TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48061 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 11:19 pm

Escolha da Aeronáutica
Há provas?
COPAC?
CMDO?
Preterido pelo MD
Prerrogativa democrática, aqui e na Suécia.
Se é que foi assim.
Provas?
Arquivado, pero no olvidado
Nem um, nem o outro,e ese outro podes ter certeza que não será olvidado por muito tempo.

Ou então entendi tudo errado e falei besteira. 8-]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#48062 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:22 pm

Túlio escreveu:Desse jeito me parece que o FX vai ser dedidido em SJC, não em BSB... 8-]

E pensar que tudo já poderia estar resolvido e a gente aqui, debatendo o que viria nos NOSSOS caças, em vez de continuar essa novela megachata... :roll: 8-]

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SE LEVOU TANTOS ANOS PARA DECIDIR POR UM SIMPLES CAÇA...
Sei não...

Lembrar que no caso da MB tentaram empurrar a conversa dos subs em uma lama semelhante, mas a coisa não rendeu... e toda a semana a coisa tenta também acontecer com as novas escoltas e Cia...

A diferença é que as vezes eu acho que essa novela de F-X já foi empurrada para o lado político bem demais do que necessário, acho que faltou uma atitude mais "rispida" da FAB com relação a comunicação dos acontecimentos.

Eu me lembro na história dos Subs, quando a coisa rumou para os Scorpene a HDW tentava aparecer com uma graça em um jornal... e daqui a pouco vinha aquela "Nota" da MB mostrando os fatos sob o ponto de vista dela...

No caso do F-X em algum momento a coisa ficou meio "solta" e daí virou esse carnaval que chegou a um ponto que agora não dá nem para se dizer algo oficialmente e tudo ficou centralizado no NJ/Saito... o resto pertence as "centrais" de boatos.

Então isso não é a consequência de um ou outro problema e sim uma lista gigante de fatores.

Enfim... tomara que esteja acabando.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Zavva
Avançado
Avançado

#48063 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 11:25 pm

Túlio escreveu:Desse jeito me parece que o FX vai ser dedidido em SJC, não em BSB... 8-]

E pensar que tudo já poderia estar resolvido e a gente aqui, debatendo o que viria nos NOSSOS caças, em vez de continuar essa novela megachata... :roll: 8-]

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SE LEVOU TANTOS ANOS PARA DECIDIR POR UM SIMPLES CAÇA...
:lol:

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#48064 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 11:25 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu: A FAB não decide sozinha.
Então, especulemos...

Será que o governo ficou feliz com essa simpática campanha política, bem em ano de eleição?
Se não houvesse politização, o governo poderia ter faturado politicamente a decisão de reequipar a FAB com o caça X.

Como foi feito, nem A, nem B, nem C pode ser anunciado, sob risco de servir de munição, como foi com o aborto, bolinhas de papel, igrejas e outras manobras abaixo da linha do desejável.

O país teve de adiar uma decisão importante, tomou-se ciência de algumas manobras feitas por algumas partes do processo.

O GF nos próximos quatro anos vai ser simpático aos formuladores da campanha política dentro do FX?

Dai eu digo, ou Rafale, ou nenhum dos três e abre-se outra porta.

Vamos especular um pouco mais: por que diabos o governo esperou o ano da eleição para resolver o assunto? Não foi assim com o EB (URUVECO), não foi assim com a MB (subs), por quê teve que ser assim justamente com a FAB, a mais 'desdentada' das nossas FFAA?

Porque para TRANSPORTADOR foi tudo ligeirinho, muita grana para o KC-390, lote de Amazonas, mais lote de Amazonas, 50 helis da EUROBRÁS, o GTE nos trinques, agora CAÇAS é essa novela Mexicana aí, da qual francamente já estou pelos tubos...
Um grande mistério!
Mas há quem acredite piamente que os lobbistas da Saab paralisaram o Governo. :roll:
Usaram táticas inovadoras nestas paragens.
Não é a toa que a Suécia é o segundo (depois de Israel) país que mais investe em P&D em relação ao PIB.

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Benke
Sênior
Sênior

#48065 Mensagem por Benke » Sex Nov 12, 2010 11:25 pm

CB
O que significa essa palavra para voce.
Alguns se passam por algo que não são para visitarem fabricantes de aeronaves.
Isso é consistente?

ars longa vita brevis
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6897 vezes
Agradeceram: 7182 vezes
Contato:

#48066 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 11:26 pm

AlbertoRJ escreveu: Porque poderia ser um assunto explorado politicamente e até atrapalharia o processo em andamento.

[]'s

Só podes estar me zoando, esqueceste o chafurdo que os apaniguados da Thyssen armaram aqui quando resolvemos pela DCNS? Mas os subs prosseguem. Daí o que assusta o governo em relação à FAB não assusta a MB, gozado né... 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#48067 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:27 pm

Zavva escreveu:
cb_lima escreveu: Vc pode não gostar, mas a proposta da Saab teve a consistência necessária para estar no short list do F-X2.
Teve a consistência para estar no MMRCA, na Índia e na competição da Dinamarca.
Teve a consistência para ser analisado pela Noruega e Holanda.

Se não tivesse consistência para os decisores do F-X2, seria facilmente preterido e a escolha não seria esse parto sofrido.

[]s
Consistência? :shock:

Então eles abriram esses escritórios e começaram a produzir peças para o NG nesses países todos já antes mesmo de qualquer decisão ser anunciada? :wink: Mas como é que só agora a Akaer conseguiu desenhar um Gripen NG já que consistentemente a SAAB estava tentando fazer desenhos nesses lugares todos?

Desculpe, mas não acho que "consistência" é a palavra a ser utilizada para definir isso... :lol:
[]s
CB_Lima
Qual seria a palavra que você usaria pelo fato da COPAC ter colocado o NG na shortlist ?

Abs[/quote]
Com o SU-35 e o Typhoon na mesma concorrência? :lol: :lol:

...

Honestamente... ainda continuo com o meu velho mantra com relação ao short-list: - FAB Industria, FAB FMS, FAB GDA+MD.

Muito provavelmente meu mantra está errado ou precisa de uns ajustes, mas é uma maneira de ultra simplificar as razões sem ter lido 1 linha do relatório :mrgreen: .

[]s
CB_Lima

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#48068 Mensagem por sapao » Sex Nov 12, 2010 11:29 pm

Posso estar errado CB, mas acredito que no caso dos sub foi mais tranquilo porque so tinhamos 2 escolhas, não tinha muito para onde correr.
Ja no caso do F-X, e infelizmente acho que das escoltas (pelo menos está cada vez mais parecido), a coisa não é tão simples assim.
E quanto mais tempo leva, mais enrolado fica, mais propostas aparecem, mais "defensores" surgem...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48069 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:29 pm

Túlio escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Porque poderia ser um assunto explorado politicamente e até atrapalharia o processo em andamento.

[]'s

Só podes estar me zoando, esqueceste o chafurdo que os apaniguados da Thyssen armaram aqui quando resolvemos pela DCNS? Mas os subs prosseguem. Daí o que assusta o governo em relação à FAB não assusta a MB, gozado né... 8-]
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O FX é muito mais polêmico e explorado na mídia. Foi uma decisão correta do ponto de vista eleitoral.
Você discorda?

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#48070 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:30 pm

Benke escreveu:CB
O que significa essa palavra para voce.
Alguns se passam por algo que não são para visitarem fabricantes de aeronaves.
Isso é consistente?
Não sei Benke

... quem é que fez isso?
Você pode ser mais específico? Porque sem dados fica dificil achar a palavra correta.

E lembre-se que ao acusador cabe apresentar provas... senão...

[]s
CB_Lima

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48071 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:30 pm

sapao escreveu:Posso estar errado CB, mas acredito que no caso dos sub foi mais tranquilo porque so tinhamos 2 escolhas, não tinha muito para onde correr.
Ja no caso do F-X, e infelizmente acho que das escoltas (pelo menos está cada vez mais parecido), a coisa não é tão simples assim.
E quanto mais tempo leva, mais enrolado fica, mais propostas aparecem, mais "defensores" surgem...
Exatamente. Olha o caso do site "Portal Tempo Real" como exemplo...

[]'s

Alberto -
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6897 vezes
Agradeceram: 7182 vezes
Contato:

#48072 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 11:30 pm

Meu mantra é mais simples: ESCOLHAM DE UMA VEZ, POWS!!!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Carlos Mathias

#48073 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 11:30 pm

A zona começou justamente na bost-list.

Zavva
Avançado
Avançado

#48074 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 11:31 pm

cb_lima escreveu:
Zavva escreveu: Consistência? :shock:

Então eles abriram esses escritórios e começaram a produzir peças para o NG nesses países todos já antes mesmo de qualquer decisão ser anunciada? :wink: Mas como é que só agora a Akaer conseguiu desenhar um Gripen NG já que consistentemente a SAAB estava tentando fazer desenhos nesses lugares todos?

Desculpe, mas não acho que "consistência" é a palavra a ser utilizada para definir isso... :lol:
[]s
CB_Lima
Qual seria a palavra que você usaria pelo fato da COPAC ter colocado o NG na shortlist ?

Abs
Com o SU-35 e o Typhoon na mesma concorrência? :lol: :lol:

...

Honestamente... ainda continuo com o meu velho mantra com relação ao short-list: - FAB Industria, FAB FMS, FAB GDA+MD.

Muito provavelmente meu mantra está errado ou precisa de uns ajustes, mas é uma maneira de ultra simplificar as razões sem ter lido 1 linha do relatório :mrgreen: .

[]s
CB_Lima[/quote]

Puxa Lima !

As aeronaves que voce citou desclassificaria o NG e o Rafale tambem.
Assim não vale !
Se não sabe brincar, não brinca... :wink:

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#48075 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:31 pm

sapao escreveu:Posso estar errado CB, mas acredito que no caso dos sub foi mais tranquilo porque so tinhamos 2 escolhas, não tinha muito para onde correr.
Concordo plenamente!!

[100] Tempo e o número de pretendentes pioraram a história sem dúvida.

[]s
CB_Lima

Responder