Por incrível que pareça, a nossa dependência do Paraguai será bem menor no futuro em termos proporcionais; em 2023 teremos Belo Monte, as usinas do Rio Tapajós e provavelmente as usinas binacionais do Rio Uruguai, o nosso parque eólico será muito mais significativo que hoje, Angra III estará funcionando com possivelmente outra usina nuclear em planejamento ou construção, e o problema do gás em tese estará resolvido(em 2016 faltará gás, mas a previsão é de excedente de gás em 2020). O problema é o presente e o futuro próximo, nestes dependemos bastante dos paraguaios. Depois... não muito.Gerson Victorio escreveu:Gral,
entendo suas colocações...a ideia seria termos contigências para não ocorrer lá por 2023 o mesmo que se deu no episódio do gas boliviano...não existe solução fácil...poderiamos até aceitar pagar primeiramente por uma energia absurda enquanto providenciaríamos nossa reserva...enfim...invandir o Paraguai poderia também ser uma possibilidade...
NOTÍCIAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Re: NOTÍCIAS
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Acordo bilateral Brasil x Paraguai garante exclusividade de venda para o Brasil de todo o excesso de energia produzido por Itaipu Paraguai até 2023.
Se negar energia de Itaipu, Paraguai rompe tratado
Autor(es): Janaína Figueiredo
O Globo - 10/08/2012
Bom senso. Alteração de regras de fornecimento em Itaipu traria prejuízos para os dois países
BRASÍLIA E BUENOS AIRES O Itamaraty informou ontem não ter recebido qualquer comunicado do Paraguai sobre a suposta intenção de alterar as atuais regras de fornecimento de energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Destacou que o Brasil tem interesse em continuar a comprar a energia e lembrou que há um acordo bilateral que assegura ao país exclusividade na aquisição do insumo até 2023.
Na última quarta-feira, declarações do presidente Federico Franco de que não estaria disposto a continuar "cedendo" a energia excedente da hidrelétrica para Brasil e Argentina foram publicadas no site oficial do governo.
Presidente da Usina Contemporiza
O presidente de Itaipu, Jorge Samek, minimizou o episódio, dizendo que houve uma grande "confusão". Samek contou que se reuniu durante toda a manhã de ontem com a nova diretoria paraguaia da usina e com seu presidente, Franklin Boccia, engenheiro do setor formado no Brasil.
- Foi um mal-entendido. O presidente do Paraguai quer a industrialização do país, a mesma coisa que o Brasil quer: o desenvolvimento de todos os países da região - disse.
Neste ano, segundo Samek, o Brasil pagará cerca de US$ 3,6 bilhões, ou 90% da energia produzida pela hidrelétrica, e o Paraguai vai desembolsar US$ 300 milhões pelos outros 10%. Esses recursos serão usados para pagar parcela da dívida contratada pela Eletrobras para a construção de Itaipu, além de juros, royalties e modernização dos equipamentos. Metade dessa dívida é do Brasil; a outra metade, do Paraguai.
- Queremos é produzir energia, e nenhuma diretoria deixou que a política interferisse no funcionamento de Itaipu - disse Samek.
Atualmente seria inviável para o Paraguai absorver a energia produzida por Itaipu que é vendida para o Brasil, disse Ricardo Canese, ex-coordenador da Comissão de Entes Binacionais Hidrelétricos do governo Lugo.
- O Paraguai não tem redes de transmissão para receber essa energia nem industrias para utilizá-la. Franco é mentiroso ou ignorante. O que ele propõe é impossível de ser aplicado e seria como jogar uma bomba no Paraguai - afirmou.
As declarações do presidente do Paraguai repercutiram no Congresso. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), disse acreditar que o Paraguai blefou ao ameaçar romper o acordo:
- Acho que não vai acontecer, creio que o bom senso vai prevalecer. É mais um blefe. O Paraguai vai abrir mão do que recebe do Brasil? Do ponto de vista econômico, não é viável. Nós renegociamos recentemente o valor, ele foi aumentado. O Paraguai não usa essa energia. Se deixar de fornecer para o Brasil, vai mandar para onde?
Durante o governo do ex-presidente Fernando Lugo, foi fechado um acordo com o Brasil e o preço da energia excedente de Itaipu foi praticamente triplicado, passando de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões ao ano.
O Brasil também financia a construção de uma importante linha de transmissão para os paraguaios, com custo total de US$ 555 milhões.
