Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#31 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 26, 2008 9:29 pm

SGT GUERRA escreveu:
A discussão em pauta hoje em dia, não é só crente vs ateu. O conflito atual é crença vs ciência.
Ora, se um cara chega para mim e diz: essa pedra é deus. Eu (que não acredito nele) digo: é mesmo? Que legal. boa sorte pra você.
Se o mesmo cara diz isso para um cientista, o cara quer tirar pedaço da pedra levar pra analise, e tudo mais.

Parece que os cientistas de hoje estão querendo dar o troco na religião tentando provar que Deus não existe. E assim como a religião considerou o conhecimento ruim para o homem, a ciencia quer provar que Deus é ruim para o homem.
Então, a ciência que se diz tão prejudicada pela religião, vem perdendo um tempo precioso em fazer com que as pessoas não acreditem. E ainda acha isso inteligente.

Me permita discordar. Não vejo a ciência tentando empurrar o dogma de que Deus não existe, mas sim propor uma coisa e quem quiser que acredite, algo como cada religião. Como todos aqui sabem, sou aluno de Bacharelado em Física na USP, e nada mais é do que a grande disciplina que teria como propor esse dogma, mas nunca eu e muitos amigos meus que estudamos e tentamos entender o universo por racionalidade e não por fé, tentaremos impor algo em que acreditamos, a escolha é de cada um.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#32 Mensagem por Guerra » Sex Jun 27, 2008 8:14 am

Immortal Horgh escreveu: Me permita discordar. Não vejo a ciência tentando empurrar o dogma de que Deus não existe, mas sim propor uma coisa e quem quiser que acredite, algo como cada religião. Como todos aqui sabem, sou aluno de Bacharelado em Física na USP, e nada mais é do que a grande disciplina que teria como propor esse dogma, mas nunca eu e muitos amigos meus que estudamos e tentamos entender o universo por racionalidade e não por fé, tentaremos impor algo em que acreditamos, a escolha é de cada um.
[ ]s
Immortal, de acordo com essa pesquisa cientifica, se você acha que Deus existe já esta em desvantagem com relação aos seus amigos cientistas.

Eu não vejo com bons olhos esse conflito entre ciências e religião. Talvez a linha de cientistas que acredite em Deus esteja cometendo um erro maior que os ateus, porque o cristianismo começou com muita boa vontade, depois estava queimando o não-crentes em fogueiras. Nada que é criando para se opor a outras ideias tem chances de dar certo.

Qualquer religião pode e deve existir em harmonia com a ciência. É só um não intervir no campo do outro.
Se um cara acha que não deve receber uma transfusão de sangue porque a religião dele não permite, isso é prolema dele.
O que não pode é a religião tentar aprovar uma lei que proiba a transfusão de sangue e a ciência tente dar o troco examinando o vinho para provar que não é sangue.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
EscripolRonaldo
Júnior
Júnior

#33 Mensagem por EscripolRonaldo » Sex Jun 27, 2008 2:48 pm

Sniper escreveu:
P44 escreveu:acho que é BASICAMENTE uma questão de Fé....

Eu apenas acho que , se deus existe, tem um sentido de humor muito peculiar

e como Fé não se compra no supermercado....ou se Acredita mesmo ou foi-se educado para "acreditar" :roll:

mas isto dava pano para mangas
Perfeito Prepe, sem acrescentar uma vírgula. [009]

Porisso acredito que discutir religião é totalmente inútil, principalmente aqui no fórum. Quem tem fé não irá deixar de acreditar e quem não tem também não irá mudar de opinião.

Abraços!
Quem é corinthiano jamais será palmeirense!!!
Quem acredita em Deus, normalmente só muda de igreja, mas não deixa de crer em Deus!!!

Imagem

PARA O UNIVERSO SEU DESEJO É UMA ORDEM
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34 Mensagem por Skyway » Sex Jun 27, 2008 3:33 pm

Exatamente, mas a questão não é deixar de crer em deus, é não acreditar na forma que deus é apresentada pelas religiões.

