orestespf escreveu:Vinícius, nada pejorativo, mas este post seu me faz lembrar de um antigo personagem do Jô Soares, ainda na época de seu humorístico, que dizia assim: "Eu acrediteiiiii...."
Pois é, é piada mesmo alguém imaginar que alguma coisa nesse país tem seriedade. Mas a maior piada é o brasileiro achar isso bonito e ainda rir. Dizem que esse é o bom do brasileiro. Sei não...
Acho que você está politizando a situação mais do que o fato em si. Não vejo como enfiar críticas ao Governo e, em particular, ao Min.Def., neste instante.
A se confirmar a disputa interna, se você não vê como se fazer críticas, eu vejo. É uma interferência política indevida no momento técnico do processo. É um atropelamento de atribuições. Uma mostra de uma balbúrdia institucional.
Aí o NJ vem e fala algo especificamente sobre o FX-2 e você sugere a demissão do Comandante da FAB e do próprio Ministro!!! Isto faz sentido??? Como dizer que o MD não funciona??? Por isso eu disse que você está politizando mais a situação, diretamente relacionada com a frustração alheia, ao invés de compreender o motivo deste "gesto".
Ele não falou nada demais, né? Ele dizer que vai reinserir por conta própria dois eliminados no processo não tem problema? A demissão não é por isso, não distorça o que eu disse. Estou dizendo que falta um Comando. Se o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica não se entendem, se um fica querendo "passar rasteira" no outro, alguém tem que resolver isso. Isso na hipótese absurda de que as coisas são desse jeito mesmo, o que eu falei lá em cima que não acreditava. Não diga como se fosse eu tivesse sustentado essa tese de um querendo passar por cima do outro. Eu fui quem a refutou. E fui chamado de utópico e personagem de humorista.
Outra coisa, escrevi um curto post e passou batido, acho. Nele eu disse que o MD não tem conhecimento desta confusão que está acontecendo, tive que "linkar" os caras. Outra coisa que escrevi, e ninguém comentou, é a hipótese desta "loucura" ter partido da própria FAB, cabendo ao ministro NJ ter apenas divulgado a notícia.
Eu não comento porque essa hipótese é no mínimo improvável, respeito que você pense dessa forma, claro. No entanto, é racionalmente muitíssimo pouco provável (pra não ir além) do ponto de vista de prazos. A entrevista foi gravada no dia 4 de fevereiro e as propostas foram entregues no dia 2. Sendo assim, só teria havido na prática um dia para se analisar milhares de páginas de cada proposta. Então, ainda no mesmo dia, combinar com o Ministro para ele divulgar a notícia. O detalhe é que o Ministro recebeu a delegação russa no dia 3 de fevereiro, que vem a ser o mesmo dia para que a FAB de maneira the flash tivesse analisado as três propostas - que nem são as finais - reunido o Alto-Comando para deliberar, combinado com o Ministro (à noite talvez?) pra no dia seguinte ele "divulgar". Pra mim não é cabível. Mas eu sou utópico e personagem de humorista.
Não acho correto também (não é o seu caso) dizer que a FAB passou a perna no MD ao divulgar a short list sem conhecimento do mesmo, a coisa não se deu neste nível, não mesmo. O ministro sabia muito bem sobre a short list. E me pergunto, será que não foi ele mesmo que deu a idéia?
Será? A gente aí fica no campo das hipóteses.
Qualquer juízo de valor neste momento é precipitado. Não devemos satanizar ninguém, muito menos endeusar neste momento. Pior ainda é sugerir o cancelamento do programa FX-2 sem antes saber o real significado das falas do NJ, sem saber se a "mudança" não teve origem dentro da FAB/COPAC, sem saber se tal decisão ajuda ou atrapalha, sem saber até se tal coisa é verdade ou se houve "ato falho" do NJ, sem saber...
Claro, por isso que a primeira coisa que eu disse é: "A se confirmar." Por isso que eu disse que não acredito nessas hipóteses de queda de braços, etc.