Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#196 Mensagem por Penguin » Ter Out 26, 2010 12:43 am

AlbertoRJ escreveu:Com 3,5% do PIB teríamos o terceiro ou quarto maior orçamento de Defesa do mundo. Hoje é o décimo primeiro.
Para alguns é pouco, para outros daria para fazer muito.

[]'s
Quanto deste percentual é destinado a investimentos e custeio?

Com relação a alguns países, por exemplo, a diferença entre o Brasil (370.000), a Espanha (135.000), Canadá (67.000) e Austrália (57.500) reside basicamente no tamanho dos efetivos nas Forças Armadas. Eles priorizaram forças armadas enxutas, profissionais e muito bem equipadas. Para eles está bem um volume de recursos similar ao brasileiro.

Como equalizaremos forças armadas com grandes efetivos, muito bem equipadas e com um orçamento similar ao da Espanha, Canadá e Austrália?

Um outro indicador interessante deve ser "gastos militares por efetivo".

Editado pela última vez por Penguin em Ter Out 26, 2010 12:46 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6799 vezes
Agradeceram: 7100 vezes
Contato:

#197 Mensagem por Túlio » Ter Out 26, 2010 12:46 am

Mas então sai tudo do mesmo orçamento, confere, PRICK? Porque temos então bem mais de 300.000 militares para pagar, além dos pensionistas. É dinheiro pra caramba e, com o tamanho do Brasil, não dá para simplesmente sair cortando pessoal. Tem que aumentar a verba, não há outro jeito...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 26, 2010 12:46 am

Acho que não é o caso fazer a comparação com a população. Se invertermos e compararmos tamanho das Forças Armadas (pessoal e meios) pela população teremos perto das menores do mundo. O problema é que o orçamento é usado para pagar gastos com inativos, pensões, benefícios etc. Não sei como isso ocorre em outros países. Acho que não é de solução simples.

[]'s

Alberto -
PRick

#199 Mensagem por PRick » Ter Out 26, 2010 12:50 am

Thor escreveu:
PRick escreveu: Discordo, a única maneira de vermos quanto se gasta, é a quantia efetivamente gasta, gasto real, o resto é enrolação. Gastamos quase 30 bilhões de dólares, mas temos sérios problemas, porque gastamos com pessoal, uma quantia muito alta em comparação com o resto dos gastos, e não existe solução no curto prazo, lamentavelmente.

[]´s
Prick, você não acha que o tamanho do país e a população são fatores que afetam os gastos?
No meu modo de ver, penso que isso é determinante, em qualquer área, ministério, assunto...
Pelo menos é assim aqui em casa, se eu tivesse uma casa grande, com mais filhos para criar, maior área util para manter, o meu gasto seria muito maior.
Abraços
Depende do tipo de gasto, alguns, que classifico como universais, quer dizer tem que cobrir a população inteira, do tipo saúde ou educação, a consideração per capta é muito importante, mas com defesa me parece que não, por exemplo, me parece que a necessidade de alguns países fazem com que aumentem muito seus gastos com defesa, tipo Israel, mas não temos essas necessidades.

Assim, me parece que no nosso caso, devemos usar os gastos com as FA´s como fomentador do desenvolvimento interno, porque não temos os tais inimigos externos de modo claro.

Então, qual seria o gasto para fomentar esse desenvolvimento interno, de uma industria bélica? Vejamos a Índia, o gasto deles não é muito maior que o nosso. De um modo geral me parece que algo entre 30 e 35 bilhões de dólares seria o suficiente. Agora, temos os problemas históricos, sobretudo dos inativos. Repito, não me parece que seja justo fazer o ajuste prejudicando eles, assim, teremos que conviver com um longo período de transição.

[]´s

PRick

#200 Mensagem por PRick » Ter Out 26, 2010 12:52 am

Túlio escreveu:Mas então sai tudo do mesmo orçamento, confere, PRICK? Porque temos então bem mais de 300.000 militares para pagar, além dos pensionistas. É dinheiro pra caramba e, com o tamanho do Brasil, não dá para simplesmente sair cortando pessoal. Tem que aumentar a verba, não há outro jeito...
Sim, a metodologia usada nessas comparações incluem todos os gastos com defesa, inclusive os inativos. A comparação é feita assim com todos os países.

[]´s

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#201 Mensagem por Thor » Ter Out 26, 2010 12:52 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Com 3,5% do PIB teríamos o terceiro ou quarto maior orçamento de Defesa do mundo. Hoje é o décimo primeiro.
Para alguns é pouco, para outros daria para fazer muito.