Por exemplo. Sendo uma pessoa mais esclarecida, com maior cultura em relação as novas descobertas e pesquisas, muito dificilmente você vai sequer acreditar que existiu um tal de jesus, mas pode acreditar do fundo do coração que existe uma força maravilhosa que você pode chamar de deus, ou o cara lá de cima...rs

Eu particularmente não acredito em Jesus cristo. Se existiu mesmo, tenho certeza que não fez nem aconteceu nada que se diz. E reluto algumas vezes a acreditar em deus, mas acabo levando isso em conta, como ja disse antes, talvez pela minha criação católica.

E é justamente esse o ponto, eu tive uma criação católica, toda dentro de uma grande igreja daqui do Rio. Fui até coroinha! E esse contato próximo me fez ver que aquilo é uma crença que acredita quem quer e fornece todo o apoio para quem estiver inclinado a acreditar acabar embarcando sem perceber nessa história, te induz a isso, assim como todas as religiões. Acredita quem quer. Achei interessante e daí, resolvi procurar saber mais do assunto. Pesquisei e estudei muito o assunto, e cheguei a conclusão que religião é algo dispensável para mim. Não preciso de uma para viver bem e feliz.

Não preciso me apegar a nada quando estiver precisando. Sei que tudo depende do que eu faço, são consequencias dos meus atos e um pouco de sorte. Não vou esperar cair do céu.

Então, o que penso, é que essa pesquisa afirma algo que eu já imaginava...Se você for uma pessoa que procura saber mais sobre as coisas, procura estar bem informado, você vai perceber que religião é algo criado pelo homem para ganhar dinheiro atravez do bem estar que causa propositalmente(e todas as igrejas tem várias maneiras de fazer isso) nas pessoas de menor cultura e nas que estejam precisando de ajuda, seja fisica, mental ou até de auto-estima.

Ou seja, se você é forte o suficiente para levantar sua auto-estima, para encarar tudo de frente sozinho, você não precisa de uma religião, e eles não precisam de você.

E se você se sente bem frequentando uma igreja e não se importa com o fato de que a igreja, o templo ou seja lá o que, é mais um negócio para fazer dinheiro, parabens, continue.

Só acho que cada um tem capacidade de enfrentar seus próprio problemas sozinho, só que é mais fácil ir a um lugar, rezar e ficar com a sensação que está dividindo o peso do problema com alguem, mesmo que esse alguem não exista.

Resumindo: Falta de cultura te leva religião. Logo, QI alto não.

É como penso.

AD ASTRA PER ASPERA
EscripolRonaldo
Júnior
Júnior

#35 Mensagem por EscripolRonaldo » Sex Jun 27, 2008 4:17 pm

Crer, em momento algum tem conexão com raciocínio, com razão! Ter fé, é crer sem ver! Dá para sentir o drama?

Razão aqui, de milhões de religiões, etc. e coisas tal, que existem pelo mundo! Cada um crê naquilo que precisa!

Têm muitos lugares biblicos que já foram cientificamente constatados como sendo verdadeiros, mas quanto aos fatos...é uma questão de fé!

Antes que muitos povos, índios mesmos, recebessem qualquer catequisação, tinham a fé deles, em seus deuses...luas...sóis...trovões...e o caralho a fora...

Como já teve oportunidade de dizer um colega... a pesquisa é furada..não tem valor científico...por não considerar uma pá de fatores!!!

Imagem

PARA O UNIVERSO SEU DESEJO É UMA ORDEM
Skyway
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Skyway » Sex Jun 27, 2008 4:53 pm

Hehehehehe, eu discordo.

A fé(relacionada a alguma religião ou crença) é justamente a necessidade de algo a mais para se sentir bem ou até mesmo desejar o bem.

Eu posso ter fé sem ser relacionada a alguma religião. Posso querer muito que algo aconteca e chamar isso de fé, mas não estou relacionando isso a ninguem nem a crença nenhuma. Só a torcida e pensamentos positivos mesmo.

