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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Mar 21, 2018 1:26 am
por Bolovo
FCarvalho escreveu:Nós temos alguma coisa ao menos parecida com isso aqui no EB e demais forças? Ou quem sabe pelo menos a ideia de ter um desses.




abs
Eu sinceramente não entendi a função desse caminhão! É para transporte ou recuperador, sei lá?!
Ademais, vamos lembrar que a Avibras tem um projeto baseado no Tatra 8x8 concorrendo dentro do programa Guarani, creio que para veículo recuperador.
Até postaram umas fotos aqui tempos atrás, mas acho que foram deletadas.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Mar 22, 2018 12:28 am
por jeanscofield
Não passa dum caminhão roll on/off comum. Usa-se muito aqui no Brasil no transporte de sucata.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Mar 22, 2018 1:09 am
por FCarvalho
Um conceito simples mas muito interessante. Nunca vi nada parecido no EB ou em qualquer outra ffaa.
No caso do Tatra do vídeo, ele usa uma rampa atrás para carregar um bldo, mas poderia colocar ali qualquer outra coisa que pudesse caber na cita rampa.
Como disse, é um conceito de uso interessante, principalmente se você levar em consideração a capacidade de poder dispor de várias alternativas de suplemento para colocar sobre o chassi do caminhão. Desde uma caçamba, um bldo até um container.

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Mar 22, 2018 1:13 am
por FCarvalho
Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Nós temos alguma coisa ao menos parecida com isso aqui no EB e demais forças? Ou quem sabe pelo menos a ideia de ter um desses.
abs
Eu sinceramente não entendi a função desse caminhão! É para transporte ou recuperador, sei lá?!
Ademais, vamos lembrar que a Avibras tem um projeto baseado no Tatra 8x8 concorrendo dentro do programa Guarani, creio que para veículo recuperador.
Até postaram umas fotos aqui tempos atrás, mas acho que foram deletadas.
Esse projeto da Avibrás está a panos mornos e mais escondido do que pão de queijo na promoção.
As fotos postadas aqui pelo Elígio simplesmente sumiram e não há rastros delas na internet.
Parece que alguém não gostou muito da propaganda antecipada do produto aqui no DB... :mrgreen:
Aliás, a Tatra tem tantos modelos diferentes de uso para os seus chassis que chega a ser algo meio que absurdo.
Seria um tremendo desperdício a Avibrás não aproveitar tudo isso.

abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Mar 25, 2018 3:44 pm
por Bourne
FCarvalho escreveu:Um conceito simples mas muito interessante. Nunca vi nada parecido no EB ou em qualquer outra ffaa.
No caso do Tatra do vídeo, ele usa uma rampa atrás para carregar um bldo, mas poderia colocar ali qualquer outra coisa que pudesse caber na cita rampa.
Como disse, é um conceito de uso interessante, principalmente se você levar em consideração a capacidade de poder dispor de várias alternativas de suplemento para colocar sobre o chassi do caminhão. Desde uma caçamba, um bldo até um container.

abs.
Já pensaram muito nisso e aplicaram em várias forças armadas. Existem diversos tipos de caminhões, modelos e especificações.






Também a versão para transporte de máquinas e equipamentos no Brasil.



Não é nada muito diferente do usado no mercado civil. Só que tem o fator custo que acaba muita vezes inviabilizando a utilização mesmo para aplicações civis. No caso de máquinas e equipamentos é mais usado quando se tem que entrar em terrenos com estradas ruins e/ou transporte de curtas ou médias distâncias. Já que o custo para transportes de maior distância ser favorável alugar uma carreta prancha, como também a melhor infraestrutura disponível.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Mar 25, 2018 4:16 pm
por FCarvalho
É realmente um conceito de uso muito interessante e flexível. Tenho certeza que haveria muitas aplicações para ele nas ffaa's, principalmente na área de logística e engenharia.

O melhor é que parece que fabricamos aqui no Brasil este tipo de equipamento. Então era só juntar o útil ao agradável e viabilizar o conjunto caminhão e suplemento.

