Mas esse é o "atrativo" do Gripen NGP44 escreveu:Interessante um dos candidatos ao programa FX ser um modelo do qual até os "pais" confirmam que não existe.

![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Mas esse é o "atrativo" do Gripen NGP44 escreveu:Interessante um dos candidatos ao programa FX ser um modelo do qual até os "pais" confirmam que não existe.
Carlos Lima escreveu:P44 escreveu:![]()
![]()
![]()
quer dizer que... admitiram que Gripen NG e E/F são uma incógnita. Que dependem de vendas externas para definir o futuro da soberania da Suécia???!!!!!!![]()
É bom guardar esse post para futura referência...![]()
[]s
CB_Lima
Isto corrobora com o que sempre entendi sobre as 2 alternativas declaradas na END.knigh7 escreveu:
Não guarde apenas isso não. Guarde também a parte de cima do texto quando se refere caso o Brasil opte pelo caça.
Como não é furtivo? Radar pega folha de papel???Luís Henrique escreveu:Isto corrobora com o que sempre entendi sobre as 2 alternativas declaradas na END.knigh7 escreveu:
Não guarde apenas isso não. Guarde também a parte de cima do texto quando se refere caso o Brasil opte pelo caça.
Para quem não lembra ou não leu a END fala que com relação aos caças temos 2 caminhos a ser seguido:
1) Adquirir uma aeronave de 4ª geração madura. Em seguida desenvolver um sucedâneo de 5ª geração.
2) Adquirir uma aeronave de 4ª geração e aprimorá-la, aumentando o alcance e melhorando a furtividade.
Desde que li este texto imaginei o primeiro caso sendo o Rafale e o segundo para o Gripen NG.
E acho que eu não estava errado.
Mas, se realmente for isto, o marketing da SAAB que muitos apreciam, não está sendo muito eficiente.
Se a possibilidade é esta, deveriam mostrar pelo menos um desenho deste Gripen Furtivo. Ou declarar que a intenção é esta. Porque o atual NG não tem NADA de furtivo.
Boa análise.Luís Henrique escreveu:Isto corrobora com o que sempre entendi sobre as 2 alternativas declaradas na END.knigh7 escreveu:
Para quem não lembra ou não leu a END fala que com relação aos caças temos 2 caminhos a ser seguido:
1) Adquirir uma aeronave de 4ª geração madura. Em seguida desenvolver um sucedâneo de 5ª geração.
2) Adquirir uma aeronave de 4ª geração e aprimorá-la, aumentando o alcance e melhorando a furtividade.
Desde que li este texto imaginei o primeiro caso sendo o Rafale e o segundo para o Gripen NG.
Mas, se realmente for isto, o marketing da SAAB que muitos apreciam, não está sendo muito eficiente.
Se a possibilidade é esta, deveriam mostrar pelo menos um desenho deste Gripen Furtivo. Ou declarar que a intenção é esta. Porque o atual NG não tem NADA de furtivo.
KKKKKKKKKKKKk!!! Porr.................. essa foi phod@!!!!!joao fernando escreveu:Como não é furtivo? Radar pega folha de papel???Luís Henrique escreveu: Isto corrobora com o que sempre entendi sobre as 2 alternativas declaradas na END.
Tamanho e peso bem parecido com o Rafale.NovaTO escreveu:Boa análise.Luís Henrique escreveu: Isto corrobora com o que sempre entendi sobre as 2 alternativas declaradas na END.
Pode ser que uma das possibilidades de upgrade do Gripen seja o FS2020, ou uma variante desta:
Claro que esta variante demandaria mais tempo e recursos. Se a FAB não tivesse tanta urgência no FX-2, eu diria que o FS2020 se encaixaria perfeitamente nos objetivos da END.
[]'s
NovaTO escreveu:Caro Luís Henrique,
Esses desenhos são do FS2020, que seria um pós-Gripen. Mas de repente a SAAB pode ter aproveitado algo desse conceito. Afinal são 20 variações possíveis.![]()
Esse dae seria o ideal na minha opinião, mesmo que demorasse 10 anos para voar.
[]'s
Carlos Lima escreveu:O interessante além do fato de finalmente parece que o Gripen vai sofrer uma atualização (ou serão aeronaves novas? ), é que a frota vai ser reduzida mais ainda (60 / 80 unidades).
O que vai ter de gente fazendo pressão para vender essas sobras, não tá no gibi.
[]s
CB_Lima