NOTÍCIAS
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Re: NOTÍCIAS
Saudações,
Luciano.
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Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
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Re: NOTÍCIAS
Atrasos na modernização e recuperação de aeronaves da FAP 23 de fevereiro de 2012
A recuperação dos MiG-29 da Fuerza Aérea del Peru está demorando mais do que o previsto, pois os russos alegam que estão encontrando as aeronaves em condições diferentes das previstas (há informações de que as células não foram devidamente examinadas antes da assinatura do contrato, e agora está sendo verificado que o custo da revisão e modernização supera o valor contratado). O programa de recuperação dos Mirage 2000 segue atrasado, pois a liberação dos recursos financeiros pelo governo não está seguindo o cronograma originalmente acertado. A recuperação dos Mil Mi-17 por uma empresa local, em sociedade com os russos, não funcionou a contento, embora os trabalhos da primeira revisão, efetuada somente pelos russos, tenham tido bons resultados. Em meados de fevereiro foi assinado no Brasil um memorando de cooperação que prevê a modernização da frota de Embraer EMB-312A Tucano em serviço na FAP, a ser realizada pelo SEMAN (Servicio de Mantenimiento), sediado na Base Aérea Las Palmas (Juan Carlos Cicalesi).
http://www.segurancaedefesa.com/FAP_Mod-Aeronaves.html
A recuperação dos MiG-29 da Fuerza Aérea del Peru está demorando mais do que o previsto, pois os russos alegam que estão encontrando as aeronaves em condições diferentes das previstas (há informações de que as células não foram devidamente examinadas antes da assinatura do contrato, e agora está sendo verificado que o custo da revisão e modernização supera o valor contratado). O programa de recuperação dos Mirage 2000 segue atrasado, pois a liberação dos recursos financeiros pelo governo não está seguindo o cronograma originalmente acertado. A recuperação dos Mil Mi-17 por uma empresa local, em sociedade com os russos, não funcionou a contento, embora os trabalhos da primeira revisão, efetuada somente pelos russos, tenham tido bons resultados. Em meados de fevereiro foi assinado no Brasil um memorando de cooperação que prevê a modernização da frota de Embraer EMB-312A Tucano em serviço na FAP, a ser realizada pelo SEMAN (Servicio de Mantenimiento), sediado na Base Aérea Las Palmas (Juan Carlos Cicalesi).
http://www.segurancaedefesa.com/FAP_Mod-Aeronaves.html
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: NOTÍCIAS
Ola, santiago, boa tarde!
Os graficos que postou podem nos dar varias informacoes, mas para nao esticarmos o OFF, te peco licenca para reposta-lo la no "geopoliticas" .

Abs!
- Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS
E lá vem mais Sucata...
USAF quer vender os seus Global Hawk B30 - que não funcionam muito bem e os seus C-27...
http://www.dodbuzz.com/2012/02/24/afa-a ... bal-hawks/
CB_Lima
USAF quer vender os seus Global Hawk B30 - que não funcionam muito bem e os seus C-27...
http://www.dodbuzz.com/2012/02/24/afa-a ... bal-hawks/
[]sORLANDO — The Air Force may try to sell some of the brand new C-27J Joint Cargo Aircraft and Block 30 RQ-4 Global Hawks it plans to retire, service officials said Friday.
Both aircraft represent “new airframes, essentially, so we will probably set rules for type 1000 recoverable storage, and lesser numbers [of aircraft may be set aside] for availability to others,” said Air Force Secretary Michael Donley at a press conference at an Air Force Association-sponsored conference here.
“Our international affairs staff are communicating to potential countries [and] interested partners, asking for them to identify their interest, I think there are a number of avenues available to us but we have not selected a particular course of action. We’re putting that together and it does include potentially making these airframes available for sale to other parties.”
The Air Force retired the relatively small fleet of brand new C-27Js and Block 30 Global Hawks as part of its efforts save billions of dollars in the coming years.
The service justified the cuts by saying the C-27’s mission of on-demand ressuply of ground troops at remote bases can be performed by the C-130 Hercules fleet, while the legendary U-2 spy plane can perform the elecro-optical ISR mission better than the Block 30 Global Hawks originally slated to replace it. The planes are currently slated to go into storage at Davis-Monthan Air Force Base in Arizona.
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

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Re: NOTÍCIAS
Até que não está ruim.....
A hora da defesa
28 Fev 2012
Ricardo Galuppo
Ainda bem que o Brasil não tem a necessidade imediata de um sistema de defesa exemplar, capaz de defendê-lo de vizinhos hostis. E talvez seja exatamente por esse motivo (a falta de um inimigo claro e ameaçador) que a questão dos caças que reequiparão a Força Aérea Brasileira venha se arrastando por tanto tempo.
Mas agora, 16 anos depois do início das discussões em torno desse assunto (que tiveram início ainda no governo Fernando Henrique Cardoso), parece que a presidente Dilma Rousseff quer pressa na escolha do avião.
