PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6337 vezes
Agradeceram: 3557 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1711 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 12, 2021 1:21 pm

Imagem

Modularidade do sistema Patria AMV XP

Uma qualidade que o veículo finlandês possui, e que salvo engano, nos demais concorrentes não aparece, é a manutenção da capacidade de transportar tropas, mesmo com a adição da torre/canhão ao mesmo. Ele transporta até 8 infantes. Algo a se pensar em termos organizacionais dos pelotões de cavalaria mecanizada do EB.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 802 vezes
Agradeceram: 2575 vezes

#1712 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 24, 2021 6:53 pm

Até que ficou lindo na foto.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2156 vezes
Agradeceram: 2740 vezes

#1713 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 24, 2021 10:13 pm

Só tinha a maquete com canhão de 120mm hummmm 8-]

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1714 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 24, 2021 10:17 pm

Não sei se é o desing italiano mas essa camuflagem escrota do EB ficou linda no Centauro II.
E eles não tiram nem com nojo esse 120 daí.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6901 vezes
Agradeceram: 7182 vezes
Contato:

#1715 Mensagem por Túlio » Qui Nov 25, 2021 1:12 pm

gabriel219 escreveu: Qua Nov 24, 2021 6:53 pm
Mas olha só a altura dessa torre, depois tentes imaginar o carro em movimento tentando disparar uma carga particularmente "ardida" de 120 mm ali pelas 3 ou 9 hs, brabo de não capotar só com o "coice"; e se for para atirar só pra frente nem precisa de torre, podia usar uma configuração parecida com a do "S-Tank", afinal, se só vai atirar de emboscada mesmo (não tem blindagem nem mobilidade QT para combate aberto sequer contra um CV90/30), bueno...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1716 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 25, 2021 2:46 pm

Há vídeos na internet do Centauro II atirando, parado, tanto a esquerda como direita. Se ele é capaz de fazê-lo em movimento é algo que a Iveco ainda tem de provar.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#1717 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 25, 2021 4:37 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 25, 2021 1:12 pm
gabriel219 escreveu: Qua Nov 24, 2021 6:53 pm
Mas olha só a altura dessa torre, depois tentes imaginar o carro em movimento tentando disparar uma carga particularmente "ardida" de 120 mm ali pelas 3 ou 9 hs, brabo de não capotar só com o "coice"; e se for para atirar só pra frente nem precisa de torre, podia usar uma configuração parecida com a do "S-Tank", afinal, se só vai atirar de emboscada mesmo (não tem blindagem nem mobilidade QT para combate aberto sequer contra um CV90/30), bueno...
Mas ele foi sanhamente testado nesse tipo de tiro e passou, está sendo adotado, então ele ao menos cumpre isso.

Esse canhão tem um sistema de recuo mitigado bem interessante, além do compensador na parte da boca. As rodas também são mais espaçadas que o do antecessor.

Esse ai tem proteção contra 40 mm APFSD na parte frontal e até 30 mm APFSDS nas laterais. A blindagem padrão é contra 14.5 mm API.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1718 Mensagem por Túlio » Qui Nov 25, 2021 6:10 pm

gabriel219 escreveu: Qui Nov 25, 2021 4:37 pm
Mas ele foi sanhamente testado nesse tipo de tiro e passou, está sendo adotado, então ele ao menos cumpre isso.

Esse canhão tem um sistema de recuo mitigado bem interessante, além do compensador na parte da boca. As rodas também são mais espaçadas que o do antecessor.

Esse ai tem proteção contra 40 mm APFSD na parte frontal e até 30 mm APFSDS nas laterais. A blindagem padrão é contra 14.5 mm API.
Na verdade acho que estou só ranzinzando mesmo, é que tenho alguma pequena dificuldade para me empolgar com um MGS que não é mais do que uma torre 120 em cima de um chassi de IFV sobre rodas quando o mesmo Exército que está aparentemente muito entusiasmado com isso também o está (de novo, só aparentemente) em fazer o mesmo com um IFV sobre lagartas para ser seu novo "MMBT" e devo dizer que, PARA MING :twisted:, isso não é uma coisa que me incentiva muito a pagar impostos.

Imagem

Mas nem dá bola, ranço de véio, tenho certeza de que são escolhas muito mais sensatas e com melhor custo-benefício do que as que eu faria; a diferença de altura do Centauro I para o II também nem é grande coisa... :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
gabriel219
Sênior
Sênior

#1719 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 25, 2021 6:56 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 25, 2021 6:10 pm
gabriel219 escreveu: Qui Nov 25, 2021 4:37 pm

Na verdade acho que estou só ranzinzando mesmo, é que tenho alguma pequena dificuldade para me empolgar com um MGS que não é mais do que uma torre 120 em cima de um chassi de IFV sobre rodas quando o mesmo Exército que está aparentemente muito entusiasmado com isso também o está (de novo, só aparentemente) em fazer o mesmo com um IFV sobre lagartas para ser seu novo "MMBT" e devo dizer que, PARA MING :twisted:, isso não é uma coisa que me incentiva muito a pagar impostos.

Imagem

Mas nem dá bola, ranço de véio, tenho certeza de que são escolhas muito mais sensatas e com melhor custo-benefício do que as que eu faria; a diferença de altura do Centauro I para o II também nem é grande coisa... :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem
Esses MGS's, atuando como MGS's, eu sou a favor. Existem determinados locais e missões específicas que não dá pra se empregar um MBT de forma plena ou de forma total, como em áreas de restinga, solo mais leve, reconhecimento, cobertura de retirada, combates em área de montanha e entre outros, onde a viatura atuará como um canhão móvel e não com força de choque.

Até para frear ou minar o avanço inimigo, em táticas hit-and-run. Vimos os Líbios darem uma trabalheira danada aos Paraquedistas e aos T-55 Egípios, utilizando meros EE-9. É MGS atuando como MGS.

Já fazer um MGS virar um MBT, pra ação de choque, contra-ataque, ataque e conquista de terreno, é um enorme fazedor de viúvas.

Eu gostaria muito até que as Bda Cav Mec fossem transformadas para esse fim, citado acima, equipada com MGS, para chegar rapidamente ao T.O e quebrar um galho defensivo até a chegada da "Tropa de Choque".

E quanto ao Centauro B1 e ao II, note que as rodas do II são mais espaçadas que a do B1, conferindo uma estabilidade bem melhor

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2051 vezes
Agradeceram: 834 vezes

#1720 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 25, 2021 7:01 pm

gabriel219 escreveu: Qui Nov 25, 2021 6:56 pm Esses MGS's, atuando como MGS's, eu sou a favor. Existem determinados locais e missões específicas que não dá pra se empregar um MBT de forma plena ou de forma total, como em áreas de restinga, solo mais leve, reconhecimento, cobertura de retirada, combates em área de montanha e entre outros, onde a viatura atuará como um canhão móvel e não com força de choque.

Até para frear ou minar o avanço inimigo, em táticas hit-and-run. Vimos os Líbios darem uma trabalheira danada aos Paraquedistas e aos T-55 Egípios, utilizando meros EE-9. É MGS atuando como MGS.

Já fazer um MGS virar um MBT, pra ação de choque, contra-ataque, ataque e conquista de terreno, é um enorme fazedor de viúvas.

Eu gostaria muito até que as Bda Cav Mec fossem transformadas para esse fim, citado acima, equipada com MGS, para chegar rapidamente ao T.O e quebrar um galho defensivo até a chegada da "Tropa de Choque".

E quanto ao Centauro B1 e ao II, note que as rodas do II são mais espaçadas que a do B1, conferindo uma estabilidade bem melhor
O pior disso tudo é que não deve haver uma pessoal no alto oficialato do EB que se dá conta do fato de que um CV-90 120T não consegue aguentar nem um tiro do canhão de baixa pressão do Cascavél. Até um Rooikat consegue tirar um CV-90 120T fora de combate. Fica a impressão de que oficiais como o EligioEP daqui do fórum são simplesmente ignorados.

Editado pela última vez por Viktor Reznov em Qui Nov 25, 2021 7:12 pm, em um total de 1 vez.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1721 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 25, 2021 7:06 pm

Eu acho difícil um CV90120 suportar um foguete 70 mm com munição HEDP, duvido que pare qualquer tiro de 90 mm.

Blindagem STANAG e blindagem de MBT não seguem o mesmo padrão.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1722 Mensagem por Túlio » Qui Nov 25, 2021 7:14 pm

gabriel219 escreveu: Qui Nov 25, 2021 7:06 pm
E aí está outra norma STANAG que deve existir mas nunca vi, só mesmo a 4569. Se até a das pontes encontraste - e fazia anos que eu procurava, tks again - por acaso sabes esta outra? Ia ser bem legal de conhecer.

Morpheus
gabriel219
Sênior
Sênior

#1723 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 25, 2021 8:51 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 25, 2021 7:14 pm
gabriel219 escreveu: Qui Nov 25, 2021 7:06 pm
E aí está outra norma STANAG que deve existir mas nunca vi, só mesmo a 4569. Se até a das pontes encontraste - e fazia anos que eu procurava, tks again - por acaso sabes esta outra? Ia ser bem legal de conhecer.
Na verdade não existe norma STANAG pra blindagem de MBT's, cada um usa do seu jeito e sem padronização, muito por ser diferentes propostas de MBT's, como o Leopard se diferencia do Abrams e do Challenger, assim como o Leclerc.

Já vi imbecil aqui dizer que Nível VI faz o Puma suportar tiro frontal de 105 mm, sem que se quer a blindagem adicional do Puma é dura, mas sim pura cerâmica contra munições HEAT e mais aço pra enfrentar calibres de outros IFV's. Um MBT já mistura entre cerâmica e aço, agora é aço nanométrico e demais nanomateriais com elevada ductilidade para enfrentar munições APFSDS.

O Abrams mesmo utiliza DU/Cobham e Cerâmica, sendo o primeiro a blindagem dura e o outro a "mole"; o Leopard usa liga de aço nanométrico (2A7+); o Leclerc é semelhante; e o Challenger é pesadamente blindado com Cobham, Cerâmica e Aço, além de borracha e até ar bem comprimido entre as placas, criando um bolsão altamente comprimido para agir em direção oposta ao projétil inimigo.

As únicas normas que possuem STANAG são para certificar as blindagens, mas não há níveis delimitados como o 4569.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2156 vezes
Agradeceram: 2740 vezes

#1724 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 26, 2021 9:02 pm

#ésópalestra (representante da General Dynamics):

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1725 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 26, 2021 9:07 pm

Acho que o CFN está mais interessado neste modelo para substituir os SK-105 do que o pessoal do EB.

Carpe Diem
Responder