https://www.globaltimes.cn/page/202211/1278912.shtml
China's J-20 fighter jet to keep receiving upgrades: designer
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52484734587_0096157a5d_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52485935938_ca4238a284_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52485936053_2d5b29d93a_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52484896697_d82d886b77_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52486116828_e6be05ae7b_o.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52485847909_dd9c1da2f2_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52485078952_7a40234b11_3k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52486196580_5198d67a64_3k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52486280903_61c2e7d97b_3k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52487428091_9b04d370a8_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52487896880_6913c2580f_k.jpg)
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52488837504_ecfbb1b793_o.jpg)
J-20 no Zhuhai Airshow 2022
https://www.bilibili.com/video/BV1zY411Z75a/?
https://www.bilibili.com/video/BV1sY411Z7DR/?
![Imagem](https://live.staticflickr.com/65535/52488079786_61d37cea95_3k.jpg)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
NOVIDADES DA AVIAÇÃO DO AIRSHOW CHINA 2022
Zhuhai, na China, recebe o show aeroespacial internacional anual Airshow China 2022. Este evento é um dos principais locais para demonstrar as conquistas da indústria de aviação chinesa e do setor de defesa como um todo. Este ano, a China mais uma vez demonstra um grande número de aeronaves conhecidas e também realiza a estreia de vários desenvolvimentos completamente novos.
Aeronaves tripuladas
Em Zhuhai, uma variedade de equipamentos aeronáuticos é apresentada em grandes quantidades. Tanto maquetes quanto aeronaves e helicópteros completos são demonstrados. A maioria dessas exposições já é conhecida e familiar aos especialistas, mas também há desenvolvimentos completamente novos. Ao mesmo tempo, quase todas as amostras de exibição são de algum interesse.
Paradoxalmente, uma das principais novidades do Airshow China 2022 foi o já conhecido modelo - o caça de 5ª geração J-20. Esta aeronave foi repetidamente demonstrada em shows aéreos, incl. no ar. No entanto, só agora ele foi colocado em um estacionamento estático e, pela primeira vez, os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de ver o carro de perto. Esta exposição naturalmente atraiu a atenção, e agora especialistas e amantes da tecnologia estão tentando considerar novos detalhes que não haviam sido notados antes.
Também neste ano, uma promissora aeronave de reabastecimento YY-20 entrou no evento aberto pela primeira vez. Um modelo desta aeronave é apresentado no pavilhão de exposições, e um protótipo completo está presente no estacionamento estático, que está sendo testado.
Pela primeira vez, uma versão modernizada da aeronave de alerta e controle aéreo KJ-500 chegou à exposição. Sua principal diferença está na presença de um sistema de reabastecimento em voo: um longo receptor de combustível é colocado acima do nariz da máquina. Talvez o equipamento de destino também tenha sofrido melhorias, mas esse tópico não é divulgado.
A indústria chinesa também está trabalhando em projetos para um futuro distante e compartilha algumas reflexões sobre isso. O layout de um caça hipotético da próxima 6ª geração é mostrado. Esta é uma máquina bimotor tripulada com um planador de "asa voadora" e equipamento eletrônico avançado. No entanto, todos os detalhes de tal conceito não são fornecidos.
Sistemas não tripulados
A China está desenvolvendo ativamente a direção de veículos aéreos não tripulados e criando vários projetos desse tipo. Este ano, o Airshow China 2022 apresenta muitos novos UAVs de diferentes classes e para vários propósitos, desde helicópteros leves até drones de tamanho normal. Em alguns projetos desse tipo, são usadas ideias especialmente ousadas.
No Airshow China 2022, ocorreu a estreia de um novo UAV pesado da série Wing Loong. O produto WL-3 difere de seus antecessores por seu tamanho aumentado e peso de decolagem de 6,2 toneladas.O dispositivo é equipado com um motor turboélice e pode permanecer no ar por até 40 horas; alcance de vôo - 10 mil km. Até 300 kg de carga são colocados no compartimento de carga interno, até 2 toneladas na eslinga externa.
O grupo CETC demonstra o reconhecimento médio XY-1 e ataque UAV de um tipo característico. Tem uma fuselagem aerodinâmica, combinando suavemente com uma asa reta, bem como duas caudas finas com uma cauda em forma de L. Em geral, parece um drone TB2 turco, o que indica o desejo de usar a experiência e o desenvolvimento de outra pessoa.
Outra novidade interessante é designada como CS-5000T. Esta é uma grande asa pesada para drones com contornos furtivos característicos e uma entrada de ar superior. O objetivo de tal máquina ainda não foi especificado. Suposições são feitas sobre ela pertencer à classe de "alas fiéis" e a presença de capacidades de combate.
De particular interesse é o experimental UAV MD-22, apresentado como uma maquete em tamanho real. Ele está posicionado como uma plataforma reutilizável para pesquisa aeroespacial. Esta é uma embarcação de asa delta com um comprimento de aprox. 11 m e peso de decolagem aprox. 4,5 t transportando 600 kg de carga útil. A velocidade máxima chegará a 7 Mach, o alcance - até 8 mil km.
Motores de aeronaves
Por muito tempo, a construção de motores chineses ficou atrás dos estrangeiros, e as aeronaves de combate tiveram que ser equipadas com usinas estrangeiras. Agora a situação está sendo corrigida e a China está apresentando novos desenvolvimentos interessantes na área de motores.
No Airshow China 2022, Shenyang está mostrando cinco versões diferentes do motor turbojato WS-10 com diferentes recursos e especificações. A versão básica deste produto é mostrada, bem como uma modificação com bocal móvel para vetorização de empuxo. Também em exibição pela primeira vez está um motor para caças furtivos, equipado com um bocal de quatro escudos móveis de formato complexo.
A Engine Corporation AECC mostra pela primeira vez o motor turbofan AEF1300 projetado para aeronaves de passageiros e de transporte. Um aumento significativo no desempenho é declarado em comparação com os análogos existentes: o empuxo é aumentado, o consumo de combustível é reduzido e outros parâmetros são aprimorados.
Meios de destruição
Uma ampla gama de armas de aviação, já conhecidas e novas, é novamente demonstrada. Alguns dos novos produtos são a modernização de modelos mais antigos, enquanto outros são concebidos de raiz e apresentados ao público pela primeira vez. É curioso que a indústria chinesa não divulga informações sobre todas as exposições apresentadas.
O míssil de cruzeiro lançado do ar AKF98A, suspenso sob a asa de uma das aeronaves no estacionamento, atraiu muita atenção. Possui formato de corpo facetado, o que indica o uso de tecnologia furtiva. Ao mesmo tempo, a finalidade e as características do produto não são especificadas.
Vários tipos de bombas guiadas de vários calibres estão em exibição. Um dos desenvolvimentos mais interessantes deste tipo é o LS-6/500 da AVIC. Trata-se de uma bomba planadora de calibre 500 kg, capaz de atingir alvos distantes com alta precisão. Para aumentar o alcance do vôo, uma asa dobrável e um pequeno motor de aceleração de combustível sólido são usados.
Uma novidade importante no campo de armamentos é o carregador universal de armamento de aeródromo da CASIC Corporation. A máquina compacta é capaz de transportar várias munições e pendurá-las em aeronaves. É declarada a capacidade de trabalhar com todas as aeronaves da Força Aérea do PLA, incluindo equipamentos da família Su-27.
Novos sucessos
Assim, a indústria aeronáutica chinesa e indústrias relacionadas continuam a trabalhar e criar vários projetos de um tipo ou outro, bem como melhorar os produtos e sistemas existentes. Todas as principais classes de aviação tripulada recebem a atenção necessária e, ao mesmo tempo, a direção não tripulada está se desenvolvendo. Não se afaste de motores, munições, etc.
Os resultados de tais atividades são demonstrados no Airshow China anual. Alguns dos novos desenvolvimentos são mostrados apenas na forma de maquetes, enquanto outros são mostrados como protótipos prontos. É provável que no próximo salão alguns dos modelos atuais "cresçam" para protótipos completos e alguns produtos experimentais cheguem à série. E a China terá novamente motivos para se orgulhar de seu sucesso.