Pablo Maica escreveu:"Todos os operadores dizem isso, por sinal"
Pois então é so mostrar os relatos e as fontes dos operadores reclamando. Deve ter vários, afinal são muitos e tu disse que todos reclamam.
E citar argentina hehehehehehehehehe... tinham só um unico, na pindaiba que eles andam em que não conseguem nem operar os vetores principais da força. Da um tempo.
Pelo que eu sei o pessoal da FAB quando iniciou o projeto black hawk levou em consideração todo o custo de operação pelos anos em que a aeronave for operada.
Os mesmos "incompetentes" que derrubariam os helis por virem voando. Estes mesmo que eu vejo voando dia apos dia sobre a minha cabeça.
E minha parcela do off-topic termina aqui.
Um abraço e t+

Eu defendo a nação. Não estou aqui como pseudo porta-voz da FAB, nem como adolescente entusiasta que se traveste de defensor interesses corporativos. Trato todos os ramos de modo igual. Se fazem algo que não concordo, critico, pode ser aqui, na MB ou no EB. É para isso que esse espaço existe, para crítica e debate. Também não tem sentido o comportamente infantil de endeusar armamento, porque todos tem defeitos, o bom armamento é o produzido no Brasil.
A Colombia comprou MI-17 para não bancar os custos dos BH´s, e eles recebem eles de graça. Todos aqui sabem disso. O Chile pula sempre fora dos BH´s(até eles), por problema de custos, na última concorrência aberta por eles, os BHs foram a oferta mais cara. Quando abrimos concorrência aqui no EB, o vencedor foi o Cougar, quando a FAB abriu sua Licitação, os BH´s não foram oferecidos. A Argentina está sem recursos, por isso aposentam aquilo que é caro de operar, só isso.
O que os EUA gostam é fornecer via FMS, diretamente, por baixo dos panos, como os BH´s entraram aqui, uma manobra sem que existisse nenhum controle, nenhuma cobrança, e nem vimos os valores dos contratos. Depois ainda falam do contrato dos EC-725, que foi público tudo foi divulgado e informado, é o autêntico dois pesos e duas medidas, e o motivo é um só, infelizmente, uma parte significativa de nossos militares ainda estão voltados para o passado, perpetuam o que de pior sempre existiu em nossa sociedade.
[]´s