Itaipu é responsável por 16,9% da energia consumida no Brasil e abastece 72,91% do consumo paraguaio.

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Gerson,Gerson Victorio escreveu:sapao escreveu: FC, se o Paraguai quiser ceder espaço para uma base americana, o maximo que os outros podem fazer é esbravejar, soprar e ficar put*!
Eles são soberanos e não a nada que se possa fazer no campo diplomatico alem de reclamar.
No campo politico interno e dificil saber, porque a situação atual não é a mesma da epoca da eleição do presidente Lugo, então fica dificil prever um resultado. No campo da politica externa, mais pressionados que eles ja estao sendo acho dificil, alias ganhariam um aliado de peso nas negociações.
Economico, não vejo suicidio nenhum, muito pelo contrario. Com a entrada de mais produtos americanos ainda mais baratos, vejo sim um aumento na venda deles para os paises vizinhos.
Gerson escreveu:Só se for via contrabrando...pelo mercosul, o Paraguai só pode vender produtos com taxa diferenciada aqueles produzidos localmente.
De restante o Paraguai praticamente não tem nada a oferecer que possa ser negado pelos vizinhos, muito pelo contrario, com os USA por tras ai eu quero ver a reação do Brasil e principalmente da Argentina quando eles jogarem o preço da eletricidade (que e deles) la nas alturas...E não tem para onde fugir, ou compra deles ou compra deles!
Gerson escreveu:...se eles fizerem isso...romperiam o contrato...e assim poderiamos cobrar a divida da binacional do Paraguai de uma so vez...eles não tem pra onde correr.......ainda que insistissem e fossem a corte internacional e "cortassem" nosso fornecimento, oque iriam fazer com o excesso de energia que uma vez produzida não tem como armazenar....parar Itaipú?..seria um tiro no pé....![]()
Dos paises vizinhos o Brasil pode ate pedir informações mas não vai fazer nada tambem (assim como não fez com a Colombia), e Argentina e Bolivia podem fazer o que quiser que não vai fazer diferença mesmo.
A ideia nunca foi para frente, na minha opinião, porque fazia mais sentido o Paraguai estar junto dos vizinhos frente aos interesses americanos partindo do principio que esses interesses eram parecidos.Agora, a partir do momento que TODOS os seus vizinhos começam a pressiona-lo para que ele mude de comportamento, talvez um apoio seja tudo o que ele queira para poder exercer sua autonomia.
Gerson escreveu: Então eles teriam que ser abastecidos pelos EUA por um bom tempo, e tudo pelo ar, suspenderiamos todos os acordos de livre circulação de seus produtos por nosso território e portos...lembrando que o Paraguai não tem mar...é só o Brasil não agir como nanico.
Sobre o interesse americano, se dependesse deles eles teriam bases em todos os paises do mundo. Faz parte da estrategia deles, que pensam em um ambiente global de operações e sabem que qualquer ponto de apoio em qualquer canto do mundo é valioso.
e aquele negocio: a gente sabe como começa mas não tem como afirmar como termina...
Como você disse, são muitas variaveis. Desde um embargo ao Brasil como o proprio Brasil embargando o Paraguai, o que acho muito dificil se não for impossivel de acontecer.
Eu so acho que no fim, vai acabar sendo pior para nos que temos muito mais a perder do que eles! Como no caso da Bolivia: se quiser negociar a gente negocia; como a Colombia, se quiser colcoar base coloca mas explica primeiro e por ai vai.
Então eu acho que devemos pressionar mas não tanto ao ponto de se tornar mais vantajoso para eles virar as costas para nos e se alinhar a outro pais; não podemos esquecer NUNCA, que aqui na AL os imperialistas somos nos...
Para mim a melhor coisa e empurrar com a barriga ate as eleiçoes de lá no ano que vem e ai começar a pensar em alguma coisa, se for o caso.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
sapao escreveu:Gerson,Gerson Victorio escreveu:
e aquele negocio: a gente sabe como começa mas não tem como afirmar como termina...
Como você disse, são muitas variaveis. Desde um embargo ao Brasil como o proprio Brasil embargando o Paraguai, o que acho muito dificil se não for impossivel de acontecer.
Eu so acho que no fim, vai acabar sendo pior para nos que temos muito mais a perder do que eles! Como no caso da Bolivia: se quiser negociar a gente negocia; como a Colombia, se quiser colcoar base coloca mas explica primeiro e por ai vai.
Então eu acho que devemos pressionar mas não tanto ao ponto de se tornar mais vantajoso para eles virar as costas para nos e se alinhar a outro pais; não podemos esquecer NUNCA, que aqui na AL os imperialistas somos nos...
Para mim a melhor coisa e empurrar com a barriga ate as eleiçoes de lá no ano que vem e ai começar a pensar em alguma coisa, se for o caso.
EM MINHA OPINIÃO O CASO E MUITO SIMPLES.COMO CONSUMIDOR QUE JÁ ARCA COM UMA CARGA TRIBUTARIA ESPETACULAR NÃO QUERO PAGAR MAIS POR ENERGIA ELÉTRICA EM FUNÇÃO DE UM POSSÍVEL REAJUSTE DE CONTRATO POR PARTE DOS PARAGUAIOS. SENDO ASSIM O GF DE MERDA DEVERIA AUTORIZAR A BRIGADA PARA QUEDISTA INCORPORAR A VIVA FORÇA O LADO PARAGUAIO DE ITAIPU E ACABOU.
FODA-SE O PARAGUAI, FODA-SE A OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL (A AS DEVE SER O NOSSO QUINTAL) E VIVA OS BRASILEIROS. E ACABOU. VAMOS COMEÇAR A SER GRANDES DE VERDADE.
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 222 vezes
- Agradeceram: 532 vezes
´
É isto aí. O Iraque fez isto com o Kuwait e se deu muito bem. A Alemanha com a Polônia e outros países europeus também foi feliz. Vamos ser os novos colonialistas e imperialistas da América do Sul. Temos um exército formidável, com o que há de melhor no mundo, quem ousaria nos enfrentar? A Argentina não retomou assim as ilhas Malvinas? Vamos então por os motores dos Super Tucanos pra aquecer já! Vamos ligar também as caldeiras do poderoso São Paulo e por no ar os formidáveis e imbatíveis A-4 para impor o terror no coração de nossos inimigos. Patriotas, a pátria espera grandes feitos de todos nós.
Atenção, esta aventura deverá ser feita apenas com elementos voluntários, os verdadeiros patriotas dispostos a morrer pelo Brasil. Eu, infelizmente, como estou muito ocupado no momento, não poderei participar. Prometo, no entanto, levar flores nos funerais e consolar as viúvas.![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
É isto aí. O Iraque fez isto com o Kuwait e se deu muito bem. A Alemanha com a Polônia e outros países europeus também foi feliz. Vamos ser os novos colonialistas e imperialistas da América do Sul. Temos um exército formidável, com o que há de melhor no mundo, quem ousaria nos enfrentar? A Argentina não retomou assim as ilhas Malvinas? Vamos então por os motores dos Super Tucanos pra aquecer já! Vamos ligar também as caldeiras do poderoso São Paulo e por no ar os formidáveis e imbatíveis A-4 para impor o terror no coração de nossos inimigos. Patriotas, a pátria espera grandes feitos de todos nós.

Atenção, esta aventura deverá ser feita apenas com elementos voluntários, os verdadeiros patriotas dispostos a morrer pelo Brasil. Eu, infelizmente, como estou muito ocupado no momento, não poderei participar. Prometo, no entanto, levar flores nos funerais e consolar as viúvas.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 47 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Eu não teria problema nenhum, do ponto de vista moral, em tomar aquela área inteira e mandar um pacote de paraguaio pro inferno no processo.
O problema é o que vem com isso, não temos força para agüentar uma resposta internacional que seja REALMENTE UMA RESPOSTA e não apenas vômito diplomático em NY. Essa ação teria tudo para ser desastrosa. Temos que nos contentar com o que temos, pois isso nunca acontecerá. E cuidado com o que os senhores escrevem, pode aparecer no ABC.

O problema é o que vem com isso, não temos força para agüentar uma resposta internacional que seja REALMENTE UMA RESPOSTA e não apenas vômito diplomático em NY. Essa ação teria tudo para ser desastrosa. Temos que nos contentar com o que temos, pois isso nunca acontecerá. E cuidado com o que os senhores escrevem, pode aparecer no ABC.

- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Argentina apóia o Brasil nisso e queria retaliações maiores contra o Paraguai, a dilmona que foi branda e optou apenas pela suspensão no mercosul.
Venezuela também está bandeada para o lado da Argentina e está na mesma em relação a Argentina.
Venezuela também está bandeada para o lado da Argentina e está na mesma em relação a Argentina.
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Que clima belicista.
