FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5836 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 7:00 pm

Cassio escreveu: Sáb Abr 20, 2024 6:12 pm Qual a fonte desta informação de que temos A-29 em reserva e que estariam sendo disponibilizados para outras forças??? De onde isso vem? Já vi reportagens falando de A-29 para o Paraguai, mas seriam aeronaves novas e não usadas... Então precisa ver direito isso pois acho que são apenas especulações.
Vira e mexe se vê comentários na mídia e fora dela de que haveria A-29 em estoque ou sendo negociados pela FAB, dado que haveria "excesso" destes caças na FAB, o que é completamente descabido.
Acho que a palavra mais correta seria aeronaves não disponíveis, tendo em vista a penúria orçamentária em que se vive.
Seriam 54 caças divididos entre os esquadrões do 3o Gav, caso fossem equipados a 18 unidades, somados aos baseados em Natal.
Das 99 unidades compradas, a FAB teria 12 no EDA, cerca de 8 a 10 perdidas, e o restante nos esquadrões.
Não sei ao certo se estes números batem com a realidade, mas, mesmo que fosse correto, isto nos dá em torno de 72 unidades entre Natal e 3o Gav. Conquanto, salvo melhor juízo, o 2o\5o Gav possui mais de 18 aeronaves em linha. Não sei com quantos caças os esquadrões na fronteira voam, ou tem disponíveis a si, mas com certeza 18 é um número pouco crível hoje em dia, até prova em contrário.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2075
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: FAB NEWS

#5837 Mensagem por gogogas » Seg Abr 22, 2024 5:38 pm

Segundo o Caiafa , a Itália ofereceu pra FAB 3 ATR MPA da Guardia de Finanza ambos fabricado em 96/97 2003




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5838 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 22, 2024 6:42 pm

gogogas escreveu: Seg Abr 22, 2024 5:38 pm Segundo o Caiafa , a Itália ofereceu pra FAB 3 ATR MPA da Guardia de Finanza ambos fabricado em 96/97 2003
Obrigado, mas não.
Ou será P-8, se ficar apenas nas mãos da FAB, ou será P-190 ou P-390 se tiver um dedo do governo
Deviam oferecer para o Uruguai ou para Argentina.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2075
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: FAB NEWS

#5839 Mensagem por gogogas » Seg Abr 22, 2024 7:42 pm

Se for a preço de banana por que não ? Daria uma folga pros P-3 já que muitos estão sem voar , dos Heron cedidos pela PF só um voa , os P-95 nem sei a situação




Gogogas !
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8801
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 418 vezes

Re: FAB NEWS

#5840 Mensagem por Pablo Maica » Seg Abr 22, 2024 8:05 pm

Sinceramente, se ainda fossem umas 6 ou 7 aeronaves a preços verdadeiramente simbólicos, acho que até valeria a pena pra já dar baixa nos P-95 mais cansados, e tirar o fardo das costas dos 5 ou 6 P-3 que ainda estão em operação. Mas só 3 unidades com idades de 21 a 28 anos vai ser só gasto para quase nenhum aumento real na capacidade de patrulha, pois há grande chance de na maioria do tempo contarmos apenas com uma plenamente operacional, quando muito com duas aeronaves durante alguns períodos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5841 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 23, 2024 8:39 am

Já passamos do tempo em que soluções de oportunidade ou quebra galho para tapar buraco eram aceitáveis por pura e simples falta de opção e\ou recursos.
Temos um norte. E mal ou bem, devemos nos impor nele.
A FAB precisa e está seguindo o planejamento estratégico que traçou a si.
Entre altos e baixos ela tenta manter-se nele.
Ficar aceitando espelhinhos toda hora que alguém vem aqui querer nos empurrar refugo, como se o Brasil fosse a casa da mãe joana, já deu.
As opções que a FAB dispões são Embraer ou Boeing para a ASW e ASupW.
No caso dos Bandeirulha vamos ter que pensar em outra coisa, tipo drones cat 5.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8801
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 418 vezes

Re: FAB NEWS

#5842 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 23, 2024 3:31 pm

Eu não creio que se realmente fosse um negócio minimamente viável seria meramente um "espelhinho", ou qualquer coisa pudesse atrapalhar o desenvolvimento do futuro MPA, anulando ou sequer atrasando a nossa grande e urgente necessidade por um vetor novo no estado da arte. Se o desenvolvimento desse MPA não andar a toque de caixa, o que com os últimos cortes na defesa e pelo andar da economia parece que não vai ser o caso, precisaremos de um GAP filler nem que seja apenas para manter a formação/treinamento/proficiência de tripulantes e instrutores.