[]'s
Quanto deste percentual é destinado a investimentos e custeio?

Com relação a alguns países, por exemplo, a diferença entre o Brasil (370.000), a Espanha (135.000), Canadá (67.000) e Austrália (57.500) reside basicamente no tamanho dos efetivos nas Forças Armadas. Eles priorizaram forças armadas enxutas, profissionais e muito bem equipadas. Para eles está bem um volume de recursos similar ao brasileiro.

Como equalizaremos forças armadas com grandes efetivos, muito bem equipadas e com um orçamento similar ao da Espanha, Canadá e Austrália?

Um outro indicador interessante deve ser os gastos militares por efetivo.
Santiago,
O Brasil é um país continental. Temos bases aéreas e destacamentos em tudo quanto é buraco, nos rincões de nosso país.
Imagine a dificuldade e os custos de se manter, por exemplo, um VOR ou um radar em São Felix do Araguaia ou em Eirunepe.
Imagine manter nossos pelotões de fronteira, a base de São Gabriel da Cachoeira, e numa distancia maior que toda a Europa, manter no alto do Morro da Igreja, no RS, sistema radar. Pense na infraestrutura e na logística para manter isso tudo. Certamente se fossemos do tamanho de Portugal tudo seria mais fácil...

Brasil acima de tudo!!!
Penguin
Sênior
Sênior

#202 Mensagem por Penguin » Ter Out 26, 2010 12:56 am

Túlio escreveu:Tá, mas nesses outros Países que analisamos os soldos e pensões saem do orçamento da Força?
Mesmo que o sistema de aposentadoria seja único (Espanha, por exemplo), para efeitos do cálculo de despesas militares, o SIPRI separa o que é destinado aos militares aposentados.

Definição usada pelo SIPRI:
http://www.sipri.org/research/armaments ... efinitions

The SIPRI definition of military expenditure

Where possible, SIPRI military expenditure include all current and capital expenditure on:
- the armed forces, including peace keeping forces
- defence ministries and other government agencies engaged in defence projects
- paramilitary forces when judged to be trained, equipped and available for military operations
- military space activities

Such expenditures should include:
- personnel
- all expenditures on current personnel, military and civil
- retirement pensions of military personnel
- social services for personnel and their families
- operations and maintenance
- procurement
- military research and development
- military construction
- military aid (in the military expenditures of the donor country)

Excluded military related expenditures:
- civil defence
- current expenditure for previous military activities
- veterans benefits
- demobilization
- conversion of arms production facilities
- destruction of weapons

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#203 Mensagem por marcelo l. » Ter Out 26, 2010 12:57 am

Vou concordar com o Prick, dizer que a culpa é dos inativos é forçar a barra, há um problema no orçamento que deve ser resolvido, mas isso dentro de uma transição sem ferir os contratos que existem, afinal o governo tem sim um contrato com pensionistas e aposentados e eles não são culpados do pessoal no passado quem governou não entendia de contabilidade pública, fazer ajuste nas costas dos outros sempre é mais fácil, mas não é possível a menos que queiram rasgar a CF.

Vai ser subir o orçamento aos poucos e ir ajustando ganhos aqui e ali, mas me parece que comparando a países como Corea e India há sim possibilidades de melhora que podem ser até como estes países fizeram de incentivar a industria nacional.

Editado pela última vez por marcelo l. em Ter Out 26, 2010 12:59 am, em um total de 1 vez.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#204 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 26, 2010 12:59 am

Eu também não defendo um ajuste prejudicando os inativos. Se for o caso, a tendência terá que ser aumento do orçamento. Mas talvez fosse o momento para se ter uma agência que gerenciasse os gastos e programas, subordinada ao MD, como a DGA francesa ou a FMV sueca, por exemplo.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Ter Out 26, 2010 1:00 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#205 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 26, 2010 12:59 am

Thor escreveu:Santiago,
O Brasil é um país continental. Temos bases aéreas e destacamentos em tudo quanto é buraco, nos rincões de nosso país.
Imagine a dificuldade e os custos de se manter, por exemplo, um VOR ou um radar em São Felix do Araguaia ou em Eirunepe.
Imagine manter nossos pelotões de fronteira, a base de São Gabriel da Cachoeira, e numa distancia maior que toda a Europa, manter no alto do Morro da Igreja, no RS, sistema radar. Pense na infraestrutura e na logística para manter isso tudo. Certamente se fossemos do tamanho de Portugal tudo seria mais fácil...
Mas nesse caso o nosso orçamento seria menor também...

Então qual a solução... para manter uma Força Aérea como a FAB o problema não é o $$$ que é dado atualmente... o problema é que precisamos de mais $$$$?

Será que então a FAB é operada da maneira mais eficiente possível?

Porque até pouco tempo atrás a massa crítica da FAB estava concentrada na Região Sudeste do Brasil e os problemas com orçamento e aviões "no saco" e sem upgrade eram os mesmos...

Tínhamos claro presença no Brasil todo, mas nem dá para comparar com agora... a coisa era muito menor e ainda assim as reclamações eram as mesmas de hoje.

Não me leve a mal, só estou tentando entender mesmo...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#206 Mensagem por Penguin » Ter Out 26, 2010 1:01 am

Thor escreveu:
Santiago escreveu: Quanto deste percentual é destinado a investimentos e custeio?

Um outro indicador interessante deve ser os gastos militares por efetivo.
Santiago,
Concordo.
Para mim o cobertor financeiro é muito curto para a missão.

[]s

Carlo M. Cipolla
Thor
Sênior
Sênior

#207 Mensagem por Thor » Ter Out 26, 2010 1:07 am

cb_lima escreveu:

Então qual a solução... para manter uma Força Aérea como a FAB o problema não é o $$$ que é dado atualmente... o problema é que precisamos de mais $$$$?

Porque até pouco tempo atrás a massa crítica da FAB estava concentrada na Região Sudeste do Brasil e os problemas com orçamento e aviões "no saco" e sem upgrade eram os mesmos...

Tínhamos claro presença no Brasil todo, mas nem dá para comparar com agora... a coisa era muito menor e ainda assim as reclamações eram as mesmas de hoje.

[]s
CB_Lima
Lima, quando disse que seria fácil se fossemos do tamanho de Portugal, isso se mantivessemos o mesmo orçamento, que era o que estão falando que tamanho não é documento...
A massa crítica ainda está no sudeste, mas a infra necessária para apoiar o Brasil em tudo quanto é buraco sempre existiu e tenderá a ser mais necessária.
Você tem idéia de quantos radares e equipamentos de auxilio a navegação temos que manter no meio do mato?
Como será o SISFRON do EB? Quantos PF serão criados?

Editado pela última vez por Thor em Ter Out 26, 2010 1:10 am, em um total de 1 vez.
Brasil acima de tudo!!!
Penguin
Sênior
Sênior

#208 Mensagem por Penguin » Ter Out 26, 2010 1:08 am

cb_lima escreveu:

[]s
CB_Lima
Ai entra a questão da priorização. Focar em certas atividades militares e repassar outras não essencialmente militares para outras instituições ou modelos de funcionamento. Racionalizar.

Eu diminuiria radicalmente o GTE.

Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#209 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 26, 2010 1:13 am

Thor escreveu:Lima, quando disse que seria fácil se fossemos do tamanho de Portugal, isso se mantivessemos o mesmo orçamento, que era o que estão falando que tamanho não é documento...
A massa crítica ainda está no sudeste, mas a infra necessária para apoiar o Brasil em tudo quanto é buraco sempre existiu e tenderá a ser mais necessária.
Sem probs [100]

Ser do tamanho da Irlanda com um orçamento do Brasil... nos dias de hoje acho que até os ingleses querem :lol: .

Pois é... realmente é fato que a infra sempre existiu, mas o que eu vejo é que cada vez mais unidades estão sendo instaladas por aquelas bandas o que eu concordo como cidadão :) , mas não significa que os gastos vão subir mais ainda?

As vezes me pergunto se aumentar o orçamento pura e simplesmente resolve os problemas (eu acho que não e tendo a concordar com a idéia de um organismo central a exemplo de outros países).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Thor
Sênior
Sênior

#210 Mensagem por Thor » Ter Out 26, 2010 1:16 am

Santiago escreveu:
Ai entra a questão da priorização. Focar em certas atividades militares e repassar outras não essencialmente militares para outras instituições ou modelos de funcionamento. Racionalizar.

Eu diminuiria radicalmente o GTE.
Pena que você não esteja na alta cúpula do Governo... não é o que pensam nosso Presidente e a ex-ministra da casa civil. Basta ver que foram comprados diversos Legacy com decoração interna hi-level, Embraer 190, Airbus 319 com um luxo só, helicópteros VIP, e em breve coisa nova que a FAB tentará aproveitar para missões operacionais. Enquanto isso, desses mesmos senhores que liberam e determinam compras desses aviões, caças que é bom não pode...
Brasil...sil...sil.

Brasil acima de tudo!!!
Responder