O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10996 Mensagem por Duka » Sex Mar 11, 2022 2:38 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 10, 2022 8:25 am
SantaCatarinaBR escreveu: Ter Mar 08, 2022 5:49 pm IGLA S vs RBS 70 NG - Comparação entre os sistemas de defesa antiaérea de baixa altura do Exército Brasileiro.
Essa edição foi feita com base em artigos da Biblioteca Digital do Exército.

Eu ia comentar e eu havia esquecido.

O RBS 70NG ele possui um sistema autotracking, que agora o atirador apenas precisa travar no alvo e o sistema se movimenta sozinho, sem precisar de controle manual.

Mas veja como tem gente que insiste que o RBS 70 é um MANPADS pesando seus 87 kg só porque a SAAB disse que sim. Substituir Igla-S por RBS 70NG é coisa que um imbecil faria. Se não dá pra ter mais Igla-S, que seja substituído pelo Grom, Stinger ou outro, mas por verdadeiros MANPADS e não um pseudo-MANPADS.

É como eu havia dito ao @Duka: RBS-70NG está para o Igla-S, como o TOW está para o AT-4CS.
Não são apenas fabricantes que consideram misseis transportaveis por pessoas, ainda que não lançados do ombro, como MANPADS.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Man-por ... nse_system

https://www.google.com/url?sa=t&source= ... pbY5A2Ich7

https://www.army-technology.com/feature ... e-systems/

https://www.thefreelibrary.com/Counteri ... -a08529453


E assim vai. A lista é infinita...

1 - Concordo com o Gabriel que Igla e e RBS-70 são sistemas complementares, o vídeo deixou isso bem evidente;
2 - Pra ser mais exato e honesto, poderiam chamar os transportados em grupo de MENPAD, visto que precisa mais de uma pessoa para carregar;
3 - Definições são sempre arbitrarias, por natureza. Podemos discordar e falar que está errada e não devia ser assim, mas isso não anula o fato de que muita gente competente pensa diferente.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10997 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 11, 2022 2:56 pm

Duka escreveu: Sex Mar 11, 2022 2:38 pm
gabriel219 escreveu: Qui Mar 10, 2022 8:25 am
Eu ia comentar e eu havia esquecido.

O RBS 70NG ele possui um sistema autotracking, que agora o atirador apenas precisa travar no alvo e o sistema se movimenta sozinho, sem precisar de controle manual.

Mas veja como tem gente que insiste que o RBS 70 é um MANPADS pesando seus 87 kg só porque a SAAB disse que sim. Substituir Igla-S por RBS 70NG é coisa que um imbecil faria. Se não dá pra ter mais Igla-S, que seja substituído pelo Grom, Stinger ou outro, mas por verdadeiros MANPADS e não um pseudo-MANPADS.

É como eu havia dito ao @Duka: RBS-70NG está para o Igla-S, como o TOW está para o AT-4CS.
Não são apenas fabricantes que consideram misseis transportaveis por pessoas, ainda que não lançados do ombro, como MANPADS.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Man-por ... nse_system

https://www.google.com/url?sa=t&source= ... pbY5A2Ich7

https://www.army-technology.com/feature ... e-systems/

https://www.thefreelibrary.com/Counteri ... -a08529453


E assim vai. A lista é infinita...

1 - Concordo com o Gabriel que Igla e e RBS-70 são sistemas complementares, o vídeo deixou isso bem evidente;
2 - Pra ser mais exato e honesto, poderiam chamar os transportados em grupo de MENPAD, visto que precisa mais de uma pessoa para carregar;
3 - Definições são sempre arbitrarias, por natureza. Podemos discordar e falar que está errada e não devia ser assim, mas isso não anula o fato de que muita gente competente pensa diferente.
Todos os links que você colocou são de sites que fazem transcrição a partir dos dados fornecidos pelas Empresas Fabricantes. Isso não vai mudar o fato de que o RBS-70NG e o Mistral 3 não serem MANPADS. Como você disse, MAN vem de Homem, no SINGULAR. Um Stinger, Igla, Verba, Grom ou qualquer outro MANPADS pode ser operado por um único homem.

