FIGHTERCOM escreveu:kirk escreveu:
Paisano e demais amigos,
Torço muito mesmo para que vocês estejam certos e seja realmente apenas uma opinião cheia de parcialidade do jornalista em questão, porém o que foi escrito tem MUITA lógica ... países como USA, UK, Suécia, França, não brincam com essas questões e não tenham dúvidas ... países com esse viés ideológico como Argentina, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a própria Russia, na cabeça dos caras são inimigos ... tratam com diplomacia, porém, mantém a pólvora seca ... não os tratam como iguais ... se juntam e fazem sansões sem cerimônia ...
Argentina tem um agravante ... atacou território Inglês sem aviso prévio ... matou pessoas ... esse precedente não será perdoado e não permitirão ver a Argentina armada com armas ocidentais ... pois aquele país já demonstrou que tem capacidade de chegar às vias de fato ...
Falta pouco para o Brasil ser "enquadrado" nesse roll de imbecis internacionais e somente não é pelas nossas instituições que queiram ou não ... não permitem que um Gov de esquerda faça o mesmo que os governos de esquerda estão carecas de fazer (Venezuela por exemplo) ... e isso aqui vire uma bandalheira de vez ... como querem alguns idiotas do Itamaraty.
O fato é que teremos fortes desgastes com a Suécia inicialmente ... que não compartilha dos valores ideologistas do nosso GF ... os Suécos pensam neles próprios ... e não vão se desgastar com ingleses e americanos por causa da Argentina, que até agora em qualquer fo´rum internacional só fez nos fuder (inexplicavelmente) ...
A coisa é muito simples, "me diga com que andas e direi quem és" ... ou o Brasil quer estar entre os Grandes ou quer fazer parte do clubinho da ideologia de esquerda ... a escolha é nossa !
Prezado Kirk,
Compartilho das mesmas preocupações que alguns deste fórum, em que a participação argentina no projeto Gripen NG acabe por tumultuar todo o processo e inviabilize a transferência de tecnologias sensíveis.
Os pontos que levantei anteriormente foram no sentindo de tentar elucidar o real interesse do governo brasileiro nessa Aliança Estratégica. Duvido muito que isto se resuma a apenas a um punhado de caças e algumas peças para o KC390. Diversos fatores precisam ser analisados. Com relação a um possível embargo por parte da Inglaterra, é preciso ter em mente que, caso esse acordo siga adiante, qualquer protesto por parte dos ingleses será contra o Brasil E Argentina.
Abraços,
Wesley
Boa Noite Wesley !
Não tenho dúvidas que a aproximação brasileira com a Argentina, ou qualquer outro País da Região, é importante geopoliticamente e estratégico ...
Até o momento que a Argentina expressou sua intenção de adquirir caças "made in Brazil" tava tudo "ok" e até acho que valeria uma "negociação" com a Inglaterra, substituição de componentes e toca o barco ... deu, deu, não deu desce ...
Porém, firmar um acordo internacional com a Argentina, abrindo possibilidades de ToT, numa negociação política na surdina, à revelia da Embraer, da Saab, da Suécia (que é o portador da tecnologia) ... por pura ideologisse (pelo menos essa é minha visão) comprometendo nosso próprio acesso a tecnologias sensíveis, comprometendo o acesso da Embraer e colocando em cheque toda uma política de compra de materiais bélicos, chancelada na END, como foi o processo do FX-2, não posso concordar. Afinal de contas a Suécia/USA/França, ofereceram alguns acessos a tecnologias sensíveis ao GOVERNO BRASILEIRO ... não à Argentina.
O GF (só pra variar) fez uma salada ... misturando uma visão estratégica que deveria ser unicamente brasileira ... e quer convidar os primos "excluídos" para o baile.
Acontece, que aos olhos dos participantes do baile, os tais "primos excluídos" que o GF convidou ... simplesmente não são bem vindos ... e nosso amado GF deveria ter maturidade suficiente para saber isso ... e não forçar uma situação a ponto de arriscar todo um trabalho de estratégia de nossa Defesa Nacional.