E 2013 volta tudo como antes. Até a suspensão pela defesa da democracia foi "política", logo desaparecerá. Isso é América do Sul, não Ásia.
O próximo passo é Paraguai subsidiar a instalação da usina da Rio Tinto de alumínio. Em conjunto com o apoio a atração de filiais exportação de componentes para Brasil. Muitas federações das industrias brasileiras ficarão muito felizes. Alumínio barato do lado de casa, melhor impossível. Tudo se acerta. E a Presidenta Dilma é soda.
Se bem que se invadir o Paraguai, finalmente o Obama lembra que a América do Sul existe.
E 2013 volta tudo como antes. Até a suspensão pela defesa da democracia foi "política", logo desaparecerá. Isso é América do Sul, não Ásia.
O próximo passo é Paraguai subsidiar a instalação da usina da Rio Tinto de alumínio. Em conjunto com o apoio a atração de filiais exportação de componentes para Brasil. Muitas federações das industrias brasileiras ficarão muito felizes. Alumínio barato do lado de casa, melhor impossível. Tudo se acerta. E a Presidenta Dilma é soda.
Se bem que se invadir o Paraguai, finalmente o Obama lembra que a América do Sul existe.

- JT8D
- Sênior
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Joselito Sem Noção para presidente!delmar escreveu:´
É isto aí. O Iraque fez isto com o Kuwait e se deu muito bem. A Alemanha com a Polônia e outros países europeus também foi feliz. Vamos ser os novos colonialistas e imperialistas da América do Sul. Temos um exército formidável, com o que há de melhor no mundo, quem ousaria nos enfrentar? A Argentina não retomou assim as ilhas Malvinas? Vamos então por os motores dos Super Tucanos pra aquecer já! Vamos ligar também as caldeiras do poderoso São Paulo e por no ar os formidáveis e imbatíveis A-4 para impor o terror no coração de nossos inimigos. Patriotas, a pátria espera grandes feitos de todos nós.![]()
![]()
Atenção, esta aventura deverá ser feita apenas com elementos voluntários, os verdadeiros patriotas dispostos a morrer pelo Brasil. Eu, infelizmente, como estou muito ocupado no momento, não poderei participar. Prometo, no entanto, levar flores nos funerais e consolar as viúvas.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Abraços,
JT
-
- Sênior
delmar escreveu:´
É isto aí. O Iraque fez isto com o Kuwait e se deu muito bem. A Alemanha com a Polônia e outros países europeus também foi feliz. Vamos ser os novos colonialistas e imperialistas da América do Sul. Temos um exército formidável, com o que há de melhor no mundo, quem ousaria nos enfrentar? A Argentina não retomou assim as ilhas Malvinas? Vamos então por os motores dos Super Tucanos pra aquecer já! Vamos ligar também as caldeiras do poderoso São Paulo e por no ar os formidáveis e imbatíveis A-4 para impor o terror no coração de nossos inimigos. Patriotas, a pátria espera grandes feitos de todos nós.![]()
![]()
Quem construiu ITAIPU foi o Brasil com o nosso dinheiro. Nós iriamos tomar só uma USINA e não invadir esta bosta de país que deveria ter sido extinto logo após a guerra do Paraguai, se não fosse a boiolagem brasileira. Quanto ao mundo vale mais ficar de boa com o Brasil do que com um país que não representa nada para o mesmo, tem muito dinheiro de gringo aqui. As condições do Iraque eram outras e os interesses também. Sem essa de funeral e consolar viuva. A MORTE E INERENTE A PROFISSÃO MILITAR (Na historia de minha família perdi ancestrais desde a flotilha de João das Botas até a II Guerra Mundial), tanto que falei em PQD's e não em recrutas.
Grato pela sua opinião.
Sds
Lord Nauta

-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Eu acho que temos que nos focar aqui dentro. Já que se criou uma usina binacional, malgrado a desgraça de tal decisão..., temos que nos contentar. Cumpra-se os contratos! Foquemos aqui. Construa-se usinas hidrelétricas. Foda-se ecochatos. O meio ambiente é fundamental e deve ser preservado ou utilizado de forma sustentável. Mas o desenvolvimento e independência do Brasil tem que ser fomentado. Se para se construir usinas na Amazônia vai haver dano ambiental, que se encontre uma solução que não breque o desenvolvimento. Talvez a mesma área que for alagada seja aumentada de reservas já existentes ou sejam criadas novas. Que autoridade - quer legal ou moral - tem os países desenvolvidos de dar pitaco aqui, quando estão confortavelmente sentados em infra-estrutura já pronta, feita as custas do meio-ambiente seus e de terceiros?!
