TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008!

#196 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 10, 2008 8:21 am

Tranquilo Thor, mas então para esclarecer a você e a quem ainda tiver qualquer dúvida, vou abrir os fatos.

Contatos foram feito com a USAir Force via Emb. em BSB e a resposta foi que por eles tudo bem, mas, que precisariam de um de acordo da FAB pois não queriam que a imprensa brasileira fosse sem o seu consentimento.
A FAB, via Cecomsaer foi informada, e mesmo com os repórteres indo por sua conta e custos, ou seja, em nada onerando os cofres públicos ou estourando cotas de repórteres no local, haja visto o OK da dona da casa, o Cecomsaer emitiu a nota e enviou email para todos.

Volto a dizer que respeito a decisão, mas acho que a perda será grande, pois o que iremos ver, serão notas e imagens burocráticas sobre o exercício.

Creio que depois do exposto acima, ficou mais claro. Uma pena realmente. O nosso enviado especial nos EUA chegou até a turbinar sua câmera fotográfica, mas não foi desta vez.

Mas no futuro, quem sabe?

Abraços,

Abraços,

Padilha
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#197 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jul 10, 2008 8:38 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Lauro Melo escreveu: Uma pena. Acho que a FAB que pediu para os SU-30 MKV não virem. Iria ser muita humilhação.
sds,
Lauro, desculpe mas esses seus dois posts foram bastante incorretos. Não é esse tipo de posicionamento que se espera de uma pessoa inteligente como você. Não encare como algo pessoal, mas é que conheço você e sei que dá pra melhorar isso aí. :wink:
Bom Dia Vinicius,
Quanto tempo. Mas estamos sempre por ai.
Parabéns pelas reformulações.

Mas eu coloquei 2(dois) post e você disse que era incorreto. Coloquei que na 1º(primeira) Red Flag 1998 os A-1 foram facilmente abatidos, apesar de um inicio surpreendente. A FAB nunca quis liberar as informações sobre o final deste exercício. As patrulhas dos F-15 C eram mortais para os A-1.
Sobre a CRUZEX IV deste ano, coloquei que se os SU-30 MK viessem iriam derrotar TODA a FAB no primeiro dia, assim como os Mirage 2000-5 abateram todos F-5 E no primeiro dia da CRUZEX I.

Que informação incorreta eu coloquei?
A verdade é esta, e infelizmente até hoje a FAB não aprendeu a lição.
Vejamos:
Quantos F-5M estão modernizados? 23?
Quantos A-1 M estão modernizados?
Nosso principal caça e o Mirage 2000 C (1984)?

Abraços,
Lauro,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#198 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jul 10, 2008 8:50 am

Beronha escreveu:
Lauro Melo escreveu: Uma pena. Acho que a FAB que pediu para os SU-30 MKV não virem. Iria ser muita humilhação. sds,
humilhação para nós certamente :mrgreen:
Certamente meu caro. E existiria alguma outra opção?
SDS,

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#199 Mensagem por pafuncio » Qui Jul 10, 2008 8:57 am

E aí, Lauro, abração. Bom retorno.

--------------------------------------------

PS - manda uma MP pro Bolovo. Ele vai te convidar para membro sênior do grupo do vinagre. :mrgreen:

Broma. alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#200 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jul 10, 2008 9:02 am

alexandre lemos escreveu:E aí, Lauro, abração. Bom retorno.
-------------------------------------------- PS - manda uma MP pro Bolovo. Ele vai te convidar para membro sênior do grupo do vinagre. :mrgreen: Broma. alexandre.
Blz Alexandre Lemos ,
Como vai meu amigo?
Tudo ótimo?
Aqui tudo em paz!
Grupo do Vinagre? hehehe que isto? Vou mandar sim. a MP.
Abraços,

Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#201 Mensagem por Cougar_PH » Qui Jul 10, 2008 11:15 am

Bom dia!!!

