Re: Cruzex V
Enviado: Seg Nov 22, 2010 11:16 am
E que pode não representar a realidade de um combate real com esses dois vetores...Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
E que pode não representar a realidade de um combate real com esses dois vetores...Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
Thor escreveu:Nos exercícios internos, para que haja uma validação precisa, as aeronaves gravam seus shot logs e todos os dados de seu voo (posição, altura, velocidade, proa, imagem radar, etc).Justin Case escreveu:Amigos, bom dia
Sobre os resultados de vítorias e derrotas durante engajamentos entre azuis e vermelhos na Cruzex, meus comentários:
A validação dos resultados está a cargo da Direção do Exercício. É bem possível que nem o Azul nem o Vermelho tenham noção exata dos resultados.
A DIREX terá que receber os resultados da restituição de missão dos azuis e vermelhos, sincronizar e julgar. Acho que é trabalho para uma semana, pelo menos.
Pode ser que demore a apresentação dos resultados, até mesmo para os esquadrões envolvidos.
Thor poderia corrigir ou complementar?
Abraços,
Justin
Como podemos imaginar, na Cruzex isso não será possível. O que foi feito, e que possui uma boa probabilidade de exito, foi a ativação de umas células em que pilotos operacionais e controladores neutros ficaram na escuta dos controladores e pilotos, com a posição por meio do radar. Quando o piloto cantava FOX-3 Bullseye 350/22, 25 mil pés, por exemplo, essa equipe acompanhava as manobras do alvo, o time out estimado do míssil, comparando com a performance inicial do atirador. O Kill já era fornecido na hora e, sempre que possível, repassado para os pilotos que cumpriam um regenerate como punição.
Ao final havia o shotlog fornecido pelas unidades e a Direx preenchia com os dados que haviam registrados.
Isso foi o máximo que foi possível para esta edição e funcionou bem.
Abraços
Thor,Thor escreveu:É isso mesmo, a nacele traseira ocupa um espaço que no monoplace estão dispostos os equipamentos elétricos e componentes normais para os aviônicos. Como não há espaço, a solução é essa aí. Não há nada de excepcional nessa barbatana.PRick escreveu: É a mesma solução dos A-4M, quer dizer uma corcunda para abrigar dispositivos e sistemas eletrônicos, está faltando espaço.![]()
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[]´s
Abraços
Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...Juliano Lisboa escreveu:E que pode não representar a realidade de um combate real com esses dois vetores...Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
Não diria um chute, pois se o piloto informa o lançamento do míssil, tem-se o time-out e as manobras do alvo, dá para ter uma idéia muito próxima do resultado do míssil. Isso sem falar que normalmente os mísseis são disparados na no escape zone, onde o próprio sistema da aeronave dá o KILL.Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
Minhas fuentes foram os pilotos e mecanicos especialistas em avionica que estavam lá. Se existe algo a mais, desconheço.Degan escreveu: Thor,
La espina dorsal del F-16D Block 50/52 Plus tiene más espacio que solo el necesario para los equipos del F-16C Block 50/52:
El F-16D Es un avión con electrónica especial, dedicada a misiones Deep Stricke especializada, aparte del AIDS estándar AIDEWS de los Block 50 chilenos.
Por esto, el piloto del asiento trasero, en misiones tácticas es el WSO (Weapon System Operator).
Saludos,
Isso é feito em alguns exercícios, embora seja mais dificil, pois normalmente não há console sobrando para que um juiz neutro fique com todas as ferramentas a mão (rádio para avisar de imediato, sistema para checar e validar posição do alvo e atirador).Gerson Victorio escreveu:
Thor,
seria possível fazer o mesmo com o E-99?
Gerson
Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...
Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".
Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos...![]()
[]s
CB_Lima
Obrigado pelos esclarecimentos Thor!Thor escreveu:Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...
Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".
Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos...![]()
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CB_Lima
Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços
Isto fere um pouco a questão da doutrina de defesa aérea, onde os defensores engajam os atacantes, procurando evitar as escoltas.Thor escreveu: Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços
Quer dizer que foi em fatricidio? Azul com Azul? É isso?Thor escreveu: Quanto ao abate de Rafales por F-5M, F-2000 ou F-16 EUA em fratricidio, isso não interessa muito. No geral eles foram muito bem, acima da média, e o planejamento das missões que foi surpreendente, em minha opinião.
Thor escreveu:Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...
Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".
Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos...![]()
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CB_Lima
Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços