Página 74 de 90

Re: Cruzex V

Enviado: Sex Nov 19, 2010 8:44 pm
por Enlil
Thor escreveu:Chega ao fim mais uma edição da Cruzex, com o primeiro objetivo atingido mais uma vez: acidente zero!
Os demais objetivos também foram atendidos e no final quem saiu a frente foi a Força Aérea Brasileira.
Certamente os estrangeiros sairam com uma impressão muito positiva sobre nossa capacidade, sejam os irmãos terceiro-mundistas como também os mais ricos, como já reportaram em conversas informais pelos corredores.
A infraestrutura montada, o sistema de controle das aeronaves, a capacidade de comando e controle da FAB, a atuação dos agressores, o planejamento operacional e tático dos brasileiros, tudo foi muito bem realizado, e isso é o que fica.
Abraços.
Parab'ens para a FAB e seus profissionais [009]



[]`s

Re: Cruzex V

Enviado: Sex Nov 19, 2010 9:55 pm
por Alitson
Uma pena que em 2008 perdemos pessoas muito importantes dentro da FAB. Cheguei a pensar que nesta edição a FAB só permiteria a participaçãos dos Super Puma e Black Hawk...

[]s

Re: Cruzex V

Enviado: Sex Nov 19, 2010 11:29 pm
por sapao
Infelizmente Alitson os H-60 e H-34, na quantidade que temos hoje, não suportam a tarefa sozinhos, por isso o HUEY continua fazendo a sua parte. Quem sabe na proxima?

Sobre os participantes da CRUZEX, tal qual a RED FLAG o exercicio so aceita convidados, e ainda está muito cedo para definir os convidados da proxima; mas tenham em mente que são sempre aqueles de interesse do Brasil:

todos os paises da AL por razões obvias;

EUA devido a experiencia, pois por mais que alguns não gostem, eles ainda são a maior e mais poderosa nação do planeta e tem muito o que ensinar;

França sempre foi uma alternativa a doutrina americana, e muitas de nossas escolas utilizam uma mescla dos dois pensamentos como base de sua doutrina, além de fazer fornteira com o Brasil, que se não me engano é a maior fornteira terrestre deles, porque esse papo de colonia é meio antigo, e como dizer que Fernando de Noronha é colonia do Brasil;

demais países que mostrarem interesse e que o Brasil ache que valha a pena (politicamente, estrategicamente ou diplomaticamente), afinal como falaram aqui o aprendizado é muito grande e a propaganda ainda maior!


Sobre o local, acho que dificilmente sera realizado em outro lugar que não o NE por algumas razões:
ampla infraestrutura hoteleira, varios aerodromos localizados perto uns dos outros com guarnições da FAB, baixo/medio trafego de aeronaves civis, meteorologia excelente, grandes areas de instrução utilizadas para o treinamento, aerodromo de recolhimento com 3 pistas com PAR (radar de aproximação de precisão) nele e na alternativa (fortaleza).
Acho dificil mudarem de lá, mas esta é a minha opinião...

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 9:31 am
por gaitero
sapao escreveu:Infelizmente Alitson os H-60 e H-34, na quantidade que temos hoje, não suportam a tarefa sozinhos, por isso o HUEY continua fazendo a sua parte. Quem sabe na proxima?

Sobre os participantes da CRUZEX, tal qual a RED FLAG o exercicio so aceita convidados, e ainda está muito cedo para definir os convidados da proxima; mas tenham em mente que são sempre aqueles de interesse do Brasil:

todos os paises da AL por razões obvias;

EUA devido a experiencia, pois por mais que alguns não gostem, eles ainda são a maior e mais poderosa nação do planeta e tem muito o que ensinar;

França sempre foi uma alternativa a doutrina americana, e muitas de nossas escolas utilizam uma mescla dos dois pensamentos como base de sua doutrina, além de fazer fornteira com o Brasil, que se não me engano é a maior fornteira terrestre deles, porque esse papo de colonia é meio antigo, e como dizer que Fernando de Noronha é colonia do Brasil;

demais países que mostrarem interesse e que o Brasil ache que valha a pena (politicamente, estrategicamente ou diplomaticamente), afinal como falaram aqui o aprendizado é muito grande e a propaganda ainda maior!


Sobre o local, acho que dificilmente sera realizado em outro lugar que não o NE por algumas razões:
ampla infraestrutura hoteleira, varios aerodromos localizados perto uns dos outros com guarnições da FAB, baixo/medio trafego de aeronaves civis, meteorologia excelente, grandes areas de instrução utilizadas para o treinamento, aerodromo de recolhimento com 3 pistas com PAR (radar de aproximação de precisão) nele e na alternativa (fortaleza).
Acho dificil mudarem de lá, mas esta é a minha opinião...
Bom com a chegada de mais de 80 helicópteros nos proximos anos...

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 11:07 am
por sapao
Tomara que na proxima esteja não só a MB como o EB tambem, e todos com o EC-725 já operacional... Sonhar não custa nada!

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 12:57 pm
por cabeça de martelo
caduroxbr escreveu:
Não sabia que a coisa andava desse jeito em Portugal, a pouco tempo vi que a marinha portuguesa fazia operações na Africa contra a pirataria usando equipamentos muito modernos, pra mim as FA portuguesas apesar de pequenas sempre foram muito bem equipadas.
Uma coisa é o que se tem, outra coisa é ir ao outro lado do mundo fazer um exercicio que se pode fazer mais ao pé. É que a FAP tem os seus exercicios, os exercicios da OTAN, etc.

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 1:43 pm
por Andre Correa
Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe
E olha que são caças de categorias totalmente diferentes: Caça de Ataque contra outro que primava a Superioridade Aérea...

Só pra lembrar:


Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 2:24 pm
por Cougar_PH

videozinho bem legal da cruzex

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 2:33 pm
por Bolovo
pafuncio escreveu:
Bender escreveu: Deixa pra lá Bolovo,a sinceridade é uma das maiores qualidades humanas,me avô quando completou 89 anos,também ficou assim chato e ranheta,o pior é que não admitia.

Grande abraço!

O problema é que o Bolovo tem 18 ...
Que isso! Já sou um blackjack... 21!

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 2:35 pm
por Cougar_PH

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 3:12 pm
por PRick
alcluiz escreveu:Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe
E olha que são caças de categorias totalmente diferentes: Caça de Ataque contra outro que primava a Superioridade Aérea...

Só pra lembrar:

Os combates não são iguais, segundo disseram na Cruzex não foi permitido combates diretos WVR dogfight, com somente uso de canhões.

Nessa situação, F-5E é adversário para F-14 e F-15, porém, para F-16, M-2000 já fica complicado, contra Rafale fica ainda muito mais difícil. Nessa situação o F-5E não consegue muito coisa, se tiver muita sorte pode conseguir um escore de 01 x 10 por exemplo. :twisted: :twisted:

Agora, combates WVR´s com uso de mísseis IR de 4ª ou 5ª geração, o caça que conseguir atirar primeiro leva imensa vantagem. Vai depender muito da missão. Pelo que falaram os M-2000-5 ficaram na superioridade aérea. Então, o Rafale deve ter sido usado em missões como caça-bombardeiro. Mesmo porque aviadores brasileiros andaram neles, por isso, somente bi-places foram levados, me parece óbvio que queriam explorar a flexibilidade do caça como atacante de longo alcance e WSO. Além do marketing para o FX-2.

[ ]´s

Re: Cruzex V

Enviado: Sáb Nov 20, 2010 6:32 pm
por BrazilianMarine
cabeça de martelo escreveu:
caduroxbr escreveu:
Não sabia que a coisa andava desse jeito em Portugal, a pouco tempo vi que a marinha portuguesa fazia operações na Africa contra a pirataria usando equipamentos muito modernos, pra mim as FA portuguesas apesar de pequenas sempre foram muito bem equipadas.
Uma coisa é o que se tem, outra coisa é ir ao outro lado do mundo fazer um exercicio que se pode fazer mais ao pé. É que a FAP tem os seus exercicios, os exercicios da OTAN, etc.
Outro lado do mundo, ou do atlântico? :mrgreen:

Re: Cruzex V

Enviado: Dom Nov 21, 2010 9:20 am
por Largomoco
alcluiz escreveu:Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe
E olha que são caças de categorias totalmente diferentes: Caça de Ataque contra outro que primava a Superioridade Aérea...

Só pra lembrar:

toda a diferença, entre ficção e realidade, e é desejada ou fantasmes alguns,

Re: Cruzex V

Enviado: Dom Nov 21, 2010 10:32 am
por Thor
PRick escreveu: Pelo que falaram os M-2000-5 ficaram na superioridade aérea. Então, o Rafale deve ter sido usado em missões como caça-bombardeiro. Mesmo porque aviadores brasileiros andaram neles, por isso, somente bi-places foram levados, me parece óbvio que queriam explorar a flexibilidade do caça como atacante de longo alcance e WSO. Além do marketing para o FX-2.

[ ]´s
Os Rafales cumpriram missões de Sweep e Ataque, sendo que quando cumpriam missões de ataque, na maioria das vezes estavam cofigurados para fazerem missões ar-ar, fazendo sua própria proteção, se fosse necessário.

Re: Cruzex V

Enviado: Dom Nov 21, 2010 11:17 am
por coringa1
Este é 1 (na verdade o segundo) de uma série de 5 vídeos sobre a Red Flag Operation, muito bom por sinal e que dá uma idéia da complexidade e profissionalismo dos envolvidos nela e, que acredito já tenha sido postado por aqui.
A minha duvida é se os R99 ou a FAB dispõem do recurso 3D que aparece nas telas dos E3 à partir dos 26 segundos e que parece algo impressionante para gerenciar a operação e mais ainda no debriefing, mostrando os erros e acertos.