Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8416 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 02, 2011 5:42 am

sapao escreveu:
cb_lima escreveu:Nem liga sapao...

Só no Brasil o BH e o EC-725 não podem pertencer as mesmas FAs...

Os extremos para mim são sempre um problema... essa nacionalice de querer tudo "aparentemente" Made in Brazil é ótimo para o palanque mas com o nosso nível de atraso e capacidade de concorrer tem que ser feita em doses homeopáticas e isso leva muitos anos e investimento continuo, e nesse caso como a missão das FAs não pode entrar em "pausa" esperando no tempo, compras como as do BH são mais do que necessárias.

Já foi dito aqui ínumeras vezes que a FAB chegou a conclusão que manter os UH-1 com o nível de prontidão necessária e mesmo tentar atualizados quando comparado a comprar BH novos não valeria a pena, e daí a frota está sendo substituída por eles em alguns esquadrões enquanto outros irão contar com a parte da iniciativa mais "nacional" que se chama EC-725.

No fim a força tem a ganhar com soluções equilibradas e que resolvem o problema.

E é isso o que deveria importar.

[]s
CB_Lima

Já disse aqui que ninguem larga o vicio de uma vez só, senão o paciente morre.
Mas a solução tem que ter CONTINUIDADE, e sem isso vai tudo embora.
Concordo!

Sem continuidade... não tem esses sonhos por dias melhores e a tal da "independência" tecnológica.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#8417 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 02, 2011 11:33 am

Os bléquiróqui estão aí e acho que nem o Pirck, na intimidade do seu lar e sem ninguém ver, acredita mesmo que seja um heli ruim, não o é, em absoluto.

Mas...
Segundo dizem, as novas compras deverão ser feitas dentro de um conceito diferente dos que moveram a FAB/EB à época.

Se não tiver escapatória e a coisa cair na prateleirada, então segue com este mesmo.

Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#8418 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 02, 2011 11:49 am

Alguém saberia dizer se os Mi-35 adquiridos vieram com algum armamento de verdade como mísseis anti-tanque ou ele vai ficar somente com o básico canhões e foguetes não guiados?

Jet Crash®

Imagem
Hader

#8419 Mensagem por Hader » Sáb Jul 02, 2011 11:54 am

Jet Crash® escreveu:Alguém saberia dizer se os Mi-35 adquiridos vieram com algum armamento de verdade como mísseis anti-tanque ou ele vai ficar somente com o básico canhões e foguetes não guiados?
Salve Jet. Estava sumido meu caro. A encomenda dos helis contempla sim o armamento guiado AT. Uma parte viria agora com a entrega do segundo lote.

[]'s

Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#8420 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 02, 2011 11:56 am

Hader escreveu:
Jet Crash® escreveu:Alguém saberia dizer se os Mi-35 adquiridos vieram com algum armamento de verdade como mísseis anti-tanque ou ele vai ficar somente com o básico canhões e foguetes não guiados?
Salve Jet. Estava sumido meu caro. A encomenda dos helis contempla sim o armamento guiado AT. Uma parte viria agora com a entrega do segundo lote.

[]'s
Você quer dizer aquele segundo lote que será cancelado por falta de verbas??

Pelo visto nada mudou.

Jet Crash®

Imagem
Carlos Mathias

#8421 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 02, 2011 12:14 pm

Não será cancelado, apenas a entrega foi adiada.
Estão prontos inclusive.

Dizem algumas línguas que os mísseis AT já estão aqui.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#8422 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 02, 2011 2:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Os bléquiróqui estão aí e acho que nem o Pirck, na intimidade do seu lar e sem ninguém ver, acredita mesmo que seja um heli ruim, não o é, em absoluto.

Mas...
Segundo dizem, as novas compras deverão ser feitas dentro de um conceito diferente dos que moveram a FAB/EB à época.

Se não tiver escapatória e a coisa cair na prateleirada, então segue com este mesmo.
Pelo que entendi e o S Hawk da MB está aí para provar isso, nas "novas" compras vai existir coisas tipo fabricação e ToT quando possível, quando não a coisa vai ser prateleira...

Ou seja, nada de radicalidade aonde ou tudo ToT/fabricação ou tudo Prateleira, o que é o mais racional e lógico na minha opnião.

E o BH preenche uma lacuna na FAB e o EC-725 irá preencher outra e vão viver felizes para sempre.

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#8423 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 02, 2011 2:57 pm

Mas não foi isso que eu disse homi? :?

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#8424 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 02, 2011 3:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas não foi isso que eu disse homi? :?
Só confirmando... :lol:

[]s
CB_Lima

PRick

#8425 Mensagem por PRick » Sáb Jul 02, 2011 3:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Os bléquiróqui estão aí e acho que nem o Pirck, na intimidade do seu lar e sem ninguém ver, acredita mesmo que seja um heli ruim, não o é, em absoluto.

Mas...

CM,

Ninguém aqui está falando que o BH é ruim, mas não serve para o Brasil dentro do que está proposto aqui. É isso.

No entanto, o principal cerne da questão é porque a própria FAB adota critérios e processos completamente diferentes para comprar um BH e o FX-2. Ou mesmo comprar os outros helos. Oras porque um ninguém sabe como foi comprado, a mídia não diz nada, agora já o outro tem suspeita de escândalos, mesmo que não existe nenhuma prova?

Ou a compra suspeita e escândalosa é aquela que nós não concordamos e a outra é aquela que concordamos? Não tem que existir dois pesos e duas medidas, vai comprar, faz RFI, processo de seleção, exposição de motivos e no final, a decisão mostrando como foi, os valores do contrato e pronto.

Não tem qualquer problema em comprar Helo civil, desde que, esteja bem claro nisso, que se pague o preço certo. Como falei acima, mas ainda não entenderam, o problema não é ser barato ou caro, mas que paguemos o preço justo e que tenhamos aquilo que pagamos é isso. Como contribuinte temos o dereito de saber o que se está comprando, e o quando está se pagando. O mínimo que deve ser feito é a prestação de contas.

Depois tem o problema de saber administrar prioridades, algo mais básico impossível, se não temos recursos para tudo, vamos priorizar o fundamental, qualquer vai dizer aqui o que é fundamental para a FAB.

1- Caças
2- Transporte de asa fixa
3- Transporte de asa rotativa.

Esses são os principais locais que deveríamos gastar recursos, na medida do possível, usando plataformas as mais flexíveis possíveis.

O outro lado da questão é o aspecto da nacionalização e da capacitação, a END deixou claro, esse é o principal norteador de nossas compras militares, elas devem antes de tudo ser o trampolim para esse processo, quer dizer, vamos pagar para ter capacitação e nacionalização mediante a compra de material bélico.

Os BH´s não atendem nenhuma desses requisitos. Antes que digam que sou radical, e aqui não se trata disso, não dá para servir a dois senhores. Posso até concordar com a compra dos SH´s da MB, porque não existia muita alternativa. Porém, não é o mesmo caso da FAB ou do EB. Porque ambos usam o BH como helo de transporte. E aí falam em MI-17, que deveriam ter sido comprados no lugar dos BH´s. É isso, porque C-SAR será feito pelos EC-725. E os outros helos, os que cumprem tarefas de ligação, podem ser atendidas perfeitamento por modelos civis adaptados.

Os helos não tem culpa se querem trazer modelos leves e civis adaptados para tarefas bélicas, eles tem uso restrito, não são para agirem em linha de frente. Por sinal, nenhum helo de transporte deve ser exposto ao combate direto. Eles não são projetados para isso. Ter resistência, não é ser imune ou a prova de algo. Então é isso, temos que operar Esquilos, Jet Ranger e outros iguais porque não dá para operar BH´s e EC-725 em todas as tarefas, o custo é proibitivo.

[]´s

Carlos Mathias

#8426 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 02, 2011 3:44 pm

Eu acho que o BH começou aqui noutra época, noutras circunstâncias.

Como já há uma linha logística, doutrinária e etc sobre esse modelo, o jeito é ir usando este mesmo, que apesar de muito bom, realmente não atende nada da END.

Mas é aquilo, não dá prá jogar tudo fora e começar tudo do zero.
Agora que já tá aí, vai com esse mesmo.

Eu preferia um heli mais nacionalizado possível, se não 100%.
Mas fazemos a limonada com os limões que temos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6789 vezes
Agradeceram: 7089 vezes
Contato:

#8427 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 02, 2011 3:51 pm

Perfeito. Adoraria um BH ou algo do gênero feito aqui, de preferência com índices de nacionalização superiores aos pífios da EUROBRÁS mas sustento que isso depende menos das indústrias do que do GF.

Porque para um pouso de assalto (infiltração/exfiltração de um simples GC/patrulha/DOFEsp) em área conflagrada eu temo que aquela baita silhueta do Caracol/Mi-171 deva fazer uma senhora diferença em vulnerabilidade (alvo oferecido a uma prosaica metralhadora emboscada) para a do BH (ou similar).

Mas isso sou eu, claro... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#8428 Mensagem por PRick » Sáb Jul 02, 2011 3:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu acho que o BH começou aqui noutra época, noutras circunstâncias.

Como já há uma linha logística, doutrinária e etc sobre esse modelo, o jeito é ir usando este mesmo, que apesar de muito bom, realmente não atende nada da END.

Mas é aquilo, não dá prá jogar tudo fora e começar tudo do zero.
Agora que já tá aí, vai com esse mesmo.

Eu preferia um heli mais nacionalizado possível, se não 100%.
Mas fazemos a limonada com os limões que temos.
Concordo, desde que, não se use os erros do passado, para continuar a perpetuar eles no futuro. As compras de prateleira e de oportunidade são algo para serem tolerados no presente, e indesejáveis para o futuro. Porém, me preocupa muito a tradição dos vícios e mazelas. Do tipo, como já somos dependentes e temos muita coisa importada, vamos continuar a fazer assim.

Volta e meia alguém diz, mas nós já temos muito material made in USA comprado e em uso, e daí? Qualquer caminhada tem o primeiro passo.

[]´s

Carlos Mathias

#8429 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 02, 2011 3:53 pm

Hmmmmmmmmmmm...

A silhueta do BH tem mais a ver com poder caber no C-130 do que ser alvo ou não. Eu acho.
Todos eles são bem grandões e barulhentos prá cacete.

PRick

#8430 Mensagem por PRick » Sáb Jul 02, 2011 3:57 pm

Túlio escreveu:Perfeito. Adoraria um BH ou algo do gênero feito aqui, de preferência com índices de nacionalização superiores aos pífios da EUROBRÁS mas sustento que isso depende menos das indústrias do que do GF.

Porque para um pouso de assalto (infiltração/exfiltração de um simples GC/patrulha/DOFEsp) em área conflagrada eu temo que aquela baita silhueta do Caracol/Mi-171 deva fazer uma senhora diferença em vulnerabilidade (alvo oferecido a uma prosaica metralhadora emboscada) para a do BH (ou similar).

Mas isso sou eu, claro... 8-]
Sinceramente, todos os 03 modelos são muito grandes, um helo faz muito barulho, os rotores fazem muito vento, enfim, é brabo querer ocultar algo tão chamativo a baixa altitude, é como querer que as turbinas de um caça sejam silenciosas. Caça furtivo só mesmo bem alto e longe do chão 8-] 8-] , mas os helos são escravos do chão e do voo baixo. Não é sem querer que a perda deles é muito alta, até mesmo técnicas, porque voando baixo não existe muito espaço para manobra.

Quanto a construção local, isso só ocorre quando tomamos atitudes radicais, do tipo, só compramos aquilo produzido aqui, como os chineses começaram a fazer faz tempo. Enquanto continuarmos a comprar de prateleira, o fabricante vai ficar na dele.

[]´s

Responder