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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:10 pm
por Penguin
gaitero escreveu:
Santiago escreveu:
Amigo Gaitero,

So umas observacoes...

- O Brasil eh um dos paises do mundo onde mais se vem e escutam producao (filme e musicas) nacional. A nossa identidade cultural eh forte. No afa de ser anti-americano, muitos nao dao o devido valor e nem percebem a fortaleza do nosso caldeirao cultural. So um pais possui as condicoes etnicas e o caldeirao cultural resultante em grande escala, semelhantes ao nosso: EUA.

- A AL foi sempre controlada por potencias e imperios externos: Imperios Ibericos, Imperio Britanico e depois EUA. Isso se deve muito ao nosso comportamento local, com elites corruptas e estruturas institucionais arcaicas. Colocar a culpa em fatores externos eh a saida mais facil para se eximir de responsabilidades.

- O sistema economico mundial eh uma condicao que infelizmente nao controlamos. Esse sim eh um fator externo. Deve-se tirar o melhor proveito dele e se desenvolver. Voltar-se contra ele nao vai melhorar as coisas. Ate a China se adaptou muito bem a ele.

- Nao importa onde compramos nossas armas, se as condicoes forem vantajosas para o Pais na otica no Governo e FAs.
Foram produzidos em toda a história do Brasil aproximadamente 1200 Longas metragens das quais apenas 20 em formato de Desenho e 1 sobre dança....

Sabe quantas são produzidas por ano nos EUA??

Outra pergunta??? 8-] 8-]
Porque la isso eh visto como uma industria muito lucrativa e que gera muita riqueza e emprega muita gente. Eh tratado com toda a seriedade. E uma industria orientada ao mercado.
A India segue o mesmo caminho. Eles produzem mais filmes que os americanos e sao muito populares na Asia e Oriente Medio.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:13 pm
por gaitero
Santiago escreveu:
gaitero escreveu: Foram produzidos em toda a história do Brasil aproximadamente 1200 Longas metragens das quais apenas 20 em formato de Desenho e 1 sobre dança....

Sabe quantas são produzidas por ano nos EUA??

Outra pergunta??? 8-] 8-]
Porque la isso eh visto como uma industria muito lucrativa e que gera muita riqueza e emprega muita gente. Eh tratado com toda a seriedade. E uma industria orientada ao mercado.
A India segue o mesmo caminho. Eles produzem mais filmes que os americanos e sao muito populares na Asia e Oriente Medio.

[]s
Não é só por isto, é porque lá Cultura é prioridade do governo.

Eu acredito que esta postura esta mudando aqui, no parana já temos uma industra de cinema latino apoiada pelo governo, e por ai vai, as TVs educativas são o principal movimento pró cultura Brasileira, assim como uma maior identidade da música. Outro ponto são os documentários, falta documentário sob a américa latina, isto é deprimente em um país Latino onde sobra documentário da europa, EUA e Asia....

Mas eu tenho fé....

Abraço.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:21 pm
por Anderson TR
Santiago escreveu:
- A AL foi sempre controlada por potencias e imperios externos: Imperios Ibericos, Imperio Britanico e depois EUA. Isso se deve muito ao nosso comportamento local, com elites corruptas e estruturas institucionais arcaicas. Colocar a culpa em fatores externos eh a saida mais facil para se eximir de responsabilidades.

- O sistema economico mundial eh uma condicao que infelizmente nao controlamos. Esse sim eh um fator externo. Deve-se tirar o melhor proveito dele e se desenvolver. Voltar-se contra ele nao vai melhorar as coisas. Ate a China se adaptou muito bem a ele.

- Nao importa onde compramos nossas armas, se as condicoes forem vantajosas para o Pais na otica no Governo e FAs.

[]s

Santiago!!!Sem querer polemizar seu comentário, não foi só a América Latina quem viveu essa lógica de dominação e dominados,esse tipo de lógica sempre permeou os povos ao longo do processo civilizatório, porém, apesar de concordar contigo sobre o peso negativo das nossas instituições (corruptas e desorganizadas), acredito fortemente que o nosso processo como nação é muito recente!!!Falam de um país de 500 anos, e todos nós sabemos que na verdade não temos nem 100......Se formos aprofundar, no quesito democracia(ou maior participação popular nas decisões soberanas), temos mais ou menos cerca de 20 anos de um processo político/eleitoral de maior participação de outras esferas da sociedade....ou seja, somos um menino, ou melhor, temos a impressão de sermos homem feito, porém com mentalidade de criança, cercados por espertalhões que sempre fizeram de nós o que quiseram ao longo da história, porém, o mundo é assim mesmo, e só iremos crescer e amadurecer, se pudermos perceber as malícias e espertezas dos grandes malas mundiais, para isso devemos entrar inevitavelmente nesse grande jogo mundial....espero que consigamos abrir nossos olhos à tempo!!!!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:24 pm
por Penguin
gaitero escreveu:
Santiago escreveu: Porque la isso eh visto como uma industria muito lucrativa e que gera muita riqueza e emprega muita gente. Eh tratado com toda a seriedade. E uma industria orientada ao mercado.
A India segue o mesmo caminho. Eles produzem mais filmes que os americanos e sao muito populares na Asia e Oriente Medio.

[]s
Não é só por isto, é porque lá Cultura é prioridade do governo.

Eu acredito que esta postura esta mudando aqui, no parana já temos uma industra de cinema latino apoiada pelo governo, e por ai vai, as TVs educativas são o principal movimento pró cultura Brasileira, assim como uma maior identidade da música. Outro ponto são os documentários, falta documentário sob a américa latina, isto é deprimente em um país Latino onde sobra documentário da europa, EUA e Asia....

Mas eu tenho fé....

Abraço.
O Governo nao deveria se meter muito nisso. O resultado eh interferencia politica e fracasso de publico.
O papel do governo eh garantir as condicoes e incentivos para que os produtores possam desenvolver suas atividades. E eliminar os monopolios, que nessa area controlam o nosso mercado, ao contrario do que ocorre nos EUA.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:42 pm
por gaitero
Ora com certeza, Interferir na notícia assim como ocorre com a Grande mídia brasileira não mudaria em nada a visão do telespectador.

O que deve ocorrer é o incentivo e tambem a fiscalisação.

É facil saber o que é notícia de verdade é o que é manipulação.

A noticia de verdade traz fatos, mostra os dois lados da moeda e muitas vezes traz intelectuais para debater o problema, a notícia de verdade tem a participação de todos.

Manipulação é o que ocorre por exemplo nos notíciarios brasileiros, onde a notícia vem pronta, não há discussão, sempre há uma opinião pessoal do jornalista e normalmente não mostra a realidade na integra dos fatos, apenas mostra-se o que os interessados pagam para se mostrar.

Eu apoio a Mídia comunitária e pública, pois estas são livres da politicagem, ao contrário da TV educativa, mas de qualquer forma, no ponto que se encontramos, a TV educativa é menos política que a TV privada..... ''privada, literalmente'' :mrgreen: :mrgreen:

Como diz Celso Amorim, algumas TVs Privada Brasileiras se tornaram um partido político. Chama-se PIG ( Partido da Imprensa Golpista)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:51 pm
por gaitero
Como não sabia onde publicar resolvi publicar em todos os posts relacionados...

A Saab acordou com a empresa indiana Tata desenvolverem em conjunto uma nova variante do seu caça de 4+ geração Gripen. A variante é uma resposta direta ao concurso indiano pelo fornecimento de 126 aviões de combate à força aérea indiana por cerca de 12 biliões de dólares (basicamente, o maior negócio do género nos próximos dez anos, no mundo).

Esta parceira entre a Saab International e a Tata Consultancy Services, aumenta a participação indiana na proposta sueca e torna-a mais competitiva frente aos seus adversários russos, europeus e norte-americanos.

Em abril de 2009, a Índia vai iniciar testes com os aviões finalistas, decidindo então o modelo vencedor. Do qual comprará apenas 24 unidades, sendo as restantes fabricadas localmente.

A Saab oferece a transferencia de tecnologia para o seu parceiro indiano, assim como um papel central no desenvolvimento do Gripen NG, o mesmo aparelho que está a ser oferecido ao Brasil no âmbito do programa F-X2. Como idêntica proposta foi feita ao governo brasileiro, torna-se possível que se os suecos ganharem ambos os concursos internacionais, que o desenvolvimento do Gripen NG seja o produto de uma pareceria tripartida Suécia-Índia-Brasil, uma espécie de reedição do PAK-FA, onde a certa altura se falou também de uma parceria trinacional entre Rússia, Índia e Brasil…

Os suecos garantiram que mesmo que não ganhem o concurso indiano, manterão a parceria com a Tata, declarou o vice-presidente da empresa sueca, em Nova Déli. Este importante detalhe aumenta portanto as possibilidades de que os indianos possam mesmo a vir a surgir ao lado dos suecos na eventual adopção do Gripen NG pelo Brasil.

No concurso indiano, além do Gripen NG, estão também o F-16, o Super Hornet, o Typhoon, o MiG-29, o MiG-35 e o Rafale.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 2:53 pm
por PRick
:lol: :lol: :lol: Vixi!! Os americanófilos e os FABistas estão apelando para tudo! Vamos a alguns comentários:

1- Eu já li muito, agora, dou mais importância a realidade e a história que aos livros, é claro, sempre quando os livros nos afastam da realidade;

2- A realidade da dominação e do imperialismo é muito simples, no entanto, não vamos esperar movimentos contrários, quem de alguma forma se locupleta com isso;

3- Toda mercadoria ou produto tem seu fetiche, quer dizer carrega em seu bojo as relações sociais que as produziram, importar um mercadoria ou produto, é perder riqueza, nacionalidade e cultura. Porque um Big Mac da vida é muito mais do que "apenas" um péssimo produto alimentar;

4- A mercadoria cultural é a mãe do imperialismo, e os EUA sabem muito bem disso, como o material bélico é a mãe da dominação.

Assim, importar material bélico é tão danoso quanto comprar filmes estrangeiros, se você não tem consciência que está comprando de um lado sua subordinação e do outro uma mentira dourada. Para quem tem cultura e escolhe algo e sabe o que está consumindo, a relação de fetiche é desmontada, mas para quem não tem essa consciência, é dominado pelo fetiche da mercadoria. Como muitos aqui o são, afinal, nenhuma batida de automóvel ou tiroteiros são iguais aos dos filmes de hollywood. A fuga da realidade é muito boa quando é consciente e fugaz, no entanto, os filmes e a mídia atual são feitas para massificar esse universo voyer irreal. São o ópio do povo atual.

A relação de fetiche com a mercadoria nos faz endeusar o objeto, por isso, só admiro armas feitas por nós, objetos bélicos feitos por outros sempre são ruins. A comparação de performance só pode existir, quando as relações de produção estão no mesmo patamar. Quer dizer entre 02 protudos nacionais, posso comparar 02 produtos importados enquanto performance, porém, nunca um produto nacional com um estrangeiro. E a nacionalização pode se dar em vários níveis, pode ser projeto e concepção, até a simples montagem. Qualquer internalização de fetiche, é melhor que nenhuma. Esse é o modelo que mais vem dando certo no mundo econômico, quer dizer o Chinês.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 3:00 pm
por PRick
gaitero escreveu:Como não sabia onde publicar resolvi publicar em todos os posts relacionados...

A Saab acordou com a empresa indiana Tata desenvolverem em conjunto uma nova variante do seu caça de 4+ geração Gripen. A variante é uma resposta direta ao concurso indiano pelo fornecimento de 126 aviões de combate à força aérea indiana por cerca de 12 biliões de dólares (basicamente, o maior negócio do género nos próximos dez anos, no mundo).

Esta parceira entre a Saab International e a Tata Consultancy Services, aumenta a participação indiana na proposta sueca e torna-a mais competitiva frente aos seus adversários russos, europeus e norte-americanos.

Em abril de 2009, a Índia vai iniciar testes com os aviões finalistas, decidindo então o modelo vencedor. Do qual comprará apenas 24 unidades, sendo as restantes fabricadas localmente.

A Saab oferece a transferencia de tecnologia para o seu parceiro indiano, assim como um papel central no desenvolvimento do Gripen NG, o mesmo aparelho que está a ser oferecido ao Brasil no âmbito do programa F-X2. Como idêntica proposta foi feita ao governo brasileiro, torna-se possível que se os suecos ganharem ambos os concursos internacionais, que o desenvolvimento do Gripen NG seja o produto de uma pareceria tripartida Suécia-Índia-Brasil, uma espécie de reedição do PAK-FA, onde a certa altura se falou também de uma parceria trinacional entre Rússia, Índia e Brasil…

Os suecos garantiram que mesmo que não ganhem o concurso indiano, manterão a parceria com a Tata, declarou o vice-presidente da empresa sueca, em Nova Déli. Este importante detalhe aumenta portanto as possibilidades de que os indianos possam mesmo a vir a surgir ao lado dos suecos na eventual adopção do Gripen NG pelo Brasil.

No concurso indiano, além do Gripen NG, estão também o F-16, o Super Hornet, o Typhoon, o MiG-29, o MiG-35 e o Rafale.
Se fosse aqui no Brasil iam dizer,

A TATA está traindo o processo de escolha, deveria esperar o vencedor para depois pode falar com ele. :mrgreen: :mrgreen:

A SAAB está agindo apenas por interesses temporário, se não vencer a concorrência, essa parceria já era. :mrgreen: :mrgreen:

Além disso, está em contradição com o desenvolvimento do caça de 5ª geração Indu-Russo, são uns quinta colunas esse pessoal da TATA e da SAAB! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 3:11 pm
por Penguin
Santiago escreveu:
orestespf escreveu:
Olá Lima,

concordo em tudo que você escreveu, mas meu "desabafo", digamos assim, se refere a outras questões. Não critico a short list da FAB, ele tem muito mais parâmetros pra análise do que todos nós aqui somados, logo acredito e confio na decisão da mesma (short list) e idem para o seu escolhido mais adiante.

Muito tempo atrás disse que gostava muito do SU-35 BM e gostaria de vê-lo nas cores da FAB, mas disse também que ele não me parecia ser o caça mais "adequado" para o País. Continuo pensando desta forma.

E sobre o pseudo-retorno deste caça digo que, ele não vem para o FX-2, vem por outros motivos. É bom lembrarmos que boa parte do que será usado no PAK-FA está sendo implementado no SU-35 BM, agora é só "somar" e concluir.


Grande abraço,

Orestes
Ola Orestes,

Com relacao aos sistemas, segundo o blog ARES, a versao inicial do PAK usara os sistemas do Su-35BM e nao o inverso. Essa seria uma forma de cumprir as demandas das Forcas Armadas Russas em ter um caca de 5a geracao voando o mais rapido possivel. Depois, e ai a "porca torce o rabo", serao desenvolvidos os sistemas mais avancados, a la F-35, para equipar a versao definitiva do PAK. Assistindo as dificuldades de um consorcio rico em desenvolver tais sistemas, percebe-se o quao ardua e custosa eh essa tarefa. As vezes o que parece solido, pode desmanchar-se no ar...

Os indianos estao estao sendo "convidados" a colocar uma baba neste projeto, mas as dificuldades existem:
The countries began talks in 2007 to develop a fifth-generation fighter based on the Sukhoi PAK-FA, which Russia hopes will have its first flight by the end of 2009 and is pegged as a challenger to the Lockheed Martin F-22 and Lockheed F-35 Joint Strike Fighter.

Last year HAL and Russian arms export agency Rosoboronexport agreed to study the joint development of a fighter. Since then, however, there have been differences over the aircraft's design and New Delhi's level of involvement in the project.

"Two major issues must be resolved. India was asked to invest a lot of money, but is unhappy with the level of access to sensitive technology that the Russians plan to give in return. In addition, the Indian air force is keen on a two-seat fighter, while Russia prefers to focus on a single-seater," says a New Delhi-based observer.

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... er-by.html
Me pergunto....quanto teriamos que investir para ter um nivel satisfatorio de acesso a tecnologias sensiveis?


[]s

Mais uma noticia...


Aircraft
SubscribeYou are in: Home › Aircraft › News Article
DATE:14/02/09
SOURCE:Flight International
AERO INDIA: Fifth-generation fighter talks inch forward
By Siva Govindasamy

India and Russia are still tying down the details of their plans to jointly develop a fifth generation fighter and a multi-role transport aircraft.

"Discussions on both agreements are still going on. This is the first time that we are working on a programme at this level and on this scale, and so there are a lot of things that have to be tied up," says Ashok Baweja, Hindustan Aeronautics (HAL) chairman.

One issue is over Russia's preference for a single-seat fighter, while India would rather have a twin-seater. There have also been reports that some Indian scientists and bureaucrats are unhappy over the level of access they will get to the Russian programme, which Sukhoi has already started work on.

Alexey Fedorov, president of Russia's United Aircraft Company, adds that he does not expect many hitches along the way to an agreement.

"We have government contracts for both programmes but the details must be sorted out. However, we have agreed that the financing, design and developement, and sales support will be undertaken on a 50-50 basis," he says.

"We are still discussing a lot of things on the fifth generation fighter, and we understand that the project must be acceptable to both sides. We are much closer to an agreement on the MRTA programme. For the transport aircraft, we have already fixed the work-share and agreed that a joint venture will be formed shortly to spearhead the development."

India and Russia have traditionally enjoyed a close defence relationship and Moscow has supplied around 70% of New Delhi's military requirements. That has been strained recently over the cost of refurbishing a used aircraft carrier that India bought several years ago, and New Delhi has indicated that it is willing to look beyond Russia for its requirements.

Observers say that India's purchase of six Lockheed Martin C-130J tactical transports last year and eight Boeing P-8I Poseidons this year, as well as the stiff competiton provided by US and European fighters in a 126-aircraft competition for medium multi-role combat aircraft, are further evidence that the country is willing to cast a wide net in its efforts to get the best equipment as part of its armed forces' modernisation programme.

For more from the show visit our Aero India 2009 landing page

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 3:12 pm
por soultrain
PRick escreveu:
gaitero escreveu:Como não sabia onde publicar resolvi publicar em todos os posts relacionados...

A Saab acordou com a empresa indiana Tata desenvolverem em conjunto uma nova variante do seu caça de 4+ geração Gripen. A variante é uma resposta direta ao concurso indiano pelo fornecimento de 126 aviões de combate à força aérea indiana por cerca de 12 biliões de dólares (basicamente, o maior negócio do género nos próximos dez anos, no mundo).

Esta parceira entre a Saab International e a Tata Consultancy Services, aumenta a participação indiana na proposta sueca e torna-a mais competitiva frente aos seus adversários russos, europeus e norte-americanos.

Em abril de 2009, a Índia vai iniciar testes com os aviões finalistas, decidindo então o modelo vencedor. Do qual comprará apenas 24 unidades, sendo as restantes fabricadas localmente.

A Saab oferece a transferencia de tecnologia para o seu parceiro indiano, assim como um papel central no desenvolvimento do Gripen NG, o mesmo aparelho que está a ser oferecido ao Brasil no âmbito do programa F-X2. Como idêntica proposta foi feita ao governo brasileiro, torna-se possível que se os suecos ganharem ambos os concursos internacionais, que o desenvolvimento do Gripen NG seja o produto de uma pareceria tripartida Suécia-Índia-Brasil, uma espécie de reedição do PAK-FA, onde a certa altura se falou também de uma parceria trinacional entre Rússia, Índia e Brasil…

Os suecos garantiram que mesmo que não ganhem o concurso indiano, manterão a parceria com a Tata, declarou o vice-presidente da empresa sueca, em Nova Déli. Este importante detalhe aumenta portanto as possibilidades de que os indianos possam mesmo a vir a surgir ao lado dos suecos na eventual adopção do Gripen NG pelo Brasil.

No concurso indiano, além do Gripen NG, estão também o F-16, o Super Hornet, o Typhoon, o MiG-29, o MiG-35 e o Rafale.
Se fosse aqui no Brasil iam dizer,

A TATA está traindo o processo de escolha, deveria esperar o vencedor para depois pode falar com ele. :mrgreen: :mrgreen:

A SAAB está agindo apenas por interesses temporário, se não vencer a concorrência, essa parceria já era. :mrgreen: :mrgreen:

Além disso, está em contradição com o desenvolvimento do caça de 5ª geração Indu-Russo, são uns quinta colunas esse pessoal da TATA e da SAAB! :mrgreen: :mrgreen:

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A TATA é a India e a India é a TATA...

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 3:43 pm
por PRick
soultrain escreveu:
PRick escreveu: Se fosse aqui no Brasil iam dizer,

A TATA está traindo o processo de escolha, deveria esperar o vencedor para depois pode falar com ele. :mrgreen: :mrgreen:

A SAAB está agindo apenas por interesses temporário, se não vencer a concorrência, essa parceria já era. :mrgreen: :mrgreen:

Além disso, está em contradição com o desenvolvimento do caça de 5ª geração Indu-Russo, são uns quinta colunas esse pessoal da TATA e da SAAB! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
A TATA é a India e a India é a TATA...

[[]]'s
Engraçado, por aqui a EMBRAER fez o mesmo, e virou traidora da pátria. É claro pelo mesmo pessoal da McLandia. Aqueles patriotas de tênis Nike, camisa de time de baiseboll, assistindo a última porcaria de hollywood, aquelas com defeitos especiais. Enquanto planejam a sua próxima ida a Cubalândia(Flórida). E nas horas vagas querem jogar os pobres dos indígenas fora das terras que ocupam antes da colonização.

Ser patriota é comer o joelho da padaria do seu Manel, ali na esquina, por sinal vou lá agora. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 3:55 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Sei la... acho que a questao nao 'e bem or russos sao bons ou ruins, pelo menos na minha cabeca existe um processo para a identificacao do F-X... 6 aeronaves iniciaram a disputa, 3 sairam, 3 ficaram...

Agora mesmo seguindo o processo da maneira que tem que ser, ainda assim la vem a volta dos que nao foram... sei l'a, acho que qualquer aeronave (inclui ai at'e a tal da volta do Typhoon) que volta para um processo aonde ja foi eliminada realmente nao ajuda... so atrapalha e fica com cara de forcacao de barra.

Mas essa 'e a minha maneira de ver as coisas... existiram condicoes para 3 aeronaves sairem e 3 aeronaves ficarem e de uma hora para outra sao 3 e pelo menos 2 " sendo analisadas" por fora :?

Coisas de Brasil mesmo, acho que temos que acreditar um pouquinho que a FAB sabe um pouco mais alem de paginas de Internet e livros e revistas e sabia o que estava fazendo quando escolheu as 3 aeronaves que ficaram...

Apesar de dizer isso tudo, acho que essa historia 'e conversa fiada do NJ.

[]s
CB_Lima

Olá Lima,

concordo em tudo que você escreveu, mas meu "desabafo", digamos assim, se refere a outras questões. Não critico a short list da FAB, ele tem muito mais parâmetros pra análise do que todos nós aqui somados, logo acredito e confio na decisão da mesma (short list) e idem para o seu escolhido mais adiante.

Muito tempo atrás disse que gostava muito do SU-35 BM e gostaria de vê-lo nas cores da FAB, mas disse também que ele não me parecia ser o caça mais "adequado" para o País. Continuo pensando desta forma.

E sobre o pseudo-retorno deste caça digo que, ele não vem para o FX-2, vem por outros motivos. É bom lembrarmos que boa parte do que será usado no PAK-FA está sendo implementado no SU-35 BM, agora é só "somar" e concluir.

Grande abraço,

Orestes
Entendo o que voce esta dizendo Orestes, mas o que acho que ocorre (puro achismo mesmo) 'e que no momento da escolha a FAB talvez estivesse interessada em resolver o "problema" atual F-X e deixar o programa de 5 geracao para algo como o Sub Nuclear hoje em dia (mais "Governo") se 'e que voce me entende.

Sem querer desmerecer o potencial nosso, o que realmente temos a oferecer para o Programa Russo de 5 Geracao? Os Russos precisam e' de $$$$ para esse programa e isso o Brasil tem a oferecer... honestamente nao creio que se comprarmos qualquer um dos 3 e olharmos para os Russos acenando com $$$$ para investir nesse programa, eles virem as costas e digam "nao".

Essa 'e s'o a minha interpretacao dos fatos e acho que esses 2 programas "F-X de hoje" e futuro tem que ser tratados como coisas diferentes, porque daqui a pouco quem quer demais nada tem e ficamos a ver navios.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 4:07 pm
por gaitero
PRick escreveu:
soultrain escreveu: A TATA é a India e a India é a TATA...

[[]]'s
Engraçado, por aqui a EMBRAER fez o mesmo, e virou traidora da pátria. É claro pelo mesmo pessoal da McLandia. Aqueles patriotas de tênis Nike, camisa de time de baiseboll, assistindo a última porcaria de hollywood, aquelas com defeitos especiais. Enquanto planejam a sua próxima ida a Cubalândia(Flórida). E nas horas vagas querem jogar os pobres dos indígenas fora das terras que ocupam antes da colonização.

Ser patriota é comer o joelho da padaria do seu Manel, ali na esquina, por sinal vou lá agora. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
A diferença é pura e simplesmente no equipamento, a TATA se filiou com uma empresa que vem a oferecer o que tem de mais moderno, a Embraer se filiou na época com uma empresa que oferecia um equipamento que estava prestes a se aposentar.

Com certeza se a Embraer e a SAAB tivessem se aliado no FX-1 hoje estariamos de Gripen C/D....
O mesmo vale se a oferta Francesa na época fosse o Rafale....

:wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 4:15 pm
por usskelvin
Não sabia que comer big mac e usar camisa dos Bulls significa crime de traição, isso me soa meio xenófobo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 14, 2009 5:25 pm
por PRick
gaitero escreveu:
PRick escreveu: Engraçado, por aqui a EMBRAER fez o mesmo, e virou traidora da pátria. É claro pelo mesmo pessoal da McLandia. Aqueles patriotas de tênis Nike, camisa de time de baiseboll, assistindo a última porcaria de hollywood, aquelas com defeitos especiais. Enquanto planejam a sua próxima ida a Cubalândia(Flórida). E nas horas vagas querem jogar os pobres dos indígenas fora das terras que ocupam antes da colonização.

Ser patriota é comer o joelho da padaria do seu Manel, ali na esquina, por sinal vou lá agora. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
A diferença é pura e simplesmente no equipamento, a TATA se filiou com uma empresa que vem a oferecer o que tem de mais moderno, a Embraer se filiou na época com uma empresa que oferecia um equipamento que estava prestes a se aposentar.

Com certeza se a Embraer e a SAAB tivessem se aliado no FX-1 hoje estariamos de Gripen C/D....
O mesmo vale se a oferta Francesa na época fosse o Rafale....

:wink:
Não, o Gripen tem performance geral inferior ao M-2000-9, não é de modo nenhum o mais moderno oferecido na concorrência indiana, diria junto com o F-16 e F-18 são os mais antigos, é claro, nesse pacote posso colocar o Mig-35 também, apesar de ser uma revisão mais completa do Mig-29. E está correndo em paralelo ao programa, e ao esforço do caça de 5ª geração. Ainda bem que a EMBRAER não entrou nessa de Gripen, se não tínhamos mesmo o risco de estarmos com um caça, que não tem poder de dissusão algum, e teríamos que estar escolhendo agora um caça de verdade, nem o Gripen NG nos basta, é pensar pequeno, eu diria, que é a mediocridade, conservadora de que é barato de operar, quero que a FAB se vire e aprendar a lidar com o melhor, aprenda a cortar custos para o operar Rafales, Su-35, e não gastar uma fortuna com P-3, de um lado, e buscar economizar nos caças.

O mesmo vale para o opinião de alguns aqui, do tipo cada Meteor custa 1,5 milhão, o bom é comprar um míssil de 500 mil, e perder um caça de 60 milhões num combate aéreo, porque o míssil mais barato não deu conta, economia porca e burra não!!!! :evil: :evil:

Se hora de voo é muito mais cara, mas o caça é muito melhor, coloquem os caras nos simuladores.

A mentalidade de F-5 era ótima até a década de 1980, agora não nos servem mais, ainda mais porque o Gripen é leve só no peso, seu preço está muito próximos aos demais caças, muito maiores e mais pesados. Quer dizer a relação custo benefício é duvidosa. Muito boa para os técnicos, os engenheiros, mas não são eles que vão ser derrubados pelos outros mísseis ou não vão cumprir a missão a contento.

[]´s