Vinicius

desculpe mas em parte não concordo com vc, no constante de não divulgar os dados coletados da Red Flag
por medo que repercuta mal entre a FAB...
Penso que o que a FAB pensa ou não, é pouco pois somos todos nós que pagamos tudo que a FAB,usa então é o mínimo que ela como obrigação divulgar dados verdadeiros e não filtrar dados apenas mostrando o lado bom da FAB e fotos de aviões...
Contudo aceito a argumentação de todos que já postaram, acima...

e lhe peço, já que vc impôs sua posição de no momento pelo andar da carruagem, apenas postar os dados oficiais... gostaria que postasse os dados reais e não ofíciais, usando o que puder coletar da imprensa internacional. com isso a FAB não poderia de maneira ou de indisposição, fazer alguma retratação sobre a imprensa brasileira...

Abraço

Paulo

EDITADO POR PAISANO!!!
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#202 Mensagem por Tigershark » Qui Jul 10, 2008 11:50 am

Vamos aguardar as notícias via imprensa estrangeira,é o que nos resta.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jul 10, 2008 4:16 pm

Tigershark escreveu:Vamos aguardar as notícias via imprensa estrangeira,é o que nos resta.

E precisa aguardar mesmo? O resultado é bem previsível.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#204 Mensagem por Tigershark » Qui Jul 10, 2008 4:32 pm

Vamos dar a eles o benefício da dúvida,pelo menos.....

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#205 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 10, 2008 5:18 pm

Lauro, bem-vindo de volta e obrigado pelos elogios. O que eu quis dizer é que você colocou termos como "humilhação" que são completamente descabidos. Não sei se AMX foram abatidos. Mas se foram, qual é o problema nisso? São aeronaves de ATAQUE num pacote de ataque. Se os AMX foram abatidos quem falhou foram o CAÇAS DE ESCOLTA que permitiram que os inimigos chegassem aos AMX. Os AMX cumpriram muito bem a missão que foram escalados. Fizeram sua parte, tiveram o maior índice de acertos. Ninguém faz guerra sozinho. Sendo assim, isso é descabido. E outra, falar que a FAB tem "medo de ser humilhada" e "vai ver pediu" para os Su-30 não virem, carece de seriedade. Me desculpe, foi isso que eu quis dizer. Você é um cara inteligente, já acompanha o assunto há muito tempo, falar dessa forma me causou muita estranheza. Desculpe a franqueza, cara.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#206 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 10, 2008 5:44 pm

Cougar_PH escreveu:Bom dia!!!

Vinicius

desculpe mas em parte não concordo com vc, no constante de não divulgar os dados coletados da Red Flag
por medo que repercuta mal entre a FAB...
Penso que o que a FAB pensa ou não, é pouco pois somos todos nós que pagamos tudo que a FAB,usa então é o mínimo que ela como obrigação divulgar dados verdadeiros e não filtrar dados apenas mostrando o lado bom da FAB e fotos de aviões...
Contudo aceito a argumentação de todos que já postaram, acima...
Salve, Paulo.

Talvez eu não tenha sido muito claro. Deixe-me tentar esclarecer. A área de Defesa é algo muito sensível. As publicações especializadas precisam das Forças Armadas para fazerem seu trabalho. Há quem pense que é o contrário, mas não é. É preciso que se estabeleça uma relação de confiança mútua entre ambos os lados. Portanto, se sabemos de coisas que ainda não devem ser publicadas, nós não vamos publicar. Isso se chama responsabilidade. Não é porque "nós pagamos tudo que a FAB usa" que a gente vai sair divulgando qualquer coisa sem medir conseqüências. Lembre-se que além de simples informação militar, isso envolve política e diplomacia. É algo muito sério. Se o DB chegar em uma base aérea, fotografar um F-5M com um Python 5 e a FAB pedir para não publicar naquele momento, não vai ser publicado.

Estou sendo sincero com você. Isso é o que acontece desde sempre com todas as publicações. Aliás, isso é o acontece com a imprensa. Você não pode queimar suas fontes, porque senão você as perde. Eu posso divulgar a foto do Python 5 antes da hora adequada, mas vai ser a última coisa que vou conseguir divulgar. E com toda a razão. Como eles vão confiar de novo em mim? É uma relação complicada. Estou sendo transparente em divulgar algo que acontece.

O que eu falei não se aplica só ao DB. Se a RFA, S&D, T&D estiverem em uma situação semelhante, farão o mesmo. Se O Globo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, etc, também estiverem, farão o mesmo. Se o Bob Fernandes do Terra divulgasse antes da hora o que sabia da recente operação da PF que prendeu Daniel Dantas e cia, o que você acha que teria acontecido? Provavelmente a operação teria fracassado, ele teria perdido a fonte, e as merdas iam continuar acontecendo.
e lhe peço, já que vc impôs sua posição de no momento pelo andar da carruagem, apenas postar os dados oficiais... gostaria que postasse os dados reais e não ofíciais, usando o que puder coletar da imprensa internacional. com isso a FAB não poderia de maneira ou de indisposição, fazer alguma retratação sobre a imprensa brasileira...
Mas isso é claro. Fiquem tranquilos quanto a isso. Pensei que tivesse deixado isso claro na mensagem quando disse que a imprensa internacional irá cobrir o evento e as informações vão chegar aqui. O que disse é que talvez eu não faça uma matéria através do nosso enviado especial. Pois seria à revelia da FAB. Nesse caso, usaria apenas as informações da FAB e, depois, da imprensa internacional. Entendeu? Nós não vamos produzir nosso material sem a autorização da FAB. Mas não vou deixar de publicar qualquer outra informação, da FAB e internacional.

Mas ainda não decidimos. Na verdade estamos ainda tentando resolver essas pendências. E creio que será possível algo, só não posso adiantar o quê. O que eu posso afirmar é que todos podem ficar tranquilos, nós vamos fazer a cobertura com todas as informações que podem e devem ser divulgadas. :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#207 Mensagem por Cougar_PH » Qui Jul 10, 2008 8:47 pm

Vinicius

Boa Noite

Obrigado, pela resposta e esclarescimento, eu compreendo o ponto de vista que vc colocou...
Por isso que no começo de meu texto pus o "aceito", porém acho que é uma falta de tato da FAB, pq caso a imprensa especializada, tenha acesso as informações que a fab 'se preocupa tanto', e com isso disponibilizar usando a fonte internacional, eu presumo que independente do resultado vai pegar mal a fab...
como o pessoal tem a maior besteira com tirar fotos da aeronave brasileira ou seu cockpit... e o engraçado q
é o mais se ver...

E desejo apenas que independente do resultado, seja um grande aprendizado pra os nossos pilotos e que eles
possam trazer isso pra cruzex...

Abraço

Paulo

EDITADO POR PAISANO!!!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#208 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 10, 2008 8:57 pm

alexandre lemos escreveu:E aí, Lauro, abração. Bom retorno.

--------------------------------------------

PS - manda uma MP pro Bolovo. Ele vai te convidar para membro sênior do grupo do vinagre. :mrgreen:

Broma. alexandre.
Para de fazer lobby pro meu grupo. Daqui a pouco te convido também! [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#209 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 10, 2008 9:31 pm

A Suécia vai mesmo!

Imagem

Decolam hoje e vão chegar eu acho que segunda feira. São 7 JAS 39C/D, 14 pilotos, 3 C-130, num total de 93 pessoas.

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Ed SP
Intermediário
Intermediário
Contato:

#210 Mensagem por Ed SP » Qui Jul 10, 2008 10:37 pm

A missão dos nossos F-5s será dar cobertura aos Gripens juntamente com os F-15 da base de Lakenheat.

Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Responder