Pelo menos é o que diz o ministro da Defesa Celso Amorim. Só para recapitular, estão na disputa o francês Rafale, da Dassault, que contava com a preferência do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o americano F-18, da Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Quem ganhar a disputa terá um contrato que poderá chegar a US$ 6,5 bilhões - com a entrega prevista de 36 aviões de combate bem mais modernos do que a atual frota da FAB.
Ótimo. Tomara que a presidente Dilma tome logo a decisão, que os aviões sejam encomendados e que essa novela tenha um desfecho. O Brasil está entrando numa nova etapa no cenário internacional, e a nova realidade o colocará diante da necessidade de maior zelo com a defesa das fronteiras e com a segurança interna.
E isso exigirá não só a compra de equipamentos de última geração para as Forças Armadas e para as polícias, como, também, uma mudança geral de mentalidade em relação a um problema que jamais foi tratado com a devida seriedade em nosso país.
Com a expansão da economia, a nova importância no jogo internacional e os eventos que atrairão a atenção do mundo inteiro, o Brasil corre o risco de se transformar em algo que nunca foi até aqui: alvo de atentados terroristas.
E antes que algo de ruim aconteça e que tenha início o Deus-nos-acuda típico dos imprevidentes, é bom começar a adotar procedimentos que, além de novos equipamentos, exigem uma melhor seleção e treinamento das pessoas e a adoção de cuidados que, à vista de muita gente, podem ser considerados um exagero.
O descaso com as políticas de segurança no Brasil é quase uma questão cultural. A procrastinação na compra dos caças, a falta de um sistema eficaz de vigilância nas fronteiras e o despreparo dos funcionários que carimbam os passaportes dos estrangeiros que visitam o Brasil em quantidade cada vez maior são partes do mesmo problema.
A impressão que se tem é que, se a Al-Qaeda ou qualquer outra organização terrorista quiser instalar um campo de treinamento em território brasileiro, terá liberdade completa de ação e não haverá quem a importune.
Muita gente, com certeza, tomará essa frase como um exagero - e insistirá na ideia de que não, o Brasil não necessita de medidas mais rigorosas de segurança. A verdade, por mais incômoda que seja, é que o crescimento econômico e o enriquecimento do país trazem consigo algumas exigências que não combinam com o jeitinho brasileiro de deixar como está para ver como é que a situação fica.
Se o Brasil quer ser grande, precisa adotar procedimentos de países grandes - com mais investimentos em áreas que, até aqui, eram consideradas secundárias. Isso é líquido e certo.
Brasil Economico via Resenha do Exército
A hora da defesa
28 Fev 2012
Ricardo Galuppo
Ainda bem que o Brasil não tem a necessidade imediata de um sistema de defesa exemplar, capaz de defendê-lo de vizinhos hostis. E talvez seja exatamente por esse motivo (a falta de um inimigo claro e ameaçador) que a questão dos caças que reequiparão a Força Aérea Brasileira venha se arrastando por tanto tempo.
Mas agora, 16 anos depois do início das discussões em torno desse assunto (que tiveram início ainda no governo Fernando Henrique Cardoso), parece que a presidente Dilma Rousseff quer pressa na escolha do avião.
Pelo menos é o que diz o ministro da Defesa Celso Amorim. Só para recapitular, estão na disputa o francês Rafale, da Dassault, que contava com a preferência do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o americano F-18, da Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Quem ganhar a disputa terá um contrato que poderá chegar a US$ 6,5 bilhões - com a entrega prevista de 36 aviões de combate bem mais modernos do que a atual frota da FAB.
Ótimo. Tomara que a presidente Dilma tome logo a decisão, que os aviões sejam encomendados e que essa novela tenha um desfecho. O Brasil está entrando numa nova etapa no cenário internacional, e a nova realidade o colocará diante da necessidade de maior zelo com a defesa das fronteiras e com a segurança interna.
E isso exigirá não só a compra de equipamentos de última geração para as Forças Armadas e para as polícias, como, também, uma mudança geral de mentalidade em relação a um problema que jamais foi tratado com a devida seriedade em nosso país.
Com a expansão da economia, a nova importância no jogo internacional e os eventos que atrairão a atenção do mundo inteiro, o Brasil corre o risco de se transformar em algo que nunca foi até aqui: alvo de atentados terroristas.
E antes que algo de ruim aconteça e que tenha início o Deus-nos-acuda típico dos imprevidentes, é bom começar a adotar procedimentos que, além de novos equipamentos, exigem uma melhor seleção e treinamento das pessoas e a adoção de cuidados que, à vista de muita gente, podem ser considerados um exagero.
O descaso com as políticas de segurança no Brasil é quase uma questão cultural. A procrastinação na compra dos caças, a falta de um sistema eficaz de vigilância nas fronteiras e o despreparo dos funcionários que carimbam os passaportes dos estrangeiros que visitam o Brasil em quantidade cada vez maior são partes do mesmo problema.
A impressão que se tem é que, se a Al-Qaeda ou qualquer outra organização terrorista quiser instalar um campo de treinamento em território brasileiro, terá liberdade completa de ação e não haverá quem a importune.
Muita gente, com certeza, tomará essa frase como um exagero - e insistirá na ideia de que não, o Brasil não necessita de medidas mais rigorosas de segurança. A verdade, por mais incômoda que seja, é que o crescimento econômico e o enriquecimento do país trazem consigo algumas exigências que não combinam com o jeitinho brasileiro de deixar como está para ver como é que a situação fica.
Se o Brasil quer ser grande, precisa adotar procedimentos de países grandes - com mais investimentos em áreas que, até aqui, eram consideradas secundárias. Isso é líquido e certo.
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"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Andre Correa
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Re: NOTÍCIAS
Até o final deste ano, a Alemanha vai eliminar todas as 140 mísseis AS.34 Kormoran, devido à idade avançada. Estes ASM's haviam sido herdados pela Luftwaffe, quando a ala aerea de caça-bombardeiros navais foi dissolvida, alguns anos atrás. E uma vez que não há orçamento para qualquer substituição ou actualização, a Alemanha, em breve deixará de ser capaz de engajar embarcações hostis à partir do ar.
Matéria original em alemão: http://www.kn-online.de/Schleswig-Holst ... nicht-mehr
![[009]](./images/smilies/009.gif)
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Audaces Fortuna Iuvat
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Re: NOTÍCIAS
Alguém sabia disso????
Novo bimotor brasileiro de transporte leve
Por Javier Bonilla
A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.
Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.
Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.
Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.
Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.
Fonte: Defensa.com
http://planobrasil.com/2012/03/01/novo- ... orte-leve/
Novo bimotor brasileiro de transporte leve
Por Javier Bonilla
A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.
Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.
Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.
Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.
Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.
Fonte: Defensa.com
http://planobrasil.com/2012/03/01/novo- ... orte-leve/
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- guilhermecn
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Re: NOTÍCIAS
Muito bom! Ele pode substituir o Bandeirante, não?thelmo rodrigues escreveu:Alguém sabia disso????
Novo bimotor brasileiro de transporte leve
Por Javier Bonilla
A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.
Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.
Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.
Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.
Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.
Fonte: Defensa.com
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Re: NOTÍCIAS
thelmo rodrigues escreveu:Alguém sabia disso????
Novo bimotor brasileiro de transporte leve
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A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.
Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.
Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.
Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.
Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.
Fonte: Defensa.com
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Foi noticiado na revista ASAS última edição.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: NOTÍCIAS
O site oficial:
http://www.ipeaeronaves.com.br/ava/ipe014.html
Parece ser uma excelente aeronave!
Já estava demorando para voltarmos a fabricar aviões leves.
Até o final da década de 90 a Neiva (hoje subsidiária da Embraer, fabricante de muitos componentes e do famoso Ipanema) produzia os executivos leves Sertanejo, Carajá e Corisco, além do turboélice Brasília.
Boa sorte a esta fabricante, e que se destaque com sua aeronave no cenário nacional quanto internacional, pois me parece ser um produto de grande demanda.
Apenas com o meu palpide de que poderiam também estudar uma versão hidroavião.
abraços]
http://www.ipeaeronaves.com.br/ava/ipe014.html
Parece ser uma excelente aeronave!
Já estava demorando para voltarmos a fabricar aviões leves.
Até o final da década de 90 a Neiva (hoje subsidiária da Embraer, fabricante de muitos componentes e do famoso Ipanema) produzia os executivos leves Sertanejo, Carajá e Corisco, além do turboélice Brasília.
Boa sorte a esta fabricante, e que se destaque com sua aeronave no cenário nacional quanto internacional, pois me parece ser um produto de grande demanda.
Apenas com o meu palpide de que poderiam também estudar uma versão hidroavião.
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Re: NOTÍCIAS
Parece muito um Cesna Caravan, sendo bimotor!
Acho que deveriam substituir esses motores a pistão por turboélices.
Acho que deveriam substituir esses motores a pistão por turboélices.
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Re: NOTÍCIAS
Interessante mesmo!Brasileiro escreveu:O site oficial:
http://www.ipeaeronaves.com.br/ava/ipe014.html
Parece ser uma excelente aeronave!
Já estava demorando para voltarmos a fabricar aviões leves.
Até o final da década de 90 a Neiva (hoje subsidiária da Embraer, fabricante de muitos componentes e do famoso Ipanema) produzia os executivos leves Sertanejo, Carajá e Corisco, além do turboélice Brasília.
Boa sorte a esta fabricante, e que se destaque com sua aeronave no cenário nacional quanto internacional, pois me parece ser um produto de grande demanda.
Apenas com o meu palpide de que poderiam também estudar uma versão hidroavião.
abraços]
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- Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS
Com a Embraer / Elbit reformando os C-95 e os Caravan acabando de ser entregues, não sei se uma aeronave bimotora que ficaria entre um Bandeco e um Caravan seria necessariamente útil.
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- LeandroGCard
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Re: NOTÍCIAS
Este avião não visa as necessidades da FAB. A idéia é vendê-lo para empresas de transporte aéreo no Brasil e no exterior que atendam rotas curtas entre cidades menores.Carlos Lima escreveu:Com a Embraer / Elbit reformando os C-95 e os Caravan acabando de ser entregues, não sei se uma aeronave bimotora que ficaria entre um Bandeco e um Caravan seria necessariamente útil.
[]s
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