Um substituto para os Esquilo da MB
Moderador: Conselho de Moderação
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
A melhor escolha é o SA-365F, a MB não quer um helo naval, ela quer um helo de uso geral que possa ser embarcado porque a maioria desses helos não vai servir embarcado. Porém, quase todos os indicados são de uma categoria acima dos Esquilos. Assim, não serão mais baratos, porém, o importante é que seja construído aqui, com alto índice de nacionalização. O substituto do Linx é o SH.
[]´s
[]´s
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Eu me pergunto se já que o objetivo é "não ter um helo naval, mas um que possoa operar embarcado" algo como o EC-635 já não serviria já que vale apena.PRick escreveu:A melhor escolha é o SA-365F, a MB não quer um helo naval, ela quer um helo de uso geral que possa ser embarcado porque a maioria desses helos não vai servir embarcado. Porém, quase todos os indicados são de uma categoria acima dos Esquilos. Assim, não serão mais baratos, porém, o importante é que seja construído aqui, com alto índice de nacionalização. O substituto do Linx é o SH.
[]´s
E sim, Lynx sai ... S Hawk entra.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Parece que o EC-635 tem problemas para entrar nos hangares dos navios, além dos esquis no lugar de rodas...
Continuo dizendo que o modelo que ATENDE MELHOR os requisitos da MB é o AW-109. Pesa contra se o fato de nao ser montado no Brasil mas antes das FAs comprarem seus esquilos estes tb não eram montados aqui...
Continuo dizendo que o modelo que ATENDE MELHOR os requisitos da MB é o AW-109. Pesa contra se o fato de nao ser montado no Brasil mas antes das FAs comprarem seus esquilos estes tb não eram montados aqui...
.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39954
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6264 vezes
- Agradeceram: 3526 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Bom, deixa eu dizer porque votei no Ka-60.
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
3. O modelo é novíssimo, e existe versão naval, o Ka-60K;
4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
5. O modelo se adapta em peso e dimensões a todos os candidatos a OPV's/Fragatas da MB e aos demais navios que venham a operar na marinha conforme PEAMB, sejam na amazônia/pantanal ou nos distritos navais.
6. E finalmente o mais importante, o bicho é o mais bonito de todos....
abs
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
3. O modelo é novíssimo, e existe versão naval, o Ka-60K;
4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
5. O modelo se adapta em peso e dimensões a todos os candidatos a OPV's/Fragatas da MB e aos demais navios que venham a operar na marinha conforme PEAMB, sejam na amazônia/pantanal ou nos distritos navais.
6. E finalmente o mais importante, o bicho é o mais bonito de todos....



abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
FCarvalho escreveu:Bom, deixa eu dizer porque votei no Ka-60.
1. Serão adquiridas 60 unidades, conforme o PEAMB. Ponto positivo para se propor a linha de montagem do modelo aqui para a MB, com especificações de conteúdo nacional, como preconiza a END. Se o mesmo for selecionado, sob o viés da montagem aqui, poderá haver a potencialização de encomendas por parte do EB/FAB, além do próprio mercado nacional civil de helos, super-aquecido.
2. Implantação de toda a logística de apoio industrial no Brasil. Com possibilidade de realização do apoio pós-vendas e comercialização no eixo AL/África pela "filial" tupiniquim da Kamov.
3. O modelo é novíssimo, e existe versão naval, o Ka-60K;
4. Menor custo de aquisição do que os concorrentes na mesma categoria;
5. O modelo se adapta em peso e dimensões a todos os candidatos a OPV's/Fragatas da MB e aos demais navios que venham a operar na marinha conforme PEAMB, sejam na amazônia/pantanal ou nos distritos navais.
6. E finalmente o mais importante, o bicho é o mais bonito de todos....![]()
![]()
![]()
abs
Prezados Amigos,
Peço que não se preocupem muito com esta questão o substituto do Esquilo na MB vai sair das linhas de produção da Helibras. E bom lembrar que a linha de produção da Helibras teve inicio com a produção de seis Esquilo para a MB. Posso estar muito enganado mas a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19427
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2127 vezes
- Agradeceram: 2711 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Que bom. Assim espero. Seria um gtrande passo atrás se tivéssemos de importar helis básicos.Lord Nauta escreveu: a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
Na minha opinião, as FFAA brasileiras deveriam futuramente desenvolver ou adotar 2 tipos de helis (um médio e outro leve, que é basicamente isso que elas tem), para gerar escala suficiente para poder colocar uma grande porcentagem de conteudo nacional, gerando mais independencia.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62854
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6791 vezes
- Agradeceram: 7092 vezes
- Contato:
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Túlio escreveu:Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
Prezado Amigo
O Heli e o Caracal não e o 225. O EC 225 e a versão paisana do Caracal, sendo que a reciproca não e verdadeira.
Sds
Lord Nauta
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62854
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6791 vezes
- Agradeceram: 7092 vezes
- Contato:
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Caro Nauta, as FFAA encomendaram cerca de meia centena, se espera talvez - e com sorte - um número semelhante de helis para a PETROBRAS e outros clientes civis. Como a versão militar difere bastante da civil, seriam então DUAS linhas de montagem, cada uma para meia centena de unidades? Isso é economicamente viável?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
A linha de montagem é a mesma Túlio. Parte dos componentes são diferentes. O segredo da viabilidade é "cadência". O contrato com o MD visa justamente dar esta cadência. Observe o programa kc-390 e verás algo semelhante.
Este papo de 225 militarizado é dor de cotovelo.
Abraços!
Este papo de 225 militarizado é dor de cotovelo.