Também não faz sentido algum criar categoria de MENPADS, pois qualquer sistema AAe é MENPADS. Não conheço nenhum sistema AAe que seja totalmente autônomo.

Não é questão de opinião, aliás todo ser que está ERRADO gosta de dar essa desculpa de "ah, mas é minha opinião". Sua opinião não sobrepõe um fato! Se eu disser que o céu do planeta terra é lilás e alguém falar que estou errado, eu posso simplesmente me esconder e falar "ah, é minha opinião, meu ponto de vista". Assim é muito fácil, qualquer ignorante vai evocar o "ah, é minha opinião" pra tentar mudar um fato. Chamar um sistema de 87 kg, que precisa de três homens pra operar de MANPADS é tão ridículo que nem principiante comete esse erro.

Fabricante ou site que compila dados chamar de MANPADS os RBS-70NG e Mistral 3 eu entendo, mas qualquer um chamar, invocando doutrina, esses sistemas de MANPADS é atestar a sua ignorância. Insistir com isso chega a ser pior ainda!

Sério, não dói reconhecer que RBS-70NG e Mistral não são MANPADS. Daqui a pouco vai estar chamando MGS de MMBT, AH-60 de Helicóptero de Ataque e assim vai...




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10998 Mensagem por LM » Sex Mar 11, 2022 3:06 pm

Finland to Choose Between Two Israeli Companies for Air Defense Systems

Estava a ler esta notícia, do mais recente concurso para defesa AA... e, pelo que percebo, o Barak MX é um "sistema" que pode ter 3 misseis (com capacidades diferentes); o David's Sling tem apenas o míssil Stunner, com alcance 15 km (altitude) e 40 a 300 km...

São sistemas algo diferentes... e, mais ainda, dos outros concorrentes originais - Diehl Defence, Kongsberg Defencee e MBDA (Land-CAMM, um favorito meu).




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10999 Mensagem por Duka » Sex Mar 11, 2022 3:35 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mar 11, 2022 2:56 pm
Duka escreveu: Sex Mar 11, 2022 2:38 pm

Não são apenas fabricantes que consideram misseis transportaveis por pessoas, ainda que não lançados do ombro, como MANPADS.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Man-por ... nse_system

https://www.google.com/url?sa=t&source= ... pbY5A2Ich7

https://www.army-technology.com/feature ... e-systems/

https://www.thefreelibrary.com/Counteri ... -a08529453


E assim vai. A lista é infinita...

1 - Concordo com o Gabriel que Igla e e RBS-70 são sistemas complementares, o vídeo deixou isso bem evidente;
2 - Pra ser mais exato e honesto, poderiam chamar os transportados em grupo de MENPAD, visto que precisa mais de uma pessoa para carregar;
3 - Definições são sempre arbitrarias, por natureza. Podemos discordar e falar que está errada e não devia ser assim, mas isso não anula o fato de que muita gente competente pensa diferente.
Todos os links que você colocou são de sites que fazem transcrição a partir dos dados fornecidos pelas Empresas Fabricantes. Isso não vai mudar o fato de que o RBS-70NG e o Mistral 3 não serem MANPADS. Como você disse, MAN vem de Homem, no SINGULAR. Um Stinger, Igla, Verba, Grom ou qualquer outro MANPADS pode ser operado por um único homem.

Também não faz sentido algum criar categoria de MENPADS, pois qualquer sistema AAe é MENPADS. Não conheço nenhum sistema AAe que seja totalmente autônomo.

Não é questão de opinião, aliás todo ser que está ERRADO gosta de dar essa desculpa de "ah, mas é minha opinião". Sua opinião não sobrepõe um fato! Se eu disser que o céu do planeta terra é lilás e alguém falar que estou errado, eu posso simplesmente me esconder e falar "ah, é minha opinião, meu ponto de vista". Assim é muito fácil, qualquer ignorante vai evocar o "ah, é minha opinião" pra tentar mudar um fato. Chamar um sistema de 87 kg, que precisa de três homens pra operar de MANPADS é tão ridículo que nem principiante comete esse erro.

Fabricante ou site que compila dados chamar de MANPADS os RBS-70NG e Mistral 3 eu entendo, mas qualquer um chamar, invocando doutrina, esses sistemas de MANPADS é atestar a sua ignorância. Insistir com isso chega a ser pior ainda!

Sério, não dói reconhecer que RBS-70NG e Mistral não são MANPADS. Daqui a pouco vai estar chamando MGS de MMBT, AH-60 de Helicóptero de Ataque e assim vai...
Colegas do DB,

Eu acompanho o DB a décadas, geralmente mais lendo que postando. Gosto muito dos temas de defesa e afins, e aqui costuma ter bastante novidade.
Ao longo desses anos já vi muito desses "fontados", "especialistas" e "senhores da razão" em geral.
Alguns são mais educados, mas tem alguns que vou te contar. É grosseria e falta de educação o tempo todo, a qualidade geral do fórum decai muito. Algo que deveria ser leve e prazeroso, vira um estresse. A pessoa usa o fórum pra tentar se sentir superior (meu Deus, deve ser uma vida de merda essa pessoa, só achou um fórum de internet pra se sentir relevante...) e acaba sempre tentando colocar os outros pra baixo. Só posso sentir pena, se fizesse terapia seria mais feliz...

Quanto ao caso específico desse cidadão, a estratégia é clara:

Passo 1: Fazer pesquisas de assuntos que ninguém tem saco nem tempo de ir atrás, postar qualquer tecnicidade para tentar criar uma aura de especialista;
Passo 2: Ao discordar de alguma OPINIÃO alheia, usa essa aura especialista para desacreditar a outra opinião;
Passo 3: Quando confrontado, misturar os assuntos, invocar mais tecnicidades, e imputar pensamentos e opiniões ao outro, sem que o outro sequer tenha mencionado esses assuntos;
Passo 4: Quando encurralado com evidências palpáveis (no nosso caso, fontes variadas), afirmar que não valem, pois sao "mentira", "chapa branca" etc.
Passo 5 - E o gran finale: SEMPRE agindo com agressividade. E desqualifique a pessoa que pensa diferente.

Sabem quando vocês assitem notícias sobre assuntos militares na TV, e percebem o quanto de bobagem falam?
Isso ocorre pois a gente é mais especializado no assunto que os reporteres, e somos capazes de ver o quanto eles não fazem ideia do que estão falando. São meros palpiteiros que leram superficialmente sobre algo.
No caso especifico desse cidadão aqui, consegui perceber que é igual, quando resolveu discorrer sobre petróleo e industria de petroleo no Brasil... que é justamente a área que atuo. O cidadão foi lá, com a tradicional pompa, afirmar que o óleo de Brasil é pesado. Saibam, não é! É intermédio. ERA pesado nos anos 90!
Dica, não se sintam contrangidos em bater de frente. Essa figura não é especialista em porra nenhuma! É o famoso trol!


Gabril219, eu sei que tu tem dificuldades de reconhecer opinião e fato, mas, na tua OPINIÃO o RBS-70N não é MANPAD. Na minha e de uma renca de gente (com dezenas e dezenas de links corroborando) é.
Cade tuas fontes? Posta ai.

Pega mais uns aí pra passar raiva:
https://forcaaerea.com.br/argentina-enc ... -rbs-70ng/
https://www.armscontrol.org/factsheets/ ... 20missiles.

DICA: Coloca no Google (o senhor de toda razão) assim: "Manpad definition" e veja o que acontece.
SPOILER ALERT:
"Man-portable air defense systems (MANPADS) are surface-to-air missiles that can be fired by an individual or a small team of people against aircraft. These weapon systems often are described as shoulder-fired anti-aircraft missiles."



Grabriel219, Essa mensagem nem foi pra ti na verdade, tu é um caso perdido rapaz, o MUNDO ESTÁ ERRADO, TU QUE ESTÁ CERTO. É para os demais colegas abrirem o olho. Já são vários que tu trolou, uma hora a moderação ainda te pega.

Pode responder o quão agressivo quiser, contigo não debato mais. Vai te tratar!


BONUS:
http://www.esacosaae.eb.mil.br/images/p ... MIlton.pdf




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11000 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 11, 2022 4:19 pm

@Duka

Sabe o que é mais incrível? É que você mesmo consegue se refutar e não acho isso engraçado ou prazeroso, mas fico triste de aonde o ser humano consegue ir para manter o seu ego e pior, tenta chamar o outro de "senhor da razão".

Você tenta imputar que um sistema AAe operado por três homens e que pesa 87 kg é um MANpad e ai você vai lá e trzz a definição de MANpads, que é Man-portable air defense. Você já estudou inglês, meu caro?

Aonde estão minhas fontes? Cara, volte atrás, eu apresentei elas na sua cara e o que você fez? "Ain, não debato com você maix". Lembra do nome dos sistemas que falei? Não? Está lá no tópico do RECOP, te falei todos os motivos. Tá com preguiça de reler? Entendo, veja o vídeo que postaram.

Você disse que eu sou mal-educado, mas vou te falar uma verdade que talvez não teve de sua família ou coisa parecida: nem todo mundo que te dá um esporro quer seu mal! Se alguém diz que você está errado, tente encontrar os motivos do porque você está errado e eu fiz isso em três posts pra você, mês passado, lembra? Eu te relembro, de forma bem curta:
Lvrbv 701 ou ASRAD-R, no caso do RBS 70; HVH-SP no caso do Starstreak; e ALAMO, ALBI e PAMELA no caso do Mistral. Todos que utilizaram o sistema não utilizam como MANPADS por justamente não ser um MANPAD e sim um VSHORAD/SHORAD.
Você já é um adulto formado, pesquise a doutrina. Já te fiz um enorme favor, pois quase ninguém sabe o que foi um Lvrby 701, ALBI, ALAMO e PAMELA, só conhecem RBS-70 e Mistral, mas são sistemas que usam esse míssil pois tanto a França quanto a Suécia viram as deficiências que ambos os sistemas tinham quanto a mobilidade, já que precisam de uma equipe e não apenas um homem, como a tradução literal é.

Mas ao invés de buscar o motivo de estar errado, o que você faz: dá xilique, pega propaganda de fornecedor, depois pega dados de sites que são confiáveis porém são apenas transcrições dos dados de especificações fornecidos pelos fornecedores, você não irá ver nada diferente disso, são infógrafos. O seu argumento basicamente seguiu caminho para me atacar ou passar dado de propaganda ou informações passadas pelo fornecedor. Doutrina? Zero!

Sabe o que é mais triste dessa sua atitude? É você me chamar querer ser o "senhor da razão" e não assistir - eu imagino que não tenha assistido, não é possível - um vídeo do Exército Brasileiro que tem a EXATA conclusão que eu tive que repetir para você CINCO VEZES e detalhe maior ESSA CONCLUSÃO NÃO É MINHA! Eu não tenho crédito algum por dizer o motivo de um Mistral e de um RBS-70 não serem configurados como MANPADS, quem tem os méritos são os Franceses, Suecos, Ingleses (Starstrek) e entre outros, que o operam de forma diferente e complementar aos Stingers, apesar da França e Suécia não operarem Stingers.

Não adianta você ficar com "agindo com agressividade", "eu não debato mais com você", sério, isso só deixa mais claro aquilo que você é e que tenta espelhar nos outros. No meu terceiro post eu concluí isso e partir de usar a ironia mesmo, é assim que funciona quando se encontra com alguém cabeça dura.

Me acha senhor da razão, querer ser Superior? Acompanha esse tópico a quanto tempo? Vários foristas me convenceram aqui do porque o Gripen era melhor que o Su-35, pergunte ao @Túlio, ele sabe o quanto eu era Flankeiro. Pergunte ao @akivrx78 me dando aula sobre uma pancada de coisas erradas que eu falava do Type 10. Pergunte ao @Viking, que é o Lord Nauta, as aulas que ele me deu sobre o funcionamento de um A-12. Basicamente tudo que sei, aprendi nesse fórum.

Tudo que você fala sobre mim, é basicamente um espelho com o seu reflexo nele. Tente pensar nisso, é um conselho que dou da mesma forma que na minha segunda participação do fórum, em 2013, o @Túlio me deu o exato conselho.

Como eu disse antes, se esconder atrás de "mas é minha opinião" não adianta nada se está batendo cabeça com fatos. Bater pé no chão e ainda falar "só pra passar mais raiva" são atitudes que eu imagino que não condizem com sua própria idade, lembro de ver coisa parecida lá quando eu estudava no Santa Maria com meus 12 anos.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11001 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 11, 2022 4:23 pm

Imagens exclusivas de um Man-portable rocket system:

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11002 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Mar 11, 2022 5:22 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mar 11, 2022 4:23 pm Imagens exclusivas de um Man-portable rocket system:

Imagem
:lol: :lol: :lol: Eu sempre dou uma troladinha lá na SAAB no Instagram quando eles postam fotos do RBS-70, não tenho como resistir.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11003 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 11, 2022 9:06 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Mar 11, 2022 5:22 pm
gabriel219 escreveu: Sex Mar 11, 2022 4:23 pm Imagens exclusivas de um Man-portable rocket system:

Imagem
:lol: :lol: :lol: Eu sempre dou uma troladinha lá na SAAB no Instagram quando eles postam fotos do RBS-70, não tenho como resistir.
Daqui a pouco Strela-10 vai ser Manpads também, já que o míssil é colocado na estação de tiro por três militares.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11004 Mensagem por LM » Sáb Mar 12, 2022 6:23 am

LM escreveu: Sex Mar 11, 2022 3:06 pm Finland to Choose Between Two Israeli Companies for Air Defense Systems

Estava a ler esta notícia, do mais recente concurso para defesa AA... e, pelo que percebo, o Barak MX é um "sistema" que pode ter 3 misseis (com capacidades diferentes); o David's Sling tem apenas o míssil Stunner, com alcance 15 km (altitude) e 40 a 300 km...

São sistemas algo diferentes... e, mais ainda, dos outros concorrentes originais - Diehl Defence, Kongsberg Defencee e MBDA (Land-CAMM, um favorito meu).
Sobre programa Finlandês e os 2 sistemas israelitas: Smooth Stones and Lightning; Tem também um excelente artigo sobre o sistema Land-CAMM.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11005 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 12, 2022 10:18 am

LM escreveu: Sáb Mar 12, 2022 6:23 am
LM escreveu: Sex Mar 11, 2022 3:06 pm Finland to Choose Between Two Israeli Companies for Air Defense Systems

Estava a ler esta notícia, do mais recente concurso para defesa AA... e, pelo que percebo, o Barak MX é um "sistema" que pode ter 3 misseis (com capacidades diferentes); o David's Sling tem apenas o míssil Stunner, com alcance 15 km (altitude) e 40 a 300 km...

São sistemas algo diferentes... e, mais ainda, dos outros concorrentes originais - Diehl Defence, Kongsberg Defencee e MBDA (Land-CAMM, um favorito meu).
Sobre programa Finlandês e os 2 sistemas israelitas: Smooth Stones and Lightning; Tem também um excelente artigo sobre o sistema Land-CAMM.
Cara, não estou certo de que o Stunner possa ter 15 km de altitude não, pois ele tem um booster e motor foguete de pulso duplo. Tenho absoluta certeza que ele chega nos 25 km fácil. Israel sempre costuma revelar qual a altitude aproximada dos seus sistemas AAe, especialmente feitos para exportação, como é o caso do Spyder e do Barak-MX, porém por algum motivo eles escondem a velocidade, alcance e a altitude do Stunner. Só o alcance disseram dados aproximados.

E concordo, essa concorrência Finlandesa nem faz sentido. Barax-MX é um mix de MRAD-LRAD e o David Sling's é um VLRAD, são categorias diferentes, aposto que o Stunner deve custar o quádruplo do Barak 8 (míssil base do Barak-MX), pois tem triple-data-link e guiagem tripla, passando por radar AESA embarcado, sistema IRST/IIR e um sistema assimétrico 360º não revelado. Esse Stunner hoje é o míssil mais brabo existente atualmente!

Já o CAMM é um SHORAD, com capacidade pra MRAD na versão ER.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11006 Mensagem por Aim For The Top » Seg Mar 14, 2022 2:50 pm

Um documento alemão que conta a história da avaliação do gepard pelo EB em 2011.




http://www.pzflakbtl7.de/downloads/Reis ... SILIEN.pdf
usem o google translate para ler.
https://translate.google.com/?sl=auto&t ... docs&hl=en




Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11007 Mensagem por BRAZIL7.62 » Seg Mar 14, 2022 9:43 pm

Vemos os países de movimentado! Alemanha, Finlândia etc...e o Brasil no máximo deve fazer uns artigos e alguns estudos! Chega a ser desesperador ver o não movimento...buscamos sempre o ótimo, mas não seria o momento de buscarmos o Bom?




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11008 Mensagem por Túlio » Seg Mar 14, 2022 10:17 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mar 12, 2022 10:18 am
LM escreveu: Sáb Mar 12, 2022 6:23 am

Sobre programa Finlandês e os 2 sistemas israelitas: Smooth Stones and Lightning; Tem também um excelente artigo sobre o sistema Land-CAMM.
Cara, não estou certo de que o Stunner possa ter 15 km de altitude não, pois ele tem um booster e motor foguete de pulso duplo. Tenho absoluta certeza que ele chega nos 25 km fácil. Israel sempre costuma revelar qual a altitude aproximada dos seus sistemas AAe, especialmente feitos para exportação, como é o caso do Spyder e do Barak-MX, porém por algum motivo eles escondem a velocidade, alcance e a altitude do Stunner. Só o alcance disseram dados aproximados.

E concordo, essa concorrência Finlandesa nem faz sentido. Barax-MX é um mix de MRAD-LRAD e o David Sling's é um VLRAD, são categorias diferentes, aposto que o Stunner deve custar o quádruplo do Barak 8 (míssil base do Barak-MX), pois tem triple-data-link e guiagem tripla, passando por radar AESA embarcado, sistema IRST/IIR e um sistema assimétrico 360º não revelado. Esse Stunner hoje é o míssil mais brabo existente atualmente!

Já o CAMM é um SHORAD, com capacidade pra MRAD na versão ER.
Se de fato saiu uma versão AAM desse Stunner, bobear e não tem nem pro Meteor.

Imagem
Imagem

https://dsm.forecastinternational.com/w ... r-missile/




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11009 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 14, 2022 10:27 pm

@Túlio, seria perfeito se pudéssemos adquirir o Stunner para operar em conjunto com o Meteor, além de servir como VLRAD para a FAB.

Em questão de sensores, esse Stunner é superior ao Meteor de longe, aliás ele é superior a qualquer míssil que tenha sido feito para abater qualquer coisa que voe. Tem três perfis de guiagem, senso radar ativo, IIR/EO - deve ser derivado do Python V - e um assimétrico que não há ciência do que seja, além de ser triple-way data-link.

Porém o Meteor tem a vantagem de possuir motor Scramjet, que é superior ao motor foguete do Stunner por poder sustentar melhor a velocidade, inclusive o Meteor, quando ele alcança o pit-point, o motor volta a ser acionado, dando a ele um empuxo de 3 segundos para acelerar e ganhar energia contra o alvo. Isso considerando a forma com que conhecemos motor foguete de duplo pulso do Stunner, não sei se ele possui um sistema diferente de propulsão. O alcance dele de 300 km na versão lançada por terra se deve bastante ao excelente booster que os Israelenses projetaram, salvo engano é uma versão com maior combustível que a do Derby.

Dá pra fazer um bem bolado com os Israelenses pelo Stunner e E-Derby ER - aliás, já pensou no E-Derby ER sendo usado como SAM com duas cabeças-de-guerra, sua tradicional de radar ativo e outra EO/IIR? - ambos em VLRAD e M/LRAD, por terra e também pelo mar. E os Israelenses oferecem já o Stunner para exportação, está sendo oferecido para vários países, o EUA pensa no Stunner para substituir o Patriot.

O Stunner é um míssil pequeno, do tamanho do E-Derby ER, então poderia ser facilmente alocado também em meios navais, assim como o próprio citado. Assim, teríamos uma demanda grande para justificar produção sob licença. Apenas um lançador do David Sling's é capaz de possuir 12 mísseis pontos pra uso. Uma bateria com 4 viaturas lançadoras, já dá uma capacidade de 48 mísseis com alcance de 300 km e uma capacidade inacreditável anti-ECCM:

Imagem

Ainda vejo espaço para aumentar seu alcance, salvo engano o booster do Barak-ER é maior ainda que o do Stunner. Imagine esse míssil com capacidade de negar espaço aéreo por 400 km?

Melhor que gastar dinheiro em CAMM VL.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11010 Mensagem por Túlio » Seg Mar 14, 2022 10:49 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 14, 2022 10:27 pm @Túlio, seria perfeito se pudéssemos adquirir o Stunner para operar em conjunto com o Meteor, além de servir como VLRAD para a FAB.

Em questão de sensores, esse Stunner é superior ao Meteor de longe, aliás ele é superior a qualquer míssil que tenha sido feito para abater qualquer coisa que voe. Tem três perfis de guiagem, senso radar ativo, IIR/EO - deve ser derivado do Python V - e um assimétrico que não há ciência do que seja, além de ser triple-way data-link.

Porém o Meteor tem a vantagem de possuir motor Scramjet, que é superior ao motor foguete do Stunner por poder sustentar melhor a velocidade, inclusive o Meteor, quando ele alcança o pit-point, o motor volta a ser acionado, dando a ele um empuxo de 3 segundos para acelerar e ganhar energia contra o alvo. Isso considerando a forma com que conhecemos motor foguete de duplo pulso do Stunner, não sei se ele possui um sistema diferente de propulsão. O alcance dele de 300 km na versão lançada por terra se deve bastante ao excelente booster que os Israelenses projetaram, salvo engano é uma versão com maior combustível que a do Derby.

Dá pra fazer um bem bolado com os Israelenses pelo Stunner e E-Derby ER - aliás, já pensou no E-Derby ER sendo usado como SAM com duas cabeças-de-guerra, sua tradicional de radar ativo e outra EO/IIR? - ambos em VLRAD e M/LRAD, por terra e também pelo mar. E os Israelenses oferecem já o Stunner para exportação, está sendo oferecido para vários países, o EUA pensa no Stunner para substituir o Patriot.

O Stunner é um míssil pequeno, do tamanho do E-Derby ER, então poderia ser facilmente alocado também em meios navais, assim como o próprio citado. Assim, teríamos uma demanda grande para justificar produção sob licença. Apenas um lançador do David Sling's é capaz de possuir 12 mísseis pontos pra uso. Uma bateria com 4 viaturas lançadoras, já dá uma capacidade de 48 mísseis com alcance de 300 km e uma capacidade inacreditável anti-ECCM:

Imagem

Ainda vejo espaço para aumentar seu alcance, salvo engano o booster do Barak-ER é maior ainda que o do Stunner. Imagine esse míssil com capacidade de negar espaço aéreo por 400 km?

Melhor que gastar dinheiro em CAMM VL.
Me parece que seria excelente, exceto pela presença da RAYTHEON no Programa; bem como me parece brincadeira de criança para Israel desenvolver um motor dual-pulse ainda melhor que o do Meteor, se visse chance real de concorrer.

Notar que a matéria é de 2017, por isso coloquei em termos dubidativos se a versão AAM está de fato operacional ou pelo menos sendo considerada pala tale uso.




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
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