Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%

Total de votos: 161

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6271 vezes
Agradeceram: 3527 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#46 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 27, 2011 4:33 pm

cb_lima escreveu:Quantos KA-60 existem em serviço?

Custo é relativo... implantação da fábrica, e afins tornam qualquer empreendimento assim algo possível se existe apoio Governamental (lobby).

O condicionante que será sempre atual é o político... esse nunca sai de moda.

Mas enfim... só estamos tentando explicar que se já é díficil colocar um Mi-35 no Brasil, sem futucar a Helibrás e o seu Lobby imagina um KA-60 que quer fazer exatamente isso...

[]s
CB_Lima
A principio 7 aeronaves. Com mais de 100 encomendas firmes, e opção de mais 100. Financiadas e respaldadas pelo governo russo. Para ffaa's e forças de segurança.

Quantos Dauphin existem no Brasil? E quantos há na Aeronavale? Quantos foram vendidos na última década? 6 para a Bulgária.

Dissestes bem. Dificil não é impossivel. A bem da verdade, se o preço é cutucar a Helibras e o seu lobby, então creio será uma luta justa, pois os russos aprenderam a fazer o deles também, vide os "impossíveis" Mi-35 da FAB.

Lobby por lobby, creio eu que os russos levarão a melhor, se souberem fazer a seu. Até porque, franceses, americanos, ingleses e afins, já estão plenamente engajados em vários projetos das ffaa's direta ou indiretemente. Cabe um bom equilibrio nesta equação.

Ou tu achas que aos olhos dos politicos a possibilidade da instalação de uma "fabrica" e demais fornecedores no seu curral eleitoral...ops, desculpe, estado de origem, não chamaria mais a atenção do que a simples manutenção de um monopólio já estabelecido?

A briga promete ser boa... :)

abs

Carpe Diem
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

#47 Mensagem por Jonas Rafael » Qua Jul 27, 2011 5:27 pm

papagaio escreveu:A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,
Inevitável perguntar: E os AH-1?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#48 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 27, 2011 5:49 pm

FCarvalho escreveu:
cb_lima escreveu:Quantos KA-60 existem em serviço?

Custo é relativo... implantação da fábrica, e afins tornam qualquer empreendimento assim algo possível se existe apoio Governamental (lobby).

O condicionante que será sempre atual é o político... esse nunca sai de moda.

Mas enfim... só estamos tentando explicar que se já é díficil colocar um Mi-35 no Brasil, sem futucar a Helibrás e o seu Lobby imagina um KA-60 que quer fazer exatamente isso...

[]s
CB_Lima
A principio 7 aeronaves. Com mais de 100 encomendas firmes, e opção de mais 100. Financiadas e respaldadas pelo governo russo. Para ffaa's e forças de segurança.

Quantos Dauphin existem no Brasil? E quantos há na Aeronavale? Quantos foram vendidos na última década? 6 para a Bulgária.

Dissestes bem. Dificil não é impossivel. A bem da verdade, se o preço é cutucar a Helibras e o seu lobby, então creio será uma luta justa, pois os russos aprenderam a fazer o deles também, vide os "impossíveis" Mi-35 da FAB.

Lobby por lobby, creio eu que os russos levarão a melhor, se souberem fazer a seu. Até porque, franceses, americanos, ingleses e afins, já estão plenamente engajados em vários projetos das ffaa's direta ou indiretemente. Cabe um bom equilibrio nesta equação.

Ou tu achas que aos olhos dos politicos a possibilidade da instalação de uma "fabrica" e demais fornecedores no seu curral eleitoral...ops, desculpe, estado de origem, não chamaria mais a atenção do que a simples manutenção de um monopólio já estabelecido?

A briga promete ser boa... :)

abs
:lol: Boa Sorte nessa cruzada... :D ... muitos tentaram, mas essa... sei não. :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#49 Mensagem por papagaio » Qua Jul 27, 2011 8:05 pm

Jonas Rafael escreveu:
papagaio escreveu:A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,
Inevitável perguntar: E os AH-1?
Poderia ampliar melhor qua é a sua dúvida ?

papagaio
Avançado
Avançado

#50 Mensagem por papagaio » Qua Jul 27, 2011 8:14 pm

Olha, vejo repetidamente se falando sobre material russo pras FA, Ka-60 pra MB, Submarino Amur, Su-35 pra FAB, ...
Particularmente, pelo que conheço por dentro da MB, acho muito difícil uma quebra de cultura, e que sejam adquiridos estes equipamentos (Torço pro Carlos Mathias não ler este post).
Não estou falando mal de equipamentos militares russos, chineses, ... estou falando da necessária quebra de uma cultura de se deixar de adquirir equipamento com origem nos países ocidentais (EUA, França, GB, ...)
Sei que foram adquiridos mísseis Igla, Mi-35 na FAB, falam muito bem dos Tor pra renovar a AAAe do EB, mas compra de vulto de material russo pra MB, acho muito difícil.
Minha opinião pessoal.
Abs,

FCarvalho
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 28, 2011 12:08 pm

Papagaio, até onde consta, o Ka-60 de exportação utilizará turbinas cidentais e outros sistemas também ocidentais. Mas isso o mercado civil.

No presente caso, se a coisa evoluir para um negócio governo a governo, poderemos ver algo do tipo que foi feito com os EC-725, buscando-se a nacionalização dos componentes no médio/longo pazo.

O Kamov, embora a principio não se admita essa hipotese, pode ou poderia vir a ser comprado com eletronica e sistemas nacionais, via Aeroeletronica, além de outros itens de logistica e material de apoio.
Capacidade e competencia é o que não nos falta.

Resta saber se os russos acham que já é o suficiente colocar o Mi-35 na FAB para assegurar sua entrada e disputar de igual para igual nosso mercado nacional, ou se eles vão dar um passo a mais, necessário a integração concreta de seus vetores no mercado interno. E quem sabe quebrar de vez essa "lógica burra" reinante nas ffaa's de que o que não for padrão OTAN ou é ruim ou não presta.

Acredito que vai depender da forma como a tudo for negociado e da amplitude que isto possa tomar. Afinal, mesmo culturas enraizadas podem ser mudadas ou simplemente desaparecer.

Mesmo porque, neste nosso país tupiniquim, se até o PT conseguiu chegar ao palacio do planalto e não afundar o Brasil, imagine-se o que não seria a introdução de um novo helo russo nas ffaa's a partir de seus próprios requerimentos? :wink:

É aguardar pra ver as mudanças de paradigmas. Para mim, se vier qualquer coisa que não seja quebra-galho, como os esquilos sempre foram, já tá de bom tamanho.

abs.

Carpe Diem
papagaio
Avançado
Avançado

#52 Mensagem por papagaio » Qui Jul 28, 2011 2:39 pm

FCarvalho
Realmente temos que pagar pra ver o que o futuro reserva as FA.
Repito que não estou fazendo nenhum tipo de julgamento das aeronaves russas, apenas acho difícil esta quebra de cultura pra aceitação de material militar russo, principalmente na MB.
Abs,

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#53 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 28, 2011 5:06 pm

Os senhores aparentemente não estão sabendo, mas na última heliexpo a Agusta-Westland, manifestou intenção de estavbelecer uma linha de montagem no Brasil, por conta da demanda aquecida e crescente para seus produtos. Isso foi no ano passado, e as vendas esse ano de seus produtos para o mercado brasileiro, só aumentaram. Provavelmente qdo. os executivos da empresa se manifestaram ano passado, não creio que miravam no mercado militar. SE houvesse demanda garantida para(pelo menos) que fosse umas 20 unidades, talvez ...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#54 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 28, 2011 8:14 pm

Se não me engano a PMGO adquiriu recentemente AW-109, quebrando a hegemonia que o HB-350 Esquilo tinha neste mercado de helicopiteros para uso na área de segurança pública!

.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 29, 2011 12:02 pm

WalterGaudério escreveu:Os senhores aparentemente não estão sabendo, mas na última heliexpo a Agusta-Westland, manifestou intenção de estavbelecer uma linha de montagem no Brasil, por conta da demanda aquecida e crescente para seus produtos. Isso foi no ano passado, e as vendas esse ano de seus produtos para o mercado brasileiro, só aumentaram. Provavelmente qdo. os executivos da empresa se manifestaram ano passado, não creio que miravam no mercado militar. SE houvesse demanda garantida para(pelo menos) que fosse umas 20 unidades, talvez ...
Walter, se não me engano a uns dois/tres anos atrás houveram negociações com o governo de brasilia ou goias, não lembro, para a contrução de um planta industrial da Agusta, mas que não foi pra frente.

Com o mercado civil aquecido como está, é provável que os executivos daquela empresa estejam vislumbrando novamente esta possibilidade.

Talvez de olho também nos planos das ffaa's. A substituição dos Esquilo pode ser o adendo que faltava para o reinicio das negociações. Mas é provável que algo de concreto seja posto somente no ano que vem, quando espera-se que o GF volte a investir novamente nos planos das ffaa's.

Seria uma ótima notícia tanto para os militares quanto para o mercado civil. Já é uma merda ter que aturar duopólio na aviação comercial, imagina monopolio de fabricação de helos, quando o mercado está absorvendo muito mais do que a Helibrás pode, ou quer, lhe entregar.

Alternativas ou opções são sempre muito bem vindas e saudáveis.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 29, 2011 1:32 pm

Algumas imagens do poderia vir a ser o A109 naval da MB

Imagem

Imagem

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6794 vezes
Agradeceram: 7095 vezes
Contato:

#57 Mensagem por Túlio » Sex Jul 29, 2011 1:47 pm

Se não me engano o AW109 dobra as pás, duas para trás e duas para a frente, confere?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

#58 Mensagem por Jonas Rafael » Sex Jul 29, 2011 3:26 pm

papagaio escreveu:
Jonas Rafael escreveu: Inevitável perguntar: E os AH-1?
Poderia ampliar melhor qua é a sua dúvida ?
Sim, os AH-1 Super Cobra usam esquis e são o helicóptero padrão de ataque do USMC, que optou por operá-los ao invés de navalizar o Apache (como os ingleses optaram por fazer) (se não me engano operam ainda versões do UH-1). Embora reconheça que a maioria dos helos embarcados hoje em dia utilize trem de pouso, me chama a atenção esse caso específico porque é empregado em grandes números...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#59 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 29, 2011 4:47 pm

Temos um exemplo melhor ainda: e os AB212 da Marinha Italiana?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
papagaio
Avançado
Avançado

#60 Mensagem por papagaio » Sex Jul 29, 2011 8:38 pm

Não foi falado que Helis com Esquis não operam a bordo de navios, mas que efetivamente tem mais restrições.
Os próprios Esquilos são operados pela MB a décadas a bordo, só não são Helis navais "legítimos".
O caso da aviação dos Marines é bem particular, optaram por reformar e também adquirir novos, centenas de UH-1 e AH-1 ao invés de adquirir novos Blackhawk e Apaches. Por que ? Particularmente agora os AH-1 e UH-1 modernizados tem cerca de 70% em comum para ambas aeronaves, facilitando muito a logística e treinamento. Optaram agora por um novo CH-53, nunca compraram Chinooks. Acho particularmente que isto atende uma demanda para que todos os fabricantes (Sikorsky, Bell, ...) de helicópteros nos EUA, tenham seu "pedaço" garantido.
Não tenho dúvidas que o AB-212 é uma aeronave extremamente limitada pras funções que exerce/exercia, fazer ASW de "Sapão" navalizado, está muito longe de algo ideal, mas não podemos esquecer que foi uma aeronave produzida na Itália.
Isso é apenas minha opinião.
Abs,

Responder