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Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
"Acabei de receber algumas informações da investigação em andamento - parece que os funcionários da manutenção trocaram os controles da aeronave após a inspeção da Classe C. Logo após decolar, os pilotos tentaram rolar a aeronave para um lado e ela rolou completamente para o lado oposto. Tentou ligar o piloto automático algumas vezes e, quando o desligaram, a aeronave girava para a esquerda todas as vezes. Também houve um breve mergulho de 90º com o GPWS gritando. basicamente eles tiveram que aprender a pilotar a aeronave em 2 horas. O capitão estava tão cansado que o co-piloto teve que pousar a aeronave na terceira tentativa, quebrando três luzes da pista. A bordo haviam 6 almas, 3 pilotos e 3 engenheiros, um deles teve que ser auxiliado em uma ambulância por causa de problemas cardíacos."
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Se confirmar-se que houve negligência por parte do pessoal de manutenção, vão rolar cabeças na OGMA.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Portugal vai ter seis ‘hélis’ de ataque

Seis aparelhos armados para apoiar tropas, retirar vítimas e apagar fogos.
A falta de helicópteros para dar apoio armado aéreo a operações militares e fazer evacuações de grande risco no terreno, sem depender de outros países, foi uma das lacunas que as Forças Armadas portuguesas detetaram na sua missão pelas Nações Unidas, na República Centro-Africana, onde têm estado sob fogo. Para o resolver vão ser adquiridos até 2022 seis aparelhos blindados e armados que podem ainda ser usados no apoio civil, como no combate a incêndios florestais.
A Lei de Programação Militar até 2030 esta quinta-feira aprovada prevê 53 milhões de euros para aqueles que o Ministério da Defesa apelida de "helicópteros de evacuação". Deverão ser do modelo AW119 Koala, de que a Força Aérea terá cinco unidades operacionais até 2020 (20,5 milhões) para treino e formação. Os seis ‘hélis’ de ataque serão operados pela Força Aérea.
Investimentos em projetos novos até 2030
O Governo garante que um terço dos 4,74 mil milhões de euros da Lei de Programação Militar até 2030 será investido em projetos novos: como o dos aviões de transporte KC390 (827 milhões de euros); 6 navios patrulha oceânicos (352 milhões); 1 navio polivalente logístico (300 milhões); 1 navio reabastecedor (150 milhões); equipamento individual do soldado (171 milhões); e ciberdefesa (46 milhões). À parte, e no imediato, existem 16 milhões para F16 e 4,3 para turbinas de fragatas.
PORMENORES
Exército de fora
O Exército, que constitui o grosso das forças destacadas, é o ramo que mais vai beneficiar dos ‘hélis’ de ataque. Quis meios aéreos próprios, sem sucesso .
Manutenção
Fontes militares disseram ao CM que o AW119 Koala facilmente pode ser blindado e armado. A manutenção será beneficiada por ser da Leonardo, empresa dos EH101 já em operação.
https://www.cmjornal.pt/portugal/amp/po ... -de-ataque

Seis aparelhos armados para apoiar tropas, retirar vítimas e apagar fogos.
A falta de helicópteros para dar apoio armado aéreo a operações militares e fazer evacuações de grande risco no terreno, sem depender de outros países, foi uma das lacunas que as Forças Armadas portuguesas detetaram na sua missão pelas Nações Unidas, na República Centro-Africana, onde têm estado sob fogo. Para o resolver vão ser adquiridos até 2022 seis aparelhos blindados e armados que podem ainda ser usados no apoio civil, como no combate a incêndios florestais.
A Lei de Programação Militar até 2030 esta quinta-feira aprovada prevê 53 milhões de euros para aqueles que o Ministério da Defesa apelida de "helicópteros de evacuação". Deverão ser do modelo AW119 Koala, de que a Força Aérea terá cinco unidades operacionais até 2020 (20,5 milhões) para treino e formação. Os seis ‘hélis’ de ataque serão operados pela Força Aérea.
Investimentos em projetos novos até 2030
O Governo garante que um terço dos 4,74 mil milhões de euros da Lei de Programação Militar até 2030 será investido em projetos novos: como o dos aviões de transporte KC390 (827 milhões de euros); 6 navios patrulha oceânicos (352 milhões); 1 navio polivalente logístico (300 milhões); 1 navio reabastecedor (150 milhões); equipamento individual do soldado (171 milhões); e ciberdefesa (46 milhões). À parte, e no imediato, existem 16 milhões para F16 e 4,3 para turbinas de fragatas.
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https://www.cmjornal.pt/portugal/amp/po ... -de-ataque
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
NATO Support and Procurement Agency as Lead Nation has requested a possible sale of precision guided munitions kits. The components that comprise the kits are: five hundred (500) KMU-556 F/B Joint Direct Attack Munition (JDAM) Kits for GBU-31 2000-lbs; forty (40) KMU-557 F/B JDAM Kits for GBU-31 2000-lbs; one thousand five hundred (1,500) KMU-572 F/B JDAM Kits for GBU-38 500-lbs; one thousand (1,000) Munitions Adapter Unit (MAU)-210 F/B Enhanced Computer Control Groups (ECCGs) for GBU-48 1,000-lb EPII; three hundred (300) MAU-210 F/B ECCGs for GBU-49 500-lbs EPII; three hundred (300) MXU-650K/B AFGs for GBU-49 500-lbs EPII; one thousand twenty-five (1,025) MAU-209 C/B or MAU-169 L/B CCGs for GBU-12 500 lbs Paveway II; one thousand twenty-five (1,025) MXU-650 K/B AFGs for GBU-12 500 lbs Paveway II; four thousand three hundred sixty-five (4,365) Joint Programmable Fuze, FMU-152 A/B for all GBU types. Also includes Detector Sensing Unit (DSU)-38A/B Laser kits, DSU-33D/B proximity sensors, Wireless Paveway Avionics Kit (WIPAK) interfaces for Enhanced Paveway II bombs, repair and return services, transportation, engineering services, and other support services. The estimated value is $320.5 million. This proposed sale supports the foreign policy and national security of the United States by increasing the flexibility of Belgium, Czech Republic, Denmark, Finland, Greece, Hungary, Italy, Netherlands, Norway, Poland, Portugal, Spain and the United Kingdom - twelve NATO nations and one Partnership for Peace nation - to contribute to overseas contingency operations.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Modernizacão dos F-16 para Viper não vai acontecer nos proximos tempos, substituição dos M-113 tambem nao vai acontecer....cabeça de martelo escreveu: Sex Nov 23, 2018 2:55 pm Portugal vai ter seis ‘hélis’ de ataque
Seis aparelhos armados para apoiar tropas, retirar vítimas e apagar fogos.
A falta de helicópteros para dar apoio armado aéreo a operações militares e fazer evacuações de grande risco no terreno, sem depender de outros países, foi uma das lacunas que as Forças Armadas portuguesas detetaram na sua missão pelas Nações Unidas, na República Centro-Africana, onde têm estado sob fogo. Para o resolver vão ser adquiridos até 2022 seis aparelhos blindados e armados que podem ainda ser usados no apoio civil, como no combate a incêndios florestais.
A Lei de Programação Militar até 2030 esta quinta-feira aprovada prevê 53 milhões de euros para aqueles que o Ministério da Defesa apelida de "helicópteros de evacuação". Deverão ser do modelo AW119 Koala, de que a Força Aérea terá cinco unidades operacionais até 2020 (20,5 milhões) para treino e formação. Os seis ‘hélis’ de ataque serão operados pela Força Aérea.
Investimentos em projetos novos até 2030
O Governo garante que um terço dos 4,74 mil milhões de euros da Lei de Programação Militar até 2030 será investido em projetos novos: como o dos aviões de transporte KC390 (827 milhões de euros); 6 navios patrulha oceânicos (352 milhões); 1 navio polivalente logístico (300 milhões); 1 navio reabastecedor (150 milhões); equipamento individual do soldado (171 milhões); e ciberdefesa (46 milhões). À parte, e no imediato, existem 16 milhões para F16 e 4,3 para turbinas de fragatas.
PORMENORES
Exército de fora
O Exército, que constitui o grosso das forças destacadas, é o ramo que mais vai beneficiar dos ‘hélis’ de ataque. Quis meios aéreos próprios, sem sucesso .
Manutenção
Fontes militares disseram ao CM que o AW119 Koala facilmente pode ser blindado e armado. A manutenção será beneficiada por ser da Leonardo, empresa dos EH101 já em operação.
https://www.cmjornal.pt/portugal/amp/po ... -de-ataque
como o dos aviões de transporte KC390 (827 milhões de euros) isto vai dar para quantos ???
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
A data para modernização dos F-16 que falaram-me à uns tempos era para 2021, o que bate certo com os contractos que eles têm em mãos. Se vai sempre ser feito ou não... vamos ter que aguardar.
A Brigada Mecanizada é neste momento o patinho feio do Exército. Têm coisas muito boas, mas também coisas muito antigas e obsoletas. Não podemos esquecer que é uma "Brigada" que tem apenas 1 Batalhão de Infantaria, contra os 3 da BrigRR e 2 da BrigInt.
O número de KC-390 que serão adquiridos é de 5/6, mas o preço está inflacionado.
A Brigada Mecanizada é neste momento o patinho feio do Exército. Têm coisas muito boas, mas também coisas muito antigas e obsoletas. Não podemos esquecer que é uma "Brigada" que tem apenas 1 Batalhão de Infantaria, contra os 3 da BrigRR e 2 da BrigInt.
O número de KC-390 que serão adquiridos é de 5/6, mas o preço está inflacionado.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
para 6 aeronaves da > 137 M euros se tiver manuteção, suporte e simuladores de voo...cabeça de martelo escreveu: Sáb Nov 24, 2018 10:10 am A data para modernização dos F-16 que falaram-me à uns tempos era para 2021, o que bate certo com os contractos que eles têm em mãos. Se vai sempre ser feito ou não... vamos ter que aguardar.
A Brigada Mecanizada é neste momento o patinho feio do Exército. Têm coisas muito boas, mas também coisas muito antigas e obsoletas. Não podemos esquecer que é uma "Brigada" que tem apenas 1 Batalhão de Infantaria, contra os 3 da BrigRR e 2 da BrigInt.
O número de KC-390 que serão adquiridos é de 5/6, mas o preço está inflacionado.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
CJ escreveu:O ano de 2019 será um bastante preenchido para as nossas Esquadras 201 "Falcões" e 301 "Jaguares"; assim sendo começará já em Março, e após o Real Thaw, com o envio de 4 F-16 para a Polónia, nomeadamente para a base aérea de Malbork, no âmbito das medidas NATO Assurance Measures, destacamento esse que durará até ao mês de Abril. Logo em seguida estarão também presentes no exercício Frisian Flag (1 a 12 de Abril) que decorrerá na Holanda, operando a partir da base aérea de Leeuwarden, e em Maio a 301 marcará presença no NATO Tiger Meet 2019, em Mont-de-Marsan (França), de 13 a 24 daquele mês.
Durante este ano ambas as Esquadras terão igualmente aeronaves no Fighter Weapons Instructor Training 2019, ou FWIT 19, também em Leeuwarden. Portanto será um 2019 de facto preenchido para as duas unidades de Monte Real.![]()
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
2019 has just begun and it’s already giving us a lot to share! We proudly announce that OGMA signed a new contract with the Portuguese Air Force, involving the modification of four C-130 aircraft’s avionic systems. This contract takes us one step further in this long partnership!
- cabeça de martelo
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Mais notícias sobre o Operational Test and Evaluation (OT&E) 2019 que está a decorrer em Monte Real desde dia 14 de Janeiro, crédito página do Facebook da BA5.

F-16AM FAP

F-16AM BAF

F-16AM RDAF

Foto de grupo do contingente português, dinamarquês e belga, dos técnicos norte-americanos da Lockheed Martin, e ao centro o TCor. PILAV Nuno "Buzzer" Monteiro da Silva, Comandante da Esquadra 301 "Jaguares", Diretor de Testes do OT&E 2019 e um dos heróis, por assim dizer, do incidente com o Embraer da Air AstanaDecorre desde o dia 14 de Janeiro na Base Aérea Nº5 - Monte Real o Operational Testing and Evaluation (OT&E) da versão S1.1 da aeronave F-16M, que funciona como exercício de avaliação e aceitação dos novos melhoramentos ao nível do hardware e do software, desenvolvidos ao longo de vários meses por parte da comunidade de pilotos de testes e engenheiros.
Resultado de um esforço coordenado de cinco países europeus denominados European Participating Air Forces (EPAF), constituídos por Portugal, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, os quais em coordenação com os diversos fabricantes de sistemas provenientes de países como os EUA, Dinamarca ou Israel, entre outros, este exercício destina-se a testar em cenário próximo de uma operação real os novos melhoramentos a incorporar nas aeronaves.
O Diretor de Testes do OT&E é um piloto português, o Tenente-Coronel Piloto-Aviador Nuno Monteiro da Silva, que foi escolhido pelos EPAF pela sua experiência operacional e de participações anteriores nesta tipologia de testes. Portugal foi o país escolhido pelo reconhecido apoio prestado pela Força Aérea e pela Base Aérea n.º 5 em exercícios similares no passado, granjeando a confiança e a preferência das nações participantes, para o qual contribui igualmente a flexibilidade e dimensão do espaço aéreo nacional, assim como, a meteorologia tendencialmente mais favorável do nosso país.

F-16AM FAP

F-16AM BAF

F-16AM RDAF

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Meus prezadoscabeça de martelo escreveu: Sex Jan 11, 2019 10:22 am2019 has just begun and it’s already giving us a lot to share! We proudly announce that OGMA signed a new contract with the Portuguese Air Force, involving the modification of four C-130 aircraft’s avionic systems. This contract takes us one step further in this long partnership!
Portuguese C-130s to receive new avionics
OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal will modernise Portuguese C-130H Hercules transport aircraft for EUR15.5 million (USD17.76 million). The upgrade will take place in 2019-20, the Portuguese Air Force told Jane's on 30 January.
The aircraft's communication, navigation, flight control, and instrument systems will be replaced to meet surveillance/air traffic management requirements, among others.
Squadron 501 'Bisontes' operates two C-130Hs and two C-130H-30s from Montijo Air Base.
Meanwhile, negotiations are under way with Embraer to acquire up to six KC-390 aircraft to progressively replace Portuguese C-130s.
Fonte: Victor Barreira - IHS Jane’s via CECOMSAER 1 fev 2019
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Meus prezadoscabeça de martelo escreveu: Sex Jan 11, 2019 10:22 am2019 has just begun and it’s already giving us a lot to share! We proudly announce that OGMA signed a new contract with the Portuguese Air Force, involving the modification of four C-130 aircraft’s avionic systems. This contract takes us one step further in this long partnership!
Portuguese C-130s to receive new avionics
OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal will modernise Portuguese C-130H Hercules transport aircraft for EUR15.5 million (USD17.76 million). The upgrade will take place in 2019-20, the Portuguese Air Force told Jane's on 30 January.
The aircraft's communication, navigation, flight control, and instrument systems will be replaced to meet surveillance/air traffic management requirements, among others.
Squadron 501 'Bisontes' operates two C-130Hs and two C-130H-30s from Montijo Air Base.
Meanwhile, negotiations are under way with Embraer to acquire up to six KC-390 aircraft to progressively replace Portuguese C-130s.
Fonte: Victor Barreira - IHS Jane’s via CECOMSAER 1 fev 2019
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- P44
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