Abraços!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39954
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6264 vezes
- Agradeceram: 3526 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Caro Lord, duas questões se colocam aqui na sua fala.Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos,
Peço que não se preocupem muito com esta questão o substituto do Esquilo na MB vai sair das linhas de produção da Helibras. E bom lembrar que a linha de produção da Helibras teve inicio com a produção de seis Esquilo para a MB. Posso estar muito enganado mas a tendencia mais forte e a produção local dos substitutos do Esquilo.
Sds
Lord Nauta
Uma: seria realmente aceitável ou do interesse do Estado brasileiro permitir-se tal nível de dependência em relação a um único fabrincante de helos para a mantenção/montagem da maior parte da frota militar, vide as caracteristicas de composição desta no médio/longo prazo?
dois: a END preconiza o investimento na industria nacional. Tomando-se a sério essa premissa, não seria válido - e comercial e tecnologicamente inteligente - buscar o apoio politico e privado necessários junto a quem de direito, a fim de proporcionar ao país uma segunda alternativa industrial no campo dos helos? Tanto Agusta Westland quanto Kamov, feitas as tratativas necessárias, entendo, teriam toda a disposição para fixar aqui uma nova planta industrial, considerando-se os números do negócio em questão, e a demanda do mercado civil interno.
Há de se chamar inclusive a atenção para o fato de que há alguns anos, foi veiculada a noticia de que aquela primeira empresa estaria em tratativas com o governo de Goiás para o estabecimento de uma fabrica sua em solo nacional. Infelizmente parece que as negociações não avançaram.
Mas quero crer, que apesar do forte vínculo politico e comercial da Helibrás conosco, não podemos nos ater somente a ela quando tratarmos da ampliação da frota nacional militar.
Entendo que temos aqui uma grande possibilidade de dar melhores condições de oferta e produtos ao mercado nacional quanto a vetores de asas rotativas.
Não quero admitir a possibilidade de que esta compra, que diga-se de passagem, para os padrões brasileiros é "gigantesca", possa ser vista meramente como um simples processo de aquisição e substituição de material. Insisto que temos aqui uma grande oportunidade de pensarmos, agirmos, e sermos grandes, neste negócio. E espero sinceramente que a MB saiba aproveitar esta oportunidade não apenas para si, mas angariar ao país novos patamares e níveis de negociação da coisa pública. Como ela deveria ser realmente tratada: como interesse público, e não somente de uns e outros.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39954
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6264 vezes
- Agradeceram: 3526 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Bolovo escreveu:Qualquer um da Eurobras. O resto pode desconsiderar porque não são fabricados aqui. Ah, o EC655 é o Tiger, um helicoptero de ataque. O Dauphin, que é um classe acima do Dauphin, é o AS365. Vc não quis dizer EC635, que este daqui?
Esse eu acho legal.
Bolovo, errei na hora de digitar.
Onde está escrito EC-655 Dauphin, entenda-se AS-365 Panther.
Não encontrei a designação militar para o mesmo na nova nomeclatura da Eurocopter. Aparece somente o EC-155, mas este é o modelo civil de maior porte do Dauphin.
O indicativo militar do EC-135 é EC635, como colocado por você.
grato pela observação.
abs.
Carpe Diem
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Se não me falhe a memória, este será desenvolvido, se for, lá para o ano de 2020.Túlio escreveu:Pois é, no auge da euforia com o negócio dos Caracol (que ainda não sei se serão EC-725 ou 225 'militarizados', há argumentos em favor de ambos) foi mencionado que se desenvolveria AQUI um heli leve, na Eurobrás. Falei DESENVOLVER. Resta ver a quantas anda o negócio...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 8035
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2966 vezes
- Agradeceram: 1185 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
O ka-60 não é muito grande para ser considerado um heli leve??? Me parece que ele esta mais para o AS-365 Panther...


Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
O Ka-60 tem 'pelo menos' a mesma limitação do Panther com relação ao rotor e suas limitações em op. marítimas.J.Ricardo escreveu:O ka-60 não é muito grande para ser considerado um heli leve??? Me parece que ele esta mais para o AS-365 Panther...
E como já disseram antes... esse é da Helibrás e para trocar 6 (Panther) por meia-dúzia (Ka-60) o KA-60 não tem a menor chance.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
