Bender escreveu:A resposta da "maneira" esta no meu post anterior ao qual eu "vesti a carapuça" do seu comentário seguinte e percebi uma leve ironia no seu "Francamente..."
Se foi essa a impressão passada na minha mensagem, me desculpe, não era minha intenção.
Quanto ao final da década de noventa a Fab já se movimentava em busca do FX, e já tinha seus planos de gastar não 285 milhões,mas também fazer a modernização dos A1 capengas e cegos.(285+400=uma boa grana

)
Mas acho que você não fez o que eu pedi. Vou fazer então.
Estamos na metade da década de 1990 e temos uma Força Aérea extremamente fragilizada em todas as suas aviações e um espaço aéreo mais comprometido ainda, pois 60% do território não tinha cobertura-radar.
Foi elaborado o Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - PFCEAB. Lembro que na concepção deste plano, era conhecido como Plano Fênix, pois seria literalmente um ressurgir das cinzas da Força Aérea.
Dentro do PFCEAB haviam diversos Programas, a citar alguns: F-X, CL-X, CH-X, P-3BR, F-5BR, ALX e SIVAM. O programa tinha um orçamento
TOTAL de cerca de 3 bilhões de dólares. O SIVAM
sozinho responderia por quase a
METADE disso.
Autorizado o início do Programa, a FAB deu andamento a todos esses projetos simultaneamente. O CL-X virou C-295, o P3BR virou P-3AM, o F-5BR virou o F-5M, o ALX virou o Super Tucano, o SIVAM trouxe cobertura-radar nos 60% anteriormente não cobertos, R-99A e R-99B... Desses, o CH-X foi cancelado em definitivo e o F-X, de postergação POLÍTICA em postergação POLÍTICA acabou cancelado assim que o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no seu primeiro mandato.
Convém lembrar que, entre o final da década de 1990 e início de 2000, o Brasil enfrentou diversas crises mundiais e a crise energética, o que afetou de sobremaneira a economia do país. Nesse contexto, à época, dezenas de milhares de recrutas foram dispensados do SMO com míseros 4 meses de instrução por absoluta falta de recursos. O expediente nas OMs tinham dias a menos e nos dias em que havia, o expediente começava apenas após o almoço para economizar no rancho. A FAB não voava por falta de combustível, tendo sido alvo de diversas matérias na imprensa, inclusive uma que me lembro bem no Fantástico. A Marinha viu o processo de sucateamento acelerado com a desativação de vários de seus navios.
Também convém lembrar que até então gastos com Defesa no país ainda eram taxados de desnecessários. O revanchismo ainda estava em alta. Não existia um Hugo Chávez, nem Evo Morales, nem Quarta Frota.
Sendo assim, talvez isso explique porque todos os programas de modernização e reequipamento sofressem cortes, atrasos ou cancelamentos.
Baseado no que eu falei, com todas essas limitações geopolíticas e macro-econômicas, repito a minha pergunta: qual a solução "otima" que a FAB não viu?
Infelizmente a FAB não "vê" soluções ótimas a muito tempo. Por isso se transformou numa empresa aérea de transporte de políticos.
Perdão, mas carece de fundamento. Sem comentários.
Esses mesmos políticos que a fazem rastejar. Talvez ela devesse pensar grande,e agir como tal,perante aos governos sucessivos que a deixaram nessa situação. E devesse também ter deixado o GTE inteiro no chão por falta de recursos.
Motim? Desvio de recursos? Crimes militares.
E devesse tambem ter deixado os FIII apodrecendo nos angares. Há!Mas isso não é condizente com o patriotismo da força!
Grande ajuda ao país. Ia só é ficar sem nada. Não tem a ver com patriotismo.
Talvez ela deveria ter tido peito pra dizer que não valia a pena "reformar" aviões que foram coadjuvantes na Guerra do Vietnã,pra ser a linha de proteção do país que eles tanto amam e valorizam.
Reveja o cenário exposto acima.
Talvez a solução ótima,seria ser mais "orgulhosa" e parar de aceitar remendos e restos.
O Brasil mudou!Nesse período nós ficamos mais ricos?Como país sim!A situação é mais estável.A FAB ficou mais rica?Não.Continua se arrastando,em busca de uma solução "otima" para os dias de hoje. Queira Deus que à encontre. Mas o passado recente demonstra que ela tem um mau planejamento e pouca visão de longo prazo.
Reveja o cenário exposto acima. Você está pensando como se a decisão tivesse sido tomada hoje e não há 10/12/15 anos atrás.
Eu louvo a defesa que voce faz da FAB,pode apostar que eu quero o bem dela tanto quanto voce. Sou patriota e me preocupo com as FA,se não: não participaria desse espaço. Eu pósto muito pouco,e sempre procurei ser cordial nas minhas poucas intervenções,mas sou um leitor assíduo.O assunto em questão é a Red Flag,um exercício. Lamento que meus comentários tenham me deixado a impressão ,de que eu o exasperei.
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Se isso ocorreu,me desculpe

Mas continuo com minhas opiniões.Respeito as tuas.
Eu não defendo a FAB. Eu defendo o que eu entendo como justo para um debate com mais embasamento. Jogar tudo nas costas da FAB sem sequer parar para analisar outros aspectos, não creio que seja justo. É só minha opinião. Não entendi em nenhum momento que você tenha exasperado, pelo contrário, foi sempre perfeitamente correto, não se preocupe.

Respeito sua opinião, só não concordo com a forma que ela está sendo formada. Mas isso faz parte do jogo.

E se minha mensagem parecer de certa forma ofensiva, exasperada, arrogante ou coisa do gênero, por favor, não é a minha intenção.
Um abraço!