A fé(religião) sempre foi ligada ao desconhecido, e antigamente isso era perfeitamente aplicável e compreensivel pois muitas coisas eram desconhecidas. Tribos e civilizações antigas podiam ter como deus o Raio, o trovão, o sol, as estrelas...tudo por serem coisas desconhecidas. Imagina como deveria ser ver um raio caindo, com toda aquela força e não relacionar aquilo a uma força superior? Quase impossível.

O que a pesquisas provam, e com grande sucesso é que muitas das origens das religiões, ou seja, muitas coisas desconhecidas, agora são conhecidas e desmentem tudo. É como se nós fossemos os índios e chegassem pra gente falando que o raio não cai por que deus está zangado.

Só que hoje em dia, com o conhecimento de tudo isso ao alcance de todos, fica mais fácil classificar que falta de cultura(falta de acesso a essa cultura na verdade) gera essas massas de crentes, evangélicos e tudo mais.

Está ficando cada vez mais difícil uma igreja ter desculpas para agarrar um fiel, a ciência está desmentindo muitas coisas(mas não só no campo religioso, em muitas outras coisas tambem, só que essas de cunho religioso ganham mais atenção do povo), e o que acaba sobrando mesmo é Deus para se agarrar, por que para a ciência provar que deus não existe é difícil, pois deus pode ser muita coisa, desde o cara de barba branca, até a força desconhecida que causou o big-bang.

E lógico que muitos lugares da bíblia existem, afinal a bíblia é o conjunto de textos escitos por pessoas que viveram lá, ou que conhecem a história de lá, passada por algumas gerações.

Se formos discutir a bíblia aqui, esse tópico vai longe..rs

Mas muitas das coisas escritas lá não foram produzidas para ter o contexto nem a interpretação que a bíblia e a igreja acabaram dando.

Mas é um bom livro de auto ajuda. :wink:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Guerra
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por Guerra » Sex Jun 27, 2008 9:15 pm

Skyway escreveu:Exatamente, mas a questão não é deixar de crer em deus, é não acreditar na forma que deus é apresentada pelas religiões.
Por exemplo. Sendo uma pessoa mais esclarecida, com maior cultura em relação as novas descobertas e pesquisas, muito dificilmente você vai sequer acreditar que existiu um tal de jesus, mas pode acreditar do fundo do coração que existe uma força maravilhosa que você pode chamar de deus, ou o cara lá de cima...rs
Sim, a religião cósmica que Einstein "pregava". Segundo ele, os gênios religiosos se destacaram por perceber esta religiosidade ante o universo. E com isso, não tinham dogmas nem um Deus com a imagem do homem. Muitos chegaram nesse estagio, alguns foram considerados santos e outros hereges.
Mas o que diz a pesquisa, a menos que houve um erro de interpretação, se você não acredita em Deus você tem os requisitos para o clube dos gênios.

Eu particularmente não acredito em Jesus cristo. Se existiu mesmo, tenho certeza que não fez nem aconteceu nada que se diz. E reluto algumas vezes a acreditar em deus, mas acabo levando isso em conta, como ja disse antes, talvez pela minha criação católica.
Existir, eu acho que existiu porque dizem que existem provas de sua existência. O que não dá para fugir é que a história foi contado no ponto de vista dos crentes.
Ninguém até hoje ousou a contar do ponto de vista politico. E por mais que ele (Jesus) não quissesse, era um politico porque vivia num estado governado por Deus e se dizia o filho Dele.

Resumindo: Falta de cultura te leva religião. Logo, QI alto não.
Eu como não tenho um QI alto e sei que não vou conseguir descobrir o elixir da vida eterna eu prefiro acreditar. Não custa nada. Porque a pior das hipoteses é a do ateu. Para o ateu morrer é como quando a gente dormi e depois acorda e não sabe com o que sonhou. A diferença é que você não acorda nunca. A hipotese do crente é melhor. Você dormi e tem um sonho maravilhoso...ou não!! :lol: :lol: :lol:

E isso tudo pela bagatela de 10 leis. Isso sem contar o fato de matar e roubar ser também um crime na lei dos homens. :lol: :lol:

Guerra
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Guerra » Sex Jun 27, 2008 9:29 pm

Skyway escreveu: desde o cara de barba branca, até a força desconhecida que causou o big-bang.
Qual é a religião que diz que Deus é um homem de barba branca?

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#39 Mensagem por Beronha » Sex Jun 27, 2008 10:54 pm

Eu acho que essa inutil discussão cordial, precisará da ajuda de Deus para ter fim. Eu falo (escrevo) uma coisita para voces... o cara que se achar inteligente por naõ crer em Deus , mais cedo ou mais tarde pedirá ou suplicará a ajuda e ou benção do mesmo, e este que sofre (o livre arbitrio e soda) em ver as merdas proferidas e ou escritas por seus amados fillhos lhe estenderá a mão como sempre o faz, mesmo o "inteligentissimo" Q.I. superior não aceitando o fato de certos caminhos ou palavras "surgirem" dentro de seu priveligiado cérebro.

Eu bebo, fumo, biscateio , sou mal pai , e também mal filho para o paizão superior. mas não venham defender estudo que quem é ateu é mais inteligente... inteligencia não se mede, cada um é unico em sua vida,seja ela boa ou não, ninguém sabe tudo, ninguém... tem cara que aprende fazer sabão e acha que é cientista :twisted:

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#40 Mensagem por Clermont » Sex Jun 27, 2008 11:17 pm

Como será que esses pesquisadores explicam Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Guilherme de Ockham e tantos outros pensadores e filósofos da antiguidade e medievais dos quais nem lembro mais e que eram religiosos?

E, provavelmente, Leonardo Da Vinci, Copérnico e outros gênios científicos renascentistas, mesmo não sendo homens da Igreja, não deviam ser ateus.

Seriam mais burros do que Einstein que, ao que parece, era mesmo ateu?

Acho que não. Sendo assim, voltamos à estaca-zero (creio eu). Existem ateus inteligentes, e burros; como devem existir crentes inteligentes, e burros.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Jun 28, 2008 1:48 am

Beronha escreveu:Eu acho que essa inutil discussão cordial, precisará da ajuda de Deus para ter fim. Eu falo (escrevo) uma coisita para voces... o cara que se achar inteligente por naõ crer em Deus , mais cedo ou mais tarde pedirá ou suplicará a ajuda e ou benção do mesmo, e este que sofre (o livre arbitrio e soda) em ver as merdas proferidas e ou escritas por seus amados fillhos lhe estenderá a mão como sempre o faz, mesmo o "inteligentissimo" Q.I. superior não aceitando o fato de certos caminhos ou palavras "surgirem" dentro de seu priveligiado cérebro.

Eu bebo, fumo, biscateio , sou mal pai , e também mal filho para o paizão superior. mas não venham defender estudo que quem é ateu é mais inteligente... inteligencia não se mede, cada um é unico em sua vida,seja ela boa ou não, ninguém sabe tudo, ninguém... tem cara que aprende fazer sabão e acha que é cientista :twisted:

Que m.... de post é esse? Cadê a ironia Beroniana? [054] [054] [054]

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Skyway
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 28, 2008 5:51 am

SGT GUERRA escreveu:
Skyway escreveu: desde o cara de barba branca, até a força desconhecida que causou o big-bang.
Qual é a religião que diz que Deus é um homem de barba branca?
Hehehehe, sei lá, maneira de dizer. :lol:

E Sgt, eu não sei se é má interpretação, mas eu entendi que não é gênio que é ateu, ou seu é ateu é génio.... Entendi que o QI mais alto, o maior entendimento a respeito das coisas(consequência do QI mais alto) te da mais probabilidade de ser ateu.

E é uma pesquisa que na minha opinião descobriu o óbvio. Se você entende mais da ciência, se desapega das crenças criadas pelo homem.

A mais de 2000 anos temos a crença dos 10 mandamentos e do deus único, e de jesus e tal... Mas antes disso, tiveram religiões que duraram muito mais tempo e que se for proposta hoje em dia, vão chamar você de louco e até assassino.

A religião predominante no império romano antes de cristo por exemplo, era uma religião que pregava o sacrificio humano, e foi mais popular e durou mais que a católica! Por isso que com esse tipo de conhecimento na mão, é mais fácil se desapegar do que se escuta e vê a respeito de religião.

Editado pela última vez por Skyway em Sáb Jun 28, 2008 6:02 am, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 28, 2008 5:52 am

Immortal Horgh escreveu:
Beronha escreveu:Eu acho que essa inutil discussão cordial, precisará da ajuda de Deus para ter fim. Eu falo (escrevo) uma coisita para voces... o cara que se achar inteligente por naõ crer em Deus , mais cedo ou mais tarde pedirá ou suplicará a ajuda e ou benção do mesmo, e este que sofre (o livre arbitrio e soda) em ver as merdas proferidas e ou escritas por seus amados fillhos lhe estenderá a mão como sempre o faz, mesmo o "inteligentissimo" Q.I. superior não aceitando o fato de certos caminhos ou palavras "surgirem" dentro de seu priveligiado cérebro.

Que m.... de post é esse? Cadê a ironia Beroniana? [054] [054] [054]

[ ]s
x2

Que porra de post mais crente ô beroinha... :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 28, 2008 5:56 am

Clermont escreveu:Como será que esses pesquisadores explicam Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Guilherme de Ockham e tantos outros pensadores e filósofos da antiguidade e medievais dos quais nem lembro mais e que eram religiosos?

E, provavelmente, Leonardo Da Vinci, Copérnico e outros gênios científicos renascentistas, mesmo não sendo homens da Igreja, não deviam ser ateus.

Seriam mais burros do que Einstein que, ao que parece, era mesmo ateu?

Acho que não. Sendo assim, voltamos à estaca-zero (creio eu). Existem ateus inteligentes, e burros; como devem existir crentes inteligentes, e burros.
É, cada um com a sua.

Eu já disse acima, que com os fatos descobertos hoje em dia, é mais fácil ser ateu.

Por exemplo, copérnico, Da Vinci e etc, pensariam que um raio é a manifstação de deus quando zangado?

Não por que o conhecimento da época já dizia pra eles o que era aquilo.

E é o que está acontecendo agora, o conhecimento que a ciência está nos trazendo, está desmistificando muitos "raios" e "trovões". E é normal haver resistência quanto a isso, afinal, são idéias praticadas a milhares de anos.

AD ASTRA PER ASPERA
Guerra
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Guerra » Sáb Jun 28, 2008 11:24 am

Skyway escreveu:
Hehehehe, sei lá, maneira de dizer. :lol:
.

Tá vendo!? Puro preconceito. O Deus cristão é tão cosmico quanto o de Einstein.
E é uma pesquisa que na minha opinião descobriu o óbvio. Se você entende mais da ciência, se desapega das crenças criadas pelo homem.
Ou simplesmente porque se afastou da religião por um preconceito bobo. Religião e ciência pode viver em harmonia. Não existe antagonismo.
A mais de 2000 anos temos a crença dos 10 mandamentos e do deus único, e de jesus e tal... Mas antes disso, tiveram religiões que duraram muito mais tempo e que se for proposta hoje em dia, vão chamar você de louco e até assassino.
Evolução. Assim como se alguém chegar aqui e dizer que a terra fica apoiada em cima de uma tartaruga.
Talvez esse seja o maior ponto de conflito entre ciencia e religião, um evolui mais rapido.

A religião predominante no império romano antes de cristo por exemplo, era uma religião que pregava o sacrificio humano, e foi mais popular e durou mais que a católica! Por isso que com esse tipo de conhecimento na mão, é mais fácil se desapegar do que se escuta e vê a respeito de religião
Não entendi. Pode explicar de outra forma?

Responder