TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49501 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 30, 2010 9:59 am

Zavva escreveu:
Penguin escreveu:30/11/2010 - 07h37
Documentos confidenciais revelam que, para EUA, Itamaraty é adversário
http://media.folha.uol.com.br/mundo/201 ... ileaks.pdf

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Telegramas confidenciais de diplomatas dos EUA indicam que o governo daquele país considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma "inclinação antinorte-americana".

Esses mesmos documentos mostram que os EUA enxergam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, como um aliado em contraposição ao quase inimigo Itamaraty.

Mantido no cargo no governo de Dilma Rousseff, o ministro é elogiado e descrito como "talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil".

A Folha leu com exclusividade seis telegramas (leia a íntegra em inglês) de um lote de 1.947 documentos elaborados pela Embaixada dos EUA em Brasília, sobretudo na última década.

Os despachos foram obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. As íntegras desses papéis estarão hoje no site da ONG, que também produzirá reportagens em português. O site da Folha divulgará os telegramas completos.

Num dos telegramas, de 25 de janeiro de 2008, o então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, relata aos seus superiores como havia sido um almoço mantido dias antes com Nelson Jobim. Nesse encontro, o ministro brasileiro contribuiu para reforçar a imagem negativa do Itamaraty perante os norte-americanos.

Indagado sobre acordos bilaterais entre os dois países, Jobim citou o então secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.

Segundo o relato produzido por Clifford Sobel, "Jobim disse que Guimarães 'odeia os EUA' e trabalha para criar problemas na relação [entre os dois países]."

Não há nos seis telegramas confidenciais lidos pela Folha nenhuma menção a atos ilícitos nas relações bilaterais Brasil-EUA. São apenas descrições de encontros, almoços e reuniões.

Ao mencionar um acordo bilateral, Clifford Sobel diz que caberá ao presidente Lula decidir entre as posições de um "inusualmente ativo ministro da Defesa interessado em desenvolver laços mais próximos com os EUA e um Ministério das Relações Exteriores firmemente comprometido em manter controle sobre todos os aspectos da política internacional".

Num telegrama de 13 de março de 2008, Sobel afirma que o Itamaraty trabalhou ativamente para limitar a agenda de uma viagem de Jobim aos EUA.

Ao relatar a visita (de 18 a 21 de março de 2008), os EUA pareciam frustrados: "Embora existam boas perspectivas para melhorar nossa relação na área de defesa com o Brasil, a obstrução do Itamaraty continuará um problema".

CAÇAS DA FAB

Apesar de elogiado, Jobim nunca apresentou em reuniões nenhuma proposta especial aos EUA a respeito da licitação dos 36 aviões caça que serão comprados pela Força Aérea Brasileira.

Em todos os relatos confidenciais os diplomatas dos EUA em Brasília mencionam frases de Jobim que coincidem com o que o ministro declarou em público.

Em uma ocasião, por exemplo, os norte-americanos escrevem: "Compras de fornecedores dos EUA serão mais competitivas quando [o país] autorizar uma produção brasileira de futuros sistemas militares".

Procurado pela Folha, o Departamento de Estado dos EUA se recusou a comentar as comunicações sigilosas.

Uma porta-voz do departamento enfatizou que os países mantêm boas relações. A Casa Branca não respondeu à reportagem até a conclusão desta edição.
Todo mundo sabia que o NJ não era anti-americano ou anti-OTAN, este discurso esquerdista dele foi só para poder se manter no cargo.

Agora foi uma atitude anti-ética da parte dele ficar falando mau de um colega do Itamaraty (Samuel Pinheiro Guimarães) tão importante, para os americanos.
Eu acho isso grave.

Abs
Anti-ético? O Guimarães é esquerdista mesmo. O busílis não é ele falar, mas os EUA entregar fonte e deixar vazar - ou foi proposital? - essas infos por aí?
Uma onda de antiamericanismo vem por aí. Com uma certa dose de razão.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#49502 Mensagem por alcmartin » Ter Nov 30, 2010 10:02 am

Wolf, queima, que de repente, entra outro mais favoravel... :?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#49503 Mensagem por Penguin » Ter Nov 30, 2010 10:03 am

Não me parece ter sido proposital.
Está mais para uma grande cagada.

Imagem

Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 30, 2010 10:06 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#49504 Mensagem por alcmartin » Ter Nov 30, 2010 10:16 am

Em relaçao ao vazamento, o telegrama, eu até acredito, Santiago. Foi só um no meio de muitos. Mas a falta de cuidado do embaixador americano, não. Isso não se bota em documento. É falado. Botar no escrito só em caso de vazamento e o resultado for favoravel, apesar do embaraço. Custo-beneficio. É o costume.
Queimar fonte, ou aliado, é imperdoável. A não ser que valha a pena.

abs!

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#49505 Mensagem por Penguin » Ter Nov 30, 2010 10:21 am

alcmartin escreveu:Em relaçao ao vazamento, o telegrama, eu até acredito, Santiago. Foi só um no meio de muitos. Mas a falta de cuidado do embaixador americano, não. Isso não se bota em documento. É falado. Botar no escrito só em caso de vazamento e o resultado for favoravel, apesar do embaraço. Custo-beneficio. É o costume.
Queimar fonte, ou aliado, é imperdoável. A não ser que valha a pena.

abs!
Nos milhares de telegramas vazados há todo o tipo de indiscrições. Várias verdadeiramente embaraçosas.
As que envolvem o Brasil são até leves.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 30, 2010 10:22 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#49506 Mensagem por Marino » Ter Nov 30, 2010 10:21 am

Todo mundo sabia que o NJ não era anti-americano ou anti-OTAN, este discurso esquerdista dele foi só para poder se manter no cargo.

Agora foi uma atitude anti-ética da parte dele ficar falando mau de um colega do Itamaraty (Samuel Pinheiro Guimarães) tão importante, para os americanos.
Eu acho isso grave.

Abs
Zavva, qual discurso esquerdista do NJ?
Vc acha que o Ministro da Defesa do Brasil se manifestar contra a expansão da carta da OTAN, que permitiria a mesma atuar em qualquer parte do planeta, Atlântico Sul em particular, é discurso esquerdista?
Vc acha que o Ministro da Defesa do Brasil se manifestar contra o conceito de Bacia do Atlântico e soberania relativa/compartilhada é discurso esquerdista?
Vc acha que alguém que trabalha sem receber, que não quis se candidatar a nada, PRECISA de uma vaguinha no governo?
Outra coisa, desconfio muito desta notícia do SPG. Se fosse o outro... :wink:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

#49507 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 30, 2010 10:30 am

É que não abaixar a calça e oferecer o lombo aos EUA, com KY no pacote, ainda é visto como anti-americanismo.

O que é que tem se ele fosse anti-qualquer coisa?
Mermão, FO...-se, a nossa política externa é a NOSSA política externa, e não a que os EUA escolhem.

Eu acho asqueroso como ainda há gente que se humilha e chora de medinho apenas coma possibilidade de os EUA ficarem maio assim, com raivinha de nós porque não fazemos exAtamente o que nos é MANDADO.

ÊITA POVINHO VIRA-LATA DO CACETE!!!!!!!!

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#49508 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Nov 30, 2010 10:32 am

Marino escreveu:

Eu acho isso grave.

Abs
Zavva, qual discurso esquerdista do NJ?
Vc acha que o Ministro da Defesa do Brasil se manifestar contra a expansão da carta da OTAN, que permitiria a mesma atuar em qualquer parte do planeta, Atlântico Sul em particular, é discurso esquerdista?
Vc acha que o Ministro da Defesa do Brasil se manifestar contra o conceito de Bacia do Atlântico e soberania relativa/compartilhada é discurso esquerdista?
Vc acha que alguém que trabalha sem receber, que não quis se candidatar a nada, PRECISA de uma vaguinha no governo?
Outra coisa, desconfio muito desta notícia do SPG. Se fosse o outro... :wink:
Olha..., não necessariamente neste fórum, mas parece que tem muita gente por esse Brasil a fora que adoraria ver um porta-aviões americano estacionado às nossas portas, e acho também que essa galera daria tudo para engraxar as botas dos marines americanos e fazer manutenção dos navios e aeronaves. Mas, cada um tem um gosto, né? Fazer o quê? :roll:

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Rock n Roll
Avançado
Avançado

#49509 Mensagem por Rock n Roll » Ter Nov 30, 2010 10:37 am

[quote="thelmo rodriguesOlha..., não necessariamente neste fórum, mas parece que tem muita gente por esse Brasil a fora que adoraria ver um porta-aviões americano estacionado às nossas portas, e acho também que essa galera daria tudo para engraxar as botas dos marines americanos e fazer manutenção dos navios e aeronaves. Mas, cada um tem um gosto, né? Fazer o quê? :roll:[/quote]

QUE TAL DAR NOME AOS BOIS E NOS DEIXAR UM POUCO MAIS ESCLARECIDOS ???

[005] [005] [005]

Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Carlos Mathias

#49510 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 30, 2010 10:38 am

Nããããããã...

Cada um com sua espada a julgar os ímpios e entreguistas, os capachos e lacaios do imperialismo ianqui. :lol:

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 251 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#49511 Mensagem por Brasileiro » Ter Nov 30, 2010 10:39 am

Vixe... agora o PH Amorim vai fazer a festa em cima do Jobim :lol:

abraços]

----------------
amor fati
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#49512 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Nov 30, 2010 10:45 am

Rock n Roll escreveu:[quote="thelmo rodriguesOlha..., não necessariamente neste fórum, mas parece que tem muita gente por esse Brasil a fora que adoraria ver um porta-aviões americano estacionado às nossas portas, e acho também que essa galera daria tudo para engraxar as botas dos marines americanos e fazer manutenção dos navios e aeronaves. Mas, cada um tem um gosto, né? Fazer o quê? :roll:

QUE TAL DAR NOME AOS BOIS E NOS DEIXAR UM POUCO MAIS ESCLARECIDOS ???

[005] [005] [005][/quote]

Amigo,

Fala-se o milagre, mas não devemos citar o nome do "santo". Tenha certeza que não incluo o seu nome nessa triste lista. Para falar a verdade, ás vezes eu imagino que deve haver "gente por esse Brasil a fora" que talvez até secretamente tenha o desjo de se casar com um marine, ou o que for para consgir um Green Card e se mudar de vez para lá. Sabe-se lá o que passa na cabeça dessa gente.E por favor, foi desnecessário as letras garrafais.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#49513 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Nov 30, 2010 10:49 am

Que tal voltarmos pro FX??? :D

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#49514 Mensagem por Franz Luiz » Ter Nov 30, 2010 10:49 am

Nos próximos 15 dias viveremos uma época "HDW 2 - o retorno", relembrando o final da disputa dos Subs.
É de se lamentar. ENO para todos nós.

Carlos Mathias

#49515 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 30, 2010 10:53 am

Eu ia fazer uma pergunta sobre essa fase HDW, mas deixa quieto. 8-]

Responder