Hoje a realidade - inclusive financeira - é outra. Obras - quer reais quer devaneios - exigem somas formidáveis em dinheiro. Hoje mesmo países ricos e esbanjando dinheiro como a China dificilmente conseguirão, por exemplo, igualar a infra-estrutura já existente nos EUA, Eur. Ocid. e Japão. Metrô por exemplo, mesmo com rios de dinheiro chineses, dificilmente conseguirão ter a quantidade de linhas existentes há décadas em Ny, Paris, Londres e mesmo Moscou. Outras alternativas, que unam modernidade com custo-benefício, como Vlt's, "aero-trens" etc são muito mais viáveis do que metrôs. Enfim, é preciso desenvolvimeto sustentável. Proteger o meio ambiente sim, mas não as custas do desenvolvimento e muito menos de pitacos, ainda mais cogitando afetar a soberania, como alguns quando falam da NOSSA Amazônia!
EDIT.: Com relação aos metrôs chineses, andei lendo que são imensos
e em expansão, apesar de terem trechos não subterrâneos...

EDIT.: Com relação aos metrôs chineses, andei lendo que são imensos

Editado pela última vez por Rodrigoiano em Seg Set 10, 2012 2:43 am, em um total de 2 vezes.
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 222 vezes
- Agradeceram: 532 vezes
Só uma correção, Itaipú foi construída com financiamento externo, pagando altos juros. Até hoje grande parte do dinheiro que a venda de energia consegue é destinado ao pagamento dos juros. Segundo, nós temos um contrato e um homem que tem vergonha na cara cumpre o que assinou. O que vale para o Paraguai vale para nós também. Está escrito, foi assinado, cumpra-se. Se o Paraguai se industrializar, mesmo sendo esta uma hipótese remota, e então utilizar toda a sua cota de energia (metade do que Itaipu produz) isto foi previsto no contrato, é um direito dele. Está escrito, juramentado, sacramentado, com firma reconhecida, etc., etc. Isto não está, portanto em discussão.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 3544 vezes
Lord Nauta escreveu:ESENDO ASSIM O GF DE MERDA DEVERIA AUTORIZAR A BRIGADA PARA QUEDISTA INCORPORAR A VIVA FORÇA O LADO PARAGUAIO DE ITAIPU E ACABOU.
Apenas lembrar que hoje, a bgda "responsável pela segurança" de ITAIPU, é a 12a Aeromóvel. Quaisquer entrevero naquela usina, a priori, serão de responsabilidade desta OM do exercito atuar na questão.
Se eventualmente a Bgda Pqdt tiver de agir, é porque a merda já foi jogada, e espalhada, aos quatro ventos há muito. E diplomacia será apenas uma questão de decidir quem vai arcar com os prejuízos.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Já que o assunto é Paraguai, um colega de turma, que está alocado no Paraguai, foi verificar "In loco" sobre a verdade da presença americana lá. Segundo o que viu e descobriu, a presença americana lá, ostensiva, HOJE, é ZERO. A tal pista foi de fato construída por eles, mas já faz tempo. O que está acontecendo é que os milicos de lá pleitearam uma verba maior no orçamento e alguns políticos que, além de contra a essa medida, são tambem anti-brasileiros e anti-argentinos, aproveitaram e sugeriram uma aliança com os ianques. Por enquanto, só isso.
-
- Sênior
delmar escreveu:Só uma correção, Itaipú foi construída com financiamento externo, pagando altos juros. Até hoje grande parte do dinheiro que a venda de energia consegue é destinado ao pagamento dos juros. Segundo, nós temos um contrato e um homem que tem vergonha na cara cumpre o que assinou. O que vale para o Paraguai vale para nós também. Está escrito, foi assinado, cumpra-se. Se o Paraguai se industrializar, mesmo sendo esta uma hipótese remota, e então utilizar toda a sua cota de energia (metade do que Itaipu produz) isto foi previsto no contrato, é um direito dele. Está escrito, juramentado, sacramentado, com firma reconhecida, etc., etc. Isto não está, portanto em discussão.
Prezado Colega
Minha opinião, simplesmente. FODAM-SE OS PARAGUAIOS. Este assunto para mim esta encerrado, por se tratar de questão de fórum intimo.
Grato pela atenção.
Lord Nauta