Os bandeirulhas já estão em número reduzido, a FAB recebeu 22 em dois lotes e perdeu pelo menos 4 em acidentes com perda total mais 2 excursões de pista com danos significativos, e não há informação sobre a recuperação dessas aeronaves. Hoje não devem passar de uns 12 operacionais (sendo extremamente otimista) e muito cansados sendo que, até onde me lembro, na modernização para o padrão M não foi feita nenhuma revitalização substancial da célula. Largar tudo nas costas dos P-3 vai exaurir a vida útil que lhes resta bem mais rápido.

Concordo que o Brasil não é a casa da mãe joana, mas infelizmente ainda parece se espelhar nela, já que nós mesmos nos colocamos na posição de volta e meia precisar de "espelhinhos" para não perdermos completamente algumas de nossas capacidades mais básicas.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5843 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 25, 2024 5:12 pm

A FAB poderia ter solucionado, parcialmente, a questão da substituição dos Bandeirulha, se tivesse comprado os 5 C-295M adicionais, dos 8 que se pretendia, para SAR\C-SAR.

Como os sistemas de missão destes aviões praticamente são idênticos ao modelo P-295, apenas o sistema operacional de guerra anti-submarino e ASupW, que não lembro o nome agora, não está neles, além de uns poucos itens específicos.

No mais, estes aviões poderiam nos dar uma boa capacidade de esclarecimento marítimo e SAR dentro da ZEE.

Quanto ao futuro no longo prazo, como se sabe, sou de opinião que a patrulha seja remetida para a aviação naval e fim de história. A FAB nunca deu a importância devida a este setor, e infeliz e teimosamente, a mantém sei lá porque.

A MB, se quiser pegar a patrulha naval de volta, tem na Embraer por agora a melhor aposta em seu favor. E é bom aproveitar enquanto este governo tem interesse em promover a agenda da defesa, mesmo que a troco de caixa. Vai que o próximo sequer queira se dar o trabalho de arrumar o orçamento para o MD, além do rancho e do soldo...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5844 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 25, 2024 5:38 pm



Para quem quiser saber sobre a situação atual de todos os vetores da FAB.
A gente tá ferrado. Estamos muito ferrados.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8372
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 242 vezes

Re: FAB NEWS

#5845 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 25, 2024 7:19 pm

Acho que será uma disputa entre Boeing, Embraer, e Leonardo.

E alguém oferecendo uma solução 100% baseada em UAVs correndo por fora.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: FAB NEWS

#5846 Mensagem por Lywis » Qui Abr 25, 2024 9:08 pm

Com a redução do pedido de C-390 para 19 unidades, o número passou a ficar um pouco apertado. Estas aeronaves devem substituir 12 aeronaves C-130 (número original). Particularmente, não acho que a FAB iria ficar com um número menor que 12 KC-390 disponíveis para as missões originalmente planejadas. Se os Hércules forem substituídos no mesmo número pelos Millenniums, resta à FAB converter 6 destes em aeronaves de Patrulha Marítima (P-390?).

Isto deixaria espaço para duas situações:

1. Aumento no pedido de Milleniums, desta feita na versão p-390 (pouco provável).
2. Aquisição de uma aeronave menor para a substituição dos Bandeirulha.

Levando em consideração que a Embraer iniciou estudos colaborativos para identificação de potenciais adaptações de plataformas para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, tenho uma proposta hahaha:

A FAB tem 4 aeronaves IU-50 (Legacy 600). São aeronaves que possuem uma autonomia levemente superior à plataforma ERJ dos E/R-99. Estas 4 unidades poderiam ser convertidas em aeronaves de patrulha marítima, abrindo espaço para o financiamento posterior de unidades novas para complementar a frota (ou mesmo da versão de patrulha do Praetor 600, pretendida pela Embraer). A missão de inspeção pode ser realizada tranquilamente pelos pequenos Phenom 100 (U-100).

Imagem




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2385
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 677 vezes

Re: FAB NEWS

#5847 Mensagem por EduClau » Qui Abr 25, 2024 9:27 pm

"Relatório de Dados de Gestão do Exercício de 2023'', de 19/04/2024.

https://www.fab.mil.br/Download/arquivo ... da_FAB.pdf

Algumas leituras interessantes:

p.40 - Projeto F-X2: valor global ~SEK 39,5B + US$ 245M + £ 185M, dos quais já foram pagos ~ SEK 24,7B, US$ 100M e £ 36M;
p.70 - Projeto KC-X: 100% do financeiro realizado;
p.81 - Projeto KC-390: valor global ~R$ 5,9B + US$ 1,5B, dos quais já foram pagos ~ R$ 872M e US$ 438M
p.93 - Projeto Lessonia: os satélites SAR Carcará (Iceye) foram rejeitados pela FAB por problemas, a empresa lançará outros 2 como reposição.

Outros projetos: F5BR, HX-BR, A-1M, E99M.

Sds




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8801
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 418 vezes

Re: FAB NEWS

#5848 Mensagem por Pablo Maica » Qui Abr 25, 2024 10:01 pm

Lywis escreveu: Qui Abr 25, 2024 9:08 pmA FAB tem 4 aeronaves IU-50 (Legacy 600). São aeronaves que possuem uma autonomia levemente superior à plataforma ERJ dos E/R-99. Estas 4 unidades poderiam ser convertidas em aeronaves de patrulha marítima, abrindo espaço para o financiamento posterior de unidades novas para complementar a frota (ou mesmo da versão de patrulha do Praetor 600, pretendida pela Embraer). A missão de inspeção pode ser realizada tranquilamente pelos pequenos Phenom 100 (U-100).
Sinceramente, acho que o Phenon não é a plataforma para missão de inspeção, tanto o 100 quanto o 300. Eu tive a oportunidade de acompanhar in loco algumas inspeções e existe o pessoal e aparelhagem de inspeção que ficam em terra operando e que precisam ser transportados também, além do console do sistema UNIFIS 3000 que ocupa um espaço considerável. Creio que o mínimo necessário seria um Legacy 450.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5849 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2024 2:53 pm

Glauber Prestes escreveu: Qui Abr 25, 2024 7:19 pm Acho que será uma disputa entre Boeing, Embraer, e Leonardo.

E alguém oferecendo uma solução 100% baseada em UAVs correndo por fora.
É contraditório, para dizer o mínimo, a FAB permanecer com a patrulha marítima quando a MB tem o SISGAAZ com tudo o que é necessário para o sistema funcionar por completo com todos os elementos necessários, e ainda integrado aos demais controles e sistemas C4ISR da marinha e da própria FAB, EB e MD.

A Embraer tem duas opções de aeronaves para prover o sistema da MB, além de poder dispor de versões que podem ser empregadas em missões complementares às militares, como SAR na ZEE e FIR Atlântico. Para ficar só nesta.

Dentro do SISGAAZ também está prevista a implementação de OM dedicadas a operações com drones, que podem, e devem ser a meu ver, todos nacionais. Temos capacidade para isso, e a BIDS já demonstrou que pode oferecer soluções cabíveis e qualitativas das demandas das ffaa's.

Não há porque, dadas as condições tecnológicas, industriais e comerciais escolher um vetor importado. Não precisamos. Mas, como sempre, se deixar apenas e tão somente nas mãos dos militares, principalmente da FAB, já sabemos qual a escolha a ser feita. E dane-se o resto. Responsabilidade, também, dos governos e políticos, sempre e tão mais negligentes e omissos com os assuntos da Defesa e da indústria que lhe faz sombra.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAB NEWS

#5850 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2024 3:11 pm

Lywis escreveu: Qui Abr 25, 2024 9:08 pm Com a redução do pedido de C-390 para 19 unidades, o número passou a ficar um pouco apertado. Estas aeronaves devem substituir 12 aeronaves C-130 (número original). Particularmente, não acho que a FAB iria ficar com um número menor que 12 KC-390 disponíveis para as missões originalmente planejadas. Se os Hércules forem substituídos no mesmo número pelos Millenniums, resta à FAB converter 6 destes em aeronaves de Patrulha Marítima (P-390?).
Isto deixaria espaço para duas situações:
1. Aumento no pedido de Milleniums, desta feita na versão p-390 (pouco provável).
2. Aquisição de uma aeronave menor para a substituição dos Bandeirulha.
Levando em consideração que a Embraer iniciou estudos colaborativos para identificação de potenciais adaptações de plataformas para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, tenho uma proposta hahaha:
A FAB tem 4 aeronaves IU-50 (Legacy 600). São aeronaves que possuem uma autonomia levemente superior à plataforma ERJ dos E/R-99. Estas 4 unidades poderiam ser convertidas em aeronaves de patrulha marítima, abrindo espaço para o financiamento posterior de unidades novas para complementar a frota (ou mesmo da versão de patrulha do Praetor 600, pretendida pela Embraer). A missão de inspeção pode ser realizada tranquilamente pelos pequenos Phenom 100 (U-100).
O contrato com a Embraer continua em 28 aeronaves, do ponto de vista financeiro, e legalmente pode ser aumentado ou diminuído dentro do escopo coberto pelas cláusulas que permitem a fim de manter o equilíbrio do mesmo para ambas as partes. Em todo caso, é necessário duas coisas: uma, a retomada da encomenda das 9 unidades cortadas, visto que a FAB tem demandas muito maiores do que as 19 aeronaves serão capazes de atender, por melhores que sejam. A segunda é tirar do papel, no médio e longo prazo, uma versão strech do KC-390. Ela será necessária e muito bem vinda para a área de transporte da FAB.

Quanto à possibilidade de um C-390 MPA, o avião pode até ser adaptado para a missão, como a própria Embraer já afirmou no processo da Nova Zelândia, vencido pelo C-130J e P-8. Seria o caso da aplicação de Kit para ASW e ASupW, além de outros insumos pontuais específicos. Mas no caso agora, a demanda é para levar armamento. Isto não foi previsto no projeto original, e demandaria novos estudos para adequar as asas do avião, se possível, ou projetar outra só para isso, o que deixaria os custos bem menos palatáveis à FAB. Neste aspecto, o E-190 E2 é muito mais adaptável ao que se propõe em termos de missão, além de ser mais barato. E tem\terá muitos mais aviões voando pelo mundo, o que facilita mais a logística e eventuais exportações.

A substituição dos P-95 será feita, a meu ver, quase certamente por VANT cat 4 e\ou 5, que já estão em estudos e\ou fase de protótipo no Brasil. Conquanto, a questão de fundo que vejo ser mais importante é: quem vai ficar com a patrulha marítima? [001] A depender da resposta, vamos seguir com a aviação de patrulha vivendo de quebra galhos ou de vetores em pouquíssimas quantidades, ou vamos a MB coloca tudo o que está planejado no SISGAAZ e teremos enfim uma aviação de patrulha à altura das reais necessidades, e obrigações, do país no Atlântico Sul. A escolha é nossa.

O GEIV voa com os vetustos Hawkher 2000 e Legacy 500, que são apenas 3 ou 4, salvo engano. Substituir os aviões britânicos por mais Legacy 500 e\ou 450 usados no mercados seria a opção mais adequada.

Os Phenom são muito bons para a missão deles, que é transporte executivo. Os ETA ficariam muito bem equipados se tivessem pelo menos uma esquadrilha deles para missões nas quais são os melhores. Basta notar no que estes esquadrões gastam a maior parte dos recursos que dispõe para voar.

O P-600 AEW Praetor seria a alternativa mais recomendada para a aviação da MB, uma vez que Nae não estão na vista da MB pelo menos nos próximos 20 anos. Além do AEW, o modelo é capaz, também, de cumprir missões ISR navais e terrestres.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder