Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
scyther
Intermediário
Intermediário

Re: OPERAÇÃO POLICIAL NO RIO

#1801 Mensagem por scyther » Ter Jul 08, 2008 6:43 pm

Nesse caso do Duque, cabulosos mesmo foi os comentários que li nas notícias do site O Goblo. Na carta de resposta da promotara comentaram dizendo que ela ganha é para isso mesmo, se for ameaçada o problema é dela. Bonito no Brasil é ser martir, se estiver armado e vier um grupo com intenção de te bater o correto seria deixar-se vitimar e rezar para eles desistirem de chutar sua cabeça enquanto a massa craniana está toda intacta (lembrei do vídeo de um torcedor no Rio agredido até a morte, com partes da cabeça pela calçada).

ZeRo4
Sênior
Sênior

#1802 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jul 08, 2008 7:37 pm

Será que depois dessa a população será mais participativa nos problemas da PMERJ?!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
gral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#1803 Mensagem por gral » Ter Jul 08, 2008 10:07 pm

ZeRo4 escreveu:Será que depois dessa a população será mais participativa nos problemas da PMERJ?!
Acho difícil. O governador e o secretário de segurança só ficam dizendo que é falta de preparo dos PMs. Só que eles já estão há dois anos no governo, então pelo menos parte da culpa é deles. Mas eles não vão sair disso, não.

gral
Avançado
Avançado

#1804 Mensagem por gral » Ter Jul 08, 2008 10:11 pm

scyther escreveu:Nesse caso do Duque, cabulosos mesmo foi os comentários que li nas notícias do site O Goblo. Na carta de resposta da promotara comentaram dizendo que ela ganha é para isso mesmo, se for ameaçada o problema é dela. Bonito no Brasil é ser martir, se estiver armado e vier um grupo com intenção de te bater o correto seria deixar-se vitimar e rezar para eles desistirem de chutar sua cabeça enquanto a massa craniana está toda intacta (lembrei do vídeo de um torcedor no Rio agredido até a morte, com partes da cabeça pela calçada).
A cada vez que eu vejo os comentários das notícias do Globo, neurônios meus morrem, tamanha a estupidez exibida. Quanto a se martirizar, é fácil falar quando os outros são as vítimas. Queria ver se ia falar que o problema é dela se ele fosse parente próximo e estivesse na lista de pessoas ameaçadas.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#1805 Mensagem por Guerra » Ter Jul 08, 2008 10:28 pm

MCD-SM escreveu:Eu não sei como é o treinamento destes caras mas o mínimo que se espera de um policial é a certeza que está respondendo a uma agressão (ou a eminente) para mandar chumbo....como é que alguém mete bala num carro sem ter certeza no que se está atirando??? devem ser expulsos e presos!
Sera que essa regra se aplica no Rio de Janeiro?

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
ZeRo4
Sênior
Sênior

#1806 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jul 09, 2008 1:21 am

O problema é que quase ninguém conhece o RJ e acaba falando do que desconhece! A atitude dos PMs foi errada? certamente! agora o q está por trás disso?

Primeiramente, a LOCALIDADE, Maré 06 é cercada de Favelas, existem muitos bandidos na área e a tensão é GRANDE. O PM no RJ está na berlinda, é obrigado a ficar parado numa única posição por 12h num patrulhamente chamado VISIBILIDADE (ou seria VISIBILIMORTE?!), está estressado, mal equipado, mal pago e cheio de experiências negativas.

Eu fico pensando no nível de stress que os PMs estavam na hora do ocorrido. Um Policial Militar aqui no RJ ganha míseros R$ 800 quando se forma no CFAP. Menos do que um Guarda Municipal (sem querer desmerecê-los...) que no RJ anda desarmado e não combate a criminalidade.

Com certeza no horário de descanso desses PMs, ao invés de descansarem estavam no BICO, para complementar o salário... atividade policial não deveria, em tese, ser desenvolvida diariamente, teriam que ter no mínimo um período de descanso e lazer...

Acontece que esses homens e mulheres permanecem sob tensão 24h por dia, muitos vão trabalhar num nível de stress já elevado e é ai que a merda acontece...

Será que isso aconteceria se os PMs tivessem um salário decente?! é ai que se insere a sociedade, que deveria cobrar isso do Governo já que é a principal vítima da violência. Mas a população quer saber? Não! Só sabem criticar... e a população tem a polícia e o governo que merecem! Esse governador moleque prometeu mundos e fundos na sua campanha! Daqui a pouco vamos para o terceiro ano do mandato e nada de aumento, sendo que a na plataforma política dele, POLÍCIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE não eram custo e sim INVESTIMENTO.

Quanto ao tempo do Curso de Formação, acho que isso é o que menos importa, o que importa é o que se ministra no curso e em quanto tempo... fiquei sabendo que o tempo do curso da Polícia Federal é de 4 meses, alguém ai reclama do nível de adestramento dos Polciais Federais?

Meu irmão completou o curso na PMERJ em 09 meses e tenho um colega de faculdade na atual turma que se formará em Agosto (começou em Janeiro), totalizando 07 meses de curso...

O problema é, o que eles fizeram nesses 07, 08 ou 09 meses de curso? "Aprenderam" a lavar prato, capinar, pintar muros, marchar... quando eu falo que meu irmão se formou sem receber instrução de tiro com fuzil todos ficam abismados, aliás... meu irmão se formou, assim como mtos PMs, dando poucos tiros de .38 e menos tiros ainda de .40!

No concurso de Agente Penitenciário de 2003, as turmas tiveram que pagar do próprio bolso as munições para terem aulas com a Calibre 12...

Enfim, o Governador chama os policiais de mal preparados, burros e etc... mas quem deveria dar o salário e o treinamento ideal é o próprio Governo! e a Sociedade que reclama é a mesma Sociedade que o elegeu, que adora pagar propina e sustentar os traficantes fumando a sua maconha ou cheirando a sua cocaína!

O País cara de pau!

PM aqui no RJ que arrisca sua vida em defesa desse Estado e dessa População é OTÁRIO! Tem mais é que fazer o feijão com arroz, fazer a polícia de BICO e procurar uma boa segurança privada!

A Sociedade?! que SE FODA (me desculpem...) pois são hipócritas que só lembram da polícia quando mais necessitam!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#1807 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 11:19 am

ZeRo4, você está coberto de razão. Há todos esses, digamos, "atenuantes". Apesar disso, e mesmo eu sabendo disso, aliás sempre que comentei sobre o assunto com amigos, conhecidos, etc, lembrei de todas esses absurdos, é inegável que eles eles erraram além da conta. Faltou ali antes de tudo bom senso, preparo, sangue frio.

Realmente de fora é muito fácil falar, eu sei. Mas ainda assim simplesmente não dá para acharmos que seria um caso "aceitável" diante das circunstâncias, porque não é. Apesar de todos esses problemas, vemos diariamente (é verdade que não com a mesma repercussão) boas ações da PM. Vemos demonstrações de competência sim.

A Maré 06, que pega ali a Tijuca, e é cercada por favelas das mais perigosas é de fato uma área muito problemática. Tenho familiares na Tijuca, estou sempre lá, e já vi muita coisa. Aliás, das 3 vezes que fui assaltado, 2 foram na Tijuca.

Os dois soldados não eram recém-formados. Estavam na rua há alguns anos. Então, em que pese a má formação, inclusive de carência de tiro prático na Centro de Formação, eles já tinham experiência para lidar com situações como essa. Já deveriam ter tido muitas outras situações de confronto. Mais que isso, e que ninguém comentou, além de bom-senso, não sei se você viu no vídeo, eles correram PRA CIMA do veículo. Teve um que chegou a ficar em pé, há uns 3/4 metros de distância do carro. Se realmente houvesse bandidos ali, o soldado seria morto por imprudência.

Eles erraram de todas as formas possíveis. Não há condições de permanecerem na PM. Vão responder na justiça e aí lá eu espero que recebam a punição justa, dentro da lei e não de acordo com qualquer pressão por parte da sociedade. Mas não erraram sozinhos. Uma falha desse tipo não é individual. Não foi falha somente dos dois. Faltou formação, aperfeiçoamento. Falharam eles, falhou a PMERJ, falhou a Secretaria de Segurança, falhou o Governo do Estado e o Estado brasileiro. O mais importante, falhou A SOCIEDADE BRASILEIRA que é realmente hipócrita, acomodada e complacente com isso tudo.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#1808 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jul 09, 2008 11:51 am

Vinicius, antes de tudo gostaria de dizer que concordo quase 100% com a sua resposta, mas vou acrescentar algumas coisas.
Vinicius Pimenta escreveu:ZeRo4, você está coberto de razão. Há todos esses, digamos, "atenuantes". Apesar disso, e mesmo eu sabendo disso, aliás sempre que comentei sobre o assunto com amigos, conhecidos, etc, lembrei de todas esses absurdos, é inegável que eles eles erraram além da conta. Faltou ali antes de tudo bom senso, preparo, sangue frio.
Concordo 100% com esse parágrafo, faltou tudo, desde bom senso a preparo. Agora eu pergunta: se no carro houvesse quatro bandidos ao invés de uma mulher e duas crianças?

Aposto que estariam todos batendo palmas, gritando palavra de ordens e parabenizandos os PMs por terem mandado quatro elementos do mal de volta par o inferno. Acontece que do ponto de vista da LEI eles continuariam errado, afinal teriam praticado HOMICÍDIO QUALIFICADO.

Acontece que os PMs numa necessidade de dar uma resposta a sociedade, estão metendo os pés pelas mão, fazendo coisas que não deveriam fazer, quando da certo todo mundo aplaude e quando da errado? Quando da errado, os Políticos que exaltam esse tipo de operação são temporários, a Sociedade é quem sofre e é o PM que vai carregar nas costas uma condenação.
Vinicius Pimenta escreveu:Realmente de fora é muito fácil falar, eu sei. Mas ainda assim simplesmente não dá para acharmos que seria um caso "aceitável" diante das circunstâncias, porque não é. Apesar de todos esses problemas, vemos diariamente (é verdade que não com a mesma repercussão) boas ações da PM. Vemos demonstrações de competência sim.
Eu não acho que seja um caso aceitável, erraram de TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS e o pior de tudo, tentaram MENTIR para encobrir a M.... que fizeram!

Entretanto, acho que eles são a "rabeira" do problema, lá na frente está o nosso Governador fanfarrão, que o chamou de despreparados e débeis-mentais... mas o principal responsável pelo sucateamento tanto da PMERJ quanto da PCERJ é do próprio Governador! que não dá treinamento, não da treinamento, não da salário, não da assistência médica e nem psicológica... enfim, esse fanfarrão não da nada para as polícias.
Vinicius Pimenta escreveu:A Maré 06, que pega ali a Tijuca, e é cercada por favelas das mais perigosas é de fato uma área muito problemática. Tenho familiares na Tijuca, estou sempre lá, e já vi muita coisa. Aliás, das 3 vezes que fui assaltado, 2 foram na Tijuca.
Por ser uma área problemática, a tensão é grande! E ai eu fico pensando aqui, será que os PMs não saíram direto do BICO para o Trabalho? em vez de o cara descansar ele continua mantendo alto o nível de stress e tensão, o que leva QUALQUER ser humano a errar...

E aí eu me pergunto, será que se os policiais ganhassem um salário honesto e de acordo com a função que desempenham precisariam estar se desgastando no bico? não estariam respeitando os horários de folga e lazer e por isso chegariam para o trabalho com um nível de stress e tensão mais baixo?

Será que se os PMs não fossem obrigados a ficarem expostos 12h por dia num PO que não ajuda em nada o patrulhamento, apenas os faz de alvo de bandido, eles não estariam menos tensos e stressados?

Será que se os PMs e seus familiares pudessem contar com apoio psicológico e médico não evitaríamos que os mais problemáticos estivessem nas ruas trabalhando com pistola e fuzil em punho?

Talvez tudo isso pudesse ser evitado se a política de segurança pública do RJ fosse séria, se o Governador cumprisse as suas promessas de campanha e se a sociedade fiscalizasse de perto, afinal é a que mais sofre com os problemas da polícia! mas nada disso foi feito e ai a culpa lá no final da rabeira é do PM que arrisca sua vida a cada segundo nas ruas e olha que não é só quando está de serviço não...
Vinicius Pimenta escreveu:Os dois soldados não eram recém-formados. Estavam na rua há alguns anos. Então, em que pese a má formação, inclusive de carência de tiro prático na Centro de Formação, eles já tinham experiência para lidar com situações como essa. Já deveriam ter tido muitas outras situações de confronto. Mais que isso, e que ninguém comentou, além de bom-senso, não sei se você viu no vídeo, eles correram PRA CIMA do veículo. Teve um que chegou a ficar em pé, há uns 3/4 metros de distância do carro. Se realmente houvesse bandidos ali, o soldado seria morto por imprudência.
Não dá pra falar isso Vinicius. Por mais tempo que possam ter, nem sempre os PMs trabalham nas ruas, PM no RJ é sinônimo de genérico, o cara pode trabalhar no TJ, TRE, no GAP, na Administração Penitenciária... Enfim, não dá pra afirmar, fora isso o cara pode ter passado a vida toda num BPM mais tranquilo e do nada ser bicado para um Maré 06 na vida!

O fato é que ele deveria estar preparado para todas as situações! Mas como estar preparado para todas as situações se ele não passa por isso na escola? O cara aprende tudo menos o trabalho policial! meu irmão foi pras ruas sem ter dado um único tiro de fuzil em sua formação... quem o ensinou a desmontar e montar um fuzil foi um colega de serviço que foi Fuzileiro Naval... ou seja ESTÁ TUDO ERRADO!

Veja bem, não quero justificar... estou apenas apontando fatos que poderiam contribuir para que essas coisas não aconteçam mais! mas é mais fácil e conveniente para o Governo e para a População malhar os pobres dos PMs do que botar a mão na massa e fazer algo para mudar.
Vinicius Pimenta escreveu:Eles erraram de todas as formas possíveis. Não há condições de permanecerem na PM. Vão responder na justiça e aí lá eu espero que recebam a punição justa, dentro da lei e não de acordo com qualquer pressão por parte da sociedade. Mas não erraram sozinhos. Uma falha desse tipo não é individual. Não foi falha somente dos dois. Faltou formação, aperfeiçoamento. Falharam eles, falhou a PMERJ, falhou a Secretaria de Segurança, falhou o Governo do Estado e o Estado brasileiro. O mais importante, falhou A SOCIEDADE BRASILEIRA que é realmente hipócrita, acomodada e complacente com isso tudo.
Eu não acho que deveria chegar a esse extremo de não terem condições de permanecerem na PM, afinal se eles não erraram sozinho, o Governador também tem que sair, o Secretário de Segurança, O Comandante da PMERJ que esse ano suspende diversos cursos de aperfeiçoamento, a Sociedade também tem que pedir pra sair pq pouco se importa com as condições de trabalho das Polícias...

É um problema bem complexo e enquanto a sociedade não perceber que os Policiais precisam dela para prestar um serviço de melhor qualidade, fatos com esse continuaram acontecendo...

Eu fico surpreso inclusive de não acontecer com tamanha frequência...

Abraços!

ZeRo4
Sênior
Sênior

#1809 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jul 09, 2008 12:10 pm

Parece até que eu advinhei, mas as mazelas são tão conhecidas que eu não acertaria os números da mega-sena se utilizasse o mesmo método. Depois de postar a mensagem acima criticando principalmente a falta de apoio PSICOLÓGICO, fui ler o jornal e me deparo com a seguinte manchete:

Beltrame fala que faltou preparo psicológico. Cabral diz que policias agiram como débeis mentais. Mas...

Batalhão de PMs da tragédia extinguiu o apoio de psicólogos

Dois meses antes do horror na Tijuca, foi eliminado o cargo de capitão que cuidava da saúde mental de PMs

...

Enfim, quem quiser ler basta acessar a matéria no site do O Dia: http://odia.terra.com.br/

Afinal, de quem é a CULPA?!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1810 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 12:19 pm

Pois é, ZeRo4, concordo inteiramente com você. É tudo lamentável. O Governador vai acabar fazendo igual ao Lula, a culpa é sempre dos outros.

Já passou da hora de uma intervenção séria no Estado do Rio de Janeiro. Mas o Governador não vai admitir incompetência e o (des)governo Federal não tem peito para isso.

Aliás, até teria, se fosse interessante politicamente. Não pestanejou em decretar intervenção na saúde municipal, aquela palhaçada. Já em Belém, morrem mais de 100 bebês e neeem se ouve falar no Ministro da Saúde (sic).

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
RenaN
Sênior
Sênior

#1811 Mensagem por RenaN » Qua Jul 09, 2008 5:24 pm

Só de pensar que na época das eleições torci para esse governador crianção do RJ ganhar fico revoltado comigo mesmo. :evil:

[<o>]
RenaN
Sênior
Sênior

#1812 Mensagem por RenaN » Qua Jul 09, 2008 5:27 pm

scyther escreveu:Nesse caso do Duque, cabulosos mesmo foi os comentários que li nas notícias do site O Goblo. Na carta de resposta da promotara comentaram dizendo que ela ganha é para isso mesmo, se for ameaçada o problema é dela. Bonito no Brasil é ser martir, se estiver armado e vier um grupo com intenção de te bater o correto seria deixar-se vitimar e rezar para eles desistirem de chutar sua cabeça enquanto a massa craniana está toda intacta (lembrei do vídeo de um torcedor no Rio agredido até a morte, com partes da cabeça pela calçada).
Você deveria ter mandado um email pra eles falando que eles são jornalistas e ganham para correr risco de serem torturados como foram os do "O Dia" e o problema é deles.

[<o>]
gral
Avançado
Avançado

#1813 Mensagem por gral » Qua Jul 09, 2008 7:43 pm

RenaN escreveu:
Você deveria ter mandado um email pra eles falando que eles são jornalistas e ganham para correr risco de serem torturados como foram os do "O Dia" e o problema é deles.
Isso provavelmente foi um comentário de um leitor. O Globo não costuma botar a bunda na janela desse jeito, mesmo que os jornalistas pensem isto. Os leitores que comentam, porém, quase sempre falam merda. Agora tem o comentário de um leitor com o nome de Afrodescendente, sobre a prisão do Daniel Dantas dizendo que "Os ricos deveriam ter pena maior, pois roubam por serem maus. Os pobres ainda têm a desculpa da ignorância e da miséria". É isso mesmo, classe social virou motivo de absolução

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1814 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 09, 2008 10:16 pm

Provavelmente não. FOI um comentário de um leitor. E imbecis há muitos. A maioria de quem comenta é imbecil.

Vinicius Pimenta

gral
Avançado
Avançado

#1815 Mensagem por gral » Qua Jul 09, 2008 10:55 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Provavelmente não. FOI um comentário de um leitor. E imbecis há muitos. A maioria de quem comenta é imbecil.
Exatamente. Eu só falei provavelmente pois não vi o comentário. Um dos jeitos mais fáceis de me deixar irritado recentemente é ler os comentários dos leitores no site d'O Globo.

Responder