TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago, a liberação do Congresso americano para todas estas tecnologias já foi assinada??????
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que você poderia ler o texto inteiro, sem dúvida, o Pepe afirmou que o COMAER PREFERIU o SH, por ter menor risco, já estar desenvolvido, melhor oparcionalidade, porém, o Sr. de orelhas pontudas, colocou algo diferente, acrescentou algo que o Pepe e nem ninguém, afirmou. Veja que os métodos são iguais aos que vemos por aí. Olha o que ele falou. A primeira parte foi dita aqui, mas a segundo parte destacada por mim, não foi afirmada por ninguém, nem pelos relatórios. A preferência de algo por alguém, não quer dizer de forma nenhuma que seja o de melhor desempenho.Penguin escreveu: Prick,
Vc precisa rever seus (pré)conceitos.
Sei que isso é difícil, principalmente para pessoas ranhetas![]()
O que Pepê tem afirmado, que o preferido do COMAER é o SH, tem sido confirmado por muitas fontes.
[]sPepê Rezende escreveu: O avião do Serra será o escolhido pela FIESP. Teremos excepcionais Gripen NG equipados com armas prânicas. Os lobistas da SAAB não saem dos gabinetes de parlamentares do PSDB, do DEM e de outros partidos de oposição. Vou deixar bem claro: não se trata de corrupa, é ideologia mesmo. Existe uma certeza, não verdadeira por sinal, de que a FAB QUER o avião sueco. Aliás, no fórum da FIESP, os militares começaram a confirmar minha informação, publicada em dezembro, que o preferido do Alto Comando era o Super Hornet.
Abraços
Pepê
OBS.: Não vá repetir a ladainha de que o SH é o preferido do COMAER devido ao preço. Vc seria capaz de usar esse argumento se o Eurofighter estivesse no SL e fosse o preferido do COMAER.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
[ ]´s- SH é o preferido do COMAER e melhor desempenho :
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Da mesma forma que os franceses, contratos e compromissos de governos.Marino escreveu:Ahhh, você não deve estar lendo o que está sendo divulgado pela MB, o que está sendo postado nas navais, a quantidade de engenheiros na França, a contratação de mestrandos e doutorandos de nossas faculdades, a construção em andam,ento em Itaguai, etc.Penguin escreveu: Quando o programa PROSUB, que está no início, estiver avançado se poderá avaliar o processo de ToT.
Avaliar os resultados de um programa no seu início, não me parece a melhor prática.
Prosub é Prosub, F-X2 é F-X2, Programa IKL/HDW é Programa IKL/HDW. Coisas distintas, empresas (e arranjos empresariais) e tecnologias envolvidas diferentes.
Se o pacote de ToT da França é tão maravilhoso com vc acredita, por que o GF tem uma extrema dificuldade em anunciar o resultado do F-X2, quando se sabe que o processo está com ele há muito tempo?
Que pena!!!
Está perdendo ótimas notícias, para a MB e para o Brasil, principalmente.
A questão não é avaliar um programa em seu início, é avaliar os compromissos assumidos pela outra parte, se o governo pode assumi-los sem vetos de um Congresso, se estão em contrato, e se ela os está cumprindo.
Esta é a questão primordial.
Quais os compromissos que podem ser assumidos pela Boeing, sem o aval do Congresso americano, e pela SAAB, que não domina as tecnologias de seu avião, que ESCREVEU que o Brasil deveria negociar item por item com os demais fabricantes?????????
Esta é uma pergunta que vocês, defensores que creem com sinceridade em uma proposta, não duvido disso, precisam responder.
Não sei o pq a questão não foi finalizada, mas será até o dia 19 de dezembro, quiçá antes. Basta esperar, não é? Nossa prioridade não é a do governo, que tem seu calendário político. Esperemos.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
prp escreveu:Alguém sabe o Nick do Godoi?![]()
Acho que ele andou lendo o DB, hoje no Painel ele parecia o Prick defendendo a END e até o Rafalee kkkk
E eu vivi pra ver isso.![]()
![]()
Segundo o Godoi:
O F18 não transfere tecnologia nem do parafuso do trem de pouso.
O NG é uma boa proposta mas tem um risco.
O Rafale é o mais sensato, o único que pos no papel TT irrestrita e é parceiro do Brasil em outros campos importantes.
É, nada como um dia após o outro.
Pelo menos eu sei que o "conceituado jornalista anonimo" não é o Godoi.![]()
Olha eu já malhei muito o Godoy pela falta de cuidado de algumas de suas informações, porém, o Godoy, ao contrário de muito jornalista por aí, nunca foi um quinta coluna, sempre defendeu a industria nacional e a internalização de ToT´s, toda vez que existe um acordo desse tipo, o Godoy apoia, joga junto, nunca fez o papel de um internacionalista.
[]´s
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago, vc não deve estar lendo direito meus posts.
A Boeing, não o governo americano, pode mostrar a liberação do congresso americano das tecnologias que prometeu transferir, ou vai continuar com a proposta de 5% de multa?
A SAAB, mesmo com o apoio do governo sueco, pode garantir a ToT dos componentes de outros países, ou vai acontecer o que ele ESCREVEU em sua proposta, que o Brasil teria que negociar com cada governo, com cada fabricante, item por item?
A França já apresentou a liberação total para a ToT, compromisso ASSINADO pelo presidente francês e autorizado antecipadamente pelo congresso.
Então, como vc explica o "contratos e compromissos de governos"?
A Boeing, não o governo americano, pode mostrar a liberação do congresso americano das tecnologias que prometeu transferir, ou vai continuar com a proposta de 5% de multa?
A SAAB, mesmo com o apoio do governo sueco, pode garantir a ToT dos componentes de outros países, ou vai acontecer o que ele ESCREVEU em sua proposta, que o Brasil teria que negociar com cada governo, com cada fabricante, item por item?
A França já apresentou a liberação total para a ToT, compromisso ASSINADO pelo presidente francês e autorizado antecipadamente pelo congresso.
Então, como vc explica o "contratos e compromissos de governos"?
Editado pela última vez por Marino em Dom Nov 21, 2010 12:25 pm, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Globo News Painel, o segundo vídeo trata do Brasil e a END:
http://globonews.globo.com/Jornalismo/G ... 12,00.html
http://globonews.globo.com/Jornalismo/G ... 12,00.html
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Penguin escreveu:Da mesma forma que os franceses, contratos e compromissos de governos.Marino escreveu: Ahhh, você não deve estar lendo o que está sendo divulgado pela MB, o que está sendo postado nas navais, a quantidade de engenheiros na França, a contratação de mestrandos e doutorandos de nossas faculdades, a construção em andam,ento em Itaguai, etc.
Que pena!!!
Está perdendo ótimas notícias, para a MB e para o Brasil, principalmente.
A questão não é avaliar um programa em seu início, é avaliar os compromissos assumidos pela outra parte, se o governo pode assumi-los sem vetos de um Congresso, se estão em contrato, e se ela os está cumprindo.
Esta é a questão primordial.
Quais os compromissos que podem ser assumidos pela Boeing, sem o aval do Congresso americano, e pela SAAB, que não domina as tecnologias de seu avião, que ESCREVEU que o Brasil deveria negociar item por item com os demais fabricantes?????????
Esta é uma pergunta que vocês, defensores que creem com sinceridade em uma proposta, não duvido disso, precisam responder.
Não sei o pq a questão não foi finalizada, mas será até o dia 19 de dezembro, quiçá antes. Basta esperar, não é? Nossa prioridade não é a do governo, que tem seu calendário político. Esperemos.
Pois é Santiago, para variar você está esquecendo de alguns fatos, a permissão para as ToT´s propostas pelo franceses já foram dadas previamente.
Porém, no caso dos EUA, a Boieng diz uma coisa, mas o DoD e a Embaixada dos EUA, quando preguntados falaram outra coisa.
Como por exemplo a integração do armamento, os EUA se dispuseram a integrar o armamento, mas não que isso seja feito por nós, mas por eles, quer dizer, vamos repassar as informações de nossos armamentos para eles, e não ao contrário, quer dizer não haverá abertura da caixa preta para essa integração. Esse foi apenas um dos problemas apontados na época, dessas promessas pelo que me lembro. Além das permissões serem a posteriori, e sendo emitidas para cada uma das tecnologias requeridas.
[]´s
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Super Hornet:Marino escreveu:Santiago, a liberação do Congresso americano para todas estas tecnologias já foi assinada??????
Michael Coggins, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Boeing:
Ter, 21 de Julho de 2009
DB - A maior desconfiança de alguns militares e especialistas brasileiros e de parte da imprensa especializada é com relação a possibilidade de vetos norte-americanos a projetos brasileiros ou a transferências de tecnologias mais sensíveis. Vetos que não ocorreram apenas no passado. Ainda em 2008 houve problemas com a importação de determinados produtos para o míssil nacional MAR-1, por exemplo. A Boeing pode garantir que esta política mudou e agora o Brasil terá acesso mais facilitado a armamentos e tecnologias de ponta por parte dos Estados Unidos?
MC - A diferença entre esta venda e quaisquer outras que vieram antes é o fato de que a aquisição do Super Hornet trata-se de uma venda de Governo para Governo através do processo Foreign Military Sales. O Governo dos Estados Unidos é obrigado a resolver todas as questões de autorizações e políticas antes de entrar em uma oferta vinculativa, o que é exatamente o que aconteceu no programa Super Hornet. Todas as tecnologias já foram aprovadas para liberação e todo detalhe do programa, tal como descrito na proposta dos EUA, tem o total apoio e boa fé do Governo dos Estados Unidos.
DB - Em março deste ano, foi noticiado que o houve sete “vetos políticos” dentre as mais de 2 mil licenças do Super Hornet. Quais seriam esses vetos especificamente ou que tipo de coisa eles permitiriam ou não permitiriam que o Brasil fizesse?
MC - As duas mil licenças não são relacionadas com o Super Hornet e nós não temos qualquer conhecimento sobre essas licenças que foram negadas. Proteger uma licença é geralmente um processo administrativo que é guiado por decisões políticas. No caso do Super Hornet F/A-18E/F, todas as políticas, autorizações e aprovações estão em ordem para apoiar a proposta do Super Hornet para o Brasil.
09/09/2009:
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, a proposta de transferência de tecnologia havia sido aprovada pelo Congresso norte-americano no último dia 5 setembro. “Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva”, diz a nota.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Defesa, mas não foi atendido, porque os assessores do ministro Nelson Jobin estavam em reunião. Ao chegar ao Itamaraty, onde recebe o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, Lula foi indagado pelo G1 sobre a nova proposta dos EUA. "Daqui a pouco vou receber de graça [os caças], disse, sem parar.
13/11/2009:
O diretor da Rafale ainda voltou a afirmar que a autorização do Congresso dos EUA para a transferência de tecnologia do F-18 é “uma pré-autorização, que ainda será revista”.
Confrontado com a afirmação, o gerente de Desenvolvimento Corporativo Internacional da divisão militar da Boeing, Michael Coggins, classificou-a de “bobagem”. O executivo relatou que a autorização congressual 36-B, como é chamada, foi aprovada em 5 de setembro e concede as licenças para armamentos, turbinas, radares e demais sistemas do Super Hornet.
21/01/2010:
Segundo Coggins, fazem parte do pacote oferecido pela Boeing a participação de indústrias brasileiras no fornecimento de insumos e a possibilidade de que grupos de 50 engenheiros da Embraer participem, anualmente, dos trabalhos de desenvolvimento da nova geração de caças americanos. O executivo assegurou que, com a venda do Super Hornet ao Brasil, haverá transferência de tecnologia. Ele reconheceu, no entanto, as dificuldades políticas que a Boeing está enfrentando nessa concorrência.
"O maior desafio da Boeing não é a transferência de tecnologia. O governo dos EUA autorizou uma transferência como nunca havia feito antes a nenhum país", afirmou Coggins num jantar com um grupo de jornalistas. Ele explicou que a maior dificuldade do negócio diz respeito à confiança do governo brasileiro na disposição do governo americano em atender a certas exigências, como liberdade de negociação com terceiros países. "Houve problemas com os militares brasileiros nos últimos 30 anos. Os EUA não vendiam armas para a América do Sul", disse Coggins, assegurando que a postura do governo americano mudou.
21/11/2010:
Gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Divisão de Aeronaves Militares da Boeing, Michael Coggins anunciou na terça-feira que o governo americano liberou a transferência de tecnologia e até dos códigos informáticos para armar os caças com mísseis brasileiros, e insistiu que nada impedirá a futura fabricação dessas aeronaves no Brasil. "Nós oferecemos à Embraer e à FAB a opção de produzir os Super Hornet no Brasil", afirmou.
Para mais informaçõewsis sobre a participação do congresso americano no processo:
http://www.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc?AD ... tTRDoc.pdf
Gripen NG:
09/04/2010:
http://www.aereo.jor.br/2010/04/10/grip ... ao-brasil/Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.
A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago, EDIT MOD - Túlio
Cadê a liberação do Congresso americano das tecnologias?
Posta aê não declarações para jornalistas, mas a liberação do congresso americano.
Vai no site daquele congresso, ou no DoD, ou Pentágono, ou o site da Boeing que teria todo o interesse de mostrar este documento.
Posta também a liberação de todos os países que possuem componentes no Gripen. Este último recorte postado por vc, da SAAB, é a maior MENTIRA (da empresa, não sua) que eu já vi sendo assacada contra um país como o Brasil.
Cadê a liberação do Congresso americano das tecnologias?
Posta aê não declarações para jornalistas, mas a liberação do congresso americano.
Vai no site daquele congresso, ou no DoD, ou Pentágono, ou o site da Boeing que teria todo o interesse de mostrar este documento.
Posta também a liberação de todos os países que possuem componentes no Gripen. Este último recorte postado por vc, da SAAB, é a maior MENTIRA (da empresa, não sua) que eu já vi sendo assacada contra um país como o Brasil.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago, segundo foi divulgado a proposta da Boeing prevê o PAGAMENTO DE MULTA no CASO DE NÂO CUMPRIMENTO DO ACORDOS SOBRE TOTs.
O que isso significa? Que, obviamente, a proposta da Boeing não garante TOT.
A proposta francesa foi assegurada por carta da Presidência da República Francesa e na França é o Executivo que delibera sobre essa questão.
A proposta da Boeing, conforme divulgado, prevê que as modificações necessárias para a FAB sejam implementadas para todos os SH existentes. O que isso significa? Não nos garantem independência.
A proposta da SAAB prevê negociações separadas para as tecnologias não suecas. O que isso significa? NÂO DOMINAM TODAS AS TECNOLOGIAS.
[]'s
O que isso significa? Que, obviamente, a proposta da Boeing não garante TOT.
A proposta francesa foi assegurada por carta da Presidência da República Francesa e na França é o Executivo que delibera sobre essa questão.
A proposta da Boeing, conforme divulgado, prevê que as modificações necessárias para a FAB sejam implementadas para todos os SH existentes. O que isso significa? Não nos garantem independência.
A proposta da SAAB prevê negociações separadas para as tecnologias não suecas. O que isso significa? NÂO DOMINAM TODAS AS TECNOLOGIAS.
[]'s
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pepê convenientemente se esquece de mencionar que o maior entusiasta do Gripen NG é Luiz Marinho do PT e não o chefe dele que nunca expressou preferência alguma. DEM?!PRick escreveu:Acho que você poderia ler o texto inteiro, sem dúvida, o Pepe afirmou que o COMAER PREFERIU o SH, por ter menor risco, já estar desenvolvido, melhor oparcionalidade, porém, o Sr. de orelhas pontudas, colocou algo diferente, acrescentou algo que o Pepe e nem ninguém, afirmou. Veja que os métodos são iguais aos que vemos por aí. Olha o que ele falou. A primeira parte foi dita aqui, mas a segundo parte destacada por mim, não foi afirmada por ninguém, nem pelos relatórios. A preferência de algo por alguém, não quer dizer de forma nenhuma que seja o de melhor desempenho.Penguin escreveu: Prick,
Vc precisa rever seus (pré)conceitos.
Sei que isso é difícil, principalmente para pessoas ranhetas![]()
O que Pepê tem afirmado, que o preferido do COMAER é o SH, tem sido confirmado por muitas fontes.
[]s
OBS.: Não vá repetir a ladainha de que o SH é o preferido do COMAER devido ao preço. Vc seria capaz de usar esse argumento se o Eurofighter estivesse no SL e fosse o preferido do COMAER.![]()
![]()
[ ]´s- SH é o preferido do COMAER e melhor desempenho :

O presidente da FIESP, Paulo Skaf, seguindo o conselho de Lula, concorreu ao Governo de SP. Pelo PSB, aliado do Governo e apoiou Dilma na campanha presidencial.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Só se vc postar primeiro as liberações do Governo e do Congresso francês.Marino escreveu:Santiago, dEDIT MOD - Túlio
Cadê a liberação do Congresso americano das tecnologias?
Posta aê não declarações para jornalistas, mas a liberação do congresso americano.
Vai no site daquele congresso, ou no DoD, ou Pentágono, ou o site da Boeing que teria todo o interesse de mostrar este documento.
Posta também a liberação de todos os países que possuem componentes no Gripen. Este último recorte postado por vc, da SAAB, é a maior MENTIRA (da empresa, não sua) que eu já vi sendo assacada contra um país como o Brasil.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Penguin escreveu:Só se vc postar primeiro as liberações do Governo e do Congresso francês.Marino escreveu:Santiago, EDIT MOD - Túlio
Cadê a liberação do Congresso americano das tecnologias?
Posta aê não declarações para jornalistas, mas a liberação do congresso americano.
Vai no site daquele congresso, ou no DoD, ou Pentágono, ou o site da Boeing que teria todo o interesse de mostrar este documento.
Posta também a liberação de todos os países que possuem componentes no Gripen. Este último recorte postado por vc, da SAAB, é a maior MENTIRA (da empresa, não sua) que eu já vi sendo assacada contra um país como o Brasil.











O Ministro da Defesa do Brasil e o Presidente da República do Brasil já declararam que receberam do Presidente da República francesa, por escrito, a liberação prévia e IRRESTRITA de todas as tecnologias do Rafale.
Isto deve estar nos arquivos que vc tão zelosamente coleciona.
Posta isto também.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O Congresso Francês não delibera sobre essa questão e o presidente francês fez a sua parte.Penguin escreveu:Só se vc postar primeiro as liberações do Governo e do Congresso francês.Marino escreveu:Santiago, EDIT MOD - Túlio
Cadê a liberação do Congresso americano das tecnologias?
Posta aê não declarações para jornalistas, mas a liberação do congresso americano.
Vai no site daquele congresso, ou no DoD, ou Pentágono, ou o site da Boeing que teria todo o interesse de mostrar este documento.
Posta também a liberação de todos os países que possuem componentes no Gripen. Este último recorte postado por vc, da SAAB, é a maior MENTIRA (da empresa, não sua) que eu já vi sendo assacada contra um país como o Brasil.
[]'s
Alberto -
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ahhh, este documento vai ser apresentado para o CDN.
O que as empresas americana e sueca vão apresentar?
Compromisso de multa de 5%???????
O que as empresas americana e sueca vão apresentar?
Compromisso de multa de 5%???????
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco