Página 74 de 75
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 11:45 am
por gusmano
bobagem.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 1:20 pm
por pmicchi
Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.
Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.
Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 1:31 pm
por joao fernando
pmicchi escreveu:Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.
Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.
Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 2:23 pm
por Túlio
joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos
verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 5:55 pm
por Juniorbombeiro
Túlio escreveu:joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos
verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...
Sea Gripen não tem avião voando até onde eu sei, tem Gripen E. Até onde nosso limitado conhecimento alcança, podemos ter caças navais operando normalmente em terra, mas o contrário é um pouco mais complexo. Já tivemos os A-4 (os da MB até chegarem aqui nunca haviam visto um convoo) e a família Hornet como exemplo, já o Rafale foi projetado nas duas variações.
Apesar de o Gripen E/F contar com algumas tecnologias em tese já navalizadas (motor) e outras apreciáveis (STOL), há coisas alí que seriam uma tremenda dor de cabeça, como validar toda a estrutura para os esforços de catapulta e aparelho de parada, vamos fazer isso aonde? Tínhamos o Sampa, agora ficou complicado.
Eu gostaria de ver um Sea Gripen, mas acho que esse cavalo já passou, encilhado ou não...a não ser que ressucitem o Sampa, o que acho muito difícil.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 5:59 pm
por Túlio
PUTZ, minhas desculpas, nem tinha notado que a charla era especificamente sobre algo que não existe nem tem chance sequer razoável de um dia vir a existir. Me passei e minha opinião sobre Sea Gripen se mantêm a mesma de sempre:
CHARLAIADA!!!
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qui Mar 08, 2018 6:55 pm
por Carlos Lima
Bem por a'i.
Nao vamos nos iludir com esse tipo de coisa.
As aeronaves de combate embarcadas da MB chamam-se Sea Hawk e o Super Cougar (quando esse chegar).
Alem do S. Lynx (nas fragatas/corvetas) 'e claro.
O resto e' bobagem.
[]s
CB
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 10:57 am
por FCarvalho
Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.
Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.
Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.
Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.
Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.
Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.
Mas até aí nenhuma novidade.
abs.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 1:55 pm
por joao fernando
Túlio escreveu:joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos
verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...
Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz
Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 3:16 pm
por Túlio
joao fernando escreveu:
Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz
Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
Não seja por isso:
VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???
![[018]](./images/smilies/018.gif)
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 3:25 pm
por joao fernando
Túlio escreveu:joao fernando escreveu:
Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz
Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
Não seja por isso:
VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???
![[018]](./images/smilies/018.gif)
É que sou brasileiro e não confio nunca. Eu qro ver o projeto pronto e a 100%, com lotes sucessivos.
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 4:52 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.
Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.
Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.
Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.
Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.
Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.
Mas até aí nenhuma novidade.
abs.
Nao 'e questao de gostar, como eu disse, "aeronaves embarcadas" que possam de fato dar alguma protecao a esquadra sao as que mencionei.
Como nao possuimos NAe, os A-4 e C-2 ficam pertinho da costa e olhe la.
[]s
CB
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Sex Mar 09, 2018 9:28 pm
por FCarvalho
Se considerarmos que a nossa esquadra não vai além da ZEE com frequência, ou seja, ficamos a maior parte do tempo dentro das 200 milhas, a cobertura dos A-4 não será necessariamente um problema. O trabalho dos C-2 igualmente, já que eles irão fazer REVO e cargo de bases da MB do que qualquer outra coisa.
No final das contas. não há muito o que fazer. Temos que manter o pouco que temos funcionando e tentar conseguir o que ainda tem por ser conseguido. Vai levar tempo, muito tempo, mas é isso aí.
Quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
abs
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Qua Mar 21, 2018 12:50 am
por FCarvalho
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Enviado: Seg Abr 09, 2018 7:16 pm
por FCarvalho
Acho que essa história está se tornando uma piada de mal gosto.
http://www.planobrazil.com/chegou-a-vez ... hel-temer/
Toda hora é uma versão diferente.
abs