUA quiseram nos empurrar sucata do deserto. Vetaram os F-4's que o Brasil tanto queria.
Após a compra dos Mirages, o Brasil saiu à compra de um 2º lote e, aí sim, em um ato magnânimo, os EUA liberaram F-5 zero bala (caso contrário o Brasil acabaria comprando outro lote de Mirage ou seria empurrado para a Cortina de Ferro). Após isto, as benesses foram cortadas e o Brasil acabou comprando um 3º lote de F-5's sucateados. A FAB ficou tão agradecida que hesita até hoje em substituí-los.
A qualidade do produto quando novo não discuto, é ótima. O que eu não entendo é esta atitude masoquista da FAB e do Brasil em serem tão encantados com os produtos bélicos dos EUA. Todas as vezes eles passam por estes desgastes e humilhações, mas, sempre ficam com o rabo prá cima e abanando.
Os outros países têm suas coleiras, mas passa longe das estadunidenses.
Após a compra dos Mirages, o Brasil saiu à compra de um 2º lote e, aí sim, em um ato magnânimo, os EUA liberaram F-5 zero bala (caso contrário o Brasil acabaria comprando outro lote de Mirage ou seria empurrado para a Cortina de Ferro). Após isto, as benesses foram cortadas e o Brasil acabou comprando um 3º lote de F-5's sucateados. A FAB ficou tão agradecida que hesita até hoje em substituí-los.

A qualidade do produto quando novo não discuto, é ótima. O que eu não entendo é esta atitude masoquista da FAB e do Brasil em serem tão encantados com os produtos bélicos dos EUA. Todas as vezes eles passam por estes desgastes e humilhações, mas, sempre ficam com o rabo prá cima e abanando.
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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Su-35 News
Hader,Hader escreveu:Eita amnésia seletiva... O Mirage III só foi o escolhido pois o preferido foi vetado...O Vaticano se opôs à venda de equipamento de ponta para um país eminentemente protestante.
Outra coisa: nem Colômbia e nem México usam equipamento de ponta russo. Não tentemos comparar helos, fuzis e meias de lã com caças. É forçar muito a barra. O dia que o México ou a Colômbia comprarem Su-35 ou coisa equivalente o argumento é válido.
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Em 1967, quando se iniciou as avaliações que culminaram na seleção do Mirage III, os americanos não vendiam nenhum caça supersônico à America Latina. Nem mesmo o simplório F-5A era liberado. Mesmo assim a FAB avaliou o F-5A e o F-104.
O 1o caça supersônico da AL foi introduzido pela FAP, o Mirage 5P, em 1968.
O Mirage III foi escolhido não porque era a única opção, mas porque foi melhor avaliado para as necessidades da FAB do que o Lightning e o Draken, dois puta caças daquela época.
Mesmo assim, o Lightning era considerado um caça caro. Se não me engano custava o dobro do Mirage III.
O F-4 era naquela época (1967) tão distante na nossa realidade como hoje é o F-22.
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Carlo M. Cipolla
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Re: Su-35 News
O F-22 não está disponível para quem quer que seja. É privativo da USAF.
O F-4 era vendido normalmente para a Europa / OTAN e países satélites. A distância da nossa realidade era pelo interesse estadunidense em não disponibilizá-los para os países de seu quintal.
O Lightning, se não me engano, era praticamente um foguete e sua taxa de acidentes fatais era bem alta.
O F-4 era vendido normalmente para a Europa / OTAN e países satélites. A distância da nossa realidade era pelo interesse estadunidense em não disponibilizá-los para os países de seu quintal.
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Fernando Augusto Terra
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Re: Su-35 News
Até a queda do regime, em 1991, os soviéticos tampouco vendiam seus melhores caças para qq um. Alguns caças eles não exportavam.faterra escreveu:Na época dos Mirages III os EUA quiseram nos empurrar sucata do deserto. Vetaram os F-4's que o Brasil tanto queria.
Após a compra dos Mirages, o Brasil saiu à compra de um 2º lote e, aí sim, em um ato magnânimo, os EUA liberaram F-5 zero bala (caso contrário o Brasil acabaria comprando outro lote de Mirage ou seria empurrado para a Cortina de Ferro). Após isto, as benesses foram cortadas e o Brasil acabou comprando um 3º lote de F-5's sucateados. A FAB ficou tão agradecida que hesita até hoje em substituí-los.
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Os outros países têm suas coleiras, mas passa longe das estadunidenses.
E quando vendiam, eram versões de exportação, bastante diferentes daquelas utilizadas em casa ou por seus aliados do Pacto de Varsóvia.
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Re: Su-35 News
Considerando a época (1967), nós não eramos da OTAN (Reino Unido, Espanha, Grécia, Alemanha) e nem propriamente um país aliado e estratégico (Japão, Irã, Coreia do Sul).faterra escreveu:O F-22 não está disponível para quem quer que seja. É privativo da USAF.
O F-4 era vendido normalmente para a Europa / OTAN e países satélites. A distância da nossa realidade era pelo interesse estadunidense em não disponibilizá-los para os países de seu quintal.
O Lightning, se não me engano, era praticamente um foguete e sua taxa de acidentes fatais era bem alta.
O caça com alta taxa de acidentes era o F-104.
O Lightning foi o caça de defesa aérea da RAF e da RSAF até a década de 80, quando foi substituido pelo Tornado F-3 e pelo F-15 respectivamente.
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Carlo M. Cipolla
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Re: Su-35 News
Segundo o que o amigo CB_lima colocou de um extrato da AFM os P3C também foram vetados (e isto bem mais recente),
motivo pelo qual estamos reformando P3A já há uma década. O que parece ter mudado desde então ?
Penso que nada além de retórica.
Quanto aos Europeus, tendo dinheiro para pagar o preço, a transferência é irrestrita. Ainda mais
com esta crise que vai apertar.
motivo pelo qual estamos reformando P3A já há uma década. O que parece ter mudado desde então ?
Penso que nada além de retórica.
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- Carlos Lima
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Re: Su-35 News
Bom... no fim das contas... o que importa é que o Su-35 não foi selecionado na época e vai saber lá porque, já que não estamos mais na Guerra Fria e o Su-35 é um Sr Avião.
Tomara que seja por motivos que fazem sentido e somente nós na nossa ignorância de torcedores não percebemos... se os motivos forem outros tipos 'os russos estão chegando' ou os EUA fizeram 'pressão' e tchau tchau... aí eu só tenho a lamentar.
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CB_Lima
Tomara que seja por motivos que fazem sentido e somente nós na nossa ignorância de torcedores não percebemos... se os motivos forem outros tipos 'os russos estão chegando' ou os EUA fizeram 'pressão' e tchau tchau... aí eu só tenho a lamentar.
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