Com relação aos simuladores...
Defesanet
15 Agosto 2006
Defesa @ Net
Inaugurado Simulador de Vôo do F-5M
O 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAv), mais conhecido como Esquadrão Pampa, inaugurou em 11 Agosto 2006, na Base Aérea de Canoas (BACO), o simulador de vôo da aeronave de caça F-5M, instalado em prédio construído especialmente para o equipamento.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Noro, e o comandante do 5º Comar, major-brigadeiro-do-Ar Vilmar Terroso de Freitas, e o comandante do 1º/14º Grupo de Aviação, tenente-coronel aviador Luiz Alberto Pereira Bianchi.
O simulador de vôo é parte do investimento de U$ 285 milhões de dólares na modernização de 46 caças F-5E/F, transformados em F-5 M (Modernizado) e a construção de 2 centros de simulação de vôo. Esse é o segundo centro de simulação de vôo dos caças F-5 M, o outro está localizado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), que também deverá ter as unidades do F-5E/F, do 1º GAv,modernizadas para o padrão F-5M. O Esquadrão Pampa treinou no simulador da BASC, na preparação ao XXVI Torneio de Aviação de Caça.
Na solenidade de abertura, o brigadeiro Noro destacou que o dia era significativo para o Comando da Aeronáutica e para a Força Aérea Brasileira. Afirmou que a modernização, com uso de novos aviões e o simulador, além de sistemas de autodefesa e radar, estações de planejamento de missão e estações de debriefing de combate aéreo, coloca o Brasil num patamar mais elevado com relação a treinamento e economia.
Citou que a atualização já trouxe resultados positivos, referindo-se ao XXVI Torneio da Aviação de Caça 2006, realizado na semana passada em São Paulo, no qual o Esquadrão Pampa venceu quatro das cinco modalidades da competição.
TECNOLOGIA
O Centro de Simulação de Vôo, está baseado na tecnologia da empresa israelense ELBIT, é formado por um complexo composto por quatro módulos, dois para treinamento e dois para planejamento e debriefing de missões:
Treinamento
HAST - HOTAS and Avionics Systems Training - O simulador de Vôo propriamente dito, que pode ser usado para o desenvolvimento e qualificação do piloto como a introdução e testes de novas táticas e armas.
AAR - After Action Review - Analisa o desempenho do piloto no Simulador de Vôo.
Missões
MDGT - Mission Data Ground Terminal - Planejamento de Missão - Desenvolve as melhores opções para a missão a ser realizada. Os dados da missão são gravados em uma placa de dados e inseridos no sistema de computadores do caça.
AACMI - Autonomous Air Combat and Manouver and Instrumentation (Debriefing) - Analisa o desempenho de um piloto ou 4 pilotos (1 esquadrilha) ao mesmo tempo e suas interações.
A experiência do 1º/14º GAv indica, que com o novo sistema para uma hora de vôo, gera de 3-5 horas de planejamento e debriefing. Esse aumento de trabalho significa, por outro lado, que as horas de vôo são melhor aproveitadas e os resultados melhor aferidos tanto no desenvolvimento dos pilotos como dos sistemas do avião. O resultado final indica que, com um menor número de horas de vôo, obtêm-se uma melhor aferição da performance do piloto, interação homem-máquina e sistemas que compõem o F-5M.
O simulador do F-5M possibilitará, melhor planejamento das missões e redução de custos com treinamento na formação de pilotos operacionais, gerando economia de combustível. O piloto também terá mais segurança, uma vez que poderá treinar, no simulador, não ficando mais limitado pelas condições meteorológicas (Na hora da inauguração, caia uma forte chuva). Desenvolver novas técnicas de pilotagem e reduzir o trabalho do piloto em todas as etapas da preparação do vôo são outras possibilidades.
Outro enfoque para custos é a visão do Comando da Aeronáutica, de elevar a performance e a capacidade operacional de cada elemento do Esquadrão, incluindo pilotos e comando, interagir com novas táticas e introduzir novas tecnologias, a uma fração do custo, comparado aos ganhos em capacitação.
"As estações de planejamento permitem que o piloto grave os planos de vôo em dispositivos que podem ser conectados no avião. Com isso ele não perde tempo inserindo dados quando pilota a aeronave", declarou o tenente Georges Luiz Guedes de Oliveira para a imprensa local.
O Programa F-5M (BR)
O primeiro F-5 M foi entregue, em 21 Setembro 2005, para o Esquadrão Pampa. O ganho em performance do avião e a introdução de novos padrões de treinamento, com melhor aferição garantiram à unidade a vitória do XXVI Torneio de Aviação de Caça.
Outro ponto relevante é a possibilidade de introdução de novas tecnologias e táticas pela unidade. A intensa preparação do 1°/14° GAv para a CRUZEX permite antever, que um novo perfil operacional pode ser introduzido pelo esquadrão durante aquela operação internacional.