O EB pretende fazer defesa de instalações com bias de baixa altura

Não, o EB não pretende fazer a Def Instl com AAAe de BxAltu. Explico:
- O Brasil, FA, ainda não tem um sistema de baixa altura (BxAltu) condizente.
- Portanto o EB também não tem.
- No EB os SisBxAltu existentes e os que estão sendo instalados, são para defesa de MEM do EB e suas instalações, tais como AApLog, PC de Grandes Cmdo e obras de arte taticamente necessárias ao cumprimento de missões táticas(viadutos, pontes, trechos de Fv, túneis e outros).
- Este posicionamento dos GAAAe em áreas supostamente estratégicas como Itaipu, Jupiá é só para aproveitar Quarteis que já existem nestes lugares. Não para defende-los, até porque se assim fosse não haveria Grupos e Bia suficientes.
- Assim o EB tenta possuir uma AAAe de BxAltu em condições de prover a sua própria Segurança AAe no campo de batalha. Dá até para sentir: ela é por Bda e por Cmdo Mil Área e vão prover a Def AAe destas tropas.
- Portanto, no momento, o EB está preocupado com a sua segurança, ou defesa AAE orgânica, empregando os meios que possui na ocasião (Gepards, Can 40,35, Iglas e RBS).
- A decisão de prover a defesa de Instalações do Gov,Usinas, Portos, Fábricas etc são Ações de Estado e de governo. Há necessidade que o Gov e o MDef se reunam decidam o que querem, deem os meios ou os comprem e digam ao EB à MB e para a FAe o que querem, e aí então é com as Fç. Então sim, entram os meios de MeAltu.
- Como já disse para 2017 não está previsto nada na MeAltu para o MDef, só para o EB na BxAltu: Aquisição de Sistemas de Artilharia Antiaérea R$ 61.000.000,00.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.