Dispensaria com certeza o uso do chasse da Tectran. Qualquer caminhão hoje em uso no EB tem modelos que poderiam ser usados neste tipo de função. Seria o caso de apenas escolher o melhor conjunto.

abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Mar 26, 2018 3:04 pm
por eligioep
eligioep escreveu:Ei-los de volta.......
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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 7:24 pm
por FCarvalho
Alguém pode ajudar?
Me ocorreu uma curiosidade. A quem puder ajudar. No caso de um caminhão 6x6, qual a melhor opção em relação a quantidade de pneus a serem colocados nos eixos traseiros? 4 ou 8 pneus?
Pergunto porque no EB o único 6x6 moderno que se tem possui apenas 4 pneus nos eixos traseiros.
https://http2.mlstatic.com/volkswagen-vw-31320-6x6-militar-D_NQ_NP_648212-MLB25539600240_042017-O.jpg
Por outro lado, como já mostrado em vídeos anteriores aqui mesmo neste tópico, o EB já operou vários modelos com tração 6x6 mas com 8 pneus nos eixos traseiros.
Qual a diferença entre ambos e onde e como cada um é mais indicado, ou não, para uso militar.
A Scania por exemplo propôs o modelo abaixo, embora na última LAAD 17 ele tenha sido apresentado apenas com 4 pneus traseiros.
https://i2.wp.com/blogdocaminhoneiro.com/wp-content/uploads/2017/04/scania-p360-6x6-militar-4.jpg?ssl=1
LAAD 2017 - P-360 6x6
http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/04/SCANIA-7.jpg
abs
grato.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 7:30 pm
por FCarvalho
Honestamente, eu fico vendo essas cenas do EB nas ruas do RJ com um monte de Hilux de tudo que é jeito, e fico aqui me perguntando: porque não isso aqui em cabine dupla? :roll:

http://www.agrale.com.br/phpthumb/phpThumb.php?src=../userfiles/produto/6661_1424868555.png&w=450&h=320&f=png

E eu ainda não sei porque ainda não temos uma versão cabine dupla dessa aqui:

http://www.matogrossodiario.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Marru%C3%A1.jpg

E uma versão cabine rígida desse aqui:

http://cdn.agrale.com.br/portal_multimidia/galeria/images/4a2feca1dc0ae3ec7e5e958649eef65c/4a2feca1dc0ae3ec7e5e958649eef65c_small.jpg

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 8:24 pm
por FCarvalho
Alguém aí sabe dizer que modelos de caminhão são esses aqui do EB?

http://defesaeseguranca.com.br/wp-content/uploads/article-640x336.jpg

http://defesaeseguranca.com.br/logistic ... -viaturas/

abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 8:33 pm
por Bourne
O modelo da Scania é pneu comum usado em caminhões off-road (mineração, canteiro de obras, cana de açúcar). Possível modelo da Goodyear.

http://www.goodyear.com.br/pneus-caminh ... year-g677/

A vantagem é que carrega peso. O problema é a tendência de ter um desempenho interior em estradas em más condições, terra e lama na medida em que não são feitos para situações extremas, mas transitar com carga em regiões com estradas ruins com sobrecarga.

Outra questão é ser derivado de caminhão civil adaptado que mantém as características do caminhão civil. Esses pneus não são baratos e nem fáceis de encontrar. Além de desgastarem mais rápido se pegarem estrada de asfalto e não lidarem bem quando estão com baixa carga. O EB já tinha os 4 X 4 com pneus comuns "barreiros" que mais que serviam ao propósito e possuem menor custo operacional.

O MAN é diferente. Os pneus single serve mais para uso off-road, tracionam melhor e penalizam com menos carga. Já que distribuem melhor o peso e conseguem transitar em terrenos modeles ou com imperfeições. Para as funções que são destinados (reboque e andar com carga relativamente baixa) servem melhor. Porém mantém os problemas de estabilidade e desgaste prematuro quando rodam em asfalto.

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Na matéria da transporte mundial, o MAN se destaca pela capacidade off-road e ser mais equilibrado em relação as necessidades do EB. Já a Scania pela capacidade de carga devido ser derivado de um caminhão civil com especificações civis, que chega a ser superdimensionado para as funções em que foi pensado na EB e deixa desejar na capacidade off-road.

Existe diferença de preços entre os pneus. O 295 80 R22,5 que equipa o scania sai uns 1,5 mil. Enquanto o 1400 do MAN sai uns 4 mil. A diferença é grande. No entanto, a Scania usa 10 pneus e o MAN 6.
MAN desenvolve tração 6×6 para o Exército Brasileiro

Em 2014, época de relativa bonança nas forças armadas brasileiras, o Exército Brasileiro, que necessitava de um caminhão com tração 6×6, solicitou à MAN um modelo com seus requisitos. Confira reportagem da época, que estampou as folhas da edição 136, na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.

O Volkswagen Constellation 31.320 6×6 foi desenvolvido pela MAN Latin America para atender às necessidades do Exército brasileiro. Até o final do ano serão entregues 120 unidades do veículo de um total de 3 mil adquiridos pelas Forças Armadas como parte dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O 6×6 fabricado pela MAN foi eleito pelo Exército brasileiro por ter entre os seus atributos a simplicidade e a força, itens necessários para o perfil de atividade que o brutão com PBT de 31 t vai encarar. O Constellation 6×6 terá a função de transportar tropas ou equipamentos em missões, como canhões ou até componentes superpesados como porta-contêineres de até 20 pés, e pontes de engenharia – já que sua capacidade de carga útil é de 10 t – além de poder contribuir em operações nacionais ou internacionais, como na missão de paz no Haiti – esta, uma das razões pela qual seu propulsor atende a norma de emissão de poluentes P5, equivalente a Euro 3, que dispensa o uso de diesel com teor inferior a 50 ppm (partícula por milhão) de enxofre e do reagente químico Arla 32.

O caminhão é equipado com motor tradicional do mercado, o Cummins ISC 315, de 6 cilindros em linha que possui sistema de injeção common rail. Sua potência é de 315 cv a 2 000 rpm de rotação e o torque de 131 mkgf a 1 300 rpm. A transmissão é outro atributo do veículo, uma ZF 16S 1650, manual de 16 velocidades que trabalha em conjunto com a caixa de transferência Marmon-Herrington, com relação alta de 1,00:1 e baixa de 2,47:1. Sua distância entre-eixos é de 3 740 mm. O chassi é do tipo escada com longarinas duplas, com reforço em C, o que permite ao caminhão suportar impactos mais fortes.

Os militares que conduzirão os veículos, durante a entrega técnica de um dos modelos, foram capacitados para realizar inspeções diárias, verificar mensagens no painel de instrumentos e operar todos os comandos do veículo.

Segundo Guilherme Araujo Bittencourt, Major do Exército e membro da diretoria de materiais, o caminhão foi desenvolvido especialmente para atender exclusivamente às necessidades do Exército brasileiro, e por essa razão foi submetido a testes em condições severas e reais de operação, apresentando resultados acima das expectativas das Forças Armadas.

PERFORMANCE OFF-ROAD
Além dos componentes conhecidos do mercado e da fácil manutenção em qualquer lugar, até pela fácil reposição de peças, requisitos para compor a frota do Exército, o Constellation 31-320 ainda tem sua tração 6×6 como maior predicado.

Andamos com o pesadão da MAN durante a sua entrega técnica na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende (RJ). O modelo é direcionado para suportar maiores impactos do solo – prova disso é sua tração capaz de ultrapassar com facilidade trechos enlameados, seguindo adiante sem atolar e superar terrenos irregulares ou de qualquer natureza sem derrapar. Seu ângulo de entrada é de 43° e o ângulo de saída, 45°.

Graças à caixa de transferência, na relação mais baixa, o caminhão é capaz de andar mais forte sobre pisos de baixa aderência. A impressão é que esse guerreiro “gruda” bem no piso, o que traz mais confiança a quem está a bordo, já que ele não sacode muito. Claro que a suspensão traseira de molas semielípticas invertidas e as rodas de aço calçadas nos pneus 14,00R20 fazem toda a diferença. O Constellation 31-320 6×6 é capaz de transpor cursos d’água de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral.

O Constellation do Exército foi concebido em uma parceria entre os engenheiros da MAN e do Exército brasileiro e, por essa razão, alguns detalhes técnicos são exclusivos desse veículo, que tem 60% de seus componentes nacionalizados. O sistema de reboque ou içamento atende as normas do Exército, assim como o sistema de saída do estepe, este, porém, baseado no processo da norte-americana Oshkosh Corporation, fabricante de veículos especiais.

Nesse processo, o estepe é retirado por um cilindro hidráulico, economizando tempo e pessoas, já que o pneu é pesado. “Em testes, apesar das dimensões do pneu, é possível trocá-lo em 40 minutos”, explica o major Bittencourt.

O caminhão foi montado com uma carroceria Rossetti que possui bancos para o transporte de militares. O desenho do Constellation denota toda a sua robustez. Prova disso é o para-choque envolvente e a grade que protege a parte frontal do veículo. Os faróis estão localizados na parte mais inferior do veículo para ajudar na tarefa noturna, e receberam grade de proteção. O caminhão ainda conta com dois tanques de combustível para 275 litros de diesel cada.

A OPÇÃO SCANIA

A Scania também tem sua opção com tração 6×6 para dois tipos de vocação: off-road, para ser usado na construção pesada, e veículos especiais voltados aos segmentos de bombeiros – para combate a incêndio florestal e aeroportuários – e de Forças Armadas no transporte de tropas e de equipamentos bélicos. Para o Exército, por exemplo, um dos produtos mais indicados é o P 360 6×6. Ele sai de fábrica com essa configuração. O veículo possui cuícas elevadas acima dos eixos, barra de direção atrás do eixo frontal e sem adaptações, o que garante o maior vão livre do solo sem perder a ergonomia. Além de permitir o acesso de entrada e saída sem dificuldades.

O motor Scania é de 13 litros, de 360 cv a 1 900 rpm e torque de 178,5 mkgf entre 1 100 a 1 350 rpm. Sua caixa de mudanças manual possui 8 marchas e uma ré. A automatizada Opticruise é opcional. O caminhão possui CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 100 toneladas. Ele conta com redutor nos cubos, relação de redução do diferencial de 3,93:1 e suspensão do eixo dianteiro com capacidade para 9 toneladas e no traseiro de 21 t com opção para 32 t de PBT.

O P 360 6×6 tem pino de reboque para 35 t, o que permite rebocar outro veículo de igual capacidade sem a necessidade de descarregamento. Sua estrutura chega a 17,5 mm, com chassi de 9,5 mm reforçado e outro auxiliar interno de 8 mm. O chassi mais resistente aliado a um elevado limite de elasticidade permite realizar inclinações de mais de 30% de rampa lateral sem perder a aderência com o solo, mesmo totalmente carregado.

http://transportemundial.com.br/man-des ... rasileiro/
Aí vem a pergunta: porque a Scania não oferece a versão com pneu single off-road? Possivelmente é a limitação técnica no modelo e os custos envolvidos em fazer a adaptação.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 8:35 pm
por FCarvalho
Para os fãs do 4x4. :mrgreen:



abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 8:56 pm
por FCarvalho
Bourne escreveu:O modelo da Scania é pneu comum usado em caminhões off-road (mineração, canteiro de obras, cana de açúcar)
Olá Bouner, valeu pela explicação.

Agora ficou mais claro o porque da opção da Scania por apresentar o P360 com tração 6x6 naquela configuração. Ele praticamente iguala o MAN em relação a capacidade de operação mas não em tração fora de estrada. Mas mesmo assim não deixa de ser uma boa opção para complementar a fronta verde-oliva como as demais.

Sobre o caminhão, aqui o que diz a Scania:
“O Scania 6x6 passou por diversos testes em condições extremas e ambientes comuns para esse tipo de caminhão. Com configurações específicas para o uso militar e importantes elementos dos modelos off-road, conseguimos atender às normativas do Exército brasileiro”
http://www.defesanet.com.br/laad2017/no ... inhao-6x6/

Eu acho a não oferta do modelo sigle seja mais uma opção da Scania do que um fator limitador do caminhão, já que o modelo possui capacidades que o tornam até em certo ponto economicamente atrativo para o EB. E isso no final das contas, não raro, é muito mais importante para o exército do que propriamente se o caminhão é melhor ou não dos que já possui. Com certeza, e adquirido irão encontrar várias coisas para ele fazer, e dispensar os VW para os trabalhos mais pesados, digamos assim.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2016/06/scania10.jpghttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT05jRRT0IbEFcanBHdqS6MMX3Eeef2J6U63UbfmWI1Zm41lP5gBw

Quanto a preços, é como eu sempre digo, defesa nunca foi um negócio barato. Deve ser por isso, também, que aqui ela não prospera. Afinal, para servir de babá de pobre e combater o crime, um pneuzinho normal de rua já tá bom até demais.

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 9:51 pm
por FCarvalho
E por falar em custos, o EB sequer deu bola para esses dois aqui até onde eu sei. E eles praticamente são veículos iguais em configuração ao VW Contalation.

http://www.frotacia.com.br/sites/default/files/shacman_militar_1.jpg http://www.shacman.com/kind/attached/image/20150619/%E5%B1%95%E8%BD%A6%E7%85%A7%E7%89%873_20150619050211_66027.png

E diziam à época que seriam ambos fabricados aqui no Brasil na fábrica da Shacman com uma forte participação de componentes nacionais.

Mas nunca mais se ouviu falar deles. :roll:

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 27, 2018 10:31 pm
por Zelhos
FCarvalho escreveu:Para os fãs do 4x4. :mrgreen:



abs
Me desculpe a ignorância mas se sabem que o caminhão vai enfrentar esse tipo de coisa porque não usam um motor boxer diesel? Isso já baixaria em muito o centro de gravidade e deixaria a viatura bem mais estável.