knigh7 escreveu: Ter Out 04, 2022 11:15 pm
Lagarta reboca lagarta. O EB tem 14 viaturas socorro (M88A1 e Bergenpanzer) distribuídas nas 6 brigadas que operam viaturas SL +1 no CIBld.
O Navistar MRV-PK atende muito bem as Brigadas Stryker no US Army o que não vai ser diferente em apoio às unidades mecanizadas aqui.
As OM bldas SL não estão em questão aqui. O problema é saber se no caso do Centauro II (+30 ton) ganhar a VBC CAV, como o EB irá tratar a questão, visto que o caminhão americano não tem capacidade de lidar com ele na íntegra.
Vamos adotar um caminhão socorro só para as bda cav mec, ou um caminhão específico só para o Centauro II
Fica a dúvida.
Tem-se falado muito no caminhão socorro da Avibrás, mas que não vingou. Eu sinceramente não consigo enxergar qual a dificuldade de pegar o mesmo chassi Tatra, a carroceria do Tectran e algum implemento seja nacional ou importado e colocar o conjunto para funcionar. É preço, complexidade técnica, questão comercial\industrial da Avibrás devido aos pequenos números envolvidos, sei lá.
Se fosse adotado um único modelo de caminhão socorro para todos os batalhões logísticos que o EB possui e que teriam necessidade dele, considerando a provável divisão de 5 undes por BLog você faz uma conta de padaria e considera 10 bdas FORPRON, seriam 50 veículos, por baixo, a serem produzidos ou montados pela Avibras. Se a ideia fosse expandir para todas as OM logísticas do EB, quem sabe isso passaria de 100 undes.
Mas esta é algo que talvez nós nunca venhamos a saber de fato.
Vamos aguardar para ver o que acontece.