TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69271 Mensagem por NovaTO » Qui Abr 04, 2013 10:03 pm

Luís Henrique escreveu:Pelo pensamento da maioria, seria muito mais inteligente e econômico FECHARMOS as forças armadas.

Se o único país capaz de invadir o Brasil são os EUA, e se não tem como nos defendermos deles, então pra que forças armadas???

Eu discordo totalmente.
Acho que a Rússia, que hoje possui uma economia equivalente à brasileira ou MENOR e possui 50 milhões de habitantes a MENOS, demonstra que mesmo convencionalmente é possível segurar o rojão.

Acho que deveríamos discutir realisticamente o que poderíamos fazer para nos defender de tal tipo de agressão.
Aumentar o número de SNA de 6 para 15 já seria um bom caminho.
Manter os 15 SSk e aumentarmos nossa soberania sobre sua produção, assim como a produção dos armamentos, seria outro passo.

Adquirir ou desenvolver uma aeronave de caça que possua uma capacidade de ataque marítimo excelente também deveria ser pensado.
Algo como o Su-34 ou algo furtivo como o J-20.

Enfim, nós temos condições (de todos os tipos) para possuirmos uma defesa dissuasória até mesmo para os EUA, e mesmo sem possuir armas nucleares.

Caro Luís Henrique,

Acredito que aqui ninguém defende a transformação de nossas FAs em Polícias. E por outro lado, termos FAs capazes de "peitar" os EUA, me parece utópico, visto o % do orçamento dedicado à Defesa.

Então qual é a alternativa? Sermos uma Potência Regional. Maiores que nossos vizinhos. Agora ser capaz de peitar os EUA, teríamos de fazer o que a China vem fazendo à décadas. Não é tão simples não.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69272 Mensagem por Túlio » Qui Abr 04, 2013 10:06 pm

Firmes e fortes, rumo à página 5.000... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69273 Mensagem por Olinda » Qui Abr 04, 2013 10:27 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Eu particularmente não concordo.

Todas as alternativas contemplavam o fornecimento de aeronaves com plena capacidade operacional.
Em nenhum momento essa capacidade foi diminuída para colocar requisitos industriais ou de transferência de tecnologia.
Além disso, o resultado tecnológico e industrial torna o elevado custo do projeto muito mais aceitável para a Sociedade do que uma simples compra "de prateleira" para a FAB.
No meu entender, a maior problema do Projeto é a falta de coragem para a tomada de decisão.
Abraços,

Justin

Realmente existe contradição. Se a capacidade operacional é mais importante que requisitos industriais ou de transferência de tecnologia, por que existe entre os finalistas um avião não operacional?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69274 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 04, 2013 10:29 pm

Olinda escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,

Eu particularmente não concordo.

Todas as alternativas contemplavam o fornecimento de aeronaves com plena capacidade operacional.
Em nenhum momento essa capacidade foi diminuída para colocar requisitos industriais ou de transferência de tecnologia.
Além disso, o resultado tecnológico e industrial torna o elevado custo do projeto muito mais aceitável para a Sociedade do que uma simples compra "de prateleira" para a FAB.
No meu entender, a maior problema do Projeto é a falta de coragem para a tomada de decisão.
Abraços,

Justin

Realmente existe contradição. Se a capacidade operacional é mais importante que requisitos industriais ou de transferência de tecnologia, por que existe entre os finalistas um avião não operacional?
;)

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69275 Mensagem por Túlio » Qui Abr 04, 2013 10:31 pm

X2 (com direito a "joinha" (c) NettoBR pro Olinda)...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69276 Mensagem por Andre Correa » Qui Abr 04, 2013 10:43 pm

Na verdade, foi uma despedida com um desabafo nas entrelinhas. E muito bem dito.

[009]




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ão de

#69277 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 04, 2013 11:36 pm

Carlos Lima escreveu:
Olinda escreveu:
Realmente existe contradição. Se a capacidade operacional é mais importante que requisitos industriais ou de transferência de tecnologia, por que existe entre os finalistas um avião não operacional?
;)

[]s
CB_Lima
O Gripen NG é uma evolução de uma aeronave já existente. Não é uma nova aeronave. A SAAB dizia que poderia acelerar o desenvolvimento do caça para a FAB, já que para a Força Aera Sueca apenas necessitaria da aeronave no final da década.
A FAB tem instrumentos -métodos, profissionais e experiência- para avaliar as proposituras com uma boa margem de segurança.

As contestações à FAB são tão comuns, chegando até serem automáticas. Nem sequer há uma cautela antes de proferi-las.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Abr 04, 2013 11:54 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69278 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 04, 2013 11:46 pm

E o discurso do Presidente da Copac já está repercutindo na imprensa não especializada.

Pelo "O Estado de São Paulo"

http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 7067,0.htm

Pelo Diário Grande ABC:

http://www.dgabc.com.br/News/6018392/br ... cacas.aspx

E eu espero que a FAB continue a falar para que permaneçam com ideias erradas somente aqueles que querem viver fora da realidade.




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Re: ão de

#69279 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Abr 05, 2013 12:18 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: ;)

[]s
CB_Lima
O Gripen NG é uma evolução de uma aeronave já existente. Não é uma nova aeronave. A SAAB dizia que poderia acelerar o desenvolvimento do caça para a FAB, já que para a Força Aera Sueca apenas necessitaria da aeronave no final da década.
A FAB tem instrumentos -métodos, profissionais e experiência- para avaliar as proposituras com uma boa margem de segurança.

As contestações à FAB são tão comuns, chegando até serem automáticas. Nem sequer há uma cautela antes de proferi-las.
Então a FAB É ISENTA DE ERROS?...e você não explicou o por quê da contradição! O NG não é operacional...FATO.




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69280 Mensagem por Paisano » Sex Abr 05, 2013 12:25 am

Andre Correa escreveu:Na verdade, foi uma despedida com um desabafo nas entrelinhas. E muito bem dito.

[009]
Desabafo??? :roll:

Na minha opinião está mais para batom na cueca esse discurso do Brigadeiro. [003]

É um verdadeiro loas à prateleira!!! [002]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69281 Mensagem por prp » Sex Abr 05, 2013 12:30 am

É lamentável e preocupante o discurso desse sujeito.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69282 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 05, 2013 12:35 am

Paisano escreveu:
Andre Correa escreveu:Na verdade, foi uma despedida com um desabafo nas entrelinhas. E muito bem dito.

[009]
Desabafo??? :roll:

Na minha opinião está mais para batom na cueca esse discurso do Brigadeiro. [003]

É um verdadeiro loas à prateleira!!! [002]
Pois é!

O pior é que de certo modo confirma um montão de teorias sobre prateleiras, grupinhos, e a ausência de aeronaves da categoria do Su-35 no short-list.

Mas é como o amigo falou lá em cima... isso tudo com uma boa dose de contradição.

Eita "nóis"!!!

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69283 Mensagem por prp » Sex Abr 05, 2013 12:53 am

Carlos Lima escreveu:
Paisano escreveu: Desabafo??? :roll:

Na minha opinião está mais para batom na cueca esse discurso do Brigadeiro. [003]

É um verdadeiro loas à prateleira!!! [002]
Pois é!

O pior é que de certo modo confirma um montão de teorias sobre prateleiras, grupinhos, e a ausência de aeronaves da categoria do Su-35 no short-list.

Mas é como o amigo falou lá em cima... isso tudo com uma boa dose de contradição.

Eita "nóis"!!!

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69284 Mensagem por BrasilPotência » Sex Abr 05, 2013 12:55 am

Na minha visão a mensagem passada foi: Não vieram os caças, e nem virão. :?




Brava Gente, Brasileira!!!
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Re: ão de

#69285 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 05, 2013 1:00 am

Pois é,

Só estamos comparando o discurso com fatos...

O FATO é segundo o Brigadeiro o F-X não foi para frente porque ToTs e coisas afins e a 'mardita' participação industrial tomaram a frente de ver um avião sendo comprado na prateleira.

Bom.. o NG quando foi avaliado foi na base do PowerPoint e photoshop e "visões" e "possibilidades", "planos", "tabelas".

Todo mundo sabe que existe uma diferença absurda entre sonhos e visões e possibilidades e a realidade. E sem a colaboração industrial, o planejamento em torno disso, a participação da indústria brasileira, a qualificação de empresas etc etc etc etc etc etc (ou seja, exatamente do que ele está 'mandando recados') não tem nem como o NG existir.

Daí já que a Suécia só vai receber esse avião lá em 2018, e se por um acaso eles adiantassem o projeto (na possibilidade disso acontecer) para ajudar o 'coitado' do Brasil, todas essas questões de ToT e participação industriais, qualificações de empresas nacionais, distribuição de tarefas, negociações disso e daquilo, teria que ser definido... e afinal, era essa parte justamente que o Brigadeiro 'deu o recado' no seu discurso... daí temos a contradição.

Putz... escolhia então um avião operacional para o short-list e já ajudaria bastante, mas é claro que isso não poderia acontecer. ;)

(e sim, ninguém aqui dúvida que muita gente trabalhou nesse relatório é (era) super competente... o problema passa longe disso - como sempre).

Esse povo tem que entender que não é assim que se faz política... já que gostam tanto dos americanos tem que aprender algumas coisas com eles, não o que eles vem 'sugerir' e sim o que eles fazem aqui nos EUA que é outra história (porque até eles sabem como a coisa funciona em política e não são bobos no que se refere a eles mesmos).

Como é que é o ditado, mesmo: - Faça o que eu faço, mas não faça o que eu digo...? :wink:

Enfim, essas inconsistências explicam muita coisa infelizmente.

[]s
CB_Lima




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