Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sáb Fev 14, 2009 11:18 am
Ola Orestes,orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Sei la... acho que a questao nao 'e bem or russos sao bons ou ruins, pelo menos na minha cabeca existe um processo para a identificacao do F-X... 6 aeronaves iniciaram a disputa, 3 sairam, 3 ficaram...
Agora mesmo seguindo o processo da maneira que tem que ser, ainda assim la vem a volta dos que nao foram... sei l'a, acho que qualquer aeronave (inclui ai at'e a tal da volta do Typhoon) que volta para um processo aonde ja foi eliminada realmente nao ajuda... so atrapalha e fica com cara de forcacao de barra.
Mas essa 'e a minha maneira de ver as coisas... existiram condicoes para 3 aeronaves sairem e 3 aeronaves ficarem e de uma hora para outra sao 3 e pelo menos 2 " sendo analisadas" por fora![]()
Coisas de Brasil mesmo, acho que temos que acreditar um pouquinho que a FAB sabe um pouco mais alem de paginas de Internet e livros e revistas e sabia o que estava fazendo quando escolheu as 3 aeronaves que ficaram...
Apesar de dizer isso tudo, acho que essa historia 'e conversa fiada do NJ.
[]s
CB_Lima
Olá Lima,
concordo em tudo que você escreveu, mas meu "desabafo", digamos assim, se refere a outras questões. Não critico a short list da FAB, ele tem muito mais parâmetros pra análise do que todos nós aqui somados, logo acredito e confio na decisão da mesma (short list) e idem para o seu escolhido mais adiante.
Muito tempo atrás disse que gostava muito do SU-35 BM e gostaria de vê-lo nas cores da FAB, mas disse também que ele não me parecia ser o caça mais "adequado" para o País. Continuo pensando desta forma.
E sobre o pseudo-retorno deste caça digo que, ele não vem para o FX-2, vem por outros motivos. É bom lembrarmos que boa parte do que será usado no PAK-FA está sendo implementado no SU-35 BM, agora é só "somar" e concluir.
Grande abraço,
Orestes
Com relacao aos sistemas, segundo o blog ARES, a versao inicial do PAK usara os sistemas do Su-35BM e nao o inverso. Essa seria uma forma de cumprir as demandas das Forcas Armadas Russas em ter um caca de 5a geracao voando o mais rapido possivel. Depois, e ai a "porca torce o rabo", serao desenvolvidos os sistemas mais avancados, a la F-35, para equipar a versao definitiva do PAK. Assistindo as dificuldades de um consorcio rico em desenvolver tais sistemas, percebe-se o quao ardua e custosa eh essa tarefa. As vezes o que parece solido, pode desmanchar-se no ar...
Os indianos estao estao sendo "convidados" a colocar uma baba neste projeto, mas as dificuldades existem:
Me pergunto....quanto teriamos que investir para ter um nivel satisfatorio de acesso a tecnologias sensiveis?The countries began talks in 2007 to develop a fifth-generation fighter based on the Sukhoi PAK-FA, which Russia hopes will have its first flight by the end of 2009 and is pegged as a challenger to the Lockheed Martin F-22 and Lockheed F-35 Joint Strike Fighter.
Last year HAL and Russian arms export agency Rosoboronexport agreed to study the joint development of a fighter. Since then, however, there have been differences over the aircraft's design and New Delhi's level of involvement in the project.
"Two major issues must be resolved. India was asked to invest a lot of money, but is unhappy with the level of access to sensitive technology that the Russians plan to give in return. In addition, the Indian air force is keen on a two-seat fighter, while Russia prefers to focus on a single-seater," says a New Delhi-based observer.
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... er-by.html
[]s