NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21526 Mensagem por Bravo » Sex Abr 15, 2011 4:13 pm

FAB apresenta helicóptero blindado na LAAD. Saiba mais sobre aeronave

São 235 m² de área ocupada pelo rotor principal. Tudo isso para carregar até 1,5 tonelada de armamento e ainda levar oito combatentes. O helicóptero AH-2 Sabre é um verdadeiro blindado voador da Força Aérea Brasileira, que pela primeira vez visita o Rio de Janeiro como uma das atrações da LAAD 2011.

Quem for até hoje ao Riocentro poderá perceber que a robustez é a principal vantagem do AH-2, conhecido internacionalmente como Mi-35 e já usado em combate por diversos países. Capaz de atingir 335 km/h, o Sabre têm ainda blindagem e contra-medidas para evitar os ataques dos inimigos.

O que mais chama a atenção no helicóptero é o fato dos dois tripulantes se sentarem em um cockpit parecido com o de um aviação de caça. Na frente vai o artilheiro, que têm visão privilegiada para operar a torreta com dois canhões de 23mm. Logo abaixo, ficam os sistemas de mira que podem detectar alvos até à noite. Se necessário, o AH-2 pode levar ainda um grupo de combate de até oito militares.

Seis helicópteros já foram recebidos pela Força Aérea Brasileira, que opera os AH-2 a partir de Porto Velho. De lá até o Rio de Janeiro, foi uma longa viagem com passagens por Vilhena (RO), Cuiabá, Campo Grande, Araçatuba (SP) e Pirassununga (SP). Em todas essas cidades, o AH-2 foi recebido por curiosos, que agora poderão acompanhar o retorno a partir de amanhã (dia 16/4).


Fonte: Agência Força Aérea

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7006




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21527 Mensagem por Bravo » Sex Abr 15, 2011 4:14 pm

14/04/2011 - 17h20
Reequipamento é tema de entrevista do Comandante da Aeronáutica para revista


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, que participa da LAAD, comentou os planos de reequipamento da Força Aérea Brasileira. Entre os principais destaques, os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT), o programa espacial e a artilharia antiaérea. O Brigadeiro Saito comentou ainda sobre as comemorações dos 70 anos do Comando da Aeronáutica.

Revista Tecnologia e Defesa - No ano passado, a exemplo das demais Forças, a Aeronáutica apresentou ao governo o seu Plano Estratégico Militar da Aeronáutica, o PEMAER. Entre as metas constantes do documento, quais o senhor destacaria como vitais e inadiáveis?


TB Saito - O reaparelhamento é apenas um dos aspectos do planejamento futuro da Força Aérea Brasileira. Este é um dos itens do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), um documento que resume o pensamento das necessidades da FAB para os próximos 15 anos. O PEMAER é fruto de um amplo diagnóstico, contemplando os meios operacionais e até as necessidades dos profissionais que atuam diariamente nas diversas missões da instituição. Inúmeros projetos estão em andamento para dotar a Força Aérea dos melhores recursos possíveis para a defesa do país.

Evidentemente, quando focamos especificamente na compra de novos meios aéreos, os projetos FX2 e KC-390 têm destaque. Basta lembrarmos, por exemplo, que temos a maior frota de aeronaves C-130 da América do Sul, terceira ou quarta do mundo, e o projeto do KC-390 representaria um importante passo para o futuro da aviação de transporte da FAB. O Projeto FX2 também significa a escolha do novo vetor responsável pelas principais missões de combate e, ao mesmo, que trará para a industrial nacional a possibilidade de obter know-how em áreas de ponta. Estes projetos também têm espaço para uma das prioridades do Comando da Aeronáutica, que é ampliar nossa capacitação científico-tecnológica e fortalecer a indústria aeroespacial e de defesa brasileira.

Um outro destaque é o uso de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs). Esta é uma das projeções do Comando da Aeronáutica para o futuro. Estamos atentos ao cenário mundial e nossas experiências em operações conjuntas demonstram a necessidade de incorporar essas tecnologias à FAB. Em 2009, foi recebido na Base Aérea de Santa Maria uma unidade do VANT Hermes 450. Trata-se de um produto israelense no estado da arte em tecnologia embarcada, empregado rotineiramente em operações de defesa e antiterror. O Hermes 450 também conta com a experiência de mais de 170.000 mil horas no Afeganistão, voando pelas forças do Reino Unido como parte do sistema Watchkeeper. Esse avião não-tripulado já permite que militares da FAB, auxiliados por profissionais da Elbit e Aeroeletrônica, aprofundem os estudos sobre a utilização deste tipo de aeronave. Outro aspecto relevante é que os testes do Hermes 450 permitem que a FAB obtenha informações necessárias para estabelecer regras para voos deste tipo de equipamento no país e sua inserção no conjunto de normas que regulam o tráfego aéreo sob responsabilidade brasileira.

Por fim, gostaria de destacar o trabalho do DCTA no Programa Espacial Brasileiro, que acontece nas suas unidades de pesquisa, em São José dos Campos (SP), e nos Centros de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN), e de Alcântara, no Maranhão. O DCTA continuará participando do processo de desenvolvimento e qualificação do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Este projeto conta com um centro de lançamento cada vez mais modernizado, fundamental para alavancar o Brasil em seu processo de independência tecnológica, científica e econômica. Conhecimento é a moeda desse novo século, e a ciência, tecnologia e inovação praticadas no Comando da Aeronáutica geram, continuamente, fatos portadores de futuro.

Revista Tecnologia e Defesa - As Forças Armadas brasileiras, até o momento, não contam com sistemas de defesa antiaérea (mísseis superfície-ar) capazes de enfrentar ameaças à médias altitudes. No entanto, consta que a Força Aérea está planejando criar uma unidade especializada nesta tarefa. O senhor poderia comentar a respeito?


TB Saito - A 1a Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (CAAAD) foi fundamental para a criação de doutrinas de emprego e para mostrar a importância da Artilharia Antiaérea para a defesa das instalações e áreas de interesse para o cumprimento da nossa missão institucional, que é a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro. Neste momento, temos projetos para criar novas Companhias e equipa-las com armamento de maior alcance que possa amplificar esta capacidade da FAB. Estudos estão em andamento em parceria com o Exército Brasileiro, importante parceiro neste campo, e a perspectiva é que esta aquisição aconteça tão logo seja possível.

Revista Tecnologia e Defesa - Uma questão que já se tornou redundante, mas é inevitável. Sobre o programa F-X2, o que a Força Aérea espera?

TB Saito - Vão ser incorporadas à primeira linha de defesa do país tecnologias de ponta que trarão aprendizados para toda a Força Aérea Brasileira. Quando os primeiros aviões do projeto F-X2 começarem a voar no 1° Grupo de Defesa Aérea, será iniciado um amplo processo de absorção de conhecimentos que vão da parte operacional à logística, com destaque para o aprendizado previsto nos contratos de transferência de tecnologia e no treinamento das equipagens. O efetivo deverá estar pronto para um esforço que superará os ocorridos nas décadas de 70 e 80 com as aquisições dos Mirage III, Xavante, F-5 e AMX. A tropa está muito motivada pelo reconhecimento do Estado Brasileiro à missão da FAB, e aguarda para que uma decisão seja tomada.

Revista Tecnologia e Defesa - Este ano assinala o 70º aniversário de criação do então Ministério da Aeronáutica, hoje Comando da Aeronáutica. O senhor poderia comentar a respeito de tão significativo número e quais as ações que a instituição pretende implementar em comemoração?


TB Saito - Setenta anos é um marco realmente de grande significado para a Força Aérea Brasileira. Basta observar o passado para perceber como nos agigantamos no campo aeronáutico. Dos primeiros aviões da Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, aos modernos sistemas de interligação de dados das aeronaves, de sensores e de armamentos de hoje, houve um crescimento acentuado, muitas vezes surpreendente, na capacidade e no potencial da Força Aérea Brasileira.

Em 70 anos, por exemplo, a Aviação de Caça saiu dos potentes motores à combustão para os modernos jatos supersônicos, ao mesmo tempo em que a indústria aeronáutica nacional ganhou um estratégico espaço no cenário global e hoje exporta aviões brasileiros para o mundo. As mudanças e o próprio presente são resultados das decisões acertadas e das experiências de todos os homens e mulheres que participaram dessa caminhada, sobretudo daqueles que ajudaram a sinalizar o caminho.

Para celebrar este legado, devem ocorrer eventos comemorativos durante todo o ano, com destaque para o aniversário do CAN, criado como Correio Aéreo Militar em 1931, dez anos antes do Ministério da Aeronáutica. Também desenvolvemos uma campanha institucional para que todos os nossos públicos internos e externos possam não apenas celebrar, mas compreender e ressaltar a importância desses 70 anos.
Fonte: Revista Tecnologia e Defesa

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6994




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
mauregas
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 3:30 pm

Re: NOTÍCIAS

#21528 Mensagem por mauregas » Dom Abr 17, 2011 6:00 pm

Caros Foristas,

Não sei se é o local certo para discutir, mas me surpreende a falta de política de Estado no Brasil para a questão de Defesa. Vemos muitas políticas de governo, que muda a cada novo eleito ou a cada troca de ministros das mais diversas áreas, mas não existe uma política de Estado permanente para a área de Defesa.

Não sei se é impressão minha, mas parece que tudo é feito de qualquer jeito, a defesa é deixada em segundo plano. E, diante das rápidas mudanças que acontecem hoje no mundo, e vem acontecendo desde 2001, é de um perigo extremo para o país. Ainda que hoje, não tenhamos inimigos imediatos e nossos vizinhos, no geral, estão em situação tão delicada ou pior que a nossa.

Seria até compreensível se o pouco esforço na área da defesa, fosse em razão de focar a política do Estado na Saúde e Educação, ou até segurança interna, áreas vitais para um país que pretende deixar de ser emergente para ser um potência. Mas, essas áreas seguem igualmente abandonadas pelos políticos do Brasil.

É minha humilde opinião, sem ser um profundo conhecedor da política e do Estado... se nada for feito de sério neste País na área de Defesa (e de Educação, e de Saúde e de Segurança Interna), os anos vindouros serão difíceis para o Brasil.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 9230
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 443 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21529 Mensagem por prp » Seg Abr 18, 2011 12:27 am

KKKKK o pessoal ficou com medo de cair um canop assassino na cabeça deles :lol: :lol: :lol:

17/04/2011 23h09 - Atualizado em 17/04/2011 23h09
Sobrevoo de caças assusta moradores na Barra da Tijuca
Aviões da FAB sobrevoaram a Ilha da Gigóia na tarde deste domingo (17).
Aeronáutica confirmou, mas não informou a razão da movimentação.
Do G1, no Rio
imprimir

Moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, se assustaram na tarde deste domingo (17) com a presença de caças da Força Aérea Brasileira que sobrevoaram o bairro.
“Eles passaram três vezes, sempre muito baixo e fazendo um barulho enorme, ensurdecedor”, disse o designer gráfico Filipe Marino Siciliano, de 25 anos, que conseguiu registrar em vídeo a passagem dos aviões sobre a Ilha da Gigóia, onde mora. “Meu filho, de sete meses, estava dormindo na hora e acordou assustado, chorando muito”, completou.

Outro morador da ilha, o aposentado Roberto Moura Antunes, de 71 anos, também se assustou com a movimentação aérea na tarde deste domingo. “Pensei que fosse ter um infarto, com toda a certeza minha pressão arterial disparou”, afirmou.
“Foi assustador, desesperador, um pânico geral. Nunca ouvi tanto barulho na minha vida. Parecia um terremoto”, disse, acrescentando que portas, janelas e objetos da casa tremeram com a passagem dos aviões.

Tanto Filipe quanto Roberto disseram que não é a primeira vez que isso ocorre na região. “Na semana passada, minha mulher estava passeando com as minhas netas e os aviões passaram também. Ela ficaram muito assustadas, estão traumatizadas. Hoje começaram a chorar e não querem mais sair de casa”, afirmou o aposentado.

“Espero, sinceramente, que isso não se repita”, concluiu Roberto.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Aeronáutica confirmou o sobrevoo dos caças no Rio de Janeiro, mas não soube informar a razão da movimentação.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3241
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21530 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Abr 18, 2011 1:00 am

prp escreveu:KKKKK o pessoal ficou com medo de cair um canop assassino na cabeça deles :lol: :lol: :lol:

17/04/2011 23h09 - Atualizado em 17/04/2011 23h09
Sobrevoo de caças assusta moradores na Barra da Tijuca
Aviões da FAB sobrevoaram a Ilha da Gigóia na tarde deste domingo (17).
Aeronáutica confirmou, mas não informou a razão da movimentação.
Do G1, no Rio
imprimir

Moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, se assustaram na tarde deste domingo (17) com a presença de caças da Força Aérea Brasileira que sobrevoaram o bairro.
“Eles passaram três vezes, sempre muito baixo e fazendo um barulho enorme, ensurdecedor”, disse o designer gráfico Filipe Marino Siciliano, de 25 anos, que conseguiu registrar em vídeo a passagem dos aviões sobre a Ilha da Gigóia, onde mora. “Meu filho, de sete meses, estava dormindo na hora e acordou assustado, chorando muito”, completou.

Outro morador da ilha, o aposentado Roberto Moura Antunes, de 71 anos, também se assustou com a movimentação aérea na tarde deste domingo. “Pensei que fosse ter um infarto, com toda a certeza minha pressão arterial disparou”, afirmou.
“Foi assustador, desesperador, um pânico geral. Nunca ouvi tanto barulho na minha vida. Parecia um terremoto”, disse, acrescentando que portas, janelas e objetos da casa tremeram com a passagem dos aviões.

Tanto Filipe quanto Roberto disseram que não é a primeira vez que isso ocorre na região. “Na semana passada, minha mulher estava passeando com as minhas netas e os aviões passaram também. Ela ficaram muito assustadas, estão traumatizadas. Hoje começaram a chorar e não querem mais sair de casa”, afirmou o aposentado.

“Espero, sinceramente, que isso não se repita”, concluiu Roberto.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Aeronáutica confirmou o sobrevoo dos caças no Rio de Janeiro, mas não soube informar a razão da movimentação.
EBA, MAIS UM PARA PEDIR INDENIZAÇÃO E FUDER DE VEZ COM A GENTE.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21531 Mensagem por irlan » Seg Abr 18, 2011 9:43 am

Dizem que os aviões são nossos e não de outra nacionalidade...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21532 Mensagem por pampa_01 » Seg Abr 18, 2011 10:30 am

prp escreveu:KKKKK o pessoal ficou com medo de cair um canop assassino na cabeça deles :lol: :lol: :lol:

17/04/2011 23h09 - Atualizado em 17/04/2011 23h09
Sobrevoo de caças assusta moradores na Barra da Tijuca
Aviões da FAB sobrevoaram a Ilha da Gigóia na tarde deste domingo (17).
Aeronáutica confirmou, mas não informou a razão da movimentação.
Do G1, no Rio
imprimir

Moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, se assustaram na tarde deste domingo (17) com a presença de caças da Força Aérea Brasileira que sobrevoaram o bairro.
“Eles passaram três vezes, sempre muito baixo e fazendo um barulho enorme, ensurdecedor”, disse o designer gráfico Filipe Marino Siciliano, de 25 anos, que conseguiu registrar em vídeo a passagem dos aviões sobre a Ilha da Gigóia, onde mora. “Meu filho, de sete meses, estava dormindo na hora e acordou assustado, chorando muito”, completou.

Outro morador da ilha, o aposentado Roberto Moura Antunes, de 71 anos, também se assustou com a movimentação aérea na tarde deste domingo. “Pensei que fosse ter um infarto, com toda a certeza minha pressão arterial disparou”, afirmou.
“Foi assustador, desesperador, um pânico geral. Nunca ouvi tanto barulho na minha vida. Parecia um terremoto”, disse, acrescentando que portas, janelas e objetos da casa tremeram com a passagem dos aviões.

Tanto Filipe quanto Roberto disseram que não é a primeira vez que isso ocorre na região. “Na semana passada, minha mulher estava passeando com as minhas netas e os aviões passaram também. Ela ficaram muito assustadas, estão traumatizadas. Hoje começaram a chorar e não querem mais sair de casa”, afirmou o aposentado.

“Espero, sinceramente, que isso não se repita”, concluiu Roberto.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Aeronáutica confirmou o sobrevoo dos caças no Rio de Janeiro, mas não soube informar a razão da movimentação.
Patético....




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Hader

Re: NOTÍCIAS

#21533 Mensagem por Hader » Seg Abr 18, 2011 11:23 am

Assustador pode até ser, para uma criança com menos de 5 anos. Desesperador já é demais...Neguinho não pode ver um repórter que sai falando asneira para aparecer. Quando passa uma moto com escapamento aberto na porta da casa dele deve ser um Deus nos acuda...




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21534 Mensagem por pafuncio » Seg Abr 18, 2011 11:50 am

Hader escreveu:Assustador pode até ser, para uma criança com menos de 5 anos. Desesperador já é demais...Neguinho não pode ver um repórter que sai falando asneira para aparecer. Quando passa uma moto com escapamento aberto na porta da casa dele deve ser um Deus nos acuda...

Fico imaginando uma barata voadora ...


(falando sério, que matéria mais fuleira; duvido que tenha havido um estrondo transsônico, i.e., o barulho deve ter sido bem suportável. Se fosse eu, na minha infância, eu ia adorar ver os caças passando).




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21535 Mensagem por Boss » Seg Abr 18, 2011 12:02 pm

Ano retrasado teve um baile de F-5 aqui nos céus da cidade (nunca tinha passado), saímos todos assustados da sala de aula (o agravante era que um idiota de uma rádio estava falando que a cidade iria "acabar", coincidentemente bem no dia dos caças passarem), mas depois do susto todo mundo queria mais é apreciar os caças do que ficar chorando por causa do susto.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 395
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 116 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21536 Mensagem por Helton2042 » Seg Abr 18, 2011 12:16 pm

Bela passagem... :)





brisa

Re: NOTÍCIAS

#21537 Mensagem por brisa » Seg Abr 18, 2011 12:22 pm

:shock: :shock: :shock: rapaizzzz e aquele morro la no fundo heimmmm :o




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#21538 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 18, 2011 12:39 pm

Uááááááááu !!!!!! :D

Imagina quando forem os SU-35 despejando quase 30 ton de potência na cabeça desse povo!!!!! :mrgreen:

Aâ?
Su-35? Eu escrevi isso?

Desculpem a empolgação... :?




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21539 Mensagem por Boss » Seg Abr 18, 2011 12:45 pm

Só se forem os da Venezuela... :lol:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 395
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 116 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21540 Mensagem por Helton2042 » Seg Abr 18, 2011 12:48 pm

Lembrou aquele evento que acontece na Suíça Axalp se não me engano... Sem dúvida uma bela subida!




Responder