Página 108 de 128

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Ago 16, 2018 12:41 am
por jeanscofield
O slt é feito pra operações bem restritas, para o EB um axor 3344 ou algum similar já seria o suficiente.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Ago 21, 2018 3:05 pm
por FCarvalho
O EB tem uma miríade de reboques e semi-reboques a serem tracionados. Seria interessante, e talvez mais barato, a uniformização da frota de pesados e extra-pesados em todos os setores. Ganha-se em escala econômica e logística na hora de fazer a manutenção e trocar.

http://transportemundial.com.br/6-cavalos-extrapesados/

abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Ago 29, 2018 10:52 am
por eligioep
Interessante a mistura de caminhões que os sírios fazem......
E tudo civil! E nada de big-carretas de 4 ou 5 eixos!


https://www.youtube.com/watch?v=d-qHvncHH0A

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Ago 29, 2018 12:54 pm
por FCarvalho
Depois de cinco anos de guerra, eles já estão na fase do já que só tem tu, então vai tu mesmo.
Qualquer coisa que chegar a mão virá MEM.
O exército sírio deve ter perdido, no mínimo, de 20% a 40% de todo o seu material desde 2011.
Repor isso em plena guerra com certeza não é das missões mais fáceis com todos os embargos vigentes até o momento.
A sorte deles parece ser continuar amiguinhos dos russos.
Talvez não fosse isso e a Síria teria se tornado a Líbia do oriente médio.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 04, 2018 4:24 pm
por Bourne
Para chegar do lugar A até B existe o planejamento e busca vias em boas condições. Assim os caminhões e equipamentos civis servem. A Síria e Turquia são grandes compradores de caminhões e tem muitos operadores de equipamentos europeus novos e usados. A motivação é custo e facilidade de acesso. É tudo descartável. Vai rodar por uns anos e depois é encostados e vendido como sucata.

Israel faz igual. Carreta prancha tracionada por volvo 6x4.



Sul-coreanos


Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 04, 2018 9:59 pm
por FCarvalho
Eu acho esse tipo de procedimento muito interessante aqui para nós, mas no eixo sul-sudeste onde a malha viária favorece essa opção. Poderia inclusive ajudar na diminuição de custos das ffaa's com transporte de médio e longo curso.
Já nas demais regiões fico na dúvida posto que as rodovias existentes ou estão no papel ou sequer merecem esse nome.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Set 08, 2018 6:24 pm
por RobsonBCruz
Caminhões (cavalos) para todos os gostos e desespero logístico...


Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 10:04 am
por jeanscofield

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 10:17 am
por FCarvalho
É por esse e outros tipos de coisas que se gasta muito mal o erário público nas ffaa's.
E dizer que não tem dinheiro suficiente pra homogeizar a frota é no mínimo uma desculpa de mal gosto. Chega a ser ofensivo a inteligência alheia.
Como disse antes, tem serviços de transporte que podem ser terceirizados. Melhor é mais barato do que manter essa suruba de marcas e modelos diferentes. É que só piora ano após ano.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 10:22 am
por FCarvalho
Há sim. Alguém me diz porque OM do tamanho de uma companhia, ou do tipo PE ou Inf Guarda, é mesmo comunicação, artilharia leve e inf leve, precisam de um caminhão de 5 ou 10 ton quando um de 1,5 ou 2,5 ton podem muito bem atender suas necessidades?

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 4:46 pm
por Centauro
Apesar de ser um terror logístico, é até racional o uso de cavalos-mecânicos diferentes, unidades blindadas necessitam de meios pesados para tracionar as pranchas, já nas mecanizadas não vejo a necessidade de um cavalo mecânico pesado para tracionar uma prancha com um Guarani ou Cascavel, apesar do pesadelo de tantos meios diferentes, vejo como uso racional do orçamento, já que a diferença de preço entre os modelos médios e pesados é considerável.

Att.

Centauro

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 6:24 pm
por FCarvalho
Penso ser mais sensato um contrato de oferta de serviços de transporte junto à empresa privada ou um contrato de suporte direto com uma montadora, onde esta se responsabiliza em oferecer, manter e custear a frota de cavalo mecânico do EB baseado em um único modelo por determinado tempo.

Ambas opções são possíveis de serem usadas, dado que o EB utiliza a maioria dos seus caminhões em atividades secundárias, normalmente ACISO e MMI.

No caso da segunda opção no Brasil existe quase uma dezena de empresas capazes de oferecer este tipo de serviço e veículos dedicados.

A economia em manutenção é logística pagariam por si só a operação no medio é longo prazo.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 6:33 pm
por Lucas Lasota
É totalmente compreensível o uso de cavalos mecânicos diferentes pelo EB. As aquisições se deram em diferentes momentos e em cada um deles o preço dos modelos variava, tendo o EB optado pelo mais barato na época da aquisição. Todos são modelos "off the shelf" de modo que não creio ser um terror logístico como se tem comentado.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Set 09, 2018 6:34 pm
por FCarvalho
Empresas que fabricam cavalo mecânico no Brasil:

1 Scania
2 Volvo
3 Mercedes Benzs
4 VW Man
5 Iveco
6 Ford
7 Shacman

Existem modelos da International e outro chines mas sem fábrica no Brasil.
Mas todas as acima listadas possuem cavalo mecânico médio a extra pesados em suas listas de produtos. Todos feitos aqui e com suporte garantido.
Qual delas recusaria um contrato com o EB para fornecer seus produtos com exclusividade por cinco ou mais anos?

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Set 10, 2018 12:24 am
por Bourne
A International era ou é montada pela Agrale. É ou era porque não sei se a Internacional opera ou não no Brasil. É um produto e montadora no limbo. Os chineses foram tudo embora. Os equipamentos não prestam. Talvez explique o sucesso das fábricas europeias na china. As empresas fazem contas e planejamento.

E faltou a DAF tem fábrica em Ponta Grossa-Pr e está bombando por ser bom, bonito e barato sem as frescuras dos outros europeus. Além de ter R$ 100-200 mil de diferença de modelos equivalentes da scania ou volvo.

Eles usam logística das montadoras para veículos civis e os contratos de manutenção são longos. Os caminhões civis ex-eb é fácil achar no mercado livre. Porque a renovação é constante. Acaba a garantia e contrato de manutenção e passam para frente.

-------------------
A Holanda também usa caminhão militarizados. Seus mercedinhos eram os DAF derivados de versões civis

Imagem

http://i.pinimg.com/originals/32/80/16/328016d410650841a34481bf37b1cb07.jpg

E usavam cavalos-mecãnicos civis pintados de verde

https://i.pinimg.com/originals/19/5b/c0/195bc05f8035522fdced0631cf4479ab.jpg