JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6337 vezes
- Agradeceram: 3559 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Foram citadas várias questões em relação aos caças, inclusive o Gripen E/F, que segundo o oficial entrevistado, ainda tem muito para ser feito até estar completamente operacional.
De minha parte, acredito que o caça sueco tem grandes chances, pois apesar de nem ter o IOC neste momento, em 2025 quando começarem a ser entregues na Finlândia, já terão o FOC na Suécia e no Brasil. Isto deve ser levado em conta.
Dois caças serão finalista e escolhidos ainda este ano, e ano que vem eles tomam uma decisão. Acredito que o Gripen E/F seja um deles. O outro, me parece que só pode ser o F-18E/F, que afinal, é uma evolução dos caças já utilizados por eles e ao qual estão bastante acostumados e são conhecedores.
O pacote sueco vai além dos caças, e a proximidade das relações entre os dois países também indica que as chances são muito boas. Na relação custo x benefício o sueco é o melhor, pois entrega tudo o que os outros fazem por uma fração do preço. E ainda irá adicionar uma capacidade que os finlandeses não tem que é o AEW&C.
abs
De minha parte, acredito que o caça sueco tem grandes chances, pois apesar de nem ter o IOC neste momento, em 2025 quando começarem a ser entregues na Finlândia, já terão o FOC na Suécia e no Brasil. Isto deve ser levado em conta.
Dois caças serão finalista e escolhidos ainda este ano, e ano que vem eles tomam uma decisão. Acredito que o Gripen E/F seja um deles. O outro, me parece que só pode ser o F-18E/F, que afinal, é uma evolução dos caças já utilizados por eles e ao qual estão bastante acostumados e são conhecedores.
O pacote sueco vai além dos caças, e a proximidade das relações entre os dois países também indica que as chances são muito boas. Na relação custo x benefício o sueco é o melhor, pois entrega tudo o que os outros fazem por uma fração do preço. E ainda irá adicionar uma capacidade que os finlandeses não tem que é o AEW&C.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Brasil poderá ser base de venda dos caças Gripen E/F para Colômbia
Por Fernando Valduga - 13/03/2020
http://www.cavok.com.br/blog/brasil-pod ... NMVOmTmPUI
Um passo coerente e certo para o desenvolvimento do programa e que assegura a nossa participação efetiva no processo colombiano.
abs.
Um passo coerente e certo para o desenvolvimento do programa e que assegura a nossa participação efetiva no processo colombiano.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Programa FFCP: Canadá busca um novo caça para substituir o CF-18
Ao contrário de algumas outras nações, o Canadá optou por NÃO executar um fly-off
Luiz Padilha por Luiz Padilha - 12/03/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... ir-o-cf-18
Ao contrário de algumas outras nações, o Canadá optou por NÃO executar um fly-off
Luiz Padilha por Luiz Padilha - 12/03/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... ir-o-cf-18
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2053 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
Realmente, a aviação de caça da Colômbia tá numa situação pior da que do Brasil e eles estão precisando de pelo menos uns 24 Gripen, pra ontem, ainda que nem uns 10 Su-30MKV da Vuvuzuela estejam em condição de vôo e provavelmente nenhum dos F-16 estejam funcionando.FCarvalho escreveu: Sáb Mar 14, 2020 12:10 am Brasil poderá ser base de venda dos caças Gripen E/F para Colômbia
abs.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
Os Kfir C-10/12 estão dando muitos problemas apesar das modernizações realizadas pelos israelenses. Na parte de sistemas eletrônicos e armas eles estão muito bem, mas sustentar um Mirage V com turbina de F-4 realmente não é algo simples e barato.
Tenho cá comigo que o Gripen E é a melhor solução para eles, porque reúne a melhor relação custo x benefício. Ademais, terão a nós bem aqui ao lado para ajudar no suporte logístico e mesmo operacional.
Se vencermos na Colombia, uma hora Chile, Equador e Peru terão que substituir os seus caças mais antigos. Então teremos a faca e o queijo na mão.
A ver.
abs
Tenho cá comigo que o Gripen E é a melhor solução para eles, porque reúne a melhor relação custo x benefício. Ademais, terão a nós bem aqui ao lado para ajudar no suporte logístico e mesmo operacional.
Se vencermos na Colombia, uma hora Chile, Equador e Peru terão que substituir os seus caças mais antigos. Então teremos a faca e o queijo na mão.
A ver.
abs
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 3092 vezes
- Agradeceram: 1242 vezes
Não diria que estamos com a faca e o queijo na mão, mas o Gripen entra forte sim, o maior problema nesse caso são os EUA, quando compraram o ST foi um parto, com pressão forte dos EUA para cancelarem a compra, se com o ST foi assim, imagine como seria o Gripen derrotando o F-16 por lá...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
A faca e o queijo é caso vencermos na Colômbia e vender o Gripen para os vizinhos.J.Ricardo escreveu: Ter Mar 17, 2020 2:09 pm Não diria que estamos com a faca e o queijo na mão, mas o Gripen entra forte sim, o maior problema nesse caso são os EUA, quando compraram o ST foi um parto, com pressão forte dos EUA para cancelarem a compra, se com o ST foi assim, imagine como seria o Gripen derrotando o F-16 por lá...
Vai ser difícil vencer, mas as possibilidades são muito boas, pois nos últimos anos as parcerias, negócios e contratos com a BID deles e a nossa vem sendo aumentada de forma consistente.
E os colombianos estão extremamente satisfeitos com os A-29, tanto que se ventilou mesmo a ideia de comprar mais unidades para substituir os A-37 por lá, o que acabou não ocorrendo. Ainda.
De qualquer forma, eles tem carta de intenções para o KC-390, e outros projetos na área de defesa que nos são de interesse. Assim, agora que os suecos se tocaram de colocar a Embraer no jogo, as chances são bem maiores.
Ademais, o resto é trabalho de formiguinha do MRE, MD e MIC.
abs
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1260 vezes
- Agradeceram: 737 vezes
Acredito que o ponto central para a escolha da Colômbia não seja nem a capacidade técnica do vetor e tão pouco a proximidade Brasil-Colômbia, mas sim as condições de financiamento desse pacote. Até acredito que os militares possam ter uma quedinha pelo Gripen, mas no final das contas caberá ao executivo dar a caneta. Aí as chances dos EUA são maiores. Por outro lado, D. Trump e sua equipe são um bando de asnos e é bem capaz de subestimarem os colombianos e perderem mais essa.FCarvalho escreveu: Qua Mar 18, 2020 12:07 amA faca e o queijo é caso vencermos na Colômbia e vender o Gripen para os vizinhos.J.Ricardo escreveu: Ter Mar 17, 2020 2:09 pm Não diria que estamos com a faca e o queijo na mão, mas o Gripen entra forte sim, o maior problema nesse caso são os EUA, quando compraram o ST foi um parto, com pressão forte dos EUA para cancelarem a compra, se com o ST foi assim, imagine como seria o Gripen derrotando o F-16 por lá...
Vai ser difícil vencer, mas as possibilidades são muito boas, pois nos últimos anos as parcerias, negócios e contratos com a BID deles e a nossa vem sendo aumentada de forma consistente.
E os colombianos estão extremamente satisfeitos com os A-29, tanto que se ventilou mesmo a ideia de comprar mais unidades para substituir os A-37 por lá, o que acabou não ocorrendo. Ainda.
De qualquer forma, eles tem carta de intenções para o KC-390, e outros projetos na área de defesa que nos são de interesse. Assim, agora que os suecos se tocaram de colocar a Embraer no jogo, as chances são bem maiores.
Ademais, o resto é trabalho de formiguinha do MRE, MD e MIC.
abs
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6909 vezes
- Agradeceram: 7186 vezes
- Contato:
Do jeito que está indo a coisa, acho que nem os Árabes compram caça este ano e talvez até nos próximos, as economias do mundo todo estão desmoronando. Deve ter gente no Planalto arrependida até os olhos por ter "blindado" os orçamentos de MinDef e MCT, agora se mexer toma impeachment.
Para mim, o típico caso de "atirei no que vi, acertei no que eu não vi". Pena, a intenção foi boa mas vamos levar tanto tempo para nos recuperarmos que acho brabo até segundo lote de Gripen...
Para mim, o típico caso de "atirei no que vi, acertei no que eu não vi". Pena, a intenção foi boa mas vamos levar tanto tempo para nos recuperarmos que acho brabo até segundo lote de Gripen...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 626 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mas, Túlio, ao menos de parte do Executivo, temos mais honestidade no trato com a coisa pública, e é aí que podemos ter um dinheirinho a mais, para levar adiante projetos para o Brasil, e não para o bolso de certas pessoas, como ocorria sempre.
Espero que avancemos apesar de tudo.
Abraços
Abraços
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6909 vezes
- Agradeceram: 7186 vezes
- Contato:
saullo escreveu: Qua Mar 18, 2020 2:12 pm Mas, Túlio, ao menos de parte do Executivo, temos mais honestidade no trato com a coisa pública, e é aí que podemos ter um dinheirinho a mais, para levar adiante projetos para o Brasil, e não para o bolso de certas pessoas, como ocorria sempre.
Abraços
Esperas no sentido de ter esperanças, não no de acreditar; no meu caso, não acredito nem tenho esperanças, caro Saullo, estou vendo o que está acontecendo na Economia mundial, tá tudo desmoronando e mesmo discordo do que disse outro Colega, que basta passar a crise do Vírus Chinês e o dinheiro que sumiu - USD TRILHÕES - volta com tudo e retomamos a vida normalmente no dia seguinte, brabo de rolar.
Eu adoraria mais lotes de Gripen e C-390, mais fragatas e subs mas já me vou sentir feliz se chegar o que está programado e até com uns cinco anos de atraso não embrabeço. Colômbia então, só se acontecer uma coisa que mal posso esperar pra ver: se esse bicho da China funciona em clima quente! Acho que não, dae é Viper neles. Claro, só a minha opinião.
PS: favor usar avatar.
Eu adoraria mais lotes de Gripen e C-390, mais fragatas e subs mas já me vou sentir feliz se chegar o que está programado e até com uns cinco anos de atraso não embrabeço. Colômbia então, só se acontecer uma coisa que mal posso esperar pra ver: se esse bicho da China funciona em clima quente! Acho que não, dae é Viper neles. Claro, só a minha opinião.
PS: favor usar avatar.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
88 + 64 + 114 = 266.
Esse é o mercado hoje disputado pela SAAB com o Gripen E nas três principais concorrências onde o caça é oferecido.
Até o momento, nenhum dos 3 países abriu mão de tomar uma decisão até o próximo ano sobre estas aquisições, mesmo com mais uma grave crise econômica em virtude do coronavírus.
Somados aos 96 caças do pedido sueco-brasileiro são 362 caças a serem comercializados e construídos. Isto até o final dos anos de 2020. Algo muito maior que o planejado pela SAAB vender em 15 anos.
Considerando outras concorrências menores, o número deste caça podem mesmo ultrapassar o meio milhar de unidades, caso também Brasil e Suécia exerçam a suas opções por lotes subsequentes aos originais.
Nada mau para um avião pequeno e sem maiores compromissos com o sucesso no mercado mundial de caças.
abs
Esse é o mercado hoje disputado pela SAAB com o Gripen E nas três principais concorrências onde o caça é oferecido.
Até o momento, nenhum dos 3 países abriu mão de tomar uma decisão até o próximo ano sobre estas aquisições, mesmo com mais uma grave crise econômica em virtude do coronavírus.
Somados aos 96 caças do pedido sueco-brasileiro são 362 caças a serem comercializados e construídos. Isto até o final dos anos de 2020. Algo muito maior que o planejado pela SAAB vender em 15 anos.
Considerando outras concorrências menores, o número deste caça podem mesmo ultrapassar o meio milhar de unidades, caso também Brasil e Suécia exerçam a suas opções por lotes subsequentes aos originais.
Nada mau para um avião pequeno e sem maiores compromissos com o sucesso no mercado mundial de caças.
abs
Carpe Diem
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Caro Carvalho,FCarvalho escreveu: Sex Mar 20, 2020 12:35 am 88 + 64 + 114 = 266.
abs
Não entendi a comemoração.
O Gripen ganhou alguma dessas 3 concorrências grandes citadas?
Índia eu duvido muito que dê Gripen. Quase impossível.
Eles possuem o Tejas que na versão Mk2 será um concorrente Direto do Gripen E.
E talvez queiram se aproximar dos EUA como um apoio contra a China e o Paquistão e já possuem Rafale e o apoio francês.
Aposto em caça americano, muito mais no SH do que no F-16 ou em mais Rafales.
Canadá tem forte parceria com os EUA. Aposto no F-35. Se der zebra, vão de SH.
Só se der 2 zebras que da o Gripen. Chance de vencer essa concorrência é muito baixa, mas como aconteceu no Brasil, pode ocorrer lá também.
Na Finlândia, eles querem substituir Hornets, o SH tem um ponto na frente pelo histórico de relacionamento.
O F-35 tem ponto também por ser o único de 5a geração.
O ministro da defesa já disse que a Performance do caça será o principal critério.
Se fosse o caça com melhor Custo/Benefício o Gripen estaria no topo da parada.
Mas deixando os custos de lado e priorizando Performance, o Gripen não fica no topo da lista.
1) F-35
2) Eurofighter Tranche 4
3) Super Hornet Block 3
4) Rafale F4
5) Gripen E
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.