#1532
Mensagem
por FCarvalho » Sex Jan 11, 2013 4:18 pm
Alguém aí sabe dizer se o projeto PROTEGER vai receber verbas esse ano para a compra dos 20 helos referentes a ele? E se caso afirmativo, se esta demanda será encaminhada via concorrência pública, ou se haverá dispensa de licitação e a compra será direta?
São vinte helos médios, que em termos comerciais, abaixo da linha do equador, é muita coisa, com este pacote podendo atingir, caso a opção de compra seja por todas as vinte unidades requeridas em um único pacote, em torno de US300mi a US500mi e com certeza atrairá a atenção das grandes fabricantes mundiais.
Sabe-se que o EB a priori deseja os BH para encetar o cumprimento deste projeto na parte que cabe a Avex, mas... com a Eurocopter/Helibrás e a Oderbrech/Russian Helicopters, uma já com um programa de produção instalado aqui e em desenvolvimento, e a outra prometendo instalar uma linha de montagem dos Mi-171 russos, que possui as qualidades mais desejados pelo EB em um produto quando este vai as compras, que é ser, bom, nem tão bonito e essencialmente barato, tem tudo para, no mínimo, atrapalhar a vida fácil que os BH's em tese teriam no caso de a compra ser deixada a livre critério do próprio exército.
Ademais, caso venha se feita uma licitação internacional, além dos BlackHawk, EC-725 e Mi Mil-171 e/ou Mi-38, será que poderemos ainda ver nestes certame helos como os Sikorsky S-92, os AW-101, ou os TTH-90 da Eurocopter? O que uma licitação internacional poderia nos ser de maior, e melhor, interesse em relação a este programa, do que simplesmente se fazer uma compra direta? Quais são os ganhos e perdas de ambas as possibilidades e qual delas traria mais dividendos para o EB e para o país neste momento?
abs